Connect with us

Vídeos

5 orações para o Dia de São Bartolomeu

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:6 Minuto, 4 Segundo


A data é marcada por celebrações litúrgicas, orações e reflexões que destacam a influência dos apóstolos na disseminação do amor

Na tradição cristã, São Bartolomeu é lembrado por sua fidelidade ao propósito divino Na tradição cristã, São Bartolomeu é lembrado por sua fidelidade ao propósito divino Imagem: Luis Fraga | Shutterstock

Em 24 de agosto é celebrado o Dia de São Bartolomeu. Também conhecido como Natanael em algumas passagens bíblicas, ele foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, mencionado nos evangelhos do Novo Testamento. Na tradição cristã, ele é lembrado por sua fidelidade ao propósito divino. Sua história é muitas vezes associada a eventos milagrosos e a sua devoção à mensagem de Cristo.

Acredita-se que Natanael tenha desempenhado um papel ativo na divulgação da mensagem de Jesus, tanto na região da Palestina como em terras distantes. Algumas tradições afirmam que ele levou o evangelho até regiões como Índia e Armênia, compartilhando assim a mensagem de Cristo com comunidades além das fronteiras conhecidas.

O Dia de São Bartolomeu é uma ocasião em que os fiéis refletem sobre a importância dos primeiros discípulos na fundação da fé e consideram como podem aplicar os valores exemplificados por São Bartolomeu em suas próprias vidas. A data é marcada por celebrações litúrgicas, orações e reflexões que destacam a influência duradoura dos apóstolos na formação da tradição cristã e na disseminação do amor e compaixão pregados por Jesus.

A seguir, confira cinco orações para o Dia de São Bartolomeu!

1. Oração para prosperidade

São Bartolomeu, vós que sois o Senhor do Vento. Vós que fazeis a varri dela sobre a Terra fria. Vós que fazeis dobrar as árvores e palmeiras, com a força de vossa ventania. São Bartolomeu, que comandais os tufões, os furacões e todos os tipos de tempestades. São Bartolomeu que comandais os ciclones, rasgando com o poder de vossa força, devastando e destruindo, arrebatando tudo que encontrais no caminho. Reduzindo os destroços por onde passar a varrida de vossas forças. Atingindo sempre os locais onde Deus quer castigar, pois o homem por natureza é mau, egoísta e pretensioso.

Vós, São Bartolomeu, fostes o escolhido por Deus para abalar e castigar os locais que, por natureza, devem mostrar com mais força a presença de Deus. Pois o homem, na sua infinita ignorância, a cada dia que passa, de Deus se esquece e passa a se considerar um deus sobre esta Terra fria. São Bartolomeu, foste escolhido para mostrar ao homem que a força de Deus ainda reina por todos os séculos e quando o homem ignora por completo a Sua presença.

Vós, São Bartolomeu, sois a entidade incumbida de mostrar a ira do Rei do Mundo e como sois conhecido nos 4 cantos da Terra comandando os tufões e furacões. É que vos peço que carregueis no vosso vento, todo o mal, todo o embaraço, toda a amarração e a falsidade dos meus inimigos. Hoje por esta noite e amanhã por todo o dia. Assim seja. Amém!

2. Oração para conquistar uma graça

Glorioso São Bartolomeu, modelo sublime de virtude e puro frasco das graças do Senhor! Proteja este seu servo que humildemente se ajoelha aos seus pés e implora que tenha a bondade de pedir por mim junto ao trono do Senhor. São Bartolomeu use todos os recursos para me proteger dos perigos que diariamente me rodeiam! Lance seu escudo protetor em minha volta e me proteja do meu egoísmo e de minha indiferença a Deus e ao meu vizinho.

São Bartolomeu, me inspire em imitá-lo em todas as minhas ações. Derrame em mim suas graças para que eu possa servir e ver a Cristo nos outros e trabalhar para a Vossa maior glória. Graciosamente obtenha de Deus os favores e as graças que eu muito necessito, nas minhas misérias e aflições da vida.

Eu aqui invoco sua poderosa intercessão, confiante na esperança de que ouvirás minhas orações e que obtenha para mim essa especial graça e favor que eu reclamo de seu poder e bondade fraternal, e com toda a minha alma imploro que me conceda a graça (mencionar aqui a graça desejada). Ainda a graça da salvação de minha alma e para que eu viva e morra como filho de Deus, alcançando a doçura do Vosso amor e a eterna felicidade. Amém!

3. Oração para ter paz e tranquilidade interior

Oh, São Bartolomeu! Cheio, sem mancha ou flexão, apresento a você pedindo saúde emocional e a restauração da raiz dos meus problemas nervosos. Ajuda-me, ó Santo Homem de Deus, quando a nuvem negra de desespero ameaça meu pensamento, vocês que foram atormentados pelo cruel martírio têm pena da minha necessidade atual: (peça o favor que é necessário)

São Bartolomeu intercede por nós que vivemos em um mundo agitado, onde ansiedades, medos, nervosismo e depressões nos cercam e as ondas tempestuosas se agitam dentro de nós.

Oh, São Bartolomeu! Restaure-nos a paz interior e a paz em nossos lares. Mostre-me que Deus está sempre comigo e me dê a graça de experimentar paz e tranquilidade em minha vida. Que, seguindo seus passos de santidade, posso imitar suas virtudes, vivendo uma vida inteira, sem as manchas dos erros ou corrupções deste mundo, para me fazer merecer como você a lisonja do Mestre e um dia desfrutar das obras abençoadas do povo santo.

Eu imploro por Deus Pai, em nome de Jesus Cristo Nosso Senhor, em união com o Espírito Santo. Amém!

É possível fazer orações a São Bartolomeu pedindo por proteção Imagem: Pazargic Liviu | Shutterstock

4. Oração para proteção

Glorioso São Bartolomeu, apóstolo amado do Senhor, que percorreste caminhos difíceis para levar a mensagem de Cristo aos corações necessitados, peço-te hoje que estendas sobre mim tua mão protetora. Tu que enfrentaste o martírio com coragem e fé inabaláveis, guarda-me dos perigos visíveis e invisíveis que possam ameaçar minha vida e minha alma.

Intercede junto ao Pai Celestial, para que Ele me conceda a graça de perseverar no caminho da virtude e da verdade. Que, sob tua proteção, eu possa enfrentar com confiança os desafios da vida e, com teu auxílio, alcançar a glória eterna. Amém!

5. Oração para alcançar uma cura

Querido São Bartolomeu, que experimentaste em tua carne as dores do martírio, dirijo-me a ti com o coração aflito e o corpo cansado, buscando alívio e cura. Assim como tu suportaste o sofrimento por amor a Cristo, peço-te que intercedas por mim, para que eu também encontre força e consolo em meio às minhas dores.

Roga ao Senhor que derrame Sua misericórdia sobre mim, aliviando minhas enfermidades físicas e espirituais, e que me conceda a paz necessária para aceitar Sua santa vontade. Que tua intercessão me traga a cura, se assim for da vontade divina, ou a graça de suportar com paciência e fé os sofrimentos que me forem destinados. Amém!





Fonte: Edicase

Vídeos

Veja como prevenir e tratar a gordura no fígado

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 32 Segundo


A esteatose hepática afeta milhões de brasileiros e, se não tratada, pode evoluir para condições graves

A esteatose hepática ocorre quando o fígado acumula gordura, podendo causar inflamação e graves complicações A esteatose hepática ocorre quando o fígado acumula gordura, podendo causar inflamação e graves complicações Imagem: Evan Lorne | Shutterstock

A esteatose hepática, também conhecida por muitos como “gordura no fígado” ou “fígado gordo”, ocorre quando o órgão acumula gordura em suas células e espaços, resultando em um aumento de volume. Em casos mais graves, esse acúmulo pode provocar inflamação, resultando em hepatite gordurosa, cirrose hepática e, nos casos mais críticos, câncer. De acordo com Ministério da Saúde, a doença atinge aproximadamente 30% da população brasileira. 

Segundo o Dr. Lucas Nacif, médico cirurgião gastrointestinal e membro titular do Colégio Brasileiro De Cirurgia Digestiva (CBCD), parte dessa população é jovem. “Infelizmente, estou recebendo um número crescente de jovens com diagnóstico de esteatose hepática. Isso se dá ao estilo de vida inadequado e da má alimentação, e é bastante preocupante, pois a doença, antes vista principalmente em uma população mais adulta, agora afeta a mais jovem”, alerta Nacif.

É o que também mostra uma pesquisa recente da American Association for the Study of Liver Diseases (ou Associação Americana para o Estudo de Doenças do Fígado, em português). O estudo publicado no ano passado mostrou que a América do Sul foi o continente que registrou o maior aumento de adolescentes com esteatose hepática metabólica, ou seja, acúmulo de gordura no fígado, em 29 anos.

Quando a gordura no fígado ultrapassa 5% do volume, o risco de inflamação e complicações hepáticas aumenta Imagem: freshcare | Shutterstock

Entenda quando essa gordura se torna preocupante 

Segundo o médico, a presença de uma pequena quantidade de gordura no fígado é normal, mas quando essa infiltração excede 5% do volume do órgão, surgem complicações mais sérias. “Até este ponto, a quantidade de gordura no fígado é considerada amena (ou esteatose leve) e geralmente não causa danos. Porém, quando a infiltração de gordura ultrapassa esse limiar, atingindo valores acima de 30% ou associados a outras comorbidades, o risco de desenvolver inflamação e outras complicações hepáticas aumenta consideravelmente “, explica. 

O médico explica como funciona o fígado. “Veja, o nosso fígado conta com funções essenciais, como o armazenamento de vitaminas (A, D, K, E), ferro e cobre, a regulação da glicose e dos níveis de colesterol, a produção de fatores de coagulação e bile, e a conversão de amônia em ureia, eliminada pela urina. Ele é como um laboratório do corpo, responsável por diversas funções vitais que mantêm nosso organismo em equilíbrio, e por isso precisa estar completamente saudável”, ressalta o Dr. Lucas Nacif. 

Conheça os sinais de um fígado gorduroso e como prevenir a condição

O médico explica que para entender os sinais de um fígado gorduroso, é preciso entender que existem três graus de esteatose hepática. O grau 1 é a deposição leve de gordura. O grau 2 tem uma deposição moderada e no grau 3, a deposição de gordura é acentuada.

A esteatose não está associada aos sintomas, mas quando associada à síndrome metabólica, a inflamação pode evoluir para casos graves, incluindo pele e olhos amarelados, acúmulo de líquido abdominal (ascite) e hematomas, e o diagnóstico é feito por meio de exames médicos regulares, como ultrassom abdominal e testes de função hepática (TGO, TGP, Gama GT).

Felizmente, é possível prevenir. Nacif enfatiza que a prevenção e o tratamento da esteatose hepática envolvem mudanças bruscas no estilo de vida. “O paciente deve evitar o consumo de álcool, pois ele danifica as células do fígado. Além de adotar uma alimentação saudável, como a dieta mediterrânea, rica em fibras, vegetais, proteínas magras, azeite de oliva e grãos integrais, e buscar manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos regulares”, conclui. 

Por Luana Farias





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

5 receitas diferentonas para o Dia do cachorro-quente

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:6 Minuto, 24 Segundo


Cachorro-quente no palito Cachorro-quente no palito Imagem: Brent Hofacker | Shutterstock

No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Cachorro-Quente, uma excelente oportunidade para preparar em casa um dos sanduíches mais famosos do mundo. Esse lanche combina simplicidade e criatividade e pode agradar diversos paladares. Uma ótima chance para reunir a família e os amigos e experimentar novas versões com os ingredientes do lanche. Por isso, separamos 5 receitas diferentonas para o Dia do Cachorro-Quente que fogem das convencionais. Confira! 

Cachorro-quente no palito 

Ingredientes 

  • 1 xícara de chá de farinha de trigo 
  • 1 xícara de chá de fubá 
  • 1 xícara de chá de leite 
  • 1 ovo 
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó 
  • 500 g de salsicha 
  • 1 colher de chá de sal 
  • Pimenta-do-reino moída a gosto 
  • Óleo para fritar 

Modo de preparo 

Em um recipiente, coloque o leite, o ovo, a farinha de trigo e o fubá e misture até obter uma massa homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por último, coloque o fermento em pó e misture bem. Reserve. Lave as salsichas em água fervente, corte-as ao meio e coloque enfie um palito de churrasco em cada uma delas. Reserve. 

Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Após, mergulhe as salsichas na massa reservada e frite no óleo quente por 3 minutos. Transfira para um recipiente com papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Repita o processo com todas as salsichas e sirva em seguida.

Dica: sirva com batata-frita, ketchup e mostarda.  

Torta de cachorro-quente 

Ingredientes 

Massa 

  • 3 ovos 
  • 1 xícara de chá de óleo de soja 
  • 2 xícaras de chá de leite 
  • 1 colher de chá de sal 
  • 2 colheres de sopa de amido de milho 
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo 
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó 

Recheio 

  • 500 g de salsicha picada
  • 250 g de ervilha em conserva 
  • 250 g de milho-verde em conserva 
  • 340 g de molho de tomate
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto 
  • Água quente
  • Manteiga para untar 
  • Farinha de trigo para enfarinhar

Modo de preparo 

Massa

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo e o leite e bata até incorporar. Adicione o sal e o amido de milho e bata novamente para misturar. Com o liquidificador ligado, acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o fermento em pó e bata até obter uma massa homogênea. Reserve. 

Recheio 

Em uma panela com a água, coloque as salsichas e leve ao fogo por 2 minutos. Em seguida, escorra a água e adicione a pimenta-do-reino, a ervilha e o milho-verde. Misture bem e acrescente o molho de tomate e o sal. Misture novamente e reserve. 

Montagem 

Em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo, despeje metade da massa e espalhe bem. Adicione o recheio por cima, espalhe e cubra com o restante da massa. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 180ºC por 55 minutos. Sirva em seguida. 

Crepe de cachorro-quente Imagem: chaechaebyv | Shutterstock

Crepe de cachorro-quente 

Ingredientes 

Massa 

  • 1 embalagem de biscoito água e sal 
  • 1/2 colher de sopa de farinha de trigo 
  • 1 ovo 
  • 1 gema de ovo
  • 1/2 colher de sopa de margarina 
  • 1 xícara de chá de leite 
  • Margarina para untar 

Recheio 

  • 12 salsichas de frango 
  • Água quente
  • 500 ml de molho de tomate
  • Sal a gosto 

Modo de preparo 

Massa

No liquidificador, coloque os biscoitos e bata até formar uma farofa. Acrescente a farinha de trigo, o ovo, a gema, a margarina e o leite e bata até obter uma massa homogênea. Reserve. Unte uma frigideira com margarina e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma concha, espalhe um pouco de massa para formar o crepe e doure os dois lados. Repita o processo com toda a massa. Reserve.

Recheio 

Em um recipiente, coloque as salsichas, cubra com a água quente e deixe de molho por 2 minutos. Em seguida, escorra a água, acrescente o molho de tomate, tempere com sal e misture bem. Reserve.

Montagem 

Em uma superfície lisa, coloque um crepe, espalhe um pouco do molho sobre ele e coloque a salsicha no centro. Após, enrole o crepe. Repita o processo com toda a massa e sirva em seguida.

Pizza de cachorro-quente

Ingredientes

Massa 

  • 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 240 ml de água morna
  • 2 colheres de sopa de azeite 
  • Farinha para enfarinhar 

Recheio

  • 5 salsichas cortadas em rodelas finas
  • 1/2 xícara de chá de molho de tomate
  • 1 1/2 xícara de chá de queijo muçarela ralado
  • 1/2 cebola cortada em rodelas finas
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • Batata palha e orégano a gosto
  • Ketchup e mostarda para finalizar

Modo de preparo

Massa

Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar e reserve. Em uma tigela, misture o fermento biológico e a água morna e deixe descansar até que a mistura fique espumosa. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje a mistura de fermento. Adicione o azeite e misture até formar uma massa. 

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a até ficar lisa e elástica. Coloque a massa em um recipiente untado com azeite, cubra e deixe descansar até que tenha dobrado de tamanho. Após, abra a massa no formato de pizza e reserve.

Recheio e montagem

Coloque a massa de pizza em uma assadeira ou forma untada com um pouco de óleo e farinha. Espalhe o molho de tomate sobre a massa, deixando uma borda de aproximadamente 1 cm nas laterais. Espalhe o queijo muçarela ralado uniformemente sobre o molho de tomate. Após, distribua as rodelas de salsicha por toda a pizza. Adicione as rodelas de cebola e tomate por cima e Polvilhe orégano

Leve a pizza ao forno preaquecido a 200° C por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e o queijo derretido. Retire a pizza do forno e adicione batata palha por cima. Regue com ketchup e mostarda. Sirva em seguida.

Cachorro-quente vegetariano

Ingredientes

  • 4 cenouras descascadas
  • 4 pães de cachorro-quente
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • Água para cozinhar
  • Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
  • Molho de tomate, mostarda e ketchup a gosto
  • Batata-palha a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, cozinhe as cenouras em água com sal até ficarem al dente. Em uma tigela, misture o molho de soja, o azeite, o alho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque as cenouras na marinada e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, virando ocasionalmente para cobrir todos os lados. Em uma frigideira, grelhe as cenouras até dourarem levemente. Coloque uma cenoura em cada pão e adicione o molho de tomate, a mostarda, o ketchup e a batata-palha. Sirva em seguida.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

4 dicas para incluir o doce de leite em uma dieta balanceada

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 6 Segundo


O doce de leite pode ser um complemento nutricional quando consumido com moderação O doce de leite pode ser um complemento nutricional quando consumido com moderação Imagem: Marcelo_Krelling | Shutterstock

O doce de leite, queridinho dos brasileiros, é muito mais do que uma simples sobremesa. Com um sabor inconfundível e textura irresistível, o ingrediente pode fazer parte de uma dieta balanceada e saudável. Tatiane Ferreira Araújo, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica que o alimento, quando consumido com moderação e associado uma dieta equilibrada, pode ser um complemento nutricional. 

“O doce de leite é uma fonte de energia rápida, ideal para momentos em que precisamos de um boost, sendo excelente como parte de uma dieta de pré-treino. Além disso, pode ser uma ótima opção para satisfazer o paladar e evitar excessos com outros alimentos mais processados”, afirma a nutricionista.

Segundo Tatiane Ferreira Araújo, “uma colher com cerca de 20 g de doce de leite pode apresentar entre 60 e 70 calorias. Comparando-o com outros doces, pode ser considerado um doce de baixo valor calórico”, complementa. Por isso, veja, a seguir, 4 dicas de como incluir o doce de leite em uma dieta balanceada!

1. Moderação é a chave

O segredo está em consumir pequenas porções e com frequência menor.

Doces de leite com menos açúcar podem fazer parte de uma dieta equilibrada Imagem: Beto Chagas | Shutterstock

2. Escolha opções mais saudáveis

Opte por doces de leite com menor adição de açúcar e sem adição de outros aditivos como amidos.

Acompanhe o doce de leite com frutas frescas, iogurte natural ou granola.

4. Crie receitas saudáveis

Utilize o doce de leite para preparar receitas mais nutritivas, como panquecas integrais, tapiocas ou musse de frutas.

A especialista ressalta que é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve ser personalizada e acompanhada por um profissional. “Cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para garantir uma alimentação saudável e prazerosa”, finaliza.

Por Nicholas Montini Pereira           





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular