Início DICAS Veja dicas para proteger seu smartphone contra vírus

Veja dicas para proteger seu smartphone contra vírus

0
COMPARTILHAR

O sistema Android, do Google, por ser a plataforma mais utilizada no mundo, é a que mais tem chances de atrair vírus, pois possui código aberto e permite que qualquer desenvolvedor, bem ou mal-intencionado, disponibilize aplicativos na sua loja virtual. Ou seja, todo cuidado é pouco.

Solução

Independentemente da marca de seu celular, não precisa se desesperar. Se o seu aparelho for infectado por um vírus, você pode fazer um reset no sistema para voltar às configurações de fábricas.

Mas, fique atento, isso significa perder todos os seus dados: fotos, vídeos, músicas, contatos e muito mais. Outra dica é deixar o aparelho offline, desconectar 3G, 4G e Wi-Fi.

Dicas de segurança

1. Use antivírus de uma empresa confiável. Evite usar programas baratos ou pirateados. Especialistas recomendam a instalação de software antimalware no telefone para se prevenir.

2. Faça download de aplicativos apenas na loja oficial para o seu sistema, não esqueça de verificar se o aplicativo é mesmo o oficial.

3. Não clique em banners que dizem que seu celular está infectado por vírus. Em muitos casos, são links que, uma vez acessados, instalam vírus no seu dispositivo.

4. Nunca abra e-mails de remetentes que você não conheça, nem clique para abrir arquivos que estejam em anexo no e-mail suspeito. Nesses casos, o vírus pode invadir seu e-mail e até roubar dados pessoais ou contatos.

5. Tenha cautela ao usar um cartão de memória emprestado por alguém, pois, se o dispositivo tiver um vírus, poderá infectar o seu smartphone e travar o celular a ponto de torná-lo inutilizável.

Sinais de que seu celular pode estar infectado

– Bateria acaba de repente.

– Bluetooth ativando sozinho.

– O aparelho está lento demais.

– Mau funcionamento de programas e aplicativos.

– Mensagens enviadas aos contatos de sua lista sem que você tenha conhecimento.