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Grupo Primo coloca os “pés” na Faria Lima e mira R$ 20 bilhões

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Tempo de Leitura:6 Minuto, 4 Segundo


O Grupo Primo surgiu como uma companhia de conteúdo digital e educação financeira. Mas, aos poucos, está se transformando em uma empresa de investimentos.

Agora, a companhia fundada pelos influenciadores digitais Thiago Nigro (Primo Rico) e Bruno Perini está dando mais um passo para se consolidar como uma empresa de investimento.

No fim deste mês, o Grupo Primo vai inaugurar um escritório de 800 m² na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, em São Paulo, que será a nova casa da consultoria Portfel e da gestora Grão.

Essas duas empresas mais que dobraram de tamanho no ano passado e atingiram quase R$ 9 bilhões sob consultoria e gestão. Com isso, a frente de investimentos passou a ser sua maior fonte de receita, que chegou a R$ 250 milhões, um salto de 2,5 vezes ao resultado de quatro anos atrás.  O objetivo é terminar com R$ 20 bilhões em 2025.

Até então, a área de investimentos do Grupo Primo ficava em uma sala no mesmo prédio do estúdio de produção de conteúdo, em Barueri (SP). No coração do mercado financeiro, a companhia pretende conquistar mais share of wallet e bolsos ainda maiores.

“Nossa captação acontece na internet e os clientes querem conhecer onde os vídeos são filmados”, afirma Fernando Vasconcelos, CEO do Grupo Primo, ao NeoFeed. “Mas é importante o cliente criar uma rotina com o seu consultor de investimento e ter reuniões periódicas. E ir a Barueri é um entrave para essa dinâmica.”

A gestora Grão, focada em produtos de previdência e adquirida em outubro de 2022, captou R$ 650 milhões no ano passado. Com isso, chegou a R$ 1,3 bilhão sob gestão. Por trás desse resultado estão profissionais experientes do mercado financeiro. Entre eles, o diretor de gestão Guilherme Sá, ex- managing director da tesouraria do Banco Santander.

Já a consultoria de investimentos Portfel, adquirida em 2022 com R$ 100 milhões sob consultoria, quase triplicou de tamanho, saltando de R$ 2,6 bilhões para R$ 7,4 bilhões, atendendo cerca de 12 mil clientes.

“Demos esse salto plugando as empresas no nosso ecossistema com uma partnership muito alinhada. Entendemos qual é o nosso modelo de negócios e, agora, é só escalar”, afirma Thiago Nigro, fundador do Grupo Primo.

O que o Grupo Primo consegue fazer é unir os “alunos” de seus cursos com seus serviços de wealth management. Para se ter uma ideia, a companhia tem uma audiência mensal média de 4 milhões de pessoas. A Finclass, sua plataforma de educação, já possui 120 mil assinantes.

“Fomos sendo procurados por alunos do nosso curso para que a gente cuidasse do dinheiro deles e não mais somente ensinar a como fazer isso”, diz Bruno Perini, sócio e fundador do Grupo Primo. “E faz todo sentido. Médicos e advogados, por exemplo, bem remunerados, têm que gastar o tempo ganhando dinheiro e se aprimorando. Não acompanhando mercado e investindo”.

O modelo de negócio da consultoria Portfel é entregar um serviço de wealth management para o varejo alta renda, com o tíquete mínimo de R$ 100 mil. Mas o tíquete médio já beira os R$ 500 mil – e há parcela relevante de clientes milionários.

O modelo de remuneração é o fee based (taxa fixa), cujo custo é em média de 1% ao ano sob o total sob consultoria que pode estar em qualquer plataforma de investimento. As comissões dos produtos (chamados rebates) são repassadas para os clientes, de forma que, em média, segundo a Portfel, a taxa líquida anual é de 0,5%. A consolidação dos portfólios é feita com uma empresa especializada parceira.

Outro ponto da estratégia do Grupo Primo é que a empresa forma os seus consultores, através da TopInvest, que comprou em 2022. Hoje, já são 450 consultores cadastrados e serão necessários muito mais para atender ao crescimento esperado.

A TopInvest é responsável por cerca de 60% das certificações no mercado financeiro – como CPA-10, CPA-20, CEA, da Anbima -, da certificação da Ancord, para ser assessor de investimentos, além de outros mais sofisticados, como CFP, CNPI e CGA. Ela também lançou uma graduação voltada para o mercado financeiro. Esses dois negócios já têm mais de 210 mil alunos.

Fernando Vasconcelos, CEO) e os fundadores do Grupo Primo, Thiago Nigro (centro) e Bruno Perini
Fernando Vasconcelos, CEO (à dir.), e os fundadores do Grupo Primo, Thiago Nigro (centro) e Bruno Perini

“Um grande gargalo desse mercado é mão de obra qualificada e disposta a trabalhar com clientes menores. Nós resolvemos isso criando o maior celeiro de profissionais com a nossa área de educação”, diz Nigro.

Segundo ele, há, no momento, 300 consultores em formação. Para trabalhar na Portfel é preciso ter todas as certificações, fazer o MBA da casa e depois ainda passar por um treinamento na empresa.

Dessa forma, os braços de conteúdo e de educação financeira são o suporte para alimentar o wealth management com profissionais e clientes. O crescimento da consultoria ajuda a impulsionar a asset, que também capta diretamente com o marketing massivo e gratuito do grupo.

Para Nigro esse não é um jeito ‘particular’ de fazer wealth management, e sim o futuro da indústria no seu processo de democratização do serviço de wealth, antes disponível apenas para o público private (R$ 10 milhões).

O crescimento da indústria de consultoria no Brasil

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) separa os atuantes na indústria de wealth management em três funções distintas, que não podem existir em uma mesma empresa.

O primeiro deles é o gestor de investimentos, que atua de forma discricionária e por meio de fundos, fazendo a gestão do portfólio dos clientes – a forma legal que a maioria dos Multi Family Offices atuam.

Depois, há os assessores de investimento e consultores de investimento, que atuam de forma não-discricionária (necessitando do consentimento do cliente para executar a estratégia).

Após a CVM 178, os dois podem recomendar investimentos, mas enquanto o assessor está ligado a uma corretora (e em geral atua no modelo comissionado), o consultor é independente e consolida a portfólio do cliente de diversas plataformas e cobra por fee based.

Quando as corretoras independentes digitais emergiram usaram os assessores de investimento como soldados da guerra contra os bancos. O que revolucionou a profissão de assessores de investimento e assim o mercado de investimento, com as plataformas se transformando em um supermercado de produtos.

O resultado foi o surgimento de empresas de assessoria gigantes como a Fami Capital, com cerca de R$ 75 bilhões sob custódia, e a Blue3, com cerca de R$ 30 bilhões. Ou mesmo o caso da EQI e da Monte Bravo, que optaram por virar corretoras.

Já a indústria de consultoria ficou estagnada – até agora. Antes usada por alguns Multi Family Offices para gerir recursos de patrimônios acima de R$ 10 milhões, nos últimos anos foram surgindo consultorias focadas para o público alta renda, com entre R$ 200 mil a R$ 10 milhões. Entre elas a Nord Wealth, Clube do Valor, Eleva Invest e a Portfel, que já é a maior delas.

O Grupo Primo acredita que o mercado de wealth management está passando por uma transformação. Se antes os clientes saíram dos bancos e foram para corretoras e assessorias de investimento com muito mais opção de produtos, agora o produto virou uma commodity e os investidores estão em busca de serviço patrimonial mais completo e sem conflito de interesses.

 



Fonte: Neofeed

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Na África, lodges de safári agora vão muito além da observação da vida selvagem

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Na África, lodges de safári agora vão muito além da observação da vida selvagem
Tempo de Leitura:6 Minuto, 15 Segundo


Oito e meia da manhã, Okavango Delta, Botsuana. Elefantes, zebras e impalas bebem água, lado a lado, na beira do rio. Na outra margem, hóspedes do Wilderness Jao assistem a cena confortavelmente sentados em cadeiras de couro, à sombra, recebendo massagem nos pés com óleos artesanais feitos com ervas do vale — enquanto o chef prepara as omeletes de um lauto café da manhã ali mesmo.

Os tempos dos hotéis de safári focados exclusivamente em sair de carro para ver os Big 5 definitivamente ficaram para trás. Antes essencialmente contemplativa, nos últimos anos, a  viagem passou a ser uma experiência muito mais completa e ativa. Alta gastronomia, enologia e mixologia se tornaram commodities e o menu de atividades durante a estadia é cada vez mais extenso e variado.

Visitas a comunidades locais, passeios de balão, safáris a cavalo, bicicleta, aulas de culinária com famílias nativas, caminhadas entre a vida selvagem com veterinários, refeições surpresa em meio às savanas. Tudo isso agora conta — e muito — na hora de escolher onde ficar.

Jacque Dallal, fundadora da BeHappy Viagens, agência especializada em viagens de alto padrão, acredita que este seja um movimento natural de mercado. “O que está acontecendo é que os lodges africanos estão agregando cada vez mais atividades acompanhando uma tendência mundial da hotelaria em geral de focar em experiências”, diz Dallal.

Eduardo Gaz, CEO do TTWGroup, que reúne marcas como SKIBrasil, Selections, SKIUSA, TTWLab e VeryLatin, concorda. “Está acontecendo uma evolução natural do nicho, com os lodges buscando também se diferenciar de seus principais competidores. É uma questão comercial, mas que felizmente impacta de forma extremamente positiva as comunidades e a própria experiência do viajante”, afirma.

É fato que muitos viajantes redefiniram suas prioridades nos últimos anos, buscando horários mais flexíveis, experiências exclusivas e um contexto mais cultural nas viagens, um reflexo da tendência global de buscar mais autenticidade no turismo em geral.

E os lodges de safári estão surfando nessa onda, com uma abordagem cada vez mais à la carte em tudo. “A experiência agora é mais refinada e potencializada. Assim você consegue ter estadias muito mais personalizadas, bem ao gosto de cada hóspede”, diz Gaz.

Os primeiros registros de lodges de safári africanos operando no modelo consolidado internacionalmente datam de pouco mais de 40 anos atrás.

Nicho de US$ 2 bilhões

Mas muito mudou nestas quatro décadas neste mercado que avança em ritmo acelerado. Os safáris na África devem movimentar US$ 23,10 bilhões até 2030, evoluindo a uma taxa de crescimento anual composta de quase 10%, informam os analistas da ResearchAndMarkets.

Só os lodges de luxo estão previstos atingir US$ 2 bilhões, no mesmo período, conforme levantamento da Business Research Insights. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), nove países africanos estão entre as 20 nações que devem registrar o crescimento econômico mais rápido do mundo em 2025 — em boa parte graças ao turismo de luxo.

Safáris a cavalo estão entre as novidades, como os oferecidos pela Great Plains no Quênia (Foto: greatplainsconservation.com)

As acomodações do Wilderness Jao foram projetadas como luxuosas casa na árvora (Foto: Wilderness Safaris)

Os safáris do Cheetah Plains, na África do Sul, são realizados em veículos movidos a energia solar — repare o leopardo no galho da árvore (Foto: Cheetah Plains)

Great Plains Conservation Converteram tradicionais territórios de caça e terras improdutivas em quase 1 milhão de de acres de conservação da vida selvagem, no Quênia, na Botsuana e no Zimbábue (Foto: Great Plains)

A reforma do Wilderness Jao resultou em espaços mais amplos (Foto: Wilderness Safaris)

Os elefantes circulam livremente na áera das vilas do Chettah Plains (Foto: Cheetah Plains)

Entre as atividades mais celebradas pelos turistas está a visita às comunidades locais. Na imagem, mulheres de Naboisho, no Quênia, mantido pelo Great Plains (Foto: Great Plains)

Com reforma recente do Wilderness Jao, a propriedade em Botsuana ganhou uma biblioteca (Foto: Wilderness Safaris)

O Cheetah Plains conta com apenas três vilas de quatro suítes e um time de 12 funcionários para cada uma delas (Foto: Cheetah Plains)

Primeiro lodge de safári de luxo de Botsuana, o Wilderness Jao é uma das mais de 60 propriedades gerenciadas pela Wilderness, fundada em 1983, por dois guias de safári. Em locais remotos de oitos países africanos, as propriedades somam 6 milhões de acres de terras privadas e preservadas.

Com diárias a partir de US$ 1.850, por pessoa, e inserido em meio a savanas e planícies inundáveis de uma reserva privada de 60 mil hectares, o Jao foi criado no comecinho dos anos 2000 pela família de Cathy e David Kays, que seguem à frente da administração da propriedade, agora em parceria com a Wilderness.

Localizado no vale do rio Okavango, considerado um dos melhores lugares do mundo para observação de vida selvagem, o lodge sempre foi um caso de sucesso. Mas, no fim da década passada, seus administradores perceberam que era hora de mudar.

Foi recentemente reconstruído — agora com design sustentável, materiais naturais e reciclados — ganhando espaços muito mais amplos e refinados, pés direitos altíssimos, banheiras e jacuzzis com vista infinita, spa, biblioteca, museu, galeria.

Suas novas (e imensas) acomodações foram projetadas como casas na árvore ultraluxuosas conectadas por passarelas suspensas, causando mínimo impacto no terreno. Ali, pratica-se a alta gastronomia e há um impressionante bar de vinhos, destilados e coquetéis, tudo incluído.

Assim como diversos workshops, atividades do projeto Children in the Wilderness (que educa crianças das comunidades locais) e até as inesperadas massagens no meio do safári.

Aulas de culinária e fotografia

Quando os turistas desapareceram durante a pandemia de covid-19, muitos lodges de safári tiveram de dar tratos à bola para continuar sustentando suas comunidades e impedir a invasão de caçadores em suas áreas.

A Great Plains Conservation, criada pelo premiado casal de documentaristas Beverly e Dereck Joubert, sempre focou no turismo regenerativo em suas sofisticadas propriedades de safári no Quênia, na Botsuana e no Zimbábue.

Converteram tradicionais territórios de caça e terras improdutivas em quase 1 milhão de de acres de conservação da vida selvagem — sempre em parceria com as comunidades locais, absorvendo mão de obra da região e melhorando a infraestrutura geral dos destinos, ao reinvestir ali parte da arrecadação de cada visita turística.

As experiências ligadas às comunidades locais, aliás, costumam figurar entre as mais elogiadas por seus hóspedes. A partir de US$ 1 mil, por pessoa, a rede tem servido como inspiração para muitos lodges abertos nos últimos anos no continente africano.

O Cheetah Plains, na África do Sul, levou esse movimento a outro patamar. “Além de ter até os jipes de safári movidos a energia elétrica e todo o hotel funcionar com energia renovável, é uma hospedagem all inclusive imersa em arte contemporânea”, diz Jacque Dallal.

Idealizado por Japie van Niekerk, CEO da New Africa Developments (que desenvolve shopping centers no continente africano), o Cheetah Plains conta com apenas três vilas de quatro suítes e um time de 12 funcionários para cada uma delas — com tudo incluído nas diárias, até massagens e manicure. O preço: a partir de US$ 8.870, a diária.

Preveem também degustações de vinhos sul-africanos, workshops de mixologia, aulas de culinária e fotografia (emprestando sem custos uma câmera profissional com lentes de longa distância para uso durante a estadia).

Inaugurado pouco antes da pandemia na reserva Sabi Sands, na fronteira com o Parque Nacional Kruger, em pouco tempo virou reduto de bilionários, CEOs e CFOs de diversas nacionalidades. Todos ávidos por ir bem além da antiga fórmula “dois safáris incluídos por dia”.



Fonte: Neofeed

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Pedro Zemel troca as roupas esportivas pelo hambúrguer

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Pedro Zemel troca as roupas esportivas pelo hambúrguer
Tempo de Leitura:3 Minuto, 9 Segundo


Três dias depois ao seu surpreendente pedido de renúncia ao posto de presidente do Grupo SBF, dona da Centauro, Pedro Zemel já tem nova casa. E, nessa mudança, o executivo está saltando dos artigos esportivos para os hambúrgueres e frangos fritos.

O executivo acaba de ser anunciado como o novo CEO da Zamp, operadora das redes de fast food Burger King e Popeye’s no Brasil, além da Subway e do Starbucks. O grupo anunciou que ele será efetivamente eleito pelo conselho de administração da companhia em reunião prevista para o fim do mês de abril.

Assim como a sua mudança de ares, a escolha para um novo CEO na Zamp também foi rápida. Na semana passada, o grupo anunciou que Paulo Camargo, ex-presidente da Arcos Dorados (McDonald’s) no Brasil, estava deixando o cargo e que o CFO Gabriel Guimarães tocaria a operação como interino.

A data prevista para a eleição de Zemel coincide justamente com o fim do processo de transição no Grupo SBF, programado para o dia 23 de abril. No antigo CNPJ, ele passará o bastão para Gustavo de Lima Furtado, que, até então, atuava como CEO da Centauro.

Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e com um MBA pela Harvard Business School, Zemel tem uma passagem pela GP Investments e, nos últimos doze anos, esteve no Grupo SBF.

Nos últimos nove anos, o executivo liderou a operação da dona da Centauro, onde substituiu Sebastião Bomfim Filho, fundador do grupo. No comunicado sobre sua saída, divulgado na última terça-feira, a empresa ressaltou que Zemel iria se dedicar a outros projetos pessoais e profissionais.

Em seu período à frente do Grupo SBF, o executivo liderou o processo de abertura de capital da holding, em 2019. Além da estratégia de diversificação de negócios da companhia, rumo a um modelo de ecossistema.

Nessa direção, um dos acordos que se destacaram foi a estruturação do acordo com a Nike, que resultou na criação, em 2021, da Fisia, operação que, na prática, é a representante exclusiva da marca americana no Brasil.

Zemel chega à Zamp após uma breve passagem de Paulo Camargo, executivo que, nos dois anos anteriores comandou um turnaround na Espaçolaser. E que foi nomeado como CEO do grupo de fast food em julho de 2024.

Esse foi também o seu mandato na companhia. Escolhido pelo fundo Mubadala, que acabara de assumir o controle da Zamp, Camargo tinha como missão colocar a empresa, que vinha apresentando resultados indigestos para os investidores, nos trilhos.

O desafiou cresceu no fim de 2024, quando a Zamp trouxe para o seu guarda-chuva as operações da Subway e do Starbucks, que também passavam por dificuldades. Em comunicado na semana passada, o grupo informou que o fim do ciclo de Camargo foi decidido em comum acordo com o executivo.

Em seus números mais recentes – a empresa divulga o resultado do quarto trimestre e do consolidado de 2024 no próximo dia 20 de março – a Zamp reportou um prejuízo líquido de R$ 150,8 milhões no acumulado de janeiro a setembro do ano passado, uma redução de 4,1% sobre igual período, em 2023.

Já a receita operacional líquida nesse intervalo ficou em R$ 3,2 bilhões, um incremento de 17,8%. Enquanto as despesas gerais e administrativas cresceram 45,3%, para R$ 242,9 milhões. A empresa encerrou o período com uma dívida líquida de R$ 546 milhões e uma alavancagem de 1,4 vez.

As ações da Zamp fecharam o pregão de hoje com alta de 1,63%, cotadas a R$ 2,50. Os papéis acumulam uma valorização de 10,6% em 2025. Em doze meses, porém, a queda é de 45,8%. A empresa está avaliada em R$ 997,2 milhões.



Fonte: Neofeed

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Efeito DeepSeek reacende otimismo com o mercado acionário chinês

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deepseek mercadode ações inteligência artificial
Tempo de Leitura:3 Minuto, 17 Segundo


Desacreditado nos últimos anos, o mercado de ações chinês voltou a chamar a atenção de analistas de grandes bancos  internacionais após os avanços do projeto DeepSeek marcarem a entrada definitiva da China na corrida da inteligência artificial.

No início de fevereiro deste ano, enquanto o mercado ainda tentava compreender as implicações da nova tecnologia chinesa, o Deutsche Bank divulgou o relatório China Eats The World, destacando oportunidades de investimento no país e afirmando que a ascensão da DeepSeek “destruiu a fantasia ocidental de que poderia conter a China”.

“Acreditamos que 2025 será o ano em que os investidores perceberão que a China está superando o restante do mundo. Está cada vez mais difícil ignorar o fato de que as empresas chinesas oferecem melhor custo-benefício e, muitas vezes, qualidade superior em diversos setores da manufatura e, cada vez mais, até mesmo em serviços”, afirma o banco no relatório.

Desde que a Deepseek entrou nos holofotes, na última semana de janeiro, o índice Hang Seng, de Hong Kong, acumula alta de 12,73%. O desempenho no ano está cerca de oito pontos percentuais acima dos principais índices do mercado americano, impulsionado especialmente pelas empresas chinesas de tecnologia.

A Tencent, por exemplo, valorizou-se 21,8% após anunciar que integrará o modelo da DeepSeek em suas plataformas. O Alibaba, que também adotou a tecnologia e desenvolve um modelo próprio de IA, disparou 39,6%. Além disso, no início do mês, as compras onshore e offshore de ativos chineses lideraram as ordens da corretora global do Goldman Sachs, segundo um relatório acessado pela Reuters.

“Enquanto os laboratórios dos EUA investem em tecnologia de ponta, a DeepSeek demonstrou que otimizações avançadas podem gerar resultados notáveis mesmo com hardware mais modesto. O jogo está mais nivelado do que se pensava anteriormente”, avaliou o J.P. Morgan em relatório.

Sem acesso aos melhores chips da Nvidia devido às sanções dos EUA, a DeepSeek foi desenvolvida com a arquitetura Mixture of Experts (MoE), que conta com 671 bilhões de parâmetros, mas ativa apenas 6% deles por vez, reduzindo significativamente o consumo de energia e os custos operacionais.

Em comparação, modelos tradicionais como o ChatGPT utilizam abordagens que ativam a maioria dos parâmetros simultaneamente, exigindo maior poder computacional e investimentos bilionários em infraestrutura.

“Investidores globais estão começando a reavaliar o potencial da China em tecnologia e IA, após um longo período de atenção limitada”, afirmam estrategistas do Morgan Stanley. O banco americano acredita que o ímpeto positivo se sustente no curto prazo, impulsionado pelo posicionamento ainda tímido dos investidores globais. Goldman Sachs e UBS também demonstram maior otimismo com o mercado chinês.

Além de reacender o interesse com o mercado chinês, a chegada da DeepSeek levantou questionamentos sobre os players que eram dados como vitoriosos na corrida da inteligência artificial. O maior impacto foi sentido pela Nvidia, que perdeu US$ 500 bilhões em valor de mercado em apenas um dia, estabelecendo um novo recorde de desvalorização no mercado mundial

Após anos de forte valorização das “Sete Magníficas”, a competição com os preços mais baixos das empresas chinesas começa a se acirrar. Enquanto o Nasdaq negocia a um múltiplo Preço/Lucro (P/L) de 37 vezes, o Hang Seng opera a 12 vezes.

“À medida que as empresas chinesas expandem sua presença global, é provável que esse desconto de avaliação se transforme em um prêmio no futuro”, destaca o Deutsche Bank, que prevê “uma mudança significativa em direção às ações chinesas no médio prazo”. O relatório alerta, no entanto, que a demanda crescente pode elevar os preços dos ativos.

Apesar do crescente otimismo com as bolsas chinesas, a tese não é consenso. Anderson Miranda, head de distribuição da W1 Capital, destaca preocupações com a crise imobiliária na China e os riscos de aumentos tarifários sobre suas exportações. “Há muita euforia no mercado em torno da DeepSeek. Os valuations são justificados, mas esse entusiasmo pode levar a correções”, pondera.



Fonte: Neofeed

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