Connect with us

Entretenimento

Flip anuncia João do Rio como autor homenageado da 22ª edição

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 12 Segundo


O escritor foi um dos pioneiros do jornalismo literário no Brasil ao fazer a junção de reportagem, literatura e ficção, e ficou conhecido pelas crônicas sobre o cotidiano do Rio de Janeiro, sua cidade natal

Agência Brasil/Fernando FrazãoFLip
A homenagem da Flip ao João do Rio quer destacar as contradições do autor e dar visibilidade a suas obras

O escritor e jornalista João do Rio será o autor homenageado da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), maior evento de literatura do país, que ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro. João do Rio se tornou conhecido pelas crônicas sobre o cotidiano do Rio de Janeiro, cidade onde nasceu, fez carreira e morreu, mas também escreveu romances, ensaios, contos e peças de teatro. O autor ocupou a cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras (ABL) com apenas 29 anos, sucedendo o poeta Guimarães Passos. Entre seus livros mais conhecidos estão “A alma encantadora das ruas”, “As religiões no Rio” e “Dentro da Noite”. Foi um dos pioneiros do jornalismo literário no Brasil ao fazer a junção de reportagem, literatura e ficção. Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, chama atenção para esta mistura. “João do Rio não separou jornalismo de literatura. Sua busca por transformar o ofício em grande arte é um convite a pensarmos no fazer literário em seu campo expandido”, afirma.

A curadora Ana Lima Cecilio destaca que o estilo de João do Rio, considerado o fundador da crônica moderna, mudou a forma de fazer jornalismo. “Muito se diz que a crônica, como ela se deu no Brasil, é um gênero totalmente brasileiro. Vem um pouco da tradição do ensaio, claro, mas aqui ganhou pitadas de humor, de observação sagaz. João do Rio, como um dos pioneiros, foi além: registrou a história de uma cidade que se transformava, e não é exagero dizer que ele fez uma etnografia no início do século”, disse. João do Rio, pseudônimo mais famoso de Paulo Barreto (1881-1921), era frequentador de bares e cafés do centro da capital fluminense, habitual caminhante de suas ruas, um verdadeiro flâneur. Também usou pseudônimos como Claude, Caran d’Ache, Joe e José Antônio José.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Cronista do cotidiano carioca

João do Rio fez coro com pensadores da passagem do século 19 e 20 que tinham a cidade como centro do pensamento, refletindo sobre o progresso, a velocidade, a formação urbana e as suas contradições. João do Rio foi um arguto cronista da Belle Époque carioca ao registrar os salões e as recepções elegantes da elite que tentava se sofisticar e imitar os estrangeiros. Ao mesmo tempo, quando deixa a redação do jornal para subir vielas, acompanhar manifestações culturais, observar de perto as habitações e os hábitos de uma cidade que se transformava vertiginosamente, João do Rio funda um modo de fazer jornalismo, numa espécie de “etnografia pulsante”.

“Ele desempenhou um papel crucial ao documentar a vida urbana do Rio de Janeiro com uma perspectiva única e detalhada num momento em que a, então capital federal, se expandia de maneira desgovernada. Ainda hoje, o crescimento predatório faz parte da realidade de diversas cidades brasileiras, como Paraty. É com essa sensibilidade etnográfica, presente na literatura de João do Rio, que convidamos moradores e visitantes a estar no território que abriga a Festa”, explica Munhoz.

Personagem polêmico

Filho de pai branco e mãe negra, abraçou as polêmicas com coragem, como mergulhar nas religiões de matriz africana, tão populares no Rio de Janeiro, e traduzir e divulgar a obra de Oscar Wilde no Brasil, o que levou a especulações sobre sua sexualidade. O escritor foi um personagem múltiplo e continua sendo uma figura contraditória. “Por um lado, era fascinado por Paris, por outro, subia o morro do Rio de Janeiro com muito gosto, da mesma forma que o Rio era uma cidade dividida entre a fome de progresso e o convívio com sua formação”, conta a curadora.

A homenagem da Flip quer destacar essas contradições e dar visibilidade ao autor, que apesar de ter morrido famoso, foi esquecido logo depois. “Ainda que tenha morrido famoso, seu enterro arrastou multidões, permaneceu quase esquecido por mais de um século. A homenagem da Flip quer destacar essas contradições, justamente por ajudarem a explicar o Brasil”, completa. João do Rio foi vítima de um ataque cardíaco que o impediu de completar 40 anos, deixou 25 livros e mais de 2.500 textos publicados em jornais e revistas.

João do Rio autor homenageado Flip 2024





Fonte: Jovem Pan

Entretenimento

Confirmou a paternidade? Neymar vai a maternidade e visita Helena, apontada como sua filha

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 25 Segundo


Menina seria fruto de uma relação extraconjugal com a modelo Amanda Kimberlly, mas os dois nunca falaram sobre o assunto; jogador privou a publicação no Instagram

Reprodução/Instagram/@neymarHelena filha de Neymar
Davi Lucca e Neymar foram até o hospital ver a recém-nascida, Helena

Na tarde desta sexta-feira (19), finalmente, os rumores foram encerrados e o jogador Neymar confirmou que a filha de Amanda Kimberlly, Helena, nascida no último dia 3 de julho, também é dele. Em uma postagem nas redes sociais, o brasileiro mostrou momentos dos bastidores do parto da modelo, onde ele, o filho Davi e alguns familiares acompanhavam a espera da pequena neném. Sem legendas ou justificativas, Neymar apenas escreveu a data de nascimento da filha com um coração. Além dele, Rafaella Santos, irmã e madrinha de Helena, também compartilhou com os seguidores o presente que recebeu de Amanda, a convidando para ser madrinha da recém-nascida. Neymar já é pai de Davi Lucca, de 12 anos, que tem como mãe Carol Dantas e Mavie, de nove meses, fruto do relacionamento com a modelo Bruna Biancardi. 

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

Ludmilla se apresenta nesta sexta em show no aniversário de Vinicius Júnior

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 28 Segundo


Cantora e craque do Real Madrid apareceram em stories brincando e jogando futebol com os amigos, entre eles Rauw Alejandro e Eduardo Camavinga

Reprodução/Instagram/@ludmillaLudmilla, Vini Jr, Rauw Alejandro e Eduardo Camavinga
Ludmilla se apresenta nesta sexta-feira (19) em aniversário de Vini Jr

“Numanice” em um jeitinho especial e muito chique. A cantora Ludmilla se apresenta nesta sexta-feira (19), com o show “Numanice” no aniversário de ninguém menos que o craque do Real Madrid, Vinicius Júnior. O pedido para que a cantora fizesse o show no evento partiu do próprio jogador, e a artista promete agitar a celebração com muita música, dança, samba e pagode. A cantora participou, inclusive, de uma atração no evento beneficente promovido por Vini Jr e, depois, jogou uma partida de futebol ao lado do brasileiro, o cantor porto-riquenho Rauw Alejandro e Eduardo Camavinga, também jogador do Real Madrid. Alguns cliques foram compartilhados nas redes sociais pela esposa de Brunna Gonçalves.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Ludmilla estreia a turnê de “Numanice #3” em 17 de agosto na capital baiana e depois segue em outras 18 cidades do Brasil. Ela também se apresentará, pela primeira vez, com a turnê em Miami e Portugal.





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

‘Hello Kitty’ não é uma gata, diz diretora da Sanrio

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 36 Segundo


Personagem tem seu próprio gatinho e também um namorado; a menininha é natural do subúrbio de Londres

Divulgação/SanrioHello Kitty
Personagem completará 50 anos em 2024

Nada mais faz sentido depois desta revelação. A diretora da empresa criadora da famosa “Hello Kitty”, disse em entrevista, que a “gatinha”, como muitas pessoas a chamavam, na verdade, não é uma gata. A revelação foi durante o programa de TV “Today show”, da NBC, na última quinta-feira (18). “Ela é, na verdade, é uma garotinha nascida e criada no subúrbio de Londres. Ela tem mãe e pai, uma irmã gêmea, Mimmy, que também é sua melhor amiga. Ela gosta de cozinhar biscoitos e fazer novos amigos”, disse a diretora Jill Cook. A diretora deu detalhes da vida e da personalidade da “Hello Kitty”, como peso e altura. “Ela pesa o equivalente a três maças e tem a altura equivalente a cinco maçãs”. Prestes a completar 50 anos desde sua criação, Jill Cook ainda revelou que apesar de “Hello Kitty” não ser uma gatinha, ela tem o próprio gatinho chamado Charmmy Kitty. Como se não bastasse, ela também tem um namorado, Dear Daniel, e vários outros amigos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan Entretenimento e receba as principais notícias no seu WhatsApp!





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular