Vídeos
É necessário coragem para enfrentar o mar da vida
Era um sábado azul de outono. Eu tinha acabado de me mudar de São Paulo para Ubatuba, no Litoral Norte. Morar perto do mar era um sonho antigo, agora real. Dias antes, quando ouvi falar de uma vivência com o “Homem-Peixe”, achei o nome curioso. Na hora, me lembrei do Homem do Fundo do Mar, seriado de TV dos anos 1970, sobre um homem-anfíbio que podia respirar debaixo d’água e tinha membranas entre os dedos das mãos e dos pés.
O anfíbio em questão, contudo, era Henrique Pistilli, conhecido como o Homem-Peixe do Canal OFF, atleta de bodysurf, com um currículo cheio de siglas e consoantes: HSM Speaker, consultor e mentor de lideranças, sócio-fundador da IMUA Escola do Mar, em Fernando de Noronha.
Como “sea coach”, Henrique se dedica a estudar o movimento do mar, as organizações e o ser humano, treinando pessoas para se reconectarem consigo mesmas por meio da respiração e o contato com o oceano. “Quando entramos na água para uma experiência com intenção clara, vemos que nossas reações inconscientes e atitudes no mar refletem o mesmo movimento da vida cotidiana”, defende ele.
O Homem-Peixe viria a Ubatuba para uma Jornada Bodysurf – surf com o corpo – na Casa Eleva, um espaço de autoconhecimento e ioga na Praia do Félix. Como fluir em sincronia com o mar da vida? Como alinhar seu ritmo com os ciclos da natureza? Como construir uma relação saudável com o trabalho? Essas e outras questões fariam parte da imersão de um fim de semana. Propus-me a participar apenas de uma vivência de quatro horas, na praia, no sábado de manhã.
Visita do medo
Estava meio gripada, o dia amanheceu friozinho, até cogitei não ir. Quando cheguei, às 9h, na Praia do Félix, o cardume – grupo de cerca de 12 pessoas, incluindo dois salva-vidas – começava a se reunir em roda. O Homem-Peixe sugeriu uma breve apresentação de cada um, dizendo suas expectativas e medos. Confessei que estava com medo da água gelada e de tomar caldo. Meu segundo receio se repetiu entre os participantes. Ufa! Não era só eu.
Primeira lição: A água é redonda. “Todo ciclo é redondo”, disse Henrique. “Até a água da chuva sobe, cresce, desce. A corrente do mar retorna, vem para a beira e volta. Então, quanto mais a gente tiver movimentos circulares, mais vamos nos integrar.” A fluidez dos golfinhos serve como metáfora: “Entrar na onda, deslizar não só na espuma, mas também na parede dela e sair em segurança”.
Parece simples, mas as dúvidas pipocam. Como não bater a cabeça no chão? Dá para sair da onda sem tomar caldo? E se tomar, como faz? O cardume queria saber. “Ou você vai com tudo ou não vai. Se está indo e no meio tiver dúvida, o caldo é maior. Na vida também”, diz Henrique. Mas, se acontecer, uma informação tranquilizante: um caldo dura, no máximo, cinco segundos. Sabendo disso, o segredo é deixar, literalmente, rolar.
Jacaré, atobá ou golfinho?
Após a introdução, Henrique falou de alguns arquétipos de animais que determinam estágios no bodysurf: tubarão, jacaré, moreia, atobá e golfinho. O tubarão representa segurança e confiança. “Você tem a visão panorâmica, mas precisa observar seus movimentos antes de avançar.” A moreia, a flexibilidade. “Ela se adapta e se movimenta de acordo com o mar.”
O arquétipo do jacaré traz força e energia. O atobá, por sua vez, é um grande surfista. “Ele voa alto, enxerga na profundidade, mergulha como uma flecha, pega o alimento e voa”, descreve. Esse arquétipo destaca agilidade e a habilidade de rodopiar e tirar mais o corpo da água nas manobras.
Finalmente, o golfinho representa criatividade e brincadeira. “É quando você começa a acessar o seu flow, pois já domina os estágios anteriores e se sente à vontade para explorar novas interações com o mar.” Na analogia com a vida, é quando paramos de nadar contra a maré e entramos no flow.
“Fluindo no mar, temos um flash dos nossos talentos e paixões. Que lugar é esse na sua vida, em que o tempo para, seu olho brilha, você dá o seu melhor e o mundo reconhece? O mar é o lugar para entrar em contato com essa sua força interna.”
Susto e redescoberta
Ok, era chegada a hora de cair na água. Para os principiantes no bodysurf, como eu, uma dica importante: ao furar a onda de cabeça, é preciso esticar os braços à frente para se proteger, e as pernas para trás, para fluir. “É preciso respeitar os próprios limites e avançar gradualmente”, alerta Henrique.
Ao entrar na água, bateu o medo de que os meus colegas caíssem sobre mim. Busquei me afastar, criando espaço. Furei algumas ondas ao lado de Henrique e fui me animando, “aceitando o convite do mar”, como ele diz. No entanto, me empolguei, me distraí, e numa onda maior me esqueci de esticar os braços e bati a cabeça. Foi uma batidinha leve, mas o susto, grande.
Atma, “sea coach” e parceira de Henrique no retiro, além de professora de yoga e massoterapeuta, veio me socorrer. Falei que estava tudo bem, saí da água e, sentada na areia, me veio uma emoção imensa. Comecei a chorar. Há menos de dois anos, tive a remissão de um câncer de mama, e percebi, ali, que o medo da morte estava ainda muito presente. Refletindo, depois, saquei também que talvez não estivesse tão no flow como pensava. Mesmo morando na praia, sigo tomando caldos de tarefas que me sobrecarregam. Respirei fundo e me acalmei.
É importante respirar
Quando nos prendemos em situações de pânico ou ansiedade, segundo o coach, a respiração se torna curta, utilizando apenas 10% da capacidade pulmonar. Isso afeta negativamente o metabolismo. Por isso, é tão importante buscar o estado de presença, desviando a mente do passado e do futuro.
Nos esquecemos facilmente, mas a respiração é um movimento arquetípico que rege todos os ciclos de vida, pois todos eles passam por expansão e contração. “Dê um passo atrás, respire, recolha, pause, expanda de novo, volte, reflita, esse é o processo”, reforça o coach.
Depois do lanche, Atma me propôs um relaxamento. Ali, onde nos espraiamos, não havia ondas, apenas o balanço do mar e o horizonte. Ela pediu que eu boiasse e, com gentileza, me acolheu. Percebi que precisava trabalhar mais esse fluxo, confiar e me entregar, sem tentar controlar as coisas. Desde aquele dia, venho avançando na imensidão verde-azulada, entre o jacaré e a moreia – e, quem sabe, uma futura mulher-sereia?
Por Rosane Queiroz – revista Vida Simples
Jornalista. Apaixonada pelo mar, crê que a vida vem em ondas e que o sol e o sal têm poder de cura.
Vídeos
5 receitas com coxão duro para o almoço
O coxão duro é um corte versátil e saboroso que, apesar de ser mais firme, pode ser transformado em pratos suculentos e repletos de aroma. Seja cozido, assado ou em composições mais elaboradas, essa carne é perfeita para compor suas refeições de maneira deliciosa e nutritiva. Por isso, a seguir, confira 5 receitas com coxão duro para você inovar o seu almoço!
Ingredientes
- 400 g de coxão duro
- 1 cebola descascada e picada
- 2 xícaras de chá de água quente
- 100 g de batata descascada e cortada em cubos
- 250 de mini cenoura sem casca
- Sal, pimenta-do-reino moída e óleo a gosto
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente o coxão duro, o sal e a pimenta-do-reino e misture. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe por 20 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Junte as batatas e as cenouras e cozinhe, sem pressão, por mais 20 minutos. Desligue o fogo e sirva em seguida.
Coxão duro recheado
Ingredientes
- 1 peça de coxão duro sem gordura
- 1 linguiça calabresa longa
- 2 cebolas descascadas e picadas
- 8 dentes de alho descascados e amassados
- 2 colheres de sopa de sal
- 300 ml de vinagre
- 1/2 colher de sopa de pimenta-do-reino branca moída
Modo de preparo
Em uma forma, coloque o coxão duro e, com o auxílio de uma faca, faça furos na superfície da carne. Depois, faça um corte no centro da peça e coloque a linguiça dentro. Reserve.
Em um recipiente, coloque a cebola, o alho, o sal, o vinagre e a pimenta-do-reino e mexa para incorporar. Regue a carne com a mistura e cubra com pape-alumínio. Leve ao forno preaquecido na temperatura média por 1 hora. Após, retire o pape- alumínio e volte a carne ao forno até ficar dourada e macia. Após, retire do forno e sirva em seguida.
Carne louca de coxão duro
Ingredientes
- 1 kg de coxão duro
- 250 ml de vinagre
- 2 dentes de alho descascados e picados
- 1/2 pimentão verde sem sementes e picado
- 1/2 pimentão vermelho sem sementes e picado
- 1/2 pimentão amarelo sem sementes e picado
- 1/2 cebola descascada e picada
- 200 g de molho de tomate
- Sal, pimenta-do-reino moída e azeite a gosto
- Água para cozinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a carne e tempere com sal e pimenta-do-reino. Reserve. Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Acrescente o vinagre e os pimentões e refogue por 5 minutos. Junte o coxão duro e refogue até perder a cor avermelhada. Depois, acrescente o molho de tomate e misture bem. Cubra com a água, tampe a panela e cozinhe por 1 hora após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Desfie a carne e sirva acompanhada com o molho do cozimento.
Ingredientes
- 1/2 kg de coxão duro cortado em cubos
- 2 cebolas descascadas e picadas
- 3 dentes de alho descascados e amassados
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 2 folhas de louro
- 1 xícara de chá de vinho tinto seco
- Sal, pimenta-do-reino e azeite a gosto
- Água quente para cozinhar
Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a cebola e o alho e doure. Junte a carne e refogue até perder a cor avermelhada. Acrescente o molho de tomate, o sal, a pimenta-do-reino, as folhas de louro e o vinho tinto e misture. Aguarde evaporar um pouco do vinho tinto e cubra a carne com água. Tampe a panela e cozinhe por 30 minutos após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e abra a panela. Retire as folhas de louro e sirva a carne em seguida com o molho.
Ingredientes
- 1 kg de coxão duro cortado em cubos
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de orégano
- 6 colheres de sopa de azeite
- 2 xícaras de chá de caldo de legumes
- 1 cebola descascada e cortada em rodelas
- 2 berinjelas cortadas em rodelas
- 2 abobrinhas cortadas em rodelas
- 2 tomates sem sementes e cortados em rodelas
- 1 xícara de chá de caldo de legumes
- Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a carne e tempere com vinagre, sal, pimenta-do-reino e orégano. Reserve. Em uma panela de pressão, coloque metade do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Adicione a carne e refogue até perder a cor avermelhada. Junte o caldo de legumes, tampe a panela e cozinhe por 20 após pegar pressão. Desligue o fogo, espere a pressão sair e reserve.
Em uma frigideira, coloque o restante do azeite e leve ao fogo médio para aquecer. Separadamente, doure a cebola, a berinjela, a abobrinha e o tomate. Desligue o fogo e transfira os vegetais para uma travessa, fazendo camadas alternadas. Finalize colocando a carne no centro do ratatouille e sirva em seguida.
Vídeos
5 dicas para identificar a anemia infantil
A anemia infantil é uma condição comum, especialmente em crianças pequenas e ocorre quando há uma diminuição no número de glóbulos vermelhos ou na quantidade de hemoglobina no sangue. É essencial que os pais estejam atentos aos sinais e saibam como agir para garantir o bem-estar do filho.
Efeitos da deficiência de ferro
Estudos mostram que a deficiência de ferro, uma das causas mais comuns de anemia, está diretamente associada a dificuldades de aprendizado, problemas de concentração e atraso no desenvolvimento motor.
“O ferro desempenha papéis importantes no organismo, principalmente na formação da hemoglobina, que transporta oxigênio dos pulmões para os tecidos e órgãos. Ele também é essencial na produção de mioglobina, responsável por armazenar oxigênio nos músculos. Além disso, o ferro participa na síntese de DNA e na função de várias enzimas, influenciando o metabolismo celular e a imunidade”, explica a médica e professora do curso de Medicina da Unime Lauro de Freitas, Lilian Maria Burlacchini de Carvalho.
Como identificar a anemia infantil?
A médica, Lilian Maria explica os principais sintomas de anemia a serem observados nos pequenos:
- Cansaço e fraqueza: a criança pode apresentar fadiga, mesmo após pequenas atividades.
- Palidez: pele, lábios e gengivas mais pálidos do que o normal pode ser um sinal.
- Irritabilidade: mudanças no comportamento, como maior irritabilidade e desinteresse por brincadeiras.
- Falta de apetite: redução no apetite e na ingestão de alimentos.
- Desenvolvimento lento: ganho de peso ou crescimento mais lento do que o esperado para a idade da criança pode apontar a presença de anemia.
O que fazer se há suspeita de anemia?
A médica salienta que quatro passos podem garantir o diagnóstico e tratamento adequado, revertendo o quadro de anemia. “A anemia pode impactar o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança. Com atenção aos sinais e tratamento adequado é possível prevenir e tratar a condição de forma eficaz”, comenta a Dra. Lilian Burlacchini que explica os passos a seguir quando houver suspeita da doença:
1. Procure um pediatra
Se alguns dos sinais mencionados acima forem identificados, procure um pediatra para diagnóstico exato. Um simples exame de sangue pode confirmar a anemia e identificar sua gravidade.
2. Ajuste a alimentação
A anemia muitas vezes está relacionada à deficiência de ferro. Alimentos como carne vermelha, feijão, espinafre, couve-flor, lentilha e ovos são ricos em ferro e devem ser incluídos na dieta da criança.
3. Suplementação
Em casos confirmados de anemia por deficiência de ferro, o pediatra pode recomendar o uso de suplementos de ferro para ajudar a recuperar os níveis adequados de hemoglobina.
4. Acompanhamento regular
O tratamento de anemia requer acompanhamento contínuo para garantir que o método indicado pelo médico está surtindo efeito e que a anemia está sendo corrigida.
Por Camila Crepaldi
Vídeos
Horóscopo semanal: previsão dos signos de 16 a 22 de setembro de 2024
O Sol seguirá em seus últimos dias no signo de Virgem e fará aspectos tensos com Netuno e Júpiter, indicando excesso de expectativas e fantasias. Isso levará a frustrações e desilusões, bem como à dificuldade para organizar a rotina. Portanto, cautela e atenção serão necessárias nas decisões. Mercúrio em Virgem apresentará aspectos tensos com Saturno e Júpiter e conjunção com o Astro-Rei. Esses movimentos poderão favorecer o senso de realidade e evitar as confusões e ilusões trazidas pelo Sol.
Por sua vez, Vênus em Libra formará bom aspecto com Júpiter, indicando um momento favorável para harmonizar as relações. Contudo, o planeta também fará aspecto tenso com Plutão, sugerindo a propensão ao contato com inseguranças e o medo da rejeição — ambos os sentimentos frutos dos traumas do passado. Marte entrará em Câncer e fará um aspecto tenso com a Lua na metade da semana. Isso implicará, nesse sentido, possíveis ações sem direcionamento, o que poderá levar ao excesso de atividades e emoções intensas.
Lembre-se que cada pessoa vai sentir essas energias de acordo com a forma como elas interagem com o Mapa Astral de cada um.
Áries
Uma nova fase se iniciará em sua vida. Você se envolverá mais com o setor afetivo, buscando encontrar o equilíbrio e a harmonia no relacionamento. Todavia, apesar dos seus esforços para compreender melhor o outro e harmonizar a relação, a tendência será que fantasie as coisas e crie muitas expectativas. Com isso, poderá se frustrar. Portanto, atente-se a tal propensão e tome cuidado para não deixar as suas necessidades de lado.
Ainda neste período, o excesso de sensibilidade estará em alta, o que poderá deixá-lo(a) mais vulnerável e suscetível às energias alheias, bem como despertar sentimentos confusos e mal-entendidos. Logo, para encontrar o equilíbrio, procure cuidar do lado espiritual e das emoções.
Touro
Você viverá um momento de organização na rotina e se envolverá mais com os afazeres diários, buscando que eles sejam satisfatórios. Apesar disso, você tenderá a ficar mais sensível às energias externas, o que poderá afetar a sua saúde e disposição.
Além disso, haverá a possibilidade de que essa situação leve a algumas confusões, mal-entendidos e uma certa preguiça. Logo, para se equilibrar, procure cuidar melhor das energias e das emoções. No setor afetivo, a propensão será que surjam alguns desafios. Afinal, poderá se iludir ao idealizar demais o outro, bem como lidar com traumas do passado, o que irá gerar incômodos e o medo da rejeição.
Gêmeos
Será necessário que você tenha um cuidado especial com expectativas e fantasias que cria sobre a pessoa amada. Afinal, terá dificuldade em aceitar os limites alheios e irá se frustrar quando o outro não agir como gostaria. Será uma fase de bastante sensibilidade e emoções à flor da pele, o que pedirá cautela e senso de realidade para evitar confusões e ilusões.
Ainda neste período, tome cuidado com os gastos impulsivos, especialmente aqueles que buscam suprir alguma necessidade emocional. Isso porque eles irão desequilibrar o setor financeiro e fazer com que fique sem foco para se dedicar à independência material.
Câncer
Você sentirá mais energia e disposição para batalhar pelo que deseja e ir em busca de autonomia e independência. Além disso, terá mais coragem para assumir quem realmente é. Porém, a tendência será que se deixe levar por impulsos, gerando assim desequilíbrios. Ademais, estará mais suscetível às oscilações emocionais, o que poderá confundi-lo(a).
No ambiente familiar, você se envolverá mais com as questões do seu lar e dos seus familiares. Também haverá mais sensibilidade emocional e energética de sua parte, o que levará a confusões e mal-entendidos. Portanto, para ter mais clareza, procure acolher as emoções e estabeleça limites nas relações.
Leão
Momento importante para encarar os fantasmas internos com coragem e determinação. Será possível que alguns sentimentos confusos e estranhos estejam presentes. Contudo, eles o(a) ajudarão a compreender os ciclos que geram sofrimento.
No ambiente familiar, você buscará por mais harmonia no seu lar e terá mais habilidade para compreender o outro. Ao mesmo tempo, o medo da rejeição e do abandono irá aflorar, o que poderá gerar inseguranças e movimentos radicais. No setor social, a fase ficará mais movimentada. Você buscará conhecer novas pessoas e lugares. Apenas tome cuidado com possíveis negociações e pessoas falsas, pois elas poderão enganá-lo(a).
Virgem
O setor social entrará em um período mais agitado. Você buscará fazer novos contatos e conhecer novas pessoas. Será um momento propício para estar com irmãos, primos e parentes próximos. Ao mesmo tempo, possivelmente ocorrerão situações que despertarão o medo da rejeição e do abandono, levando-o(a) a agir de maneira intensa e radical. Portanto, atente-se a essa questão.
Você também entrará em uma fase importante para organizar o campo financeiro, se conectar com os seus valores e reconhecer tudo o que já conquistou. Além disso, a semana oferecerá boas condições para traçar metas e garantir mais conforto e estabilidade. No entanto, atente-se a possíveis enganos com o dinheiro. Logo, evite negociações.
Libra
Após um período mais introspectivo e de encerramentos, você entrará em uma nova fase. Momento de novos inícios em sua vida, sendo que tudo que estava travado tenderá a fluir com mais facilidade. Entretanto, será possível que se confunda e que não tenha muita clareza sobre as situações. Logo, evite tomar decisões importantes ou iniciar algo novo, pois poderá se precipitar e se iludir. Além disso, cuide bem da sua energia.
No setor profissional, você terá mais energia e disposição para batalhar pelo que deseja para o futuro. Ao mesmo tempo, possivelmente dará mais atenção às disputas de poder e se envolverá em diversas atividades sem o devido foco e comprometimento, desperdiçando assim a sua energia.
Escorpião
Você terá mais disposição e otimismo para caminhar em direção aos seus sonhos. Além disso, se envolverá mais com o desejo de se expandir, explorar novos horizontes e se aventurar por novos caminhos. Todavia, procure direcionar essas energias a algo que esteja alinhado com a sua alma e que lhe trará realizações, evitando desperdiçá-las em coisas para as quais não conseguirá dar atenção.
Você também entrará em uma fase mais introspectiva. Será o momento ideal para se recolher um pouco mais, mergulhar em seu interior, bem como usar a energia corajosa para enfrentar os fantasmas internos e buscar autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Sagitário
Nesta semana, você dará mais atenção ao setor profissional. Apesar disso, devido a grandes expectativas e à dificuldade para discernir o que realmente é importante, poderá se enganar e embarcar em algo confuso e ilusório. Você também estará mais suscetível às energias externas. Com isso, tenderá a contribuir para que confusões ocorram. Logo, a fim de ter mais clareza, cuide da energia e das emoções. Por fim, você viverá um momento importante para encarar os medos e as dores que geram sofrimento, buscando se livrar dos padrões nocivos com coragem e determinação.
Capricórnio
Você se sentirá mais otimista em relação à realização dos seus sonhos. Será um bom momento para se dedicar aos estudos espirituais e ao autoconhecimento, pois estará mais sensível às energias externas. Com isso, poderá se enganar e criar muitas expectativas sobre algo. Os estudos o(a) ajudarão a ter mais clareza e discernimento.
No setor profissional, você terá a oportunidade de trabalhar com aquilo de que gosta e fazer novas parcerias. Porém, também irá se deparar com medos e inseguranças, abalando assim a sua autoconfiança. No campo afetivo, observe a propensão a fazer valer a sua vontade, entrando em disputas e conflitos por isso.
Aquário
Nesta semana, a sua rotina ficará mais agitada. Fase de maior disposição e vitalidade para realizar os afazeres diários. Você se sentirá mais estimulado(a) a aumentar a produtividade e trabalhar com maior eficiência. Contudo, o excesso de energia poderá levá-lo(a) a assumir muitos compromissos, o que trará tensões e afetará sua saúde e bem-estar.
Ainda neste período, você terá um grande contato com as suas sombras. Será possível que se confunda e fuja dos incômodos. No entanto, essa atitude só acarretará mais sofrimento. Logo, procure se olhar com mais compaixão e decida se libertar dos padrões que geram dores.
Peixes
Nesta semana, você ainda se envolverá com o setor afetivo, buscando encontrar mais equilíbrio e harmonia no relacionamento. Entretanto, a tendência será que fantasie e crie muitas expectativas em relação ao outro, o que poderá gerar confusões e frustrações. Portanto, procure manter os pés no chão e tome cuidado para não deixar de lado o que é importante para si na intenção de agradar à pessoa amada.
Ainda nesta fase, as suas emoções estarão à flor da pele, possibilitando que se apaixone com mais facilidade, mas de maneira impulsiva e precipitada. Logo, contenha os ímpetos, acalme as emoções e se dedique a nutrir a autoestima e o amor-próprio.
-
Entretenimento3 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios2 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento4 semanas atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo4 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Entretenimento4 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Negócios3 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP