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Herdeiro de Bernard Arnault fecha sua primeira aquisição: uma relojoaria suíça de 185 anos

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Herdeiro de Bernard Arnault fecha sua primeira aquisição: uma relojoaria suíça de 185 anos
Tempo de Leitura:5 Minuto, 0 Segundo


Aos 28 anos, o francês Frédéric Arnault vem construindo uma sólida carreira no mercado da alta relojoaria. Quarto dos cinco filhos de Bernard Arnault, presidente e diretor executivo do conglomerado de luxo LVMH, o rapaz acaba de fechar seu primeiro grande negócio como CEO da LVMH Watches.

O grupo comprou a Swiza, dona da sofisticada L’Epée 1839, a fabricante suíça, famosa por suas peças extravagantes — o valor da aquisição não foi revelado. É o lance mais recente da LVHM para se consolidar no mercado de relógios de alto padrão. Do portfólio da companhia já fazem parte TAG Heuer, Hublot e Zenith.

Fundada há 185 anos, em Delémont, no cantão de Jura, por Auguste L’Epée (1798-1875), a empresa nasceu como uma fábrica de caixinhas de música. Em 1857, a L’Epée lançou moda ao colocar esses mecanismos dentro de objetos, como bonecas, porta-joias e carrinhos.

O domínio sobre peças mecânicas de precisão levou à produção de relógios de mesa. Desde então, a L’Epée se consagrou não só pela qualidade, mas pelo design arrojado de seus modelos. Entre os mais célebres está o Grenade, inspirado no desenho de uma granada, com 12 centímetros de altura.

Uma curiosidade: cem relógios da marca, em estojos de couro Hermès, foram oferecidos aos convidados mais importantes do casamento do então príncipe Charles com Diana, em 1981.

A L’Epée é famosa também por suas parcerias. Com o relojoeiro suíço Maximilian Büsser, fundador e diretor criativo da MB&F, criou relógios com a forma de aranhas, robôs e foguetes.

Para celebrar o 175º aniversário da relojoaria Ulysse Nardin, em 2021, inventou o modelo OVNI.

Ao longo de sua história, a L’Epée já se unira a várias maisons da LVMH em coleções históricas. Para a Louis Vuitton, produziu o Montgolfière Aéro, réplica de um balão de ar quente.

Para a Tiffany & Co, um carrilhão no formato dos primeiros carros de Fórmula 1, da década de 1950 — em comemoração à reabertura da boutique da joalheria na 5ª Avenida, em Nova Iorque, no ano passado.

“A L’Epée iniciou uma série de parcerias que manteremos e desenvolveremos com Arnaud Nicolas [diretor criativo da marca], e estou animado com o potencial criativo inexplorado das várias maisons do Grupo LVMH associadas a essa expertise excepcional”, diz Frédéric, em comunicado.

Lufada de renovação

Nascido em Neuilly-sur-Seine, nos arredores de Paris, filho do segundo casamento de Arnault, com Hèlène Mercier, o herdeiro assumiu o comando da LVMH Watches no início do ano, em janeiro. Mas ele já estava no grupo desde 2017, quando se juntou à TAG Heuer, como diretor de estratégia e digital.

Três anos depois, Frédéric foi nomeado CEO da relojoaria. Ele expandiu e reforçou a presença da empresa no digital e, mais do que isso, trouxe uma lufada de inovação e renovação para o negócio, fundado em 1860, em La Chaux-de-Fonds, no cantão suíço de Neuchâtel.

Sua missão na TAG Heuer era fortalecer a marca no mercado dos relógios digitais e inteligentes. Em 2021, em entrevista ao jornal americano The New York Times, o então CEO definiu a grife como “o relógio para pessoas que alcançarão o sucesso, que estão sempre em busca da próxima conquista”.

Para a Louis Vuitton, a L’Epée fez da réplica de um balão de ar quente um relógio (Crédito: Reprodução louisvuitton.com)

Formado em matemática aplicada e computacional, antes de entrar para o universo da alta relojoaria, Frédéric foi estagiário da consultoria McKinsey e trabalhou no Facebook (Crédito: Reprodução @emiratesman)

No comando da TAG Heuer, Frédéric fez parcerias com famosos, como o ator Ryan Gosling (Crédito: Reprodução tagheuer.com)

Enquanto CEO da TAG Heuer, Frédéric lançou uma coleção de smartwatches inspirada no personagem Mario Bros (

Sim, essa aranha dourada é um relógio, criado pela L’Epée (Crédito: lepee1839.ch)

Um dos modelos mais célebres da L’Epée é o Grenade (Crédito: lepee1839.ch)

Frédéric estabeleceu collabs com famosos, como os atores Jacob Elordi e Patrick Dempsey e o cantor chinês Cai Xukun. Uma dos clássicos da fabricante, o modelo Carrera, em ouro maciço,  foi parar no filme Barbie, no pulso do personagem Ken, interpretado por Ryan Gosling.

O executivo até arriscou uma parceria com a Nintendo e, em 2022, lançou uma coleção inspirada em Mario Bros, um dos personagens mais ilustres da história dos jogos eletrônicos.

E ele fez tudo isso mantendo-se fiel à tradição de uma empresa secular, reconhecida pela excelência de seu relógios analógicos e extremamente “complicados” — o que, no universo da alta relojoaria, é sinônimo de qualidade e sofisticação.

A estratégia de Frédéric funcionou. Em 2022, as vendas da TAG Heuer somaram CHF 729 milhões (cerca de R$ 5 bilhões) — CHF 682 milhões (aproximadamente R$ 4,2 bilhões) acima dos valores de 2021, conforme dados do banco Morgan Stanley.

Um cargo sob medida

O crescimento e a modernização da relojoaria levaram o alto comando da LVMH a criar um cargo especialmente para Frédéric. A divisão chefiada por ele está subordinada à de Relógios e Joias, comandada por Stéphane Bianchi, no grupo desde 2018.

Agora o jovem CEO tem o desafio de comandar um braço cada vez mais estratégico dentro conglomerado.

No primeiro trimestre de 2024, a área de relógios e joias movimentou Є 2,5 bilhões. Em 2023, foram Є 11 bilhões — quase 13% do total da LVMH.

A participação da LVMH Watches no faturamento geral do grupo tende a se tornar cada vez mais robusto, acompanhando a ascensão do mercado global de relógios de luxo.

Avaliado em US$ 43,56 bilhões, em 2023, deve chegar a US$ 65,35 bilhões, nos próximos sete anos, avançando a uma taxa de crescimento anual composta de 5,2%.

E pensar que Frédéric, formado em matemática aplicada e computacional pela Escola Politécnica, de Paris, e pianista na adolescência, começou sua vida profissional como estagiário da consultoria McKinsey. Antes de entrar para o universo da alta relojoaria, o herdeiro de Arnault trabalhou no centro de pesquisa de inteligência artificial do Facebook.



Fonte: Neofeed

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Ex-profissionais de BTG, Credit Suisse, Porto Seguro e XP se unem em nova assessoria em busca de R$ 1,5 bi

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Ex-profissionais de BTG, Credit Suisse, Porto Seguro e XP se unem em nova assessoria em busca de R$ 1,5 bi
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Nos últimos 10 anos, o mercado de assessoria de investimentos viveu um boom. Diversos executivos de grandes bancos apostaram em uma carreira empreendedora para fundar o seu próprio business e surfar a onda de desbancarização no Brasil.

Apesar da desaceleração e recente consolidação dessa indústria, novos players ainda apostam nessa tese. É o caso da Astra Capital, nova assessoria de investimentos plugada ao BTG Pactual, que acaba de ser lançada.

Ela é composta por um time de executivos com larga experiência no setor. A CEO e fundadora Thaissa Braz tem 17 anos de experiência em wealth management, que inclui uma vivência de sete anos em Zurique, na Suíça, pelo Credit Suisse, e também passagens pelos private banks do Banco Safra e da XP.

O time de sócios fundadores é composto por mais quatro profissionais. Andreas Serpa passou pela tesouraria do Safra e foi estrategista e head de produtos na XP. Gabriel Godeghesi é ex-BTG Pactual; Arthur Costa, ex-XP Private; e Victor Souza, ex-Porto Seguro Corporate.

“Ao contrário do que muitos pensam, que é um mercado já saturado, ainda há muito espaço no mercado de assessoria. Além de toda a consolidação que vai seguir acontecendo entre os players, ainda observamos uma fatia muito grande dos investidores nos grandes bancos, que deve sair. Brinco com os meus sócios que vamos olhar para trás em 10 anos e vamos pensar: em 2024 ainda era tudo mato”, diz Thaissa, ao NeoFeed.

Neste momento, a equipe é composta por oito pessoas. Com o relacionamento dos sócios e bankers, a Astra pretende tombar uma carteira de cerca de R$ 500 milhões até o fim deste ano. A meta é chegar a R$ 1,5 bilhão até o fim de 2025, com a contratação de mais gente no time comercial.

A proposta é dar um atendimento mais private aos clientes, tanto para pessoas físicas como jurídicas, com uma abordagem personalizada e diversificada na gestão de investimentos, incluindo planejamento financeiro e consultoria de seguros. O público-alvo são clientes com pelo menos R$ 1 milhão em liquidez, mas também há uma mesa digital para tíquetes menores.

A Astra Capital acredita que o mercado de assessoria deve passar por uma grande transformação a partir de novembro com a entrada em vigor de regras de transparência da CVM, que vão mostrar o diferencial de trabalho de assessores mais qualificados e que têm de fato experiencia em wealth management, e não apenas na venda de produtos.

“Tenho certeza de que muitos clientes ficarão frustrados quando entenderem que seus assessores indicam produtos que não fazem sentido para a carteira, somente para o bolso dos próprios assessores. Acreditamos que isso será uma oportunidade, pois estaremos de braços abertos para receber esses clientes e fazer o correto para o patrimônio deles”, afirma Thaissa.



Fonte: Neofeed

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As “barbeiragens” dos carros sem motorista colocam o mercado em xeque

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A General Motors anunciou, nesta terça-feira, 23 de julho, que está adiando indefinidamente a produção de seu veículo autônomo Origin, que vinha sendo utilizado como táxis-robôs pela unidade Cruise da fabricante americana.

O anúncio não surpreendeu, pois a empresa já havia interrompido temporariamente a produção do Origin em novembro, para investigar um acidente ocorrido em São Francisco, no qual um pedestre foi arrastado por seis metros por um táxi-robô depois de ter sido atropelado por outro veículo.

A montadora anunciou que a unidade Cruise vai se concentrar agora nos testes de táxis-robôs produzidos a partir de uma a nova geração do Chevrolet Bolt – marca que havia sido descontinuada, mas que a Cruise tem usado há vários anos para o desenvolvimento de veículos autônomos.

A CEO da GM, Mary Barra, que preside o conselho da Cruise, disse em uma carta aos acionistas que a mudança reduzirá os custos da unidade e “abordará a incerteza regulatória” em torno da falta de controles manuais dos veículos, como volante ou pedais.

Uma investigação terceirizada sobre o incidente de outubro do ano passado descobriu que questões culturais, inépcia e má liderança alimentaram descuidos que levaram ao acidente. O estudo também investigou as alegações de encobrimento por parte da liderança de Cruise, mas não foram encontradas provas que apoiassem essas alegações.

Desde então, a GM demitiu cerca de um quarto dos funcionários da Cruise, criou uma posição de diretor de segurança e trouxe novos executivos para comandar a divisão. Além disso, reiniciou os testes de táxis-robôs do Bolt em Dallas, Houston e Phoenix.

A Cruise, uma startup sediada em São Francisco adquirida pela GM em 2016, perdeu a licença dos reguladores da Califórnia para usar os táxis-robôs no estado. A CEO havia dito anteriormente que a Cruise poderia gerar US$ 50 bilhões em receita anual até 2030. A empresa, que recebeu participação minoritária da Honda, acumula prejuízos de mais de US$ 8 bilhões desde 2017.

Avanço lento

O anúncio da GM reforça a percepção do avanço lento no desenvolvimento de carros autônomos, que movimentaram US$ 1 trilhão de investimentos, com resultados ainda insatisfatórios.

Após testes bem-sucedidos em 2019 e entrada em operação em 2020, os veículos autônomos estavam sendo aclamados como o futuro dos transportes. Desde o ano passado, acidentes, ações judiciais, demissões, falhas de software, carros parados nas estradas e um fluxo constante de más relações públicas afetaram o segmento.

A força motriz por trás dos veículos autônomos é a inteligência artificial (IA), mas os algoritmos atuais carecem da compreensão e do raciocínio humanos necessários para o contexto durante a condução.

De acordo com especialistas, estes veículos devem ser capazes de raciocínio contrafactual – avaliando cenários hipotéticos e prevendo resultados potenciais. Boa parte dos acidentes expõe essa falha, principalmente em condições com iluminação variável (nem clara nem escura), no nascer ou no pôr do sol.

Hoje, as três empresas que disputam o mercado de veículos autônomos – Waymo, Cruise e Tesla – estão sob investigação por questões de segurança. Todas vêm enfrentando dificuldades que estão arranhando sua imagem.

A Waymo, empresa da holdig Alphabet, controladora do Google, opera um serviço de táxis-robôs em São Francisco, Phoenix e Los Angeles equipados com sensores e software que controlam a direção. Embora seus carros não tenham contribuído para quaisquer acidentes fatais conhecidos, os reguladores dos EUA continuam investigando a sua condução por vezes errática.

Em meio aos pequenos acidentes provocados em São Francisco, o fato de os veículos autônomos não terem motorista tem gerado atos de vandalismo contra a crescente frota de táxis-robôs da Waymo.

Este mês, a empresa do Vale do Silício entrou com duas ações judiciais, exigindo indenizações por danos causados por supostos vândalos. Num deles, uma mulher, Ronaile Burton, foi acusada de cortar intencionalmente os pneus de 19 veículos Waymo – incluindo alguns que estavam ocupados por passageiros – ao longo de três dias no fim do mês passado em São Francisco.

A Tesla está sob escrutínio após um recall de 2 milhões de veículos nos EUA devido a preocupações com a função de piloto automático de seus modelos elétricos, que não são autônomos. O piloto automático foi criado para ajudar o motorista em manobras como direção e aceleração.

A falha levantou dúvidas sobre os avanços da Tesla no segmento de carros autônomos. Desde 2020, o CEO da companhia, Elon Musk, vem prometendo lançar táxis-robôs, mas os anúncios acabam sendo adiados. No início deste ano, Musk prometeu apresentar o robo-táxi da Tesla em 8 de agosto, mas sinalizou, na semana passada, que a montadora levaria mais tempo para incorporar uma mudança de design.

Os testes com o mais recente modelo de veículo autônomo desenvolvido pela montadora – a nova versão Beta 12.4 do FSD (Full Self-Driving, “Direção Totalmente Autônoma”, em português) – apresentou avanços, mas expôs uma folha constrangedora: o software baseado em câmera nem sempre consegue evitar o veículo autônomo de trafegar na contramão.



Fonte: Neofeed

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Wiz “esnoba” oferta de US$ 23 bilhões de dona do Google

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Recusar uma oferta de compra de US$ 23 bilhões proveniente da Alphabet, controladora do Google, não é das decisões mais fáceis de se tomar. Mas foi isso o que a startup de cibersegurança nova-iorquina Wiz fez.

Do lado do Google, a aquisição seria a maior de sua história e deveria complementar sua oferta de segurança, em uma longa tentativa de alcançar a Microsoft e a Amazon no concorrido mercado de serviços em nuvem. Nesse cenário, a Wiz se uniria a Mandiant, que foi adquirida pela Alphabet há dois anos por US$ 5,4 bilhões, como um reforço nesta vertente.

A oferta que o Google fez à Wiz quase dobrou a avaliação da última rodada de captação da startup, que havia elevado o seu valuation para US$ 12 bilhões. Em maio, a companhia atraiu investidores como Andreessen Horowitz, Lightspeed Venture Partners e Thrive Capital e levantou US$ 1 bilhão.

Porém, a startup, que escaneia dados guardados nos sistemas de armazenamento, buscando e removendo riscos à segurança dessas informações, achou que poderia valer mais se seguisse por outro caminho, o do IPO.

“Recusar ofertas tão significativas é difícil, mas com nossa equipe excepcional, sinto confiança ao fazer essa escolha”, disse Assaf Rappaport, CEO da Wiz, em um memorando acessado pela Bloomberg News.

Além de mirar um valuation “melhor”, a companhia mostrou preocupações com um possível processo regulatório de aprovação demorado. A falta de acordo sobre a permanência da Wiz como uma unidade separada dentro do Google ou integrada ao seu negócio de nuvem também foi um problema, segundo fontes ouvidas pela Bloomberg e pelo The Wall Street Journal.

O empreendedor ainda afirmou que os próximos passos da empresa são alcançar US$ 1 bilhão em receita no próximo ano e então abrir seu capital na bolsa de valores. A startup teria atingido uma receita de US$ 500 milhões em 2023.

“A validação vista após a notícia chegar ao mercado apenas reforça nosso objetivo de criar uma plataforma que tanto equipes de segurança quanto de desenvolvimento amam”, disse o CEO da Wiz no memorando.

Fundada em 2020, a Wiz levou pouco tempo para se tornar uma das empresas mais promissoras no segmento de segurança para computação em nuvem. Na visão de especialistas e investidores, o crescimento acelerado da companhia se deve ao nicho escolhido, que ainda é pouco explorado e conta com uma base de clientes afortunados.

Esta é a segunda aquisição frustrada da Alphabet em menos de seis meses. No início deste ano, o Google estava examinando a compra da empresa de software HubSpot, avaliada em cerca de US$ 25 bilhões. Diferentemente da história com a Wiz, o Google tomou a decisão de não seguir com o negócio, devido a preocupações regulatórias.

Apesar dos acordos não concluídos, a empresa está mostrando sinais de crescimento de sua unidade de nuvem e reportou lucro no segmento pela primeira vez em 2023. E parece que a compra da Mandiant ajudou a chegar nesses números.



Fonte: Neofeed

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