Vídeos
7 dicas para escolher a escada ideal para a sua casa
Arquitetas explicam como definir um modelo que adiciona segurança e estilo ao projeto
As escadas são elementos essenciais para conectar diferentes planos de níveis, além de transformar ambientes, tanto na questão da praticidade quanto da estética. Com uma infinidade de modelos e materiais à disposição, podem surgir dúvidas de como fazer a melhor escolha, pois a construir é algo sério e deve ser muito bem-planejado, desde o desenho até os cálculos e o resultado.
Considerando isso, a dupla de arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, listam 7 dicas importantes. Confira!
1. Avalie o espaço disponível
A avaliação do espaço disponível é o ponto de partida para definir a escada ideal. As profissionais ressaltam que elas precisam ser bem estudadas desde o início do projeto, quando é analisada a área onde será construída, bem como os possíveis tipos de instalação estrutural, a segurança e o conforto ao subir e descer, além de harmonizar com toda a identidade do projeto. “Escadas não devem ser encaradas como elementos soltos em um projeto. Essa decisão precisa ser coerente com a edificação e a arquitetura proposta”, comenta Paula Passos.
Assim como podem acompanhar a identidade do projeto, elas concordam que as escadas também podem ser o destaque do ambiente a partir de um design muito bem pensado e dimensionado, além do uso de acabamentos eleitos com o propósito de enfatizar a estética do conjunto. Podem, ainda, ter uma dupla função como divisória ou organizadora, dependendo do local onde serão inseridas.
2. Considere a segurança do lugar
Elementos estruturais indispensáveis para unir diferentes níveis de uma construção precisam ser pensados com muito cuidado, principalmente se no local residir crianças e idosos. “É inegável que esse público é mais propenso a acidentes durante a movimentação”, afirma Danielle Dantas. Por isso, para o conforto e segurança, as arquitetas recomendam algumas medidas:
- Altura de degraus: mínimo de 16 cm e máximo de 18 cm;
- Largura livre: espaços menores – 85 cm / espaços grandes – 110-120 cm;
- Guarda-corpos: até no máximo 11 cm entre os vãos;
- Corrimão: altura entre 92-95 cm do degrau e mais 30 cm além do final da escada;
- Pisadas consecutivas: variar entre 28-32 cm livre para os pés;
- Profundidade do piso: ideal não ter menos que 28 cm.
3. Escolha elementos seguros
Corrimão e guarda-corpos são itens básicos de segurança e devem atender a certos critérios, não apenas de medidas. No caso dos corrimãos, não deve haver interrupções e a forma cilíndrica é recomendada por se tornar mais fácil de segurar. No que diz respeito ao guarda-corpos, o vão não deve ser superior ao recomendado como estratégia de evitar que uma criança prenda a cabeça ou as mãos entre os vãos. Outra dica é pensar em colunas, bem distribuídas na escada, como maneira de limitar a presença de grandes vãos e garantir melhor sustentação.
“O emprego de peças de acabamentos também é indicado para ajudar na interligação entre degraus e corrimãos. Também damos preferência por usar materiais antiderrapantes, consideramos a colocação de uma luz noturna constante e portões de segurança com sistema de pressão para a proteção dos bebês e crianças pequenas. Em vãos muito grandes, as redes de proteção são muito bem-vindas!”, aconselha Paula Passos.
4. Defina o formato conforme o espaço
O espaço disponível é determinante para definir o formato da escada, assim como as qualidades de degraus necessários, direção de lances e patamares. Segundo as arquitetas, escadas podem ter formatos:
- Reto: mais tradicional, sua vantagem é a simplicidade. Podem ter um ou mais lances com patamares intermediários, se for bem comprida. Entretanto, a escada não muda de direção e não tem curvas;
- Caracol ou helicoidal: o desenho redondo conta com uma coluna eixo de onde saem os degraus em leque. “É uma opção interessante para ambientes pequenos”, orienta Danielle Dantas.
- Em ‘L’: tem o formato da letra ao mudar de direção com patamar em ângulo de 90 graus, podendo ser executada com degraus triangulares;
- Em ‘U’: com dois lances ligados em direções opostas, pode ser dividida em duas partes para ocupar menos espaço. “É um modelo que se encaixa em diversos espaços”, diz Paula Passos.
- Círculo: escada redonda e sem eixo central, os degraus em leque mudam de direção aleatoriamente podendo formar caminhos leves e sinuosos. Ideal para ambientes com linhas orgânicas;
- Suspensão: não apresenta um desenho exato, mas um sistema de fixação dos degraus e patamares que esconde os pontos de apoio, dando a sensação de uma escada ‘flutuante’.
5. Opte por materiais que combinem com o projeto
Quanto aos tipos de estruturas, as mais comuns são as escadas em cascata, com a parte inferior fechada inclinada ou escalonada; com viga central e degraus em balanço nas laterais; com vigas laterais e as escadas flutuantes com degraus chumbados nas paredes laterais. Para a escolha dos materiais, há um leque de opções, mas segundo as profissionais as principais são: madeira, metal e concreto.
“Lembrando que esses materiais também podem ser combinados no projeto e a escada revelar uma mistura entre eles. Os revestimentos aplicados nos degraus exercem muita influência no estilo da escada. Valiosíssimo reafirmar que a pisada dos degraus não deve ser elaborada com materiais escorregadios”, completa Paula Passos.
6. Invista em um material de qualidade
Entre os revestimentos recomendados estão as pedras naturais com tratamentos mais porosos e as madeiras na sua forma mais bruta e sem vernizes. É possível também investir na aplicação do porcelanato, aclamado por sua resistência e o grande leque de opções de texturas antiderrapantes e cores no mercado.
Já os corrimãos podem ser de ferro, madeira, aço inox e alumínio, enquanto os guarda-corpos pedem um visual limpo, leve e podem ser produzidos com vidro reto ou curvo. Nesse caso, a dupla do escritório Dantas & Passos enfatiza a aquisição do material laminado ou temperado com espessura de aproximadamente 10 mm. “De jeito nenhum deve ser considerado o vidro comum”, adverte Paula.
Para quem busca por um estilo mais clássico ou rústico, a madeira, o ferro ou o aço inox se revertem em um visual que atende bem todos os formatos de escadas.
7. Pense na funcionalidade da escada
Muitas vezes, as escadas são o elemento de destaque estético do local. Por exemplo, escadas curvas podem ser verdadeiras esculturas com naturalidade, trazendo mais dinamismo ao ambiente, e o mármore consagra a estrutura com aspectos de requinte e sofisticação.
Os projetos com escadas flutuantes são capazes de criar efeitos visuais impressionantes com degraus casados aliados com efeitos de luz indireta e as metálicas, com viga central e degraus de madeira em balanço, contribuem com a estética de leveza e rapidez na montagem.
Não só as escadas podem ser aproveitadas, mas o espaço abaixo delas pode ser otimizado. “Uma área ociosa embaixo de uma escada pode servir como jardim interno, um pequeno home-office, barzinho com adega ou como espaço de armazenamento de apoio para livros. Em ambientes mais compactos, que precisamos otimizar o uso para melhor aproveitamento geral dos espaços, a área é perfeita para um armário de rouparia ou apoio para organizar malas”, finaliza Danielle Dantas.
Por Emilie Guimarães
Vídeos
Dicas para criar um bom repertório para a redação do Enem
Especialista ensina técnicas para aprimorar o seu texto e melhorar o desempenho na prova
Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e dos vestibulares mais importantes do país, a preparação para a redação ganha destaque entre os estudantes. Além do domínio da estrutura textual, é fundamental construir um repertório sociocultural rico e variado para reforçar a argumentação.
Thiago Braga, autor de português do Sistema de Ensino pH, compartilha dicas para desenvolver esse repertório e aprimorar o desempenho na prova. Confira a seguir!
A importância de se ter um repertório amplo para a prova
O repertório vai muito além de citações de filósofos, pensadores ou de autores renomados, inclui também tudo o que o aluno aprendeu ao longo da vida acadêmica e de mundo, abrangendo desde referências musicais e artísticas até conhecimentos adquiridos em disciplinas como Ciências Humanas.
Utilize referências produtivas
Séries e referências do universo pop podem ser utilizadas, desde que sejam relevantes e pertinentes ao tema. É fundamental que essas menções utilizadas dialoguem com a abordagem escolhida e de certa forma fortaleçam sua argumentação. No Enem é valorizado o conceito de “repertório sociocultural produtivo”, ou seja, as referências devem corroborar, complementar ou ilustrar o argumento de maneira eficaz.
Temas de redação mais cobrados
Para se preparar para a prova, é importante saber quais são os temas mais relevantes para a redação. “A melhor maneira de escolher os temas que devem ser observados é analisando os temas anteriores, não apenas da banca do Enem, mas também de outras bancas”, afirma Thiago Braga.
O Enem tende a abordar temáticas que envolvam problemas sociais, econômicos e políticos de relevância nacional. Portanto, se manter informado sobre os principais acontecimentos dos últimos anos e questões atuais do Brasil e do mundo é fundamental.
O estudo de provas anteriores, por sua vez, ajuda a identificar tendências de eixos temáticos. Além disso, existem materiais na internet que sugerem possíveis temas, ajudando os alunos a direcionarem seus estudos.
Como garantir um bom repertório?
A melhor estratégia para garantir um repertório consistente é a leitura. Livros, matérias de jornal, colunas, artigos e críticas são excelentes conteúdo para ficar em dia com os acontecimentos atuais. As redes sociais também podem ser ferramentas valiosas quando usadas com critério, especialmente ao seguir perfis de jornais, universidades e entidades científicas, que compartilham conteúdos relevantes e atualizados.
O biólogo, doutor em biologia e pesquisador brasileiro, Átila Iamarino, por exemplo, é uma referência em Microbiologia e Imunologia e conta com um perfil nas redes sociais para abordar o tema. A leitura ativa e constante permite que o aluno amplie seu repertório e esteja preparado para temas inesperados que possam surgir nas provas.
Participar de debates, rodas de conversa e discussões em grupo é outra excelente maneira de expandir o repertório. Essas interações permitem a troca de ideias, o que enriquece o conhecimento coletivo. Além disso, o compartilhamento de diferentes pontos de vista ajuda a formar um pensamento crítico mais sólido, essencial para a redação.
Técnicas de memorização e organização
Uma das técnicas mais eficientes para organizar o repertório é o fichamento. Essa técnica consiste em criar fichas com referências, conceitos e citações importantes, facilitando a revisão e a memorização. “Manter o material organizado ajuda no momento da escrita, proporcionando mais segurança para utilizar as informações coletadas de maneira assertiva”, destaca Thiago Braga.
Segundo ele, ter um repertório bem construído aumenta significativamente a confiança do estudante no momento de redigir a redação. Um aluno que preparou bem suas referências consegue identificar rapidamente quais delas podem ser usadas no tema proposto, o que facilita o processo de escrita e reduz a ansiedade durante a prova.
A análise de redações anteriores com base no feedback recebido é muito importante. Isso permite ao aluno avaliar se o repertório utilizado foi realmente adequado para o texto. Aprender com os erros e acertos das redações feitas ajuda a melhorar a construção argumentativa e a utilização do repertório de forma mais eficaz.
Organização e o uso estratégico do repertório sociocultural
Para concluir, Thiago Braga enfatiza que a organização e o uso estratégico do repertório sociocultural são fundamentais para uma redação de sucesso no Enem e vestibulares. A preparação não se limita apenas ao conhecimento técnico de escrita, mas também envolve estar atualizado com o mundo e saber aplicar esse conhecimento de maneira produtiva no texto.
“Seguindo essas dicas e estratégias, os estudantes estarão mais bem preparados para enfrentar os desafios da redação, com confiança e um repertório rico, relevante e bem estruturado”, aconselha.
Por Gabriela Monteiro
Vídeos
Dicas para decorar apartamentos de solteiros e casais
Entender o perfil dos moradores e seu estilo de vida é o ponto de partida de cada projeto de Júlia Guadix, do Studio Guadix. Apesar de muitas soluções serem parecidas, há particularidades nas residências de solteiros e casais.
“Geralmente, o apartamento de solteiro apresenta menos cômodos, tem a possibilidade de deixar as áreas mais amplas e integradas, abrindo mão da privacidade, já que apenas uma pessoa irá viver no local”, exemplifica a arquiteta Júlia Guadix.
Para um casal, a diferença está justamente no espaço disponível e na necessidade de mais privacidade. “Mudam-se, principalmente, as dimensões de cozinha, banheiro, quarto, área de armazenamento – alguns itens precisam ser duplicados para atender às necessidades dos dois”, completa.
Diferença na decoração de projetos para solteiros e casais
Para a arquiteta Júlia Guadix, os pontos díspares também são visíveis na decoração. “Quando estamos fazendo uma morada de solteiro, normalmente temos apenas uma pessoa para agradar, então é uma única opinião. Somente em certos casos algum parente, pai ou mãe, também opina”, revela.
Já no caso de casal, é diferente. “No apartamento de casal, temos que chegar a um meio-termo para agradar os dois. Nem sempre os casais chegam alinhados. Nestes casos, precisamos ir ajudando-os a se comprometerem a ceder um lado e ganhar em outro”, comenta a arquiteta.
Muitos pensam que a decoração de um apartamento de solteiro é mais fácil, mas Júlia Guadix ressalta que não é bem assim. “Muitas vezes, ele ainda não sabe o que quer, então não é necessariamente mais simples desenvolver o projeto, pois depende muito da pessoa, de como ela é e de como ela se comporta”, continua.
A arquiteta ainda acrescenta que é fundamental saber escutar qual é a a necessidade do morador, separando quando ele está fazendo uma solicitação ou reclamação e entendendo o que realmente é necessário em cada espaço.
Espaços funcionais para casais e solteiros
Em um apartamento de casal, convém pensar nos momentos a dois e nos particulares, já que a individualidade é fundamental para saúde de uma relação. Temos que pensar que cada um tem que ter seu momento de privacidade.
Hoje em dia, é imprescindível ter dois pontos de home office, espaços individuais para guardar roupas, sapatos e, muitas vezes, a cozinha para um casal tem que ser mais equipada. “Já os solteiros, tanto homens como mulheres, optam por ambientes mais compactos, porém aconchegantes, com algumas táticas de decoração”, afirma a profissional.
Em alguns imóveis, optar pela cozinha americana ou unir living e sala de jantar é uma boa pedida quando se tem pouco espaço. “É excelente para quem costuma receber visita ou faz pequenas reuniões com os amigos e familiares, pois a falta de divisão dos cômodos permite que o anfitrião reúna seus convidados em uma única área. Tudo isso sem precisar acomodá-los em ambientes diferentes e ficarem muito afastados um dos outros”, explica a arquiteta Júlia Guadix.
Como escolher móveis para casais e solteiros
Em apartamentos menores, todos os móveis precisam ser bem escolhidos e distribuídos para que os espaços sejam aproveitados ao máximo. Neste caso, alternativas feitas sob medida são boas opções para o solteiro que não gosta de mudar a mobília de lugar o tempo todo. Com isso, a melhor saída é investir em peças práticas, que economizem espaço.
Os casais têm a liberdade de escolher tanto móveis sob medida quanto os prontos, basta ter a criatividade para encaixar cada peça em seu devido lugar. Como normalmente os apartamentos de casais são maiores, o número de móveis também pode aumentar para preencher melhor os espaços.
“Eu, particularmente, acredito que as diferenças vão muito de pessoa para pessoa e não necessariamente se tem um companheiro ou não. Meu trabalho, por exemplo, é bem personalizado e individualizado, preciso estudar bem a demanda de cada casal ou cada morador e pensar nas diferenças que sempre existem”, finaliza a arquiteta.
Por Leonardo Sandoval
Vídeos
Horóscopo do dia: confira a previsão de 10/9 para os 12 signos
O Horóscopo de hoje indica que as energias cósmicas trarão movimentos intensos, e será essencial que cada um esteja pronto para os desafios e oportunidades que surgirão. O alinhamento dos astros aponta novas direções, exigindo decisões importantes e mudanças de postura para quem buscar crescimento. Haverá momentos de reflexão e também de ação, e cada nativo precisará encontrar o equilíbrio ideal para aproveitar o melhor que o universo oferecerá. Sendo assim, confira, abaixo, a previsão de 10/09 para os 12 signos:
Áries
Você se sentirá com mais energia e disposição para batalhar pelos seus sonhos. Entretanto, surgirão alguns empecilhos, atrasando e bloqueando planos. Apesar de ser algo um tanto desagradável, servirá também para que direcione melhor a sua energia a fim de que consiga se dedicar ao que realmente traz crescimento.
Touro
Hoje, será necessário acolher suas emoções com mais atenção, pois tenderá a se deparar com suas sombras e se deixar levar por pensamentos e sentimentos pessimistas. Apesar de desafiador, procure acolher seus incômodos, buscando ter autorresponsabilidade para reconhecer seus erros. Dedique-se a deixar de nutrir comportamentos nocivos.
Gêmeos
Você tenderá a se afetar mais pelos acontecimentos em sua vida afetiva, buscando por mais harmonia. Entretanto, poderá se deparar com alguns desafios e inseguranças, o que irá gerar mais cobranças e críticas, resultando em tensão no relacionamento. Será o dia de encarar a relação com mais senso de realidade, aparando as arestas necessárias.
Câncer
Dia de organizar melhor a sua rotina. Você tenderá a se envolver bastante com este setor, de forma que poderá até exagerar um pouco e se cobrar em excesso. Será possível também que se sinta um tanto sobrecarregado(a) pelas responsabilidades do seu cotidiano, afetando sua saúde e disposição. Procure respeitar os seus limites e reconhecer seus esforços e dedicação.
Leão
Neste dia, você buscará se conectar com a sua essência e se envolver em atividades que tragam leveza e alegria. Contudo, tenderá a se deparar com situações que exigirão ações racionais e realistas, podendo gerar um certo pessimismo e algumas inseguranças. Apesar de desconfortáveis, tais situações o(a) ajudarão a regular o ego.
Virgem
Dia desafiador no ambiente familiar, com a tendência de que você precise dedicar mais da sua atenção para as questões da sua casa ou dos familiares, gerando alguns incômodos. Será necessário acolher as responsabilidades, além de agir de forma realista e madura para lidar com as demandas — assim como com as suas próprias emoções diante dos acontecimentos.
Libra
Você buscará por mais movimentos sociais, pois o desejo de se conectar com novas pessoas, lugares e informações estará em alta. Dia bastante movimentado, com tendência a diversos imprevistos, principalmente relacionados a meios de transporte. Portanto, atente-se. Ainda, o excesso de atividades poderá gerar tensão e deixar a mente mais dispersa.
Escorpião
Neste dia, apesar do seu desejo de organizar melhor a vida financeira e ter mais clareza sobre como lida com seu dinheiro, surgirão imprevistos que levarão a gastos inesperados e poderão gerar uma certa tensão. Prepare-se para mudanças que abalarão sua estabilidade e segurança, pois assim poderá lidar melhor com elas e compreender as lições que trazem.
Sagitário
Você estará com mais energia e vitalidade para ir em busca do que quer realizar e o dia será bastante movimentado. Apesar disso, as oscilações emocionais poderão afetar seu corpo e sua forma de ver o mundo. Portanto, procure acolhê-las e busque estar perto de pessoas com quem se sente seguro(a), além de reconhecer o que é capaz de fazer por si.
Capricórnio
Hoje, você estará em um momento introspectivo, com a tendência a se afetar por energias e burburinhos externos que poderão provocar confusão e desgaste. Procure desacelerar, mergulhar em seu interior, acolher suas emoções e sentimentos estranhos. Bom dia para se dedicar ao bem-estar espiritual.
Aquário
Você se envolverá com os movimentos sociais e buscará estar mais em contato com os amigos, bem como com pessoas que compartilham de ideais em sintonia aos seus. Apesar disso, poderá se deparar com alguns bloqueios e cobranças que despertarão o sentimento de pessimismo e de desânimo. Porém, não se deixe levar por eles.
Peixes
Você dedicará mais atenção à sua vida profissional. Será, ainda, possível que tenha a oportunidade de se aproximar de seus superiores ou de pessoas que admira, capazes de abrir portas importantes em sua carreira. Entretanto, tenderá a se deparar com situações um tanto desafiadoras, que levarão a maiores cobranças e críticas e acarretarão inseguranças e pessimismo.
-
Entretenimento3 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios2 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 semanas atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo4 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Entretenimento4 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Negócios3 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP