Vídeos
9 cuidados com a alimentação para evitar o envelhecimento capilar
Uma dieta rica em antioxidantes, proteínas e outros nutrientes essenciais ajuda a manter a saúde dos fios
No dia a dia, uma alimentação variada e equilibrada não apenas contribui para a saúde e beleza dos cabelos, mas também pode ajudar a retardar os sinais de envelhecimento e promover um crescimento saudável dos fios com o passar dos anos.
“A chave para combater o envelhecimento capilar está na combinação de uma alimentação balanceada, produtos específicos e tratamentos personalizados que atendam às necessidades únicas de cada cabelo”, conta a nutricionista Clariana Colaço.
A seguir, ela explica como a alimentação pode ajudar a manter os cabelos saudáveis e bonitos por mais tempo. Veja!
1. Incorpore alimentos ricos em antioxidantes
Os antioxidantes combatem os radicais livres, que podem danificar os folículos capilares e acelerar o envelhecimento dos cabelos. Por isso, consuma morango, mirtilo, framboesa, laranja, cenoura, uvas, manga, mamão, acerola, goiaba, kiwi; além de vegetais como espinafre, couve e brócolis.
2. Aumente a ingestão de proteínas
O cabelo é composto principalmente por queratina, uma proteína. Ingerir proteínas adequadas ajuda a manter os fios fortes e saudáveis. Para isso, consuma carnes magras, ovos, peixes, legumes, nozes e sementes.
3. Inclua ômega 3 na dieta
Os ácidos graxos ômega 3 mantêm o couro cabeludo saudável e hidratado, além de promover o crescimento do cabelo. Para isso, consuma peixes gordurosos como salmão, sardinha, atum, além de chia, linhaça e nozes.
4. Consuma vitaminas do complexo B
As vitaminas do complexo B, como a biotina (B7), são essenciais para a saúde capilar, promovendo o crescimento e prevenindo a queda. Elas estão presentes em grãos integrais, ovos, nozes, vegetais de folhas verdes e abacate.
5. Hidrate-se adequadamente
A hidratação é essencial para manter o cabelo saudável, evitando o ressecamento e a quebra. Além de água, inclua alimentos como pepino, melancia e melão.
6. Inclua zinco e ferro na alimentação
O zinco ajuda na reparação dos tecidos capilares e na manutenção das glândulas sebáceas ao redor dos folículos, enquanto o ferro é essencial para o transporte de oxigênio para as raízes do cabelo. São fontes de zinco e ferro: ostras, carne vermelha, amêndoas, castanha-de-caju, sementes de abóbora, espinafre, lentilhas e carne vermelha magra.
7. Prefira gorduras saudáveis
As gorduras saudáveis são importantes para a elasticidade e brilho do cabelo. Por isso, consuma azeite de oliva, abacate e nozes.
8. Incorpore alimentos ricos em vitamina E
A vitamina E ajuda a melhorar a circulação sanguínea no couro cabeludo, promovendo a saúde capilar. Ela está presente em amêndoas, sementes de girassol, espinafre e abacate.
9. Considere suplementos, se necessário
Em alguns casos, pode ser difícil obter todos os nutrientes necessários apenas com a alimentação. Suplementos de biotina, zinco, vitamina D e colágeno podem ser benéficos, mas sempre com orientação de um profissional de saúde.
Por Ana Carolina Baili
Vídeos
5 receitas diferentonas para o Dia do cachorro-quente
No dia 9 de setembro, é comemorado o Dia do Cachorro-Quente, uma excelente oportunidade para preparar em casa um dos sanduíches mais famosos do mundo. Esse lanche combina simplicidade e criatividade e pode agradar diversos paladares. Uma ótima chance para reunir a família e os amigos e experimentar novas versões com os ingredientes do lanche. Por isso, separamos 5 receitas diferentonas para o Dia do Cachorro-Quente que fogem das convencionais. Confira!
Cachorro-quente no palito
Ingredientes
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de fubá
- 1 xícara de chá de leite
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
- 500 g de salsicha
- 1 colher de chá de sal
- Pimenta-do-reino moída a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o leite, o ovo, a farinha de trigo e o fubá e misture até obter uma massa homogênea. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Por último, coloque o fermento em pó e misture bem. Reserve. Lave as salsichas em água fervente, corte-as ao meio e coloque enfie um palito de churrasco em cada uma delas. Reserve.
Em uma panela, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Após, mergulhe as salsichas na massa reservada e frite no óleo quente por 3 minutos. Transfira para um recipiente com papel-toalha para retirar o excesso de óleo. Repita o processo com todas as salsichas e sirva em seguida.
Dica: sirva com batata-frita, ketchup e mostarda.
Torta de cachorro-quente
Ingredientes
Massa
- 3 ovos
- 1 xícara de chá de óleo de soja
- 2 xícaras de chá de leite
- 1 colher de chá de sal
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico em pó
Recheio
- 500 g de salsicha picada
- 250 g de ervilha em conserva
- 250 g de milho-verde em conserva
- 340 g de molho de tomate
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Água quente
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Massa
No liquidificador, coloque os ovos, o óleo e o leite e bata até incorporar. Adicione o sal e o amido de milho e bata novamente para misturar. Com o liquidificador ligado, acrescente, aos poucos, a farinha de trigo e o fermento em pó e bata até obter uma massa homogênea. Reserve.
Recheio
Em uma panela com a água, coloque as salsichas e leve ao fogo por 2 minutos. Em seguida, escorra a água e adicione a pimenta-do-reino, a ervilha e o milho-verde. Misture bem e acrescente o molho de tomate e o sal. Misture novamente e reserve.
Montagem
Em uma assadeira untada com manteiga e enfarinhada com farinha de trigo, despeje metade da massa e espalhe bem. Adicione o recheio por cima, espalhe e cubra com o restante da massa. Em seguida, leve ao forno preaquecido a 180ºC por 55 minutos. Sirva em seguida.
Crepe de cachorro-quente
Ingredientes
Massa
- 1 embalagem de biscoito água e sal
- 1/2 colher de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1 gema de ovo
- 1/2 colher de sopa de margarina
- 1 xícara de chá de leite
- Margarina para untar
Recheio
- 12 salsichas de frango
- Água quente
- 500 ml de molho de tomate
- Sal a gosto
Modo de preparo
Massa
No liquidificador, coloque os biscoitos e bata até formar uma farofa. Acrescente a farinha de trigo, o ovo, a gema, a margarina e o leite e bata até obter uma massa homogênea. Reserve. Unte uma frigideira com margarina e leve ao fogo médio para aquecer. Com a ajuda de uma concha, espalhe um pouco de massa para formar o crepe e doure os dois lados. Repita o processo com toda a massa. Reserve.
Recheio
Em um recipiente, coloque as salsichas, cubra com a água quente e deixe de molho por 2 minutos. Em seguida, escorra a água, acrescente o molho de tomate, tempere com sal e misture bem. Reserve.
Montagem
Em uma superfície lisa, coloque um crepe, espalhe um pouco do molho sobre ele e coloque a salsicha no centro. Após, enrole o crepe. Repita o processo com toda a massa e sirva em seguida.
Pizza de cachorro-quente
Ingredientes
Massa
- 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- 240 ml de água morna
- 2 colheres de sopa de azeite
- Farinha para enfarinhar
Recheio
- 5 salsichas cortadas em rodelas finas
- 1/2 xícara de chá de molho de tomate
- 1 1/2 xícara de chá de queijo muçarela ralado
- 1/2 cebola cortada em rodelas finas
- 1 tomate cortado em rodelas
- Batata palha e orégano a gosto
- Ketchup e mostarda para finalizar
Modo de preparo
Massa
Em um recipiente, misture a farinha de trigo, o sal e o açúcar e reserve. Em uma tigela, misture o fermento biológico e a água morna e deixe descansar até que a mistura fique espumosa. Faça um buraco no centro dos ingredientes secos e despeje a mistura de fermento. Adicione o azeite e misture até formar uma massa.
Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove-a até ficar lisa e elástica. Coloque a massa em um recipiente untado com azeite, cubra e deixe descansar até que tenha dobrado de tamanho. Após, abra a massa no formato de pizza e reserve.
Recheio e montagem
Coloque a massa de pizza em uma assadeira ou forma untada com um pouco de óleo e farinha. Espalhe o molho de tomate sobre a massa, deixando uma borda de aproximadamente 1 cm nas laterais. Espalhe o queijo muçarela ralado uniformemente sobre o molho de tomate. Após, distribua as rodelas de salsicha por toda a pizza. Adicione as rodelas de cebola e tomate por cima e Polvilhe orégano
Leve a pizza ao forno preaquecido a 200° C por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e o queijo derretido. Retire a pizza do forno e adicione batata palha por cima. Regue com ketchup e mostarda. Sirva em seguida.
Cachorro-quente vegetariano
Ingredientes
- 4 cenouras descascadas
- 4 pães de cachorro-quente
- 1 colher de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de azeite
- 2 dentes de alho picados
- 1 colher de chá de páprica defumada
- Água para cozinhar
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Molho de tomate, mostarda e ketchup a gosto
- Batata-palha a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, cozinhe as cenouras em água com sal até ficarem al dente. Em uma tigela, misture o molho de soja, o azeite, o alho, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. Coloque as cenouras na marinada e deixe descansar por aproximadamente 30 minutos, virando ocasionalmente para cobrir todos os lados. Em uma frigideira, grelhe as cenouras até dourarem levemente. Coloque uma cenoura em cada pão e adicione o molho de tomate, a mostarda, o ketchup e a batata-palha. Sirva em seguida.
Vídeos
4 dicas para incluir o doce de leite em uma dieta balanceada
O doce de leite, queridinho dos brasileiros, é muito mais do que uma simples sobremesa. Com um sabor inconfundível e textura irresistível, o ingrediente pode fazer parte de uma dieta balanceada e saudável. Tatiane Ferreira Araújo, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica que o alimento, quando consumido com moderação e associado uma dieta equilibrada, pode ser um complemento nutricional.
“O doce de leite é uma fonte de energia rápida, ideal para momentos em que precisamos de um boost, sendo excelente como parte de uma dieta de pré-treino. Além disso, pode ser uma ótima opção para satisfazer o paladar e evitar excessos com outros alimentos mais processados”, afirma a nutricionista.
Segundo Tatiane Ferreira Araújo, “uma colher com cerca de 20 g de doce de leite pode apresentar entre 60 e 70 calorias. Comparando-o com outros doces, pode ser considerado um doce de baixo valor calórico”, complementa. Por isso, veja, a seguir, 4 dicas de como incluir o doce de leite em uma dieta balanceada!
1. Moderação é a chave
O segredo está em consumir pequenas porções e com frequência menor.
2. Escolha opções mais saudáveis
Opte por doces de leite com menor adição de açúcar e sem adição de outros aditivos como amidos.
Acompanhe o doce de leite com frutas frescas, iogurte natural ou granola.
4. Crie receitas saudáveis
Utilize o doce de leite para preparar receitas mais nutritivas, como panquecas integrais, tapiocas ou musse de frutas.
A especialista ressalta que é importante lembrar que uma dieta equilibrada deve ser personalizada e acompanhada por um profissional. “Cada pessoa tem necessidades nutricionais diferentes, e o que funciona para uma pode não funcionar para outra. Por isso, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental para garantir uma alimentação saudável e prazerosa”, finaliza.
Por Nicholas Montini Pereira
Vídeos
Veja como o cuidado com os pés pode revitalizar sua saúde
Ao cuidarmos da base de sustentação do corpo, fortificamos os rins e nos conectamos à essência ancestral
Certa ocasião, demonstrei, em uma vivência para um círculo de pessoas, uma dança na qual tocávamos suavemente o chão com os pés nus. Entre cantos suaves e melodiosos, criamos um ritmo próprio e fomos integrando as energias da terra e do corpo. Mas alguém no grupo sentiu grande preocupação, pois, desde criança, havia aprendido que andar descalço era perigoso e podia fazer mal. Quando essa dúvida foi partilhada, esclareci que, ao fazer isso, cuidamos da nossa ancestralidade.
Como os pés impactam a saúde dos rins e o equilíbrio do corpo
Desde tempos imemoriais, as tradições indígenas e outras culturas milenares nos ensinam que o corpo humano é um microcosmo do Universo, um sistema interligado em que cada parte se reflete no todo. Sob tal perspectiva, os pés são de grande importância para o bem-estar geral, particularmente para a saúde dos rins, órgãos considerados centrais na manutenção da vitalidade e essência ancestral.
Com seus pontos de pressão e canais energéticos, os pés são vistos como a base do nosso ser físico e espiritual. Segundo a reflexologia, uma prática da Medicina Tradicional Chinesa, cada ponto ali corresponde a uma parte específica do corpo. Ao pressioná-los, liberamos bloqueios energéticos, promovendo a limpeza e o fortalecimento dos órgãos. Além disso, massagens regulares na região não apenas aliviam o estresse e melhoram a circulação, mas também estimulam o funcionamento adequado dos responsáveis pela filtragem do sangue e excreção das toxinas acumuladas.
Nas filosofias orientais, acredita-se que os rins armazenam a “Jing”, a energia vital herdada dos nossos pais, que determina a longevidade e a saúde geral. Cuidar deles, portanto, significa honrar essa herança ancestral, mantendo o fluxo que nos conecta às gerações passadas e futuras. Práticas como a ingestão de ervas específicas, banhos de imersão em águas curativas e a manutenção de uma dieta equilibrada são formas de nutrir e proteger esses órgãos, garantindo que nossa essência permaneça forte e vibrante.
Pés como raízes que harmonizam corpo e terra
Em muitas culturas indígenas, como a dos povos Tapuia, os pés são também vistos como raízes que nos ligam à terra, nossa grande mãe. Cuidar deles no dia a dia e sentir o contato com o solo é uma forma de reverenciar essa conexão, harmonizando o corpo aos ciclos naturais. Em cada passo, lembramos que somos parte de um todo, uma teia de vida que pulsa com a energia dos antepassados e se estende para o futuro.
Por Kaká Werá – revista Vida Simples
É um ecologista do ser e cultivador da arte do equilíbrio da natureza humana.
-
Entretenimento3 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios1 mês atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 semanas atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo4 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Entretenimento4 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Negócios3 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP