Brasil
Governo federal divulga gabaritos oficiais do ‘Enem dos Concursos’; veja as respostas
Quem desejar contestar alguma resposta tem até esta quarta; candidatos que não preencheram corretamente as informações exigidas no cartão de respostas, incluindo a identificação da versão da prova, serão eliminados
O governo federal divulgou nesta terça-feira (20) os gabaritos preliminares das provas objetivas do Concurso Nacional Unificado (CNU), considerado o “Enem dos Concursos”. O exame, inédito, centraliza a seleção de servidores públicos em 21 órgãos federais e atraiu cerca de 970 mil candidatos, com uma taxa de desistência de 54,12%. Aqueles que desejarem contestar alguma resposta têm até esta quarta-feira (21) para entrar com recurso. As provas, realizadas no último domingo (18), foram estruturadas com um esquema antifraude, resultando em 36 versões diferentes distribuídas entre oito blocos temáticos, cada um representando áreas específicas do funcionalismo público. Em quatro desses blocos, houve diferentes ordenações das questões, embora o conteúdo fosse o mesmo.
Com um total de 6.640 vagas abertas em 21 diferentes órgãos do governo federal, o certame foi realizado de forma simultânea em 228 cidades, abrangendo todos os Estados e o Distrito Federal. A expectativa é que o resultado final do concurso seja divulgado em 21 de novembro. O Ministério da Gestão alertou que os candidatos que não preencheram corretamente todas as informações exigidas no cartão de respostas, incluindo a identificação da versão da prova, serão eliminados. Embora inicialmente a ministra Esther Dweck tenha mencionado que a banca organizadora faria um esforço para identificar os cartões, a decisão final foi manter a eliminação em respeito às regras do edital. Cerca de 500 candidatos foram eliminados no dia do exame, muitos por saírem da sala com o caderno de provas, uma ação proibida pelo regulamento.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A classificação dos candidatos levará em conta as notas obtidas nas provas, com diferenciação para ampla concorrência e vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, a escolha de cargos, realizada no momento da inscrição, influenciará a alocação dos aprovados, com possibilidade de eliminação da lista de espera para cargos menos preferidos, conforme as regras do processo seletivo.
Publicado por Felipe Cerqueira
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
Com onda de calor intenso, Rio de Janeiro enfrenta incêndios em vegetação e promove banhos de chuveiro ao ar livre
Temperaturas superam os 40ºC na capital fluminense; instituições de ensino recomendam que os estudantes levem garrafas de água
A cidade do Rio de Janeiro enfrenta uma onda de calor intenso, com temperaturas superando os 40°C por três dias consecutivos. Na quinta-feira, a temperatura máxima atingiu 41,1°C em Guaratiba, marcando o recorde deste inverno, que se encerra em 22 de setembro. Em resposta ao calor extremo, as escolas estão adotando medidas para proteger os alunos. As instituições de ensino estão recomendando que os estudantes levem garrafas de água e estão promovendo banhos de chuveiro ao ar livre nas creches. As praias de Copacabana e Ipanema atraíram muitos banhistas desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A previsão do tempo indica um dia quente e seco, com temperaturas variando entre 20°C e 40°C, além de umidade relativa do ar entre 12% e 20%, o que contribui para a sensação de calor. O estado também enfrenta um grave problema com incêndios em vegetação, com cerca de 40 ocorrências registradas e 460 focos de incêndio contabilizados no dia anterior. O Corpo de Bombeiros já atendeu mais de 16 mil chamados este ano, um número que representa um aumento significativo em comparação ao ano passado.
Diante da seca, o governo estadual anunciou a implementação de obras emergenciais para garantir o abastecimento de água. A concessionária de energia Light alertou que o calor e as queimadas estão afetando o sistema elétrico, resultando em prejuízos anuais de R$ 800 milhões devido a furtos de energia.
Para proporcionar um pouco de alívio aos passageiros no transporte público, o metrô do Rio de Janeiro instalou ventiladores nas estações e mantém a frota equipada com ar-condicionado. No entanto, usuários das barcas têm reclamado do calor excessivo nas embarcações, evidenciando a necessidade de melhorias nas condições de transporte durante essa onda de calor.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Keller
Brasil
Adélia Soares, advogada de Deolane, é indiciada por falsidade ideológica e jogos de azar no Brasil
Ex-BBB já representou outros artistas, entre eles Thomaz Costa, MC Mirella e Deborah Albuquerque
A advogada Adélia Soares, que representa Deolane Bezerra, foi indiciada pela Polícia do Distrito Federal sob as acusações de falsidade ideológica e associação criminosa. As investigações revelaram que Adélia teria colaborado com cidadãos chineses para estabelecer empresas de fachada voltadas para jogos de azar no Brasil, entre elas a Playflow, que operava com documentos falsificados e gerava receitas de atividades ilegais.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O inquérito, que já foi encaminhado à Justiça Federal, aponta indícios de crimes que afetam o sistema financeiro nacional. A polícia ainda não confirmou se o indiciamento de Adélia está relacionado à prisão de Deolane Bezerra, presa em (4) de setembro, que ocorreu durante uma operação destinada a desmantelar uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro e jogos ilegais.
Adélia Soares é conhecida por ter defendido diversas personalidades e por sua participação no reality show “BBB 16″. Além de sua carreira como advogada, ela também tentou se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados, mas não conseguiu obter votos suficientes para se eleger.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Tamyres Sbrile
Brasil
STJ mantém prisão de Deolane Bezerra por descumprimento de medidas cautelares
Influenciadora foi solta na última segunda-feira (9), mas retornou à prisão após usar redes sociais e dar declarações à imprensa
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a prisão da advogada e influenciadora Deolane Bezerra, ao rejeitar seu pedido de habeas corpus por questões processuais. O desembargador Otávio de Almeida Toledo, responsável pelo caso, ressaltou que o mérito da questão ainda não foi examinado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE). Deolane foi presa em Recife, na semana passada, durante uma operação da Polícia Civil que investiga uma organização criminosa ligada a jogos ilegais e lavagem de dinheiro. Embora tenha sido liberada na segunda-feira (9), sua soltura estava condicionada a medidas cautelares, que incluíam a proibição de se manifestar publicamente. A prisão preventiva foi determinada devido ao descumprimento das medidas cautelares. Deolane fez declarações à imprensa e postagens em redes sociais que infringiram as condições estabelecidas pela Justiça, levando à sua nova prisão.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Tamyres Sbrile
-
Entretenimento3 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios2 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento4 semanas atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo4 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Entretenimento4 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Tecnologia4 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Negócios3 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP