Connect with us

Entretenimento

Flip anuncia João do Rio como autor homenageado da 22ª edição

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 12 Segundo


O escritor foi um dos pioneiros do jornalismo literário no Brasil ao fazer a junção de reportagem, literatura e ficção, e ficou conhecido pelas crônicas sobre o cotidiano do Rio de Janeiro, sua cidade natal

Agência Brasil/Fernando FrazãoFLip
A homenagem da Flip ao João do Rio quer destacar as contradições do autor e dar visibilidade a suas obras

O escritor e jornalista João do Rio será o autor homenageado da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), maior evento de literatura do país, que ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro. João do Rio se tornou conhecido pelas crônicas sobre o cotidiano do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, fez carreira e morreu, mas também escreveu romances, ensaios, contos e peças de teatro. O autor ocupou a cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL) com apenas 29 anos, sucedendo o poeta Guimarães Passos. Entre seus livros mais conhecidos estão “A alma encantadora das ruas”, “As religiões no Rio” e “Dentro da Noite”. Foi um dos pioneiros do jornalismo literário no Brasil ao fazer a junção de reportagem, literatura e ficção. Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, chama atenção para esta mistura. “João do Rio não separou jornalismo de literatura. Sua busca por transformar o ofício em grande arte é um convite a pensarmos no fazer literário em seu campo expandido”, afirma.

A curadora Ana Lima Cecilio destaca que o estilo de João do Rio, considerado o fundador da crônica moderna, mudou a forma de fazer jornalismo. “Muito se diz que a crônica, como ela se deu no Brasil, é um gênero totalmente brasileiro. Vem um pouco da tradição do ensaio, claro, mas aqui ganhou pitadas de humor, de observação sagaz. João do Rio, como um dos pioneiros, foi além: registrou a história de uma cidade que se transformava, e não é exagero dizer que ele fez uma etnografia no início do século”, disse. João do Rio, pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), era frequentador de bares e cafés do centro da capital fluminense, habitual caminhante de suas ruas, um verdadeiro flâneur. Também usou pseudônimos como Claude, Caran d’Ache, Joe e José Antônio José.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Cronista do cotidiano carioca

João do Rio fez coro com pensadores da passagem do século 19 e 20 que tinham a cidade como centro do pensamento, refletindo sobre o progresso, a velocidade, a formação urbana e as suas contradições. João do Rio foi um arguto cronista da Belle Époque carioca ao registrar os salões e as recepções elegantes da elite que tentava se sofisticar e imitar os estrangeiros. Ao mesmo tempo, quando deixa a redação do jornal para subir vielas, acompanhar manifestações culturais, observar de perto as habitações e os hábitos de uma cidade que se transformava vertiginosamente, João do Rio funda um modo de fazer jornalismo, numa espécie de “etnografia pulsante”.

“Ele desempenhou um papel crucial ao documentar a vida urbana do Rio de Janeiro com uma perspectiva única e detalhada num momento em que a, então capital federal, se expandia de maneira desgovernada. Ainda hoje, o crescimento predatório faz parte da realidade de diversas cidades brasileiras, como Paraty. É com essa sensibilidade etnográfica, presente na literatura de João do Rio, que convidamos moradores e visitantes a estar no território que abriga a Festa”, explica Munhoz.

Personagem polêmico

Filho de pai branco e mãe negra, abraçou as polêmicas com coragem, como mergulhar nas religiões de matriz africana, tão populares no Rio de Janeiro, e traduzir e divulgar a obra de Oscar Wilde no Brasil, o que levou a especulações sobre sua sexualidade. O escritor foi um personagem múltiplo e continua sendo uma figura contraditória. “Por um lado, era fascinado por Paris, por outro, subia o morro do Rio de Janeiro com muito gosto, da mesma forma que o Rio era uma cidade dividida entre a fome de progresso e o convívio com sua formação”, conta a curadora.

A homenagem da Flip quer destacar essas contradições e dar visibilidade ao autor, que apesar de ter morrido famoso, foi esquecido logo depois. “Ainda que tenha morrido famoso, seu enterro arrastou multidões, permaneceu quase esquecido por mais de um século. A homenagem da Flip quer destacar essas contradições, justamente por ajudarem a explicar o Brasil”, completa. João do Rio foi vítima de um ataque cardíaco que o impediu de completar 40 anos, deixou 25 livros e mais de 2.500 textos publicados em jornais e revistas.

João do Rio autor homenageado Flip 2024





Fonte: Jovem Pan

Entretenimento

‘Capitão América: Admirável Mundo Novo’ traz confronto épico com o Hulk Vermelho em trailer inédito

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 18 Segundo


O aguardado quarto filme do herói da Marvel revela novos desafios e grandes surpresas para Sam Wilson

Marvel/DivulgaçãoJovem_Pan_Capitao_America_Admiravel_Mundo_Novo
Sam Wilson, o novo Capitão América, enfrenta o imponente Hulk Vermelho em uma batalha eletrizante

O tão esperado “Capitão América: Admirável Mundo Novo” finalmente teve seu primeiro trailer revelado na sexta-feira (12), prometendo uma nova era de desafios e heroísmo sob a liderança de Sam Wilson. Neste quarto capítulo da icônica saga, Wilson, interpretado por Anthony Mackie, assume o manto do Capitão América, trazendo uma nova perspectiva ao lendário herói. O filme conta com a presença de Harrison Ford no papel do imponente General Ross, que se transforma no aterrorizante Hulk Vermelho. Tim Blake Nelson retorna como o astuto vilão O Líder, enquanto Liv Tyler reprisa seu papel como Betty Ross, adicionando profundidade emocional ao enredo. Com estreia marcada para 14 de fevereiro de 2025, “Capitão América: Admirável Mundo Novo” promete ser uma jornada épica de coragem e redenção, solidificando o legado do Capitão América no Universo Cinematográfico Marvel.

Assista ao trailer abaixo:





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

Ibirapuera se transforma em palco para evento que reúne audiovisual, música, moda e arte

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 12 Segundo


Edição especial da BOMA acontece neste sábado no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no parque que é cartão postal de São Paulo

Divulgação/BOMAPessoas em um set de DJs
Ibirapuera se transforma neste sábado em um espaço multicultural que abraça diferentes expressões de arte

A BOMA (Born of Music Addiction) retorna à São Paulo no espaço PACUBRA (Pavilhão das Culturas Brasileiras), no complexo do Ibirapuera. O evento acontece neste sábado (13), a partir das 16h. Com programação diversificada, dividida entre diurna e noturna, o cartão postal de São Paulo se transforma em um espaço multicultural que abraça diferentes expressões de arte com desfile de moda, exibição de curta-metragem, palestras e sets de DJs. De acordo com os organizadores do evento, a proposta é criar uma nova modalidade de entretenimento. “Estamos construindo algo novo para o mercado por meio de um espaço colaborativo, rico e inovador, com a premissa de ‘Before we dance: we talk, listen, watch & feel!’ (Antes de dançar: conversamos, ouvimos, assistimos e sentimos), reforçando que estamos em constante evolução, buscando ampliar e evoluir o nosso campo de ideias dentro do próprio ecossistema”, explica a marca.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O BOMA Day Experience contará com quatro momentos: BOMA WELCOME drinks & cocktails, com set do From House to Disco; BOMA PREMIERE, com a exibição do curta-metragem “Não Tradicional Moda”, dirigido por Caio Val Verde e protagonizado por Jubba Sam (fundador da DOD Alfaiataria); BOMA TALKS: “Transmitindo a Verdade a Partir da Arte”, com palestras de Russo PassaPusso (BaianaSystem), Gabriel Andrade (Coala Festival), Mayra Auad (MyMama Entertainment) e mediação de Bruno Sapienza (Ingresse) e Mit Ammar (Entourage e BOMA); e BOMA FASHION SHOW, com o lançamento da nova coleção BOMA Clothing, collabs especiais e inauguração da loja online.

Serviço

Ingresse Connect: BOMA Day Experience + BOMA Night Experience
Dia: 13 de julho (sábado)
Horário: A partir das 16h
Local: PACUBRA: Pavilhão das Culturas Brasileiras, complexo do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, S/N – Vila Mariana, São Paulo – SP
Ingressos em: ingresse.com/boma-sp-13-07
Informações em: instagram.com/weare_boma e https://www.instagram.com/ingresse/





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

HBO confirma início das gravações da terceira temporada de ‘Euphoria’ em 2025

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 45 Segundo


Produção dos novos episódios com elenco original, começa a ser filmada em janeiro; fãs aguardam ansiosamente pelo retorno da série

Divulgação/HBOeuphoria
A segunda temporada de “Euphoria” foi ao ar em 2022

A produção da terceira temporada de “Euphoria” finalmente ganhou uma data para começar as gravações. Os novos episódios serão filmados em janeiro de 2025, com o elenco original da série, incluindo Zendaya, Sydney Sweeney, Jacob Elordi e Hunter Schafer. Após vários adiamentos, a HBO confirmou o início das filmagens. Francesca Orsi, vice-presidente executiva de programação da HBO, expressou sua empolgação com o início da produção de “Euphoria” no ano que vem. Ela destacou a parceria criativa com o criador da série, Sam Levinson, e o elenco incrível, afirmando que estão ansiosos para trazer a nova temporada para os fãs.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A segunda temporada de “Euphoria” foi ao ar em 2022, e devido à suspensão das filmagens do terceiro ano, os fãs chegaram a temer pelo cancelamento da série. No entanto, a assessoria do grupo confirmou que uma nova edição estava confirmada, trazendo alívio aos espectadores. Com a produção iniciando em janeiro, a HBO ainda não divulgou uma previsão para a estreia da terceira temporada. É provável que os novos episódios só cheguem ao público no final de 2025, resultando em um hiato de três anos entre as temporadas. Os fãs terão que aguardar ansiosamente pelo retorno da aclamada série.

Confira o trailer da primeira temporada:

Publicado por Luisa Cardoso

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular