Brasil
Acidente com equipe de remo pode ter sido causado por perda de freio
Motorista da carreta, que sofreu ferimentos leves, deverá ser indiciado por homicídio culposo
A Polícia Civil do Paraná está apurando as circunstâncias de um trágico acidente ocorrido na BR-376, em Guaratuba, que resultou na morte de nove pessoas. Entre as vítimas estão adolescentes do Projeto Remar para o Futuro, seu treinador e o motorista da van. O acidente aconteceu por volta das 21h40 do último domingo, 20, quando uma carreta, que aparentemente apresentou falha nos freios, colidiu com a parte traseira do veículo que transportava os jovens após o Campeonato Brasileiro Unificado em São Paulo. Na van, estavam dez ocupantes, e apenas um adolescente conseguiu sobreviver ao impacto. O motorista da carreta, que sofreu ferimentos leves, deverá ser indiciado por homicídio culposo. A Polícia Civil planeja realizar investigações complementares e ouvir o único sobrevivente para esclarecer os detalhes do acidente.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em um gesto de respeito às vítimas, a Força Aérea Brasileira ficará encarregada do transporte das urnas funerárias. O velório coletivo das vítimas será realizado em Pelotas, onde a prefeitura já decretou luto oficial de sete dias em memória dos falecidos. A tragédia gerou comoção na comunidade e entre os familiares dos jovens atletas. As autoridades locais estão mobilizadas para prestar apoio às famílias afetadas por essa perda irreparável. A investigação da Polícia Civil busca não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também entender as causas que levaram a esse acidente devastador. A expectativa é que as apurações tragam clareza e justiça para todos os afetados.
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
Acidente com dois aviões da FAB em Pirassununga é investigado
Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas; veja o que se sabe até o momento
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento em Pirassununga, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (1º), mas não houve vítimas. Foi o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de 10 dias. Em 22 de outubro, um caça caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, também não houve vítimas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Saiba como os pilotos conseguiram se salvar após o acidente registrado no interior de São Paulo
Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para uma região desabitada. O piloto conseguiu realizar os procedimentos de ejeção da aeronave e foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB.
Qual o modelo das aeronaves?
São duas aeronaves Embraer T-27 Tucano, modelo que substitui o Cessna T-37 da Academia da Força Aérea (AFA). O Tucano costuma ser usado em missões de instrução e demonstração aérea, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea
Segundo a FAB, além do Brasil, diversos países utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido à sua excepcional manobrabilidade.
O que estavam fazendo no local?
As duas aeronaves estavam sendo utilizadas no treinamento de cadetes da AFA, uma das principais instituições de formação da FAB e responsável pelo treinamento dos pilotos militares da Aeronáutica.
O que indica a investigação?
Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas. “O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”, informou a FAB em nota.
Sistema de ejeção de aeronaves salva pilotos da FAB pela 2ª vez
O mecanismo que salvou o piloto na sexta-feira, na colisão em Pirassununga, é o mesmo que ajudou a preservar a vida do piloto no acidente aéreo de 22 de outubro, no Rio Grande do Norte.
“O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo”, explicou o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), sobre o mecanismo de ejeção dos aviões.
Essa energia pode ser criada de duas formas:
No sistema explosivo, o piloto aciona um compartimento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima – a cadeira é fixa em um trilho vertical. No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.
Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas – explosivo e balístico – para garantir a segurança da ejeção, afirma Gama. “A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo.”
Brasil
São Paulo reforça a segurança para a realização do ENEM; Lula deseja sorte aos participantes
Conforme a SSP, o efetivo será intensificado com 1 mil policiais e 500 viaturas nas proximidades das escolas e universidades, para a manutenção da ordem e o deslocamento seguro dos estudantes aos locais de prova
A Polícia Militar de São Paulo vai reforçar a segurança nos municípios paulistas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, que ocorre neste domingo (3) e no próximo dia 10. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, as equipes farão a escolta das provas e garantirão a preservação da ordem pública nas imediações dos locais de aplicação do exame. “A PM garantiu a presença de veículos que transportam e distribuem as provas em todo o Estado, ponto crucial para garantir o sigilo da avaliação”, diz a SSP. Na véspera do exame, as escoltas também serão realizadas desde os locais de armazenamento até os centros de aplicação. Ao todo, serão mais de 1,5 mil transportes no território paulista.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Conforme a SSP, o efetivo será intensificado com 1 mil policiais e 500 viaturas nas proximidades das escolas e universidades, para a manutenção da ordem e o deslocamento seguro dos estudantes aos locais de prova. A Polícia Civil de São Paulo também vai reforçar os plantões das delegacias em todo Estado, além de manter o policiamento preventivo e especializado por meio do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou vídeo em suas redes sociais na véspera do primeiro dia de provas do Enem, em que apresentou horários e regras das provas, além de desejar sucesso aos estudantes.
Ele ressaltou que “o Brasil precisa muito de gente com bastante capacidade”. Em mensagem destinada aos mais de 5 milhões de inscritos para o exame, Lula reforçou a importância da pontualidade e preparação para o exame. O Enem será realizado neste e no próximo domingo (10), com início das provas às 13h30. Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 12 horas, com fechamento às 13h. “Não dá para brincar, não dá para chegar atrasado”, reforçou o presidente.
Veja o recado de Lula aos inscritos para o ENEM 2024:
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes
Brasil
Inmet emite alerta amarelo para chuvas intensas no Brasil
De acordo com o instituto, as precipitações podem chegar a 50 mm/dia e os ventos podem atingir velocidade de até 60 km/h
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo por perigo de chuvas intensas em diferentes regiões do Brasil. De acordo com o instituto, as precipitações podem chegar a 50 mm/dia e os ventos podem atingir velocidade de até 60 km/h. Em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins e trechos de São Paulo e Minas Gerais, o aviso é válido até segunda-feira (4). No Acre, Amazonas, Pará e trechos da Bahia, o aviso é válido até este sábado (2), podendo ser atualizado ao longo do dia. O mesmo ocorre com o alerta referente ao Espírito Santo e a regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na capital paulista, a chegada da brisa marítima no fim da tarde deste sábado aumenta a nebulosidade e favorece a ocorrência de chuvas na forma de pancadas rápidas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Não há alerta de perigo por parte do Inmet. Para domingo (3), de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, há risco de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com raios e rajadas de vento, na Grande São Paulo. Conforme a Meteoblue, as chuvas devem ser mais intensas no domingo, segunda-feira e sexta-feira (8). Os próximos dias devem ser marcados por chuva e a temperatura máxima deve oscilar entre 22ºC e 27ºC ao longo da próxima semana.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios3 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia5 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Empreendedorismo1 mês atrás
7 passos para conciliar estudo e trabalho