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Empreendedorismo

6 dicas para aplicar a inteligência emocional no trabalho

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Saber lidar com as emoções pode transformar sua eficiência e colaboração no ambiente profissional

A inteligência emocional desenvolve a empátia e a resiliência, duas características importantes no ambiente profissional A inteligência emocional desenvolve a empátia e a resiliência, duas características importantes no ambiente profissional Imagem: Vanz Studio | Shutterstock

A inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar nossas próprias emoções, bem como entender e influenciar as emoções dos outros. Pessoas com esse tipo de inteligência tendem a ser mais resilientes, empáticas e eficazes na comunicação, o que melhora significativamente suas interações sociais e profissionais.

Segundo Daniel Goleman, jornalista e psicólogo norte-americano, os cinco pilares da inteligência emocional são:

  • Conhecer as próprias emoções;
  • Controlar as emoções;
  • Automotivação;
  • Empatia;
  • Saber se relacionar interpessoalmente.

A seguir, descubra como utilizar esses pilares na rotina profissional:

1. Gestão do estresse

Reconheça os sinais de estresse em si e use técnicas de relaxamento, como respiração profunda ou pausas curtas, para manter a calma durante situações desafiadoras. Isso ajuda a tomar decisões mais racionais, a manter um desempenho consistente e a focar nas situações ao redor.

“A pessoa pode procurar entender o que está lhe causando mais estresse e buscar o controle sobre isso. Fazer psicoterapia regularmente também pode ser citado como um meio de tratamento, dado que o auxílio de um profissional ajuda a evitar maiores desgastes causados pelo estresse”, recomenda a psicóloga Carine Eleutério.

2. Resolução de conflitos

Aborde os conflitos com uma atitude empática, buscando entender as perspectivas de todos os envolvidos. Use a comunicação assertiva para expressar seus pontos de vista de maneira clara e respeitosa, facilitando a solução de desentendimentos de forma construtiva.

3. Feedback construtivo

Ofereça um feedback construtivo, focando em comportamentos específicos e suas consequências, e oferte sugestões de melhoria. Ao mesmo tempo, esteja aberto a receber feedback sem levar para o lado pessoal, vendo-o como uma oportunidade de crescimento.

Pessoas com alta motivação tendem a ser mais comprometidas com seus objetivos Imagem: FGC | Shutterstock

4. Motivação e autocontrole

Mantenha a motivação mesmo diante de desafios, estabelecendo metas claras e lembrando-se dos objetivos a longo prazo. “Pessoas com alta motivação tendem a ser mais comprometidas com seus objetivos e tendem a serem motivadas por estes”, explica Gisele Hedler, especialista em desenvolvimento humano e pessoal. Além disso, pratique o autocontrole para não reagir impulsivamente em situações de pressão, preservando um comportamento profissional e produtivo.

5. Empatia com colegas

Demonstre empatia ao ouvir atentamente os colegas, validando seus sentimentos e mostrando compreensão. Isso fortalece os relacionamentos, melhora a colaboração e cria um ambiente de trabalho mais solidário.

“Esta [a empatia] tornou-se uma qualidade essencial para os líderes em 2024, especialmente em um contexto em que as crises, o aumento do custo de vida e a inflação estão afetando diretamente a vida da população”, pontua Gisele Hedler.

6. Adaptação a mudanças

Encare as mudanças com uma atitude positiva e flexível, estando disposto a adaptar-se a novas circunstâncias e desafios. Além disso, utilize a inteligência emocional para gerir as próprias reações e ajudar a equipe a se ajustar às transformações de forma harmoniosa.

“Profissionais que podem se ajustar rapidamente a novas situações, tecnologias e demandas têm inegavelmente uma vantagem competitiva. A capacidade de abraçar a mudança e aprender com ela é fundamental atualmente, pois permite que as empresas enfrentem crises e desafios de forma mais ágil e resiliente”, analisa Samir Iásbeck, fundador da Qranio, plataforma LMS/LXP customizável de aprendizagem.





Fonte: Jovem Pan

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6 dicas para se destacar no mercado de trabalho

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Tempo de Leitura:3 Minuto, 24 Segundo


Não basta ter diploma e experiência, é preciso saber ressaltar os pontos positivos certos

Reconhecer os seus diferenciais é uma maneira de se destacar dos concorrentes no mercado de trabalho Reconhecer os seus diferenciais é uma maneira de se destacar dos concorrentes no mercado de trabalho Imagem: Grommik | Shutterstock

Não é novidade que o mercado de trabalho e suas dinâmicas estão em constante evolução, impulsionadas por inovações tecnológicas, mudanças nas demandas dos consumidores e transformações socioeconômicas.

Mas com a chegada da Inteligência Artificial Generativa (IAG), a maneira de executar um bom trabalho será cada vez mais impactada, o que leva também a entender qual é a melhor forma de se destacar profissionalmente e conseguir as oportunidades desejadas, conforme destaca Milena Brentan, fundadora da MB People e mentora de carreiras.

A inteligência artificial generativa, que inclui tecnologias como GPT-4 e seus sucessores, já revolucionou diversas áreas, desde a criação de conteúdo até a automação de processos complexos. Segundo um estudo do Fórum Econômico Mundial, até 2025, cerca de 85 milhões de empregos podem ser deslocados pela automação, mas, simultaneamente, surgirão 97 milhões de novos empregos adaptados à nova divisão do trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.

Nesse contexto, a habilidade de integrar e utilizar a IAG de forma eficaz se torna um diferencial significativo no mercado. A seguir, confira algumas dicas práticas para se destacar no mercado atual!

1. Conheça os seus diferenciais

Autoconhecimento: faça uma análise profunda de suas habilidades, experiências e talentos únicos. Identifique o que você faz melhor que a maioria e como essas habilidades podem agregar valor à empresa.

Personal branding: crie uma marca pessoal forte que reflita seus diferenciais. Use plataformas como LinkedIn para compartilhar suas realizações, conhecimentos e opiniões sobre tendências do setor.

2. Utilize a IA para otimizar o trabalho

Automatização de tarefas: identifique tarefas operacionais repetitivas que podem ser automatizadas utilizando ferramentas de inteligência artificial. Isso pode incluir agendamento de reuniões, filtragem de e-mails, criação de relatórios, entre outros.

Aprimoramento de decisões: utilize a IA para analisar grandes volumes de dados e gerar ideias que possam informar suas decisões estratégicas. Ferramentas de análise preditiva podem ajudar a antecipar tendências e comportamentos de mercado.

3. Demonstre seu valor agregado

Contribuição estratégica: ao liberar tempo das tarefas operacionais, concentre-se em atividades que exigem criatividade, pensamento crítico e tomada de decisões estratégicas. Mostre como suas ações estão contribuindo para os objetivos da empresa.

Resultados tangíveis: sempre que possível, quantifique suas contribuições. Apresente resultados concretos e métricas que demonstrem seu impacto positivo na organização, como aumento de eficiência, redução de custos ou crescimento de receitas.

Participar de workshops e cursos demonstra compromisso com seu desenvolvimento profissional Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock

4. Invista em uma capacitação contínua

Atualização profissional: participe de cursos e workshops focados em novas tecnologias e tendências do mercado. Estar atualizado demonstra compromisso com seu desenvolvimento profissional.

Habilidades híbridas: desenvolva um conjunto de habilidades híbridas que combinem conhecimentos técnicos e comportamentais. A combinação de hard skills e soft skills é cada vez mais valorizada.

5. Estabeleça um networking eficaz

Construção de relacionamentos: invista tempo em construir e manter relacionamentos profissionais. Participe de eventos da indústria, seminários e grupos de discussão online.

Mentoria e colaboração: busque mentores que possam guiá-lo no desenvolvimento de sua carreira e esteja aberto a colaborar com colegas, trocando conhecimentos e experiências.

6. Pratique a adaptação e a resiliência

Flexibilidade: esteja preparado para mudanças e novos desafios. A capacidade de se adaptar rapidamente a novas circunstâncias é uma habilidade valiosa.

Resiliência: mantenha a resiliência diante de adversidades. Desenvolver uma mentalidade resiliente ajuda a superar obstáculos e a continuar progredindo em sua carreira.

Por Milena Brentan





Fonte: Jovem Pan

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4 investimentos para aumentar os seus ganhos

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Tempo de Leitura:2 Minuto, 39 Segundo


Desbloqueie o potencial das suas finanças com opções inteligentes e rentáveis

Os investimentos são uma estratégia essencial para a construção e crescimento do capital profissional e empresarial Os investimentos são uma estratégia essencial para a construção e crescimento do capital profissional e empresarial Imagem: Art Genie | Shutterstock)

Investimentos são uma estratégia fundamental para a construção e o crescimento do capital pessoal e empresarial, permitindo rendimentos futuros. Contudo, investir de forma inteligente requer conhecimento, planejamento e uma análise cuidadosa das condições do mercado.

Para te ajudar nesse processo, confira 4 tipos de investimentos promissores!

1. Títulos do Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um programa do governo brasileiro que permite a compra de títulos públicos federais por pessoas físicas. Opções como Tesouro Selic, Tesouro IPCA e Tesouro Prefixado atendem diferentes perfis de investidores, proporcionando proteção contra a inflação e estabilidade.

O Tesouro Direto “é considerado um investimento seguro, pois os títulos são emitidos pelo próprio governo. Além disso, possui baixo custo, liquidez no vencimento garantida pelo Tesouro Nacional e acessibilidade, uma vez que é possível começar a investir com valores pequenos”, explica o analista financeiro Valtair Justino.

2. Certificados de Depósito Bancário (CDBs)

Outra opção de investimento é o CDB, ou Certificado de Depósito Bancário, título de renda fixa emitido por bancos para a captação de recursos junto aos investidores. Dessa forma, o banco realiza a captação, e o investidor recebe uma taxa de retorno sobre o capital investido, que pode ser prefixada, pós-fixada ou híbrida. A instituição utiliza o CDB para obter crédito para suas operações, o que pode incluir concessão de empréstimos e outras atividades financeiras.

LCI e LCA são isentos de imposto de renda para pessoas físicas e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos Imagem: Ei Ywet | Shutterstock

3. Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA)

LCI e LCA são títulos de renda fixa emitidos por instituições financeiras com o objetivo de captar recursos para financiar, respectivamente, o setor imobiliário e o agronegócio. Eles são isentos de imposto de renda para pessoas físicas e são garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

4. Fundos Imobiliários (Flls)

Embora envolvam mais riscos do que os títulos públicos, os FIIs são uma maneira segura de investir em imóveis. Eles proporcionam rendimentos regulares por meio de aluguéis e têm potencial de valorização do capital. Contudo, diferentemente dos demais, é essencial entender bem o funcionamento desse tipo de investimento para não perder dinheiro.

“Da mesma forma que existem médicos bons e médicos ruins, também existem fundos imobiliários interessantes e outros não. Se os fundos bons podem te fazer ganhar muito dinheiro, os ruins podem trazer grandes prejuízos. Então escolha muito bem no que você vai investir”, detalha o analista financeiro Valtair Justino.





Fonte: Jovem Pan

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7 cuidados importantes para a entrevista de emprego

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É importante estar preparado para a entrevista de emprego É importante estar preparado para a entrevista de emprego Imagem: G-Stock Studio | Shutterstock

Preparar-se adequadamente para uma entrevista de emprego é um dos passos mais importantes para aumentar as chances de sucesso. “Quanto mais preparados estamos, mais chances de conseguirmos a vaga que sonhamos. Não basta simplesmente se aplicar na vaga dentro da empresa, ou em outro local, se não houver planejamento, estudo e disciplina”, afirma Fernanda de Morais, especialista em Posicionamento de Autoridade. 

A seguir, a profissional compartilha sete dicas para se preparar para uma entrevista de emprego. Confira!

1. Estude a empresa

Conhecer missão, visão, valores, notícias na mídia e últimos resultados divulgados pela empresa demonstra um cuidado especial e interesse em fazer parte do time.

2. Estude a vaga

Responder perguntas como “o que se espera de um colaborador nessa posição?” e “quais são as habilidades técnicas e comportamentais necessárias?” ajuda a alinhar suas competências com as expectativas da empresa.

3. Crie uma lista de possíveis perguntas

Treinar respostas para perguntas comuns de entrevistas ajuda a aumentar a confiança na hora da entrevista.

4. Saiba apresentar sua história

Apresentar cases de sucesso e relacionar suas experiências pessoais e profissionais com a vaga mostra desenvoltura e capacidade de adaptação.

5. Vestimenta adequada

A escolha da roupa deve estar alinhada com a cultura da empresa. “Caso seja uma empresa mais casual, cuidado com os excessos como decotes e barba por fazer. Vestimenta com cores mais sóbrias são bem-vindas, pois correm menos chances de errar”, recomenda Fernanda.

Os gestos e postura corporal também contam no momento da entrevista Imagem: Dean Drobot | Shutterstock

6. Treine a linguagem não-verbal

Olhar, postura corporal, tom de voz e gestos são detalhes que fazem diferença. 

7. Chegue com antecedência

Não chegar cedo demais nem próximo do horário agendado mostra pontualidade e respeito pelo tempo do entrevistador.

Lidando com as dúvidas e o nervosismo

Além dessas dicas, Fernanda reforça a importância de fazer perguntas para o entrevistador no momento adequado. “Deixe para o final ou para o momento que o recrutador sinalizar que é a hora certa de trazer as dúvidas”, sugere ela. Perguntas sobre os próximos passos no processo seletivo são mais apropriadas nas primeiras fases da entrevista.

Para lidar com o nervosismo, a preparação é fundamental. A especialista destaca que exercícios de respiração também podem ajudar a melhorar a concentração e a desenvoltura. Caso haja pontos a serem melhorados, é importante mostrar que já está fazendo algo para saná-los. “Por exemplo, se o inglês é um ponto fraco e é importante para a vaga, cite que está fazendo um curso”, aconselha Fernanda, ressaltando que a honestidade é imprescindível.

Por Lais Fiocchi 





Fonte: Jovem Pan

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