Entretenimento
Documentário sobre relação entre religião e política no Brasil estreia no Festival de Veneza nesta quinta
Petra Costa recebeu uma indicação ao Oscar em 2019 com ‘Democracia em Vertigem’ sobre a Operação Lava Jato
Um terço dos brasileiros são evangélicos, um terremoto religioso com profundas consequências políticas que Petra Costa descreve em seu documentário “Apocalipse nos Trópicos”, que estreia nesta quinta-feira (29) no 81º Festival de Cinema de Veneza. Costa recebeu uma indicação ao Oscar em 2019 com “Democracia em Vertigem”, sobre a enorme tensão política no Brasil com a Operação Lava Jato, que levou à prisão do ex-presidente, na época, Luiz Inácio Lula da Silva. De certa forma, “Apocalipse” é uma segunda parte dessa imersão na política populista do país. “Acho que entramos em uma camada ainda mais profunda, como as placas tectônicas que estavam mudando o subsolo do Brasil, sem que algumas pessoas, principalmente da classe média intelectual, tivessem consciência da mudança na sociedade”, explicou a diretora em entrevista à AFP.
“É uma das mudanças religiosas mais rápidas na história da humanidade, além de guerras e revoluções”, diz. País predominantemente católico desde a sua colonização pelos portugueses, o evangelismo representava apenas 5% no Brasil até 1974, quando ocorreu a visita do pastor protestante americano Bill Graham, que contou com a aprovação da ditadura militar. A queda da ditadura não significou o declínio do fenômeno, muito pelo contrário. Todos os partidos políticos, incluindo o Partido dos Trabalhadores de Lula, cortejaram essa parte do eleitorado.
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Benção das cadeiras
Ao longo dos anos, os evangélicos aprenderam a impor suas próprias orientações políticas. Quando Petra Costa filmava “Democracia em Vertigem” um dia assistiu, com surpresa, à bênção das cadeiras no Congresso por um pequeno grupo de fervorosos deputados evangélicos. O que parecia uma excentricidade transformou-se em uma poderosa bancada, encorajada, entre outros, pelo popular pastor Silas Malafaia. Em segundo plano, caminhava um deputado muito conservador e na época relativamente desconhecido, Jair Bolsonaro. A câmera de Petra Costa consegue um grande acesso à intimidade de todos esses protagonistas, principalmente de Malafia, que abre as portas de sua casa para a equipe de filmagem. Ao mesmo tempo, uma marca de seu trabalho, Petra Costa mistura essas passagens com arquivos de filmes e imagens da sua família, dos seus pais militantes contra a ditadura, ou da construtora que o seu avô fundou, uma das mais importantes do Brasil.
“Compartilhamos a mesma terra, mas falamos línguas diferentes”, medita Petra Costa no documentário. “Acho que nem Lula sabe o que fazer (…) porque grande parte da classe trabalhadora se tornou evangélica”, acrescentou na entrevista à AFP. As crises econômicas, a epidemia de covid-19, promoveram este movimento, cujos militantes percorriam comunidades pobres para distribuir alimentos (…) e Bíblias. Era uma competição direta com programas de ajuda pública. “Não percebi a necessidade de grande parte da população, ou talvez de todos os seres humanos, de uma forma ou de outra, de uma espécie de transcendência, de uma espiritualidade, que pode ser religiosa”, admite Costa. E ao mesmo tempo “é necessário que haja uma separação muito clara entre Igreja e Estado, que corremos cada vez mais o risco de perder”, acrescenta.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP
Entretenimento
Saiba qual é o significado da sexta-feira 13 e por que data é associada ao azar e ao terror
Vários filmes horripilantes surfam na onda da crença popular; franquia ‘Sexta-Feira 13’, do vilão mascarado Jason, conta com 12 produções diferentes sobre o tema
Rotten Tomatoes Classic TrailersFranquia Sexta-Feira 13
O mês de setembro tem no calendário a tão temida sexta-feira 13, data considerada por muitos como um dia de azar. Poucos sabem, no entanto, sobre as origens que levaram esse dia a ser considerado “amaldiçoado”. Existem divergências quanto à criação e ao significado do mito da sexta-feira 13. Na mitologia nórdica, por exemplo, é um presságio do caos, devido à história de Odin em um banquete. O deus nórdico estava com outras 12 divindades enquanto Loki, o deus da trapaça, não foi convidado. Assim ele teria ido ao local e matado um dos convidados, Balder. A lenda deu significado a superstição de que um encontro com 13 pessoas terminaria em tragédia. A explicação mais aceita, no entanto, é a demonização do dia promovida pela Igreja Católica. A crença pagã tinha a sexta-feira como dia de devoção aos deuses e o número 13 era considerado milagroso.
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Mas com a expansão da Igreja e a perseguição devido à Inquisição, o dia passou a ser considerado pagão e relacionado à bruxaria. A má fama do número 13 também está relacionada à boa fama do número 12, que indica algo completo, como os 12 meses no ano; as 12 tribos de Israel; os 12 apóstolos de Jesus e os 12 deuses do Olimpo. Aproveitando-se disso, vários filmes de terror surfaram na onda da crença popular. A franquia Sexta-Feira 13, do vilão mascarado Jason, conta com cerca de 12 filmes diferentes sobre o tema.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo
Entretenimento
Justin Timberlake é condenado a trabalhos comunitários por dirigir embriagado
Carteira de habilitação do artista permanecerá suspensa, uma vez que ele se negou a realizar o teste do bafômetro no momento da abordagem
O cantor Justin Timberlake foi condenado a realizar trabalhos comunitários por dirigir embriagado em junho, determinou nesta sexta-feira (13) um juiz de um tribunal perto de Nova York, onde o astro pop se declarou culpado, segundo a imprensa americana. Timberlake foi preso em 18 de junho em Sag Harbor, a 160 km da cidade de Nova York, por dirigir “bêbado“, desrespeitar um sinal de ‘pare’ e sair da pista em que dirigia seu carro BMW após jantar com alguns amigos. A carteira de habilitação do artista permanecerá suspensa, uma vez que ele se negou a realizar o teste do bafômetro no momento da abordagem.
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações da AFP
Entretenimento
Lázaro Ramos e Taís Araújo trocam juras de amor em comemoração aos 20 anos de casamento
Casal usou as redes sociais para publicar mensagens sobre a união; fãs e famosos se encantaram com as declarações
Lázaro Ramos e Taís Araújo celebram nesta sexta-feira (13) vinte anos de união. Para marcar a data especial, Lázaro compartilhou uma carta aberta em um vídeo no Instagram, onde expressou seu carinho por Taís através de apelidos afetuosos que ele a chama, como “bicho”, “meu amor” e até mesmo “Lady Gaga”. O ator fez uma observação divertida sobre a data, mencionando que o aniversário de casamento coincide com uma sexta-feira 13, um dia muitas vezes associado à má sorte, mas que para eles se tornou um símbolo de felicidade e sorte por terem se encontrado.
Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em sua mensagem, Lázaro reafirmou seu amor incondicional pela esposa, ressaltando a alegria que sente ao planejar o futuro ao lado dela. Ele também agradeceu por todas as lições que Taís lhe proporciona ao longo dos anos. Para finalizar, Lázaro deixou uma declaração tocante: “Eu te amo. Feliz 20 anos de casamento.”
Por sua vez, a atriz também se declarou ao esposo em um vídeo intimista, onde mostra momentos do relacionamento ao abrir o álbum de fotos do casal. Taís contou que o casamento deles foi para poucos convidados e que ambos adoram uma fofoca.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Tamyres Sbrile
-
Entretenimento3 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios2 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento4 semanas atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo4 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Entretenimento4 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Negócios3 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP