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As lições de um ex-espião canadense sobre como pensar do jeito certo

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As lições de um ex-espião canadense sobre como pensar do jeito certo
Tempo de Leitura:5 Minuto, 42 Segundo


A vida do canadense Shane Parrish foi uma das que mudou drasticamente com os atentados terroristas de 11 de Setembro. “Comecei a trabalhar em uma agência governamental de inteligência [do Canadá] em agosto de 2001. Passadas algumas semanas, veio o 11 de setembro e o mundo mudou para sempre”, recorda.

De repente, todos os funcionários de sua equipe se viram compelidos a assumir posições e responsabilidades para as quais não estavam preparados. Uma das incumbências de seu trabalho era a permanente necessidade de descobrir como fazer coisas que poucos imaginavam ser possíveis — quais, ele não revela, por se tratar de segredo profissional.

E Parrish não estava seguro de suas ações: “Não me cabia apenas resolver problemas complicados e inéditos: a vida das pessoas estava em jogo. Falhar não era opção”.

Certa noite, ao voltar para casa às três da manhã, depois de uma operação cujo resultado não tinha sido o esperado, ele pensava que dali a algumas horas teria de enfrentar seu superior e explicar o que dera errado, no que pensava quando fez as escolhas que fez.

Os questionamentos o atormentaram: “Havia pensado em tudo com clareza? Será que tinha deixado passar alguma coisa? Como eu poderia saber? Meu raciocínio seria exposto e escancarado para o julgamento e escrutínio de todos”.

No dia seguinte, ao entrar na sala do chefe e explicar o que havia passado pela sua cabeça, admitiu que não estava pronto para aquela função ou para o nível de responsabilidade que o cargo exigia.

O interlocutor pousou a caneta, respirou fundo e disse para Parrish não se preocupar: “Ninguém está pronto para este trabalho, Shane. Mas você e sua equipe são tudo o que nós temos.”

“Saí daquela breve reunião com a cabeça a mil. À noite, comecei a me fazer perguntas que não me abandonariam no decorrer da década seguinte. Como melhorar o processo de raciocínio? Por que tomamos decisões ruins? Por que algumas pessoas obtêm resultados melhores do que outras que dispõem das mesmas informações?”, lembra.

Para responder a tudo isso, duas décadas depois, Parrish escreveu Pensamento Eficaz —Como transformar situações cotidianas em resultados extraordinários.

Sabia que teria público interessado em suas ideias, pois é apresentador do The Knowledge Project Podcast e fundador da newsletter Farnam Street, com cerca de 600 mil assinantes, a maioria empresários, executivos e financistas. Lançado no Brasil pela Editora Objetiva, o livro é best-seller do jornal americano The New York Times.

As pequenas situações cotidianas

Formado em ciência da computação, em 2017, Parrish deixou o trabalho de inteligência e passou a se dedicar integralmente às reflexões de autoaperfeiçoamento, a ensinar as pessoas como pensar de forma mais inteligente. Hoje ele também está à frente da gestora Syrus Partners.

Na parte inicial de Pensamento Eficaz, o autor destaca como pequenas situações cotidianas determinam nosso futuro, mas nem sempre nos damos conta disso, só das grandes decisões que tomamos – na vida pessoal, nos negócios e nos investimentos.

“Cada momento corriqueiro é uma oportunidade de tornar o futuro mais fácil ou mais difícil”, diz Parrish (Crédito: Reprodução richroll.com)

Segundo ele, somos ensinados a nos concentrar na ponta do processo em vez de focar nos momentos em que nem percebemos que estamos fazendo uma escolha. No entanto, essas situações banais são, em geral, mais importantes para o nosso sucesso do que as grandes resoluções.

E ter consciência disso nem sempre é fácil, ressalva: “Julgamos que, acertando no peixe graúdo, tudo fará sentido e se encaixará como num passe de mágica. Se escolhermos nos casar com a pessoa certa, tudo ficará bem. Se optarmos pela carreira certa, seremos felizes. Se selecionarmos o investimento certo, ficaremos ricos. Essa sabedoria é, na melhor das hipóteses, uma meia verdade.”

Como ele diz, “você pode até escolher a melhor carreira, mas se não suar a camisa e trabalhar além da conta, não terá oportunidades. Você pode até encontrar o investimento perfeito, mas se não dispuser de nenhuma reserva para investir, esse achado de nada vale”, defende.

Mesmo quando se acerta nas grandes decisões, nada garante que se obterá os resultados desejados. “Nunca encaramos situações cotidianas como decisões. Quando reagimos ao comentário de um colega de trabalho, ninguém dá um tapinha no nosso ombro para nos dizer que estamos prestes a jogar gasolina na fogueira. É lógico que, se soubéssemos que estávamos prestes a piorar a situação, não faríamos isso”, escreve.

Parrish afirma que ninguém quer correr o risco de sacrificar uma década inteira para obter uma vitória momentânea, mas muitas vezes é assim que as coisas acontecem. “Os inimigos do pensamento eficaz — os nichos mais primitivos de nossa natureza — tornam difícil ver o que está acontecendo, servem apenas para complicar a vida.”

A administração das fraquezas

Por tudo isso, prossegue ele, não é de admirar que tenhamos menos energia, mais estresse e a sensação de que estamos ocupados o tempo todo. No dia a dia, afirma, a situação pensa por nós: “Não percebemos na hora porque o vivido nos parece insignificante. Contudo, à medida que os dias se transformam em semanas e as semanas em meses, o acúmulo desses momentos banais faz com que se torne mais fácil ou mais difícil alcançar nossos objetivos”.

Com 240 páginas, o livro custa R$ 79,90 (Crédito: Divulgação)

O caminho, portanto, é ficar sempre alerta e ser estratégico o tempo todo. “Cada momento da vida nos deixa numa posição melhor ou pior para lidar com o futuro, e é isso que mais cedo ou mais tarde facilita ou complica as coisas. Quando nosso ego assume as rédeas e mostramos que somos o mandachuva, dificultamos o futuro. Quando somos passivo-agressivos com um colega, nosso relacionamento piora. E ainda que, no calor da hora, esses instantes não pareçam relevantes, eles vão se somando à nossa posição atual”.

Essa postura tem a ver com “pensamento eficaz”, a chave para o posicionamento adequado, o que nos permite dominar as circunstâncias em vez de sermos dominados por elas: “Não vem ao caso em que posição você se encontra agora. O que importa é se você é capaz de melhorar sua posição atual. Cada momento corriqueiro é uma oportunidade de tornar o futuro mais fácil ou mais difícil. Tudo depende de pensar de forma eficaz.”

Na segunda metade do livro, o autor mostra como colocar em prática o pensamento eficaz. Para Parrish, tão logo conseguimos fortalecer nossos pontos fortes e administrar nossas fraquezas, somos capazes de transformar o pensamento eficaz em decisões eficazes.

Ele também compartilha as ferramentas mais práticas que podem ser usadas para resolução de problemas. “Por fim, assim que você tiver dominado as habilidades necessárias para que seus padrões funcionem a seu favor e não contra, e tiver potencializado a ferramenta que é sua mente racional”, volte àquela que talvez seja a questão mais importante de todas: definir, para começo de conversa, quais são seus objetivos”.



Fonte: Neofeed

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Ex-profissionais de BTG, Credit Suisse, Porto Seguro e XP se unem em nova assessoria em busca de R$ 1,5 bi

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Ex-profissionais de BTG, Credit Suisse, Porto Seguro e XP se unem em nova assessoria em busca de R$ 1,5 bi
Tempo de Leitura:2 Minuto, 21 Segundo


Nos últimos 10 anos, o mercado de assessoria de investimentos viveu um boom. Diversos executivos de grandes bancos apostaram em uma carreira empreendedora para fundar o seu próprio business e surfar a onda de desbancarização no Brasil.

Apesar da desaceleração e recente consolidação dessa indústria, novos players ainda apostam nessa tese. É o caso da Astra Capital, nova assessoria de investimentos plugada ao BTG Pactual, que acaba de ser lançada.

Ela é composta por um time de executivos com larga experiência no setor. A CEO e fundadora Thaissa Braz tem 17 anos de experiência em wealth management, que inclui uma vivência de sete anos em Zurique, na Suíça, pelo Credit Suisse, e também passagens pelos private banks do Banco Safra e da XP.

O time de sócios fundadores é composto por mais quatro profissionais. Andreas Serpa passou pela tesouraria do Safra e foi estrategista e head de produtos na XP. Gabriel Godeghesi é ex-BTG Pactual; Arthur Costa, ex-XP Private; e Victor Souza, ex-Porto Seguro Corporate.

“Ao contrário do que muitos pensam, que é um mercado já saturado, ainda há muito espaço no mercado de assessoria. Além de toda a consolidação que vai seguir acontecendo entre os players, ainda observamos uma fatia muito grande dos investidores nos grandes bancos, que deve sair. Brinco com os meus sócios que vamos olhar para trás em 10 anos e vamos pensar: em 2024 ainda era tudo mato”, diz Thaissa, ao NeoFeed.

Neste momento, a equipe é composta por oito pessoas. Com o relacionamento dos sócios e bankers, a Astra pretende tombar uma carteira de cerca de R$ 500 milhões até o fim deste ano. A meta é chegar a R$ 1,5 bilhão até o fim de 2025, com a contratação de mais gente no time comercial.

A proposta é dar um atendimento mais private aos clientes, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com uma abordagem personalizada e diversificada na gestão de investimentos, incluindo planejamento financeiro e consultoria de seguros. O público-alvo são clientes com pelo menos R$ 1 milhão em liquidez, mas também há uma mesa digital para tíquetes menores.

A Astra Capital acredita que o mercado de assessoria deve passar por uma grande transformação a partir de novembro com a entrada em vigor de regras de transparência da CVM, que vão mostrar o diferencial de trabalho de assessores mais qualificados e que têm de fato experiencia em wealth management, e não apenas na venda de produtos.

“Tenho certeza de que muitos clientes ficarão frustrados quando entenderem que seus assessores indicam produtos que não fazem sentido para a carteira, somente para o bolso dos próprios assessores. Acreditamos que isso será uma oportunidade, pois estaremos de braços abertos para receber esses clientes e fazer o correto para o patrimônio deles”, afirma Thaissa.



Fonte: Neofeed

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As “barbeiragens” dos carros sem motorista colocam o mercado em xeque

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Tempo de Leitura:4 Minuto, 7 Segundo


A General Motors anunciou, nesta terça-feira, 23 de julho, que está adiando indefinidamente a produção de seu veículo autônomo Origin, que vinha sendo utilizado como táxis-robôs pela unidade Cruise da fabricante americana.

O anúncio não surpreendeu, pois a empresa já havia interrompido temporariamente a produção do Origin em novembro, para investigar um acidente ocorrido em São Francisco, no qual um pedestre foi arrastado por seis metros por um táxi-robô depois de ter sido atropelado por outro veículo.

A montadora anunciou que a unidade Cruise vai se concentrar agora nos testes de táxis-robôs produzidos a partir de uma a nova geração do Chevrolet Bolt – marca que havia sido descontinuada, mas que a Cruise tem usado há vários anos para o desenvolvimento de veículos autônomos.

A CEO da GM, Mary Barra, que preside o conselho da Cruise, disse em uma carta aos acionistas que a mudança reduzirá os custos da unidade e “abordará a incerteza regulatória” em torno da falta de controles manuais dos veículos, como volante ou pedais.

Uma investigação terceirizada sobre o incidente de outubro do ano passado descobriu que questões culturais, inépcia e má liderança alimentaram descuidos que levaram ao acidente. O estudo também investigou as alegações de encobrimento por parte da liderança de Cruise, mas não foram encontradas provas que apoiassem essas alegações.

Desde então, a GM demitiu cerca de um quarto dos funcionários da Cruise, criou uma posição de diretor de segurança e trouxe novos executivos para comandar a divisão. Além disso, reiniciou os testes de táxis-robôs do Bolt em Dallas, Houston e Phoenix.

A Cruise, uma startup sediada em São Francisco adquirida pela GM em 2016, perdeu a licença dos reguladores da Califórnia para usar os táxis-robôs no estado. A CEO havia dito anteriormente que a Cruise poderia gerar US$ 50 bilhões em receita anual até 2030. A empresa, que recebeu participação minoritária da Honda, acumula prejuízos de mais de US$ 8 bilhões desde 2017.

Avanço lento

O anúncio da GM reforça a percepção do avanço lento no desenvolvimento de carros autônomos, que movimentaram US$ 1 trilhão de investimentos, com resultados ainda insatisfatórios.

Após testes bem-sucedidos em 2019 e entrada em operação em 2020, os veículos autônomos estavam sendo aclamados como o futuro dos transportes. Desde o ano passado, acidentes, ações judiciais, demissões, falhas de software, carros parados nas estradas e um fluxo constante de más relações públicas afetaram o segmento.

A força motriz por trás dos veículos autônomos é a inteligência artificial (IA), mas os algoritmos atuais carecem da compreensão e do raciocínio humanos necessários para o contexto durante a condução.

De acordo com especialistas, estes veículos devem ser capazes de raciocínio contrafactual – avaliando cenários hipotéticos e prevendo resultados potenciais. Boa parte dos acidentes expõe essa falha, principalmente em condições com iluminação variável (nem clara nem escura), no nascer ou no pôr do sol.

Hoje, as três empresas que disputam o mercado de veículos autônomos – Waymo, Cruise e Tesla – estão sob investigação por questões de segurança. Todas vêm enfrentando dificuldades que estão arranhando sua imagem.

A Waymo, empresa da holdig Alphabet, controladora do Google, opera um serviço de táxis-robôs em São Francisco, Phoenix e Los Angeles equipados com sensores e software que controlam a direção. Embora seus carros não tenham contribuído para quaisquer acidentes fatais conhecidos, os reguladores dos EUA continuam investigando a sua condução por vezes errática.

Em meio aos pequenos acidentes provocados em São Francisco, o fato de os veículos autônomos não terem motorista tem gerado atos de vandalismo contra a crescente frota de táxis-robôs da Waymo.

Este mês, a empresa do Vale do Silício entrou com duas ações judiciais, exigindo indenizações por danos causados por supostos vândalos. Num deles, uma mulher, Ronaile Burton, foi acusada de cortar intencionalmente os pneus de 19 veículos Waymo – incluindo alguns que estavam ocupados por passageiros – ao longo de três dias no fim do mês passado em São Francisco.

A Tesla está sob escrutínio após um recall de 2 milhões de veículos nos EUA devido a preocupações com a função de piloto automático de seus modelos elétricos, que não são autônomos. O piloto automático foi criado para ajudar o motorista em manobras como direção e aceleração.

A falha levantou dúvidas sobre os avanços da Tesla no segmento de carros autônomos. Desde 2020, o CEO da companhia, Elon Musk, vem prometendo lançar táxis-robôs, mas os anúncios acabam sendo adiados. No início deste ano, Musk prometeu apresentar o robo-táxi da Tesla em 8 de agosto, mas sinalizou, na semana passada, que a montadora levaria mais tempo para incorporar uma mudança de design.

Os testes com o mais recente modelo de veículo autônomo desenvolvido pela montadora – a nova versão Beta 12.4 do FSD (Full Self-Driving, “Direção Totalmente Autônoma”, em português) – apresentou avanços, mas expôs uma folha constrangedora: o software baseado em câmera nem sempre consegue evitar o veículo autônomo de trafegar na contramão.



Fonte: Neofeed

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Wiz “esnoba” oferta de US$ 23 bilhões de dona do Google

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Tempo de Leitura:2 Minuto, 29 Segundo


Recusar uma oferta de compra de US$ 23 bilhões proveniente da Alphabet, controladora do Google, não é das decisões mais fáceis de se tomar. Mas foi isso o que a startup de cibersegurança nova-iorquina Wiz fez.

Do lado do Google, a aquisição seria a maior de sua história e deveria complementar sua oferta de segurança, em uma longa tentativa de alcançar a Microsoft e a Amazon no concorrido mercado de serviços em nuvem. Nesse cenário, a Wiz se uniria a Mandiant, que foi adquirida pela Alphabet há dois anos por US$ 5,4 bilhões, como um reforço nesta vertente.

A oferta que o Google fez à Wiz quase dobrou a avaliação da última rodada de captação da startup, que havia elevado o seu valuation para US$ 12 bilhões. Em maio, a companhia atraiu investidores como Andreessen Horowitz, Lightspeed Venture Partners e Thrive Capital e levantou US$ 1 bilhão.

Porém, a startup, que escaneia dados guardados nos sistemas de armazenamento, buscando e removendo riscos à segurança dessas informações, achou que poderia valer mais se seguisse por outro caminho, o do IPO.

“Recusar ofertas tão significativas é difícil, mas com nossa equipe excepcional, sinto confiança ao fazer essa escolha”, disse Assaf Rappaport, CEO da Wiz, em um memorando acessado pela Bloomberg News.

Além de mirar um valuation “melhor”, a companhia mostrou preocupações com um possível processo regulatório de aprovação demorado. A falta de acordo sobre a permanência da Wiz como uma unidade separada dentro do Google ou integrada ao seu negócio de nuvem também foi um problema, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg e pelo The Wall Street Journal.

O empreendedor ainda afirmou que os próximos passos da empresa são alcançar US$ 1 bilhão em receita no próximo ano e então abrir seu capital na bolsa de valores. A startup teria atingido uma receita de US$ 500 milhões em 2023.

“A validação vista após a notícia chegar ao mercado apenas reforça nosso objetivo de criar uma plataforma que tanto equipes de segurança quanto de desenvolvimento amam”, disse o CEO da Wiz no memorando.

Fundada em 2020, a Wiz levou pouco tempo para se tornar uma das empresas mais promissoras no segmento de segurança para computação em nuvem. Na visão de especialistas e investidores, o crescimento acelerado da companhia se deve ao nicho escolhido, que ainda é pouco explorado e conta com uma base de clientes afortunados.

Esta é a segunda aquisição frustrada da Alphabet em menos de seis meses. No início deste ano, o Google estava examinando a compra da empresa de software HubSpot, avaliada em cerca de US$ 25 bilhões. Diferentemente da história com a Wiz, o Google tomou a decisão de não seguir com o negócio, devido a preocupações regulatórias.

Apesar dos acordos não concluídos, a empresa está mostrando sinais de crescimento de sua unidade de nuvem e reportou lucro no segmento pela primeira vez em 2023. E parece que a compra da Mandiant ajudou a chegar nesses números.



Fonte: Neofeed

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