Vídeos
7 filmes de bruxas para assistir no Halloween
Confira uma lista com produções que mesclam diversão, aventura e mistério para você curtir a celebração
Em 31 de outubro é comemorado o Halloween, conhecido no Brasil como Dia das Bruxas. Essa data é uma tradição europeia que começou em meados de 1845. Anos mais tarde, a celebração se tornou uma festa popular nos Estados Unidos e, até mesmo, apreciada pelos brasileiros.
Durante a Idade Média, as mulheres que tinham domínio de ervas medicinais e que auxiliavam na cura de doenças eram consideradas bruxas. Acreditava-se que elas enganavam as leis divinas usando rituais. Além disso, eram perseguidas e acusadas de feitiçaria e, consequentemente, assassinadas.
Diferentemente do passado, a imagem da bruxa faz parte do imaginário popular até os dias de hoje. Inclusive, está presente em filmes, séries, livros e até em histórias infantis. Então, para curtir o Halloween, selecionamos 7 filmes sobre bruxas para você assistir. Confira!
1. Abracadabra 2 (2022)
A sequência do grande clássico de Halloween dos anos 90 ganhou uma continuação após quase 30 anos! Em ‘Abracadabra 2’, as irmãs Sanderson, interpretadas por Sarah Jessica Parker, Bette Midler e Kathy Najimy estão de volta. O longa, originalmente chamado de Hocus Pocus 2, mostra as irmãs em busca de vingança após serem ressuscitadas por três adolescentes do ensino médio. O elenco conta ainda com Whitney Peak, Lilia Buckingham, Belissa Escobedo, Doug Jones, Tony Hale, Sam Richardson, entre outros.
Onde assistir: Disney+.
2. Convenção das Bruxas (2020)
Esse filme é uma adaptação de um clássico dos anos 90 de mesmo nome. A trama conta a história de Luke, um garoto de 7 anos que, após perder os pais em um acidente de carro, passa a morar com a avó. Com medo das bruxas, ela decide levar o neto para um hotel de luxo. Durante a hospedagem, ele se depara com uma convenção de bruxas que desejam transformar as crianças em ratos. Porém, o menino não passa ileso e acaba se tornando cobaia para o experimento. Como rato, ele tenta evitar que elas transformem todas as outras crianças. O longa é estrelado por Anne Hathaway e Octavia Spencer e dirigido por Robert Zemeckis.
Onde assistir: Apple TV, Prime Video e Google Play Filmes e TV.
3. O Baile das Bruxas (2017)
Em uma pequena cidade, o Halloween se transforma em uma noite mágica e aterrorizante quando um grupo de crianças descobre uma antiga lenda sobre um baile secreto de bruxas. Ao se aventurarem na floresta, eles acidentalmente despertam espíritos e criaturas sobrenaturais, levando a uma série de eventos inesperados. Com coragem e amizade, os jovens precisam enfrentar seus maiores medos e desmascarar uma bruxa poderosa que ameaça capturá-los. Em meio a desafios e risadas, eles aprendem sobre a importância da união e da bravura.
Onde assistir: YouTube.
4. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)
Newt Scamander é um magizoologista que chega a Nova York com sua maleta, um objeto mágico em que ele carrega criaturas mágicas coletadas durante viagens. Porém, com a fuga de alguns desses seres, a comunidade bruxa norte-americana teme o perigo da exposição aos trouxas. Então, o protagonista se vê obrigado a capturar seus animais o quanto antes para evitar causar um mal à comunidade. O roteiro é de J. K. Rowling, mesma criadora da saga ‘Harry Potter’.
Onde assistir: Max, Prime Video e Apple TV.
5. João e Maria: Caçadores de Bruxas (2013)
A trama conta a história de João (Jeremy Renner) e Maria (Gemma Arterton) que, após serem abandonados pelos pais em uma floresta sombria, vão parar na casa de uma bruxa. Após conseguirem escapar da cabana, se tornam caçadores de bruxas. Adultos, eles são contratados por autoridades para desvendar o mistério do desaparecimento de crianças na comunidade em que vivem. Porém, essa missão os coloca diante da Bruxa Negra (Famke Janssen), que está disposta a destruir suas vidas.
Onde assistir: Prime Video.
6. A Feiticeira (2005)
O filme conta a história de Isabel (Nicole Kidman), uma bondosa bruxa que deseja mudar de vida e está decidida a deixar os poderes para viver normalmente. Jack Wyatt (Will Ferrell), por sua vez, é um ator que busca resgatar a carreira. Ele também está se dedicando a nova versão da série de televisão ‘A Feiticeira’, muito popular nos anos 60, e interpretará o personagem Darin. Por acaso, ele conhece Isabel e a convence de se tornar atriz. A partir disso, ela encontra a oportunidade perfeita para ter a vida normal que tanto deseja.
Onde assistir: Max, Prime Video, Apple TV e Google Play Filmes e TV.
7. Sabrina, Aprendiz de Feiticeira (1996)
Sabrina Spellman (Melissa Joan Hart) é uma adolescente comum que descobre que é meia-bruxa, filha de um poderoso feiticeiro. Ao completar 16 anos, ela recebe seus poderes mágicos, mas também se vê presa entre o mundo humano e o sobrenatural. Com a ajuda de suas tias, Hilda (Caroline Rhea) e Zelda (Beth Broderick), e sua adorável gata falante, Salem, Sabrina aprende a lidar com os desafios da vida adolescente enquanto tenta equilibrar sua nova identidade mágica.
Onde assistir: Prime Video e Paramount+.
Vídeos
Veja por que as mulheres apresentam mais lesões nos joelhos
Certas características anatômicas e biomecânicas específicas do corpo feminino contribuem para esse problema
As mulheres – até mesmo as atletas – têm maior probabilidade de sofrer lesões ligamentares nos joelhos, em atividades esportivas e físicas, devido a certas características anatômicas e biomecânicas específicas do seu corpo. Por isso, abaixo, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho e da Sociedade Brasileira de Artroscopia, esclarece os motivos que as tornam mais suscetíveis a esses problemas e como evitá-los. Confira!
Fatores que contribuem para as lesões nos joelhos
As mulheres são mais suscetíveis a lesões nos joelhos por uma combinação de diversos fatores, entre eles, fatores hormonais, anatômicos e biomecânicos. Em relação à anatomia, vale citar algumas situações:
- Frouxidão ligamentar: as mulheres apresentam uma maior frouxidão ligamentar, ou seja, elas tendem a ter ligamentos mais amolecidos do que os dos homens, que pode contribuir por uma menor estabilidade articular.
- Formato ou largura da pelve: A pelve feminina é mais larga, chamada de pelve ginecoide, o que pode levar a uma maior rotação interna do fêmur e maior estresse sobre a articulação do joelho.
- Ângulo Q: o ângulo do quadríceps, que é geralmente maior nas mulheres, devido a essa pelve mais larga e esse ângulo aumentado pode causar mais estresse sobre o joelho.
- Flutuações hormonais: questão dos hormônios femininos, especialmente o estrogênio, afeta a flexibilidade e a força dos ligamentos, ou seja, durante o ciclo menstrual há uma flutuação de hormônios que pode aumentar a susceptibilidade a lesões ligamentares, dependendo da fase do ciclo menstrual, ou seja, dependendo desta fase os ligamentos se apresentam mais frouxos.
- Biomecânica e próprio movimento do joelho: existem diferenças de mecânica de movimento, ou seja, as mulheres apresentam uma diferente biomecânica na hora de correr, de saltar em comparação com o homem, o que pode aumentar o estresse sobre a articulação do joelho e, com isso, aumentar as lesões.
Prevenindo problemas nos joelhos
Para prevenir o problema, talvez seja necessário fazer um programa de prevenção de lesões que foque em fortalecer músculos estabilizadores do joelho, melhorar a técnica de movimento em atividades esportivas como salto, corrida, entre outras, e considerar as variações hormonais no que diz respeito a momentos de competição ou determinadas situações.
Então, talvez redobrar o cuidado ou, em situações que sejam possíveis, evitar treinos exaustivos ou passar do limite em momentos em que a mulher possa estar mais suscetível a lesões.
O reforço muscular ao redor das articulações ajuda a evitar lesões. Outros cuidados são importantes, como técnicas de treinamento adequadas, que levem em consideração quais são os maiores riscos de lesão que o corpo feminino apresenta, melhorar a biomecânica, entre outras técnicas. Além disso, o uso de calçados adequados pode ajudar a prevenir lesões, além de considerar as peculiaridades hormonais durante um ciclo menstrual.
Avanço da idade interfere na saúde dos joelhos
A idade influencia homens e mulheres no que diz respeito à diminuição da massa muscular, chamado de sarcopenia. Treinamento e alimentação adequada são importantes para prevenir a condição ou, pelo menos, atenuar os seus efeitos. Isto vale tanto para homens como para mulheres.
Contudo, talvez, elas sintam isso de uma forma mais marcada, principalmente quando entram no período do climatério e da menopausa. Indiretamente, essas alterações hormonais podem favorecer, além de fraqueza muscular, outras questões que acabam resultando em lesões.
Por Guilherme Zanette
Vídeos
Veja cuidados para evitar a queda de idosos em casa
Algumas adaptações são importantes para evitar acidentes e garantir a segurança dos mais velhos
À medida que a população envelhece, garantir a segurança no ambiente doméstico torna-se uma questão cada vez mais relevante para familiares e cuidadores. Conforme o Ministério da Saúde, 70% dos acidentes relacionados a quedas em indivíduos com mais de 65 anos ocorrem no ambiente domiciliar. Inclusive, trata-se de uma das principais causas de internações entre idosos.
Por isso, promover a adaptação da casa representa um passo fundamental para evitar acidentes. Em um lar preparado, o idoso pode desfrutar de sua independência com menos preocupações, enquanto os familiares ganham a tranquilidade de saber que estão prevenindo situações de risco.
Impactos das quedas em idosos
As consequências de uma queda podem ser severas, desde dor, hematomas e até mesmo sintomas neurológicos graves, resultantes de impactos na cabeça – ou morte, como a do cantor Agnaldo Rayol. É crucial destacar que fraturas, particularmente do fêmur, estão intimamente ligadas à osteoporose, uma condição comum entre os idosos devido à fragilidade óssea associada ao envelhecimento.
“Tais incidentes frequentemente resultam em hospitalização, cirurgia e, lamentavelmente, aumentam a taxa de mortalidade. Além disso, a qualidade de vida dos pacientes pode ser significativamente reduzida após uma fratura, pois muitas vezes requerem assistência constante”, explica a Dra. Carolina Aguiar Moreira, endocrinologista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
Prevenindo a queda de idosos
Para prevenir quedas, é fundamental adotar uma série de precauções dentro de casa. “Medidas simples podem ser adotadas para evitar acidentes domésticos. Reconhecemos que os idosos estão particularmente vulneráveis a quedas devido a desafios como desequilíbrios e doenças musculares associadas à idade avançada”, comenta a médica.
Primeiramente, é recomendável remover tapetes escorregadios, especialmente aqueles colocados em áreas de passagem, para evitar tropeços. Superfícies escorregadias, como pisos de banheiro, devem ser equipadas com barras de apoio para proporcionar estabilidade aos idosos. Ao utilizar escadas, é aconselhável subir e descer lentamente, segurando firmemente no corrimão. Manter uma luz noturna acesa pode ser útil para evitar acidentes ao levantar-se durante a noite.
“Uma orientação crucial é aconselhar os idosos a evitar subir em bancos, escadas ou cadeiras para alcançar objetos elevados. Este cenário é frequentemente associado a quedas graves, especialmente fraturas do fêmur, devido à altura da queda. É importante ressaltar que a maioria das quedas ocorre dentro de casa, enfatizando ainda mais a importância desses cuidados preventivos”, diz Dra. Carolina Aguiar Moreira.
Além das medidas de segurança domiciliar, é essencial promover a atividade física regular entre os idosos, pois ela fortalece os músculos e melhora o equilíbrio, contribuindo assim para a prevenção de quedas.
Por Patrícia de Andrade
Vídeos
Veja o tom de sombra ideal para cada cor de olho
Algumas tonalidades ajudam a realçar o olhar e dão mais destaque à maquiagem
Os olhos costumam receber bastante atenção na hora da maquiagem. Logo, conhecer as tonalidades de sombras que mais combinam com essa parte do rosto pode ajudar a realçar o olhar e a construir uma make bonita. Por isso, o maquiador Brunno Valentino indica os tons mais recomendados conforme a cor dos olhos. Confira!
1. Olhos castanhos
Os olhos castanhos combinam facilmente com as mais variadas tonalidades de sombras. Contrastam bem com cores frias como o azul e o verde.
Castanho-claro
- Fica lindo: pêssego, castanho, preto, berinjela, ocre, verde e salmão.
- Também pode: perolado, dourado e marrom.
- Evite: azul-claro.
Castanho-escuro
- Fica lindo: marrom, bege, verde, azul, turquesa, roxo, preto, vinho, dourado, cobre, azul e lilás.
- Também pode: todas as cores!
- Evite: cores que você não gosta!
2. Olhos azuis e verdes
Para destacar os olhos claros, como verdes e azuis, é preciso buscar cores que causem contraste. Logo, evite tonalidades suaves, que desaparecem na pele. Sombras berinjela, avermelhadas e com tons arroxeados são recomendadas.
Azuis
- Fica lindo: castanho, dourado, bronze e marrom.
- Também pode: lilás, grafite, azul, preto e vinho.
- Evite: laranja e rosa.
Verdes
- Fica lindo: marrom, pêssego, ameixa, caqui e verde profundo.
- Também pode: dourado, verde limão, roxo, lilás e acinzentado.
- Evite: azul-claro e laranja.
3. Olhos pretos
Qualquer sombra vai bem com olhos pretos. Uma dica é optar por produtos iluminadores e cintilantes para destacar o olhar. Tons de bronze e dourado também caem bem.
- Fica lindo: preto, branco, prateado, chumbo e cinza.
- Também pode: qualquer cor que você gostar!
- Evite: verde, se você tem o rosto muito amarelado.
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios3 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Empreendedorismo1 mês atrás
7 passos para conciliar estudo e trabalho