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Inspirado na “Árvore da Vida”, projeto alimenta venezuelanos em fuga da fome

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Tempo de Leitura:5 Minuto, 21 Segundo


Da família Malvaceae, nome científico Ceiba pentandra, a sumaúma é nativa das florestas úmidas. Gigantesca, pode atingir 70 metros de altura. Projetada sobre outras árvores, sua copa serve de proteção para outras espécies da flora e de abrigo para insetos e aves.

Suas enormes raízes absorvem a água do solo, alimentando não apenas a si própria como as plantas a seu redor — inclusive nas temporadas mais secas. Como as chamadas sapopemas chegam a ficar até dez metros acima do chão, golpeadas com pedaços de madeira, ecoam o som por longas distâncias. Assim, foi feita meio de comunicação pelos povos amazônicos, com mensagens trocadas de um lado a outro da floresta, em uma espécie de código Morse.

Por todas essas características, a sumaúma é conhecida como a Árvore da Vida. Pela ideia de acolhimento ensejada por ela, a planta batiza, em Boa Vista, Roraima, o Sumaúma: Nutrindo Vidas.

Projeto da Cáritas Brasileira, organização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de apoio a comunidades afetadas por desastres socioambientais e/ou em situação de vulnerabilidade, o Sumaúma é uma iniciativa de segurança alimentar focada nos imigrantes e refugiados venezuelanos.

Lançado em agosto de 2022, menos de dois anos depois, em 21 de junho passado, o movimento serviu sua milionésima refeição. Até agora, foram alimentadas mais de 30 mil pessoas.

São mulheres e homens, com crianças, bebês e idosos, que cruzam a fronteira, fugindo da miséria e da fome, impostas pelo regime de Nicolás Maduro.

A maioria vem a pé de Pacaraima, ponto de entrada oficial entre o Brasil e a Venezuela, a 215 quilômetros de Boa Vista. Chegam exaustos e famintos, muitos desnutridos.

Dos atendidos até hoje pelo Sumaúma, 35% tinham menos de 15 anos — dos quais, 16% não haviam completado cinco anos. E as pessoas acima dos 60 anos, eram 8%. Do total, 43% estão fora da faixa etária típica de trabalho.

“Esses números ressaltam a dependência significativa das famílias que apoiamos”, diz Giovanna Kanas, assessora nacional da Cáritas Brasileira, em conversa com o NeoFeed.

Graduada em relações internacionais e mestre em mudança social e participação política, a executiva completa: “Para a maioria, Boa Vista é apenas passagem, até que eles partam para o Sudeste e o Sul, onde estão as maiores oportunidades. Como eles não têm estrutura de cozinha tampouco local adequado para armazenar comida, nós temos de oferecer refeições prontas.”

O refeitório do Sumaúma está instalado no Posto de Recepção e Apoio, local de pernoite gerido pelo governo federal por meio da Operação Acolhida. São oferecidas duas refeições por dia, café da manhã e almoço — o jantar fica a cargo da iniciativa pública.

Arepa, sopa e mingau

Como em todo projeto de segurança alimentar para pessoas em situação de vulnerabilidade, os agentes da Cáritas Brasileira são pautados pela urgência de dar de comer a quem tem fome. Mas eles vão além.

Ao cuidado com o valor nutricional das refeições (a nutricionista do Sumaúma sempre contempla, no mínimo, cinco grupos alimentares), soma-se a preocupação com as tradições culinárias e necessidades específicas da população atendida.

Graças ao projeto, já foram servidas mais de um milhão de refeições a mais de 30 mil pessoas (Foto: Cáritas Brasileira)

O cardápio é adaptado às tradições culinárias da Venezuela (Foto: Cáritas Brasileira)

O projeto oferece ainda palestras sobre a importância da alimentação saudável e do aleitamento materno (Foto: Cáritas Brasileira)

O Sumaúma é financiado pela Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional (Foto: Cáritas Brasileira)

Típica das florestas úmidas, a sumaúma é chamada a Árvore da Vida

Frequentemente, por exemplo, são servidas arepas, os bolinhos feitos de farinha de milho, típicos da Venezuela e também da Bolívia, Colômbia e Panamá. Da mesma forma, conta Giovanna, o feijão do modo como o conhecemos deixou de ser oferecido todos os dias. “Os venezuelanos costumam comer feijão com açúcar”, conta Giovanna.

O menu do Sumaúma está em constante adaptação. Por causa dos idosos, a oferta de sopas foi ampliada. E, das crianças em fase de introdução alimentar, o cardápio ganhou algumas opções de mingau.

Muitas vezes, a refeição é ajustada para atender às demandas de uma única família. Aconteceu com um menino de 8 anos, portador de paralisia cerebral, que só conseguia se alimentar se a comida estivesse sob a forma de um creme.

Graças à intensa participação comunitária, é feito o monitoramento sistemático dos beneficiários, por meio de cartões de identificação — um terço da equipe do Sumaúma é composto por venezuelanos. Sem o controle minucioso de quem recebe a comida, as adequações do pratos seriam impossíveis.

Os registros servem também para ajustar os números de porções diariamente, de modo a evitar que falte ou sobre comida. E esse é outro diferencial da iniciativa da Cáritas Brasileira em Roraima.

Além do fornecimento da comida, o projeto promove rodas de conversa sobre a importância da alimentação saudável e do aleitamento materno. Aliás, a Cáritas Brasileira criou uma sala de amamentação, por onde passam, todo os dias, em média, dez mulheres com seus bebês.

O Sumaúma é fruto da parceria com o Mexendo a Panela, que, diferente do projeto atual, era mantido por doações — com a pandemia de covid-19, seus organizadores se viram obrigados a interromper o fornecimento de comida.

“Felpinhas” de algodão

Com capacidade para servir 3 mil refeições por dia, mas oferecendo hoje 2,1 mil, o programa da Cáritas Brasileiras é financiado pelo Escritório de Assistência Humanitária, da Agência dos Estados Unidos pelo Desenvolvimento Internacional (USAID).

Giovanna prefere não revelar o valor do investimento do governo americano argumentando: o tema da imigração é muito sensível e a revelação do dinheiro aportado por despertar reações xenofóbicas.

No fim de 2023, o caixa do Sumaúma recebeu um reforço de R$ 100 mil. O valor veio do prêmio do Pacto Contra a Fome, que, entre três centenas de candidatos, elegeu a projeto a iniciativa vencedora da categoria Promoção da Segurança Alimentar.

Assim, a iniciativa de Roraima faz história e serve de exemplo para outras ações de combate à fome — além dos venezuelanos, são atendidos também, mas em menores quantidades, brasileiros em situação de rua e alguns guianenses que buscam uma vida melhor do lado de cá da fronteira.

O Sumaúma é como a sumaúma,  árvore cujas sementes, uma espécie de “felpinhas” de algodão, o vento leva para frutificar em outros lugares.

E, como diz, em vídeo, Áurea Cruz, coordenadora local do projeto: “O Pacto [Contra a Fome] está sendo a nossa ventania”.





Fonte: Neofeed

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Como Christopher Reeve, o Superman, se tornou um super-herói da vida real

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Como Christopher Reeve, o Superman, se tornou um super-herói da vida real
Tempo de Leitura:7 Minuto, 8 Segundo


Comovente, sem ser piegas, o documentário Super/Man — A História de Christopher Reeve, é, acima de tudo, um filme sobre o amor à vida. O relato de como o eterno Superman, galã de Hollywood, atlético, marido e pai amoroso, amigo querido, de uma hora de uma hora, perde tudo.

E, de como, apesar das imensas dificuldades impostas pelo acidente que o deixou tetraplégico, encontra forças para dar um novo significado à sua existência.

De 27 de maio de 1995, quando em uma competição de hipismo, Reeve caiu do cavalo e fraturou as duas primeiras vértebras cervicais, até sua morte, em 10 de outubro de 2004, aos 52 anos, foram quase nove anos e meio, preso à uma cadeira de rodas, sem mexer um músculo do pescoço para baixo e respirando a maior parte do tempo por aparelhos.

Mesmo assim, o ator transformou a tragédia em ação. Virou ativista e lutou até o fim pelos direitos das pessoas com paralisia. “Eu achei que tinha de fazer algo, não só por mim, mas por todos na mesma condição”, diz, no filme.

Obcecado pela cura, Reeve, com sua fundação, financiou procedimentos médicos inovadores. Defendeu mudanças nas normas dos seguros de saúde. Comprou briga, em 2001, com o então presidente George W. Bush, quando o governo americano proibiu as pesquisas com células-tronco embrionários.

Em 2013, graças às iniciativas do ator, foi aprovada a Lei de Assistência Acessível, que garante aos portadores de paralisia acesso a cuidados de alta qualidade, de modo a atender as necessidades individuais dos pacientes e permitir-lhes viver da maneira mais independente possível.

Dirigido por Ian Bonhôte e Peter Ettedgui, o longa foi construído a partir de uma extensa e minuciosa pesquisa sobre a vida de Reeve, antes e depois da tragédia.

O projeto contou com a participação ativa de seus três filhos — Matthew e Alexandra, do primeiro casamento, com a agente de modelos britânica Gae Exton, e o caçula William, da união com a atriz e cantora Dana Morosini, o grande amor da vida do ator, morta em 2006, vítima de um câncer de pulmão, aos 44 anos.

Apresentado de forma não linear, o longa inclui imagens de arquivo e filmes caseiros, inéditos do grande público. Traz ainda entrevistas com atrizes e atores de Hollywood que eram amigos e colegas de Reeve, como Meryl Streep, Susan Sarandon, Glenn Close e Whoopi Goldberg,

Como disseram várias vezes, Bonhôte e Ettedgui não queriam “mais um daqueles documentários bobos que colocam as celebridades em um pedestal”.

A vida de Reeve nunca foi fácil, mesmo com a fama. E Super/Man mostra as dificuldades.

Traz a juventude conturbada pelo divórcio dos pais e a complicada relação com o poeta Franklin Reeve (1928-2013), que cobrava do filho excelência acadêmica, atlética e artística — depois do acidente, os dois se reconciliaram. Revela ainda o casamento conturbado com Gae. E a queixa de Matthew sobre a ausência do ator durante a maior parte da infância do primogênito.

O filme tampouco esconde as crises de profunda tristeza de Reeve e Dana pelas perdas provocadas pela lesão na medula espinhal — conhecida no meio médico como “fratura do enforcado”.

“Você continua sendo você e eu te amo”

Formado pela Cornell University, em 1974, Reeve estudou artes dramáticas na Julliard School, onde conheceu Robin Williams (1951-2014), seu melhor amigo. Depois de alguns papéis na Broadway, no cinema e na televisão, veio 1977, o ano que marcaria a virada em suas pretensões como ator.

Vários artistas, mais famosos do que ele queriam ser o Superman. Mas o diretor Richard Donner (1930-2021) procurava alguém desconhecido. Reev fez o teste e ganhou o papel. Seu pai e alguns colegas condenaram a decisão: achavam aquele personagem menor, infantil.

A equipe do filme ficou impressionada com sua atuação tanto como Superman quanto como alter ego do super-herói, o tímido jornalista Clark Kent.

“Eu entendi que se eu me saísse bem nesse papel, minha vida mudaria”, conta ele, em entrevista da época. “John Hauseman [o lendário ator e produtor, professor na Julliard] me disse: ‘Senhor Reeve, é importante que o senhor seja um ator clássico sério, a menos, claro, que te ofereçam muito dinheiro para fazer outra coisa.”

Nos quase nove anos e meio em que esteve preso a uma cadeira de rodas, Reeve foi um ferrenho ativista dos direitos das pessoas com paralisia (Foto: Divulgação)

Grande amor da vida de Reeve, Dana ficou ao lado do marido até o fim. Morreu dois anos depois dele, aos 44 anos, vítima de um câncer de pulmão (Foto: Divulgação)Dana e Reeve ficaram casado por 17 anos

Os três filhos do ator participaram intensamente do documentário. Na imagem, o caçula William aparece entre os diretores Peter Ettedgui (à esquerda) e Ian Bonhôte (Foto: imdb.com)

A atuação de Reeve tanto como Superman quanto como alter ego do personagem, o tímido jornalista Clark Kent., foi um sucesso de crítica e público. No filme de 1978, ele fazia para romântico com Margot Kidder, intérprete de Lois Lane (Foto: imdb.com)

Ao longo de toda a vida, Reeve tentou se desvicilhar, sem sucesso, do personagem que o tornou famoso (Foto: Divulgação)

Graças ao herói vindo do planeta Kripton, Reeve foi lançado ao estrelato. Viriam mais três filmes, nos nove anos seguintes, os dois últimos massacrados pela crítica. Depois do sucesso,  o ator tentou se livrar do estigma de Superman. Em vão. Ele ficaria ternamente marcado pelo personagem de collant azul e capa vermelha.

Os filhos de Reeve são presenças constantes e importantes no documentário. Eles mostram generosidade e afeto pelo pai, apesar de expor suas falhas junto à família. Os três contam que tudo com o ator era sobre “atividade e ação” — nadar, andar de bicicleta, correr… Reeve sempre muito competitivo.

“Eu arruinei minha vida e a de todo mundo. Não vou poder mais esquiar, velejar, jogar bola com Will [à época do acidente, o caçula tinha apenas três anos]. Não vou mais poder fazer amor com Dana. Talvez seja melhor eu partir”, diz o ator, no documentário.

Mas uma frase da mulher o livrou dos pensamentos suicidas, como ele conta no filme: “Você continua sendo você e eu te amo”.

A consciência da “escuridão”

Reeve encontrou forças na família, nos amigos e na convivência com pacientes como ele. Williams foi fundamental. É ele quem arranca o primeiro riso do ator, ao entrar no quarto de hospital fingindo ser um proctologista russo.

Foi ideia do comediante levar o amigo, a bordo de sua van, à premiação do Oscar, de 1996. Lá, Reeve foi aplaudido de pé. Lá, sua vida sofreria (outra) reviravolta.

O ator percebeu o poder de sua influência e passou a usar a fama para mobilizar autoridades e cientistas na busca por tratamentos que devolvessem os movimentos a pacientes como ele. Com isso, as pessoas começaram a se unir em torno dele, inclusive políticos como o presidente Bill Clinton — essa parte de sua biografia era desconhecida até mesmo pelos fãs.

Em Super/Man, Meryl Streep diz acreditar que, se Reeve estivesse vivo, Williams não teria cometido suicídio, uma década depois da morte do amigo, aos 63 anos. Mas é como Susan Sarandon lembra: os dois tinham consciência da “escuridão”. Um, a tetraplegia, e o outro, a depressão.

Com todas as limitações (e apesar delas), Reeve estreou na direção, com o filme In the Gloaming, de 1997. Sete anos depois, lançou The Brooke Ellison Story, sobre a vida da ativista americana, tetraplégica, ao ser atropelada na adolescência.

Perseverança e resiliência

Em 9 de outubro de 2004, poucas horas depois de acompanhar um jogo de hóquei de Will, o ator entrou em coma. Por causa de uma infecção, sofreu uma parada cardíaca no dia seguinte.

Super/Man é um filme pesado, porém necessário e inspirador. “Ver alguém que luta assim e mantem sua humanidade te dá uma grande esperança”, declara Williams, em um vídeo, recuperado por Bonhôte e Ettedgui.

Depois de voar nas telas como o maior de todos os super-heróis (“mais rápido do que uma bala, um trem e um avião”), Reeve conseguiu driblar as adversidades que lhe foram impostas pela vida e deixar um legado de perseverança e resiliência.

Apesar de seu otimismo e força de vontade, o ator sabia que não viveria para usufruir de suas conquistas como ativista. Daí sua generosidade.

No documentário, ele fala sobre seu principal personagem, muito tempo antes do acidente: “Eu não sou aquele herói. Interpretei um papel. Não sou aquele homem”. Na vida real, sem mexer um músculo, Reeve foi muito mais do que apenas o Superman.



Fonte: Neofeed

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Mira Schendel, a artista que soube “brincar” com as palavras

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Mira Schendel, a artista que soube
Tempo de Leitura:6 Minuto, 39 Segundo


Nos anos 1960, a artista Mira Schendel (1919-1988) ganhou uma quantidade enorme de papel japonês. Reconhecida como um dos nomes mais representativos da arte brasileira do século 20, ela se viu diante do desafio de trabalhar com um material extremamente delicado. Como rasgava com facilidade, Mira não conseguia desenvolver nada com o presente recebido.

Até que ela conheceu a monotipia — técnica de impressão, situada entre a gravura e a pintura ou o desenho, que consiste em criar uma mancha com tinta sobre uma superfície não porosa e então transferi-la para o papel. Imediatamente, Mira se apropriou do método, adaptando-o ao seu modo de trabalhar.

Sobre vidro ou acrílico, ela espalhava uma camada de tinta a óleo, polvilhava talco por cima e, com extrema delicadeza, riscava o papel — às vezes utilizando a própria unha.

Daquele momento em diante, Mira produziu mais de 2 mil monotipias. Agora, cerca duas centenas delas estão expostas na mostra Mira Schendel — esperar que a letra se forme, em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, até 2 de fevereiro.

“Nas monotipias, é a plataforma em que o escrever e o desenhar se emaranham infinitamente”, diz o curador Paulo Miyada, em entrevista ao NeoFeed. Ao realizar esse processo, é como se Mira revelasse algo que estava escondido dentro do papel, à espera de um toque para se manifestar.

Como a tinta penetra no papel ficando visível nas duas faces, o crítico de arte Rodrigo Naves, em seu ensaio sobre a artista no livro O Vento e o Moinho, compara as monotipias de Mira a tatuagens: “Essas linhas que parecem tatuadas na pele falam de um corpo generoso que, ao agir no mundo, simultaneamente sente e dá sentido”.

Sobre a superfície branca, Mira “tatuou” linhas, círculos, letras soltas e frases como “este é um desenho gostoso”, de 1965. “Ela elimina qualquer hierarquia ou causalidade entre a escrita e o desenho. Não é um desenho escrito, nem uma escrita desenhada. São as duas coisas, indissociáveis”, afirma Miyada.

Alemão, italiano, francês e português

Myrrha Dagmar Dub nasceu em Zurique, Suíça, em 1919. Mudou-se para Milão, Itália, na década de 1930, onde estudou arte e filosofia, sendo a primeira mulher a se matricular no curso, da Univerita Cattolica del Sacro Cuore. Com a ascensão do nazismo, porém, foi expulsa das aulas, por ser judia.

Em 1949, veio para o Brasil com o passaporte amarelo dos apátridas. Inicialmente, ela se estabeleceu em Porto Alegre. Segundo sua filha, Ada, Mira lia em alemão, contava em italiano, mas falava português nas ruas. Em suas monotipias, é possível encontrar palavras nesses idiomas, além de francês.

Na capital gaúcha, além de realizar pinturas, trabalhou com design gráfico para complementar sua renda. Ao observar as capas de livros criadas por Mira, é possível perceber seu talento para compor imagens com massas de cor e palavras.

“Quando olhamos para esse trabalho gráfico, já podemos ver que ela tem um entendimento compositivo do plano, que lida com a palavra, e que é menos sobre a ilusão de profundidade e mais sobre a justaposição”, observa o curador.

O interesse pelas palavras também está em suas pinturas figurativas da década de 1960, onde a artista insere textos, seja pintando palavras ou colando recortes de jornal.

Em uma dessas obras, ela retrata a mesa de um artista e insere a manchete “REAÇÃO TENTA TOMAR O CNTI”, de 1964. Por meio da colagem, Mira captura o clima de tensão gerado pelo recente golpe militar ocorrido no ano em que fez a pintura. CNTI é a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria.

“Uma arte-escritura”

Em 1951, Mira participou da 1ª Bienal Internacional de São Paulo, o que lhe permitiu contato com experiências internacionais e facilitou sua inserção na cena artística nacional. Dois anos depois, mudou-se para São Paulo aproximando mais dos artistas de vanguarda e adotou o sobrenome Schendel, de seu segundo marido.

Embora seu trabalho tenha pontos de contato com os movimentos de arte concreta, neoconcreta e até com a poesia concreta, Mira nunca se filiou a nenhum grupo.

“É possível vê-la ao lado de vários artistas, mas ela nunca quis entrar em um grupo ou fazer parte de um movimento, pois entendia a importância dessa percepção subjetiva de cada pessoa”, lembra Miyada. “Seria impossível imaginar o que seria a obra de Mira se a poesia concreta não existisse no Brasil. Eles têm muitos temas em comum, cada um em sua própria avenida, mas estão compartilhando as mesmas perguntas.”

Mira Schendel — esperar que a letra se forme fica em cartaz até 2 de fevereiro. Na imagem, detalhe de obra sem título (Foto: Ricardo Miyada)

As obras de Mira refletem seu talento para compor imagens com massas de cor e palavras, como no trabalho “a pergunta”, de 1965 (Foto: Ricardo Miyada)

A obra de 1964, sem título, capta o clima de tensão gerado pelo então recente golpe militar (Foto: Ricardo Miyada)

Nas monotipias, é como se Mira revelasse algo que estava escondido no papel, a exemplo de “este é um desenho gostoso”, de 1965 (Foto: Ricardo Miyada)

“Uma arte-escritura /de cósmica poeira de palavras”, escreveu o poeta concreto Haroldo de Campos, sobre o trabalho de Mira. Na imagem, obra sem título, de 1965 (Foto: Ricardo Miyada)

O crítico de arte Rodrigo Naves compara as monotipias de Mira a tatuagens. Na imagem, trabalho sem título, de 1964-1965 (Foto: Ricardo Miyada)

Nos anos 1930, a artista se mudou para Milão, onde estudou arte e filosofia. Na imagem, colagem e desenho sem título, de 1965 (Foto: Ricardo Miyada)

É difícil não pensar nas frases escritas em seus trabalhos também como poemas. “Uma arte-escritura /de cósmica poeira de palavras/uma semiótica arte de ícones, índices, símbolos que deixa no branco da página seu rastro numinoso/esta é a arte de Mira Schendel”, escreveu o poeta Haroldo de Campos (1929-2003), em texto republicado no catálogo da mostra.

As nuvens de letras e palavras ganham corpo e tridimensionalidade no final dos anos 1960, quando Mira começa a produzir os Objetos Gráficos. Ela insere suas monotipias entre duas placas de acrílico, criando um objeto tridimensional em que o espectador não consegue distinguir o que é frente ou verso.

Em um texto publicado no material de apresentação de Mira Schendel — esperar que a letra se forme, a artista elenca as vantagens da descoberta do suporte para expor o trabalho:

“Torna visível a outra face do plano, negando que o plano seja apenas plano; possibilita uma leitura circular, na qual o texto é um centro imóvel e o leitor, um móvel; e a transparência que caracteriza o acrílico é uma falsa transparência do sentido explicado. Não é a transparência clara e monótona do vidro, mas a transparência misteriosa da explicação, que suscita questões”.

“O silêncio visual”

Esses trabalhos geralmente são expostos pendurados por fios de nylon, dando a sensação de estarem suspensos no ar — ajudando o visitante a compreender o estado gasoso que o trabalho de Mira evoca, um mundo onde não parece haver gravidade.

A exposição se encerra com a instalação Ondas paradas de probabilidade, apresentada em 1969, na 10ª Bienal Internacional de São Paulo. Esta edição da Bienal ficou conhecida como a “Bienal do Boicote”, devido ao protesto de artistas nacionais e internacionais que se recusaram a enviar obras, por causa da ditadura.

Como a exposição era organizada pelo físico e crítico de arte Mário Schenberg (1914-1990), amigo de Mira, ela topou participar. Contudo, criou uma obra quase invisível.

Suspendeu fios de nylon que pendiam do teto ao chão, distribuídos em grades quadriculadas. Sobre o trabalho, em um texto exposto ao lado da obra, a artista escreve: “a visibilidade do invisível”, “o silêncio visual”.

Essa era sua forma de protesto: estar presente de forma quase invisível, silenciosa.

Hoje, na era das mídias sociais, com seu excesso de conteúdo e palavras, a exposição termina com uma ode ao silêncio, em um espaço onde a artista Mira tem tanta voz — ainda que em texto.





Fonte: Neofeed

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“Guerra da geração distribuída” chega ao Congresso e expõe distorções dos subsídios no setor elétrico

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“Guerra da geração distribuída” chega ao Congresso e expõe distorções dos subsídios no setor elétrico
Tempo de Leitura:7 Minuto, 0 Segundo


A disputa pelo bilionário mercado de geração distribuída (GD) envolvendo as comercializadoras e as distribuidoras de energia, avaliado em R$ 140 bilhões, ganhou escala com uma série de denúncias contra as distribuidoras, acusadas de concorrência desleal e alvo de um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional.

O Projeto de Lei 671/2024, apoiado pelas empresas de energia solar, passou por uma audiência conturbada esta semana na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados e pode ir à votação em até duas semanas.

Proibidas por lei de desempenhar atividade de geração ou de comercializar energia via GD – atuações estranhas ao seu objeto de concessão, limitado à distribuição de energia -, as distribuidoras estão sendo acusadas de barrar pedidos de conexão à rede feitos por outras comercializadoras, alegando que o sistema está sobrecarregado.

Na audiência na Câmara, surgiu outra acusação, ainda mais grave, que vai além de uma possível má vontade das distribuidoras – elas estariam usando outras unidades de seu grupo, com outro CNPJ, não só para comercializar energia como para aproveitar os pedidos das outras comercializadoras para oferecer conexão a empresas que tiveram seu pedido barrado.

O PL, com relatoria do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), tem como objetivo justamente vedar a atividade de micro e minigeração distribuída de energia (MMGD) por distribuidoras ou empresas de um grupo econômico que atua na distribuição.

Por trás da disputa, vem à tona um problema que permeia o setor elétrico nacional: o crescimento desordenado da GD, de 35% apenas este ano, impulsionado por subsídios generosos para as fontes renováveis, em especial para a energia solar.

Esse crescimento está distorcendo o mercado de energia e levando ao limite a capacidade do sistema de atender a demanda do consumidor comum, que recebe energia das distribuidoras.

O fato é que a GD ajudou a transformar a energia solar num grande negócio, por permitir a geração de energia elétrica no local ou próximo ao ponto de consumo e colocar o excedente no sistema.

Concentrada nos painéis fotovoltaicos que captam energia nos telhados, o segmento de geração distribuída deve fechar o ano com cerca de 35 gigawatts (GW) em capacidade instalada, o equivalente a mais de duas usinas de Itaipu.

Novo nicho

A atual crise é resultado de um desdobramento do boom da energia solar – o surgimento de um modelo de negócio mais sofisticado e lucrativo do que a instalação de painéis fotovoltaicos nos telhados das residências, que já garantia subsídios na conta de luz até 2045.

Avaliado em R$ 40 bilhões, atrai empresas que investem numa fazenda solar, com vários painéis fotovoltaicos (com capacidade máxima de 5 MW, suficiente para atender 3 mil residências). A fazenda solar produz energia e vende via aplicativo para um consumidor, que “aluga” um pedaço dessa usina com desconto de 15%, em média, na conta de luz.

A nova modalidade, que não exige que o cliente tenha painel solar, também é beneficiada pelos subsídios das fontes renováveis e não paga nada à distribuidora para transmitir a energia. O público-alvo das fazendas solares são empresas que consomem muita energia, como comércio de pequeno e médio porte, mas não suficiente para migrar para o mercado livre.

Na prática, as fazendas solares oferecem preço mais baixo na conta de luz do que o cobrado pelas distribuidoras e, além de “roubar” seus clientes com maior tíquete, indiretamente exigem mais investimento da concessionária para aumentar a capacidade de transmissão do sistema. Apesar da distorção, a atuação das fazendas solares é assegurada pela Lei 14.300, de 2022.

A taxa de retorno das fazendas solares, calculado em 35% ao ano pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), explica o crescimento desse nicho e também a reação das distribuidoras, que entraram no negócio por meio de outras empresas do grupo.

A audiência na Câmara colocou lado a lado as partes envolvidas na disputa. Representantes de entidades que atuam no segmento de GD, como Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), INEL (Instituto Nacional de Energia Limpa) e a FMGD (Frente Mineira de Geração Distribuída), fizeram acusações graves, contestadas pela Abradee.

Boa parte das denúncias de irregularidades está concentrada em Minas Gerais, estado que atrai instalações de fazendas solares pelo preço baixo do terreno e incentivos fiscais oferecidos pelo governo estadual.

A grande demanda de instalações levou a Cemig, concessionária local, a alegar sobrecarga do sistema para barrar cerca de 80% dos pedidos de conexão à rede, de acordo com as comercializadoras. Mas Wedson dos Reis Alves da Silva, presidente-executivo da FMGD, citou o caso da Universidade de Viçosa como exemplo de suposta atuação desleal da Cemig.

“O integrador tinha procurado a universidade para fazer a instalação, propôs o projeto, assinou o contrato com essa universidade e, um tempo depois, teve resposta da Cemig Distribuição falando que era impossível, cobrando R$ 4 milhões para fazer a melhoria de rede para fazer a inserção nesse sistema. Dois meses depois, um sistema já estava sendo instalado pela própria Cemig”, contou na audiência.

Procurada, a Cemig negou em nota praticar a irregularidade, esclarecendo que “trata com total isonomia todas as empresas de geração distribuída (GD), sem qualquer distinção, atuando de acordo com a regulação existente, de forma técnica e responsável”.

“Boi de piranha”

Levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) indica que, no primeiro semestre, foram recusados pedidos de conexão à rede em Minas Gerais com investimentos que somam R$ 10 bilhões.

Bárbara Rubim, vice-presidente de geração distribuída da Absolar, diz que o argumento das distribuidoras de que as fazendas solares sobrecarregam o sistema não se sustenta. “Do total de produção fotovoltaica do País, 75% são de painéis instalados em telhado, as fazendas solares viraram boi de piranha para as distribuidoras recusarem pedidos de conexão.”

Outro representante do setor, Carlos Evangelista, presidente da ABDG, aponta dois problemas em relação à recusa das distribuidoras em fazer a conexão. Um deles é um problema técnico chamado inversão de fluxo de potência – que ocorre quando um sistema solar instalado em uma unidade consumidora gera mais energia do que esta consome.

“Esse problema ocorre em determinados horários e só a distribuidora dispõe dessa informação”, diz Evangelista. “Além disso, é comum as distribuidoras não cumprirem o prazo para analisar o pedido de conexão, jogando fora milhões de reais de investimento de uma empresa para montar uma fazenda solar; mesmo indo à Justiça, a resolução demora.”

Em entrevista ao NeoFeed, Marcos Madureira, presidente-executivo da Abradee, que representa as distribuidoras, rebateu as acusações do segmento solar e enfatizou que o PL apresentado na Câmara não tem base legal.

“O PL é contrário à Lei de Liberdade Econômica que assegura o direito à iniciativa privada”, diz Madureira. “As distribuidoras não fazem investimentos em geração distribuída, são impedidas por serem concessionárias, o que existe são grupos econômicos que atuam em transmissão, geração, distribuição e comercialização há algum tempo, e que também têm empresa de geração distribuída no seu portfólio.”

Em relação à Cemig, o presidente da Abradee afirma que a fiscalização efetuada pela Aneel não encontrou indícios de irregularidades. “Há, sim, um grande número de pedidos de conexão à rede em todo o País, numa média de 60 mil solicitações mensais”, afirma Madureira.

Em uma mostra de dinamismo das distribuidoras, segundo ele, o volume de conexões efetuadas foi de 70% em relação ao total solicitado, “o que desmente a ideia de que estaríamos barrando a maioria dos pedidos”.

Madureira admite, porém, a saturação em alguns locais do número de pedidos de conexão à GD, citando inversão de fluxo de potência em alguns horários. “É um problema técnico que já passou da GD e começa a afetar o sistema interligado nacional como um todo”, diz.

Para o presidente da Abradee, os subsídios continuam sendo o pano de fundo dessa crise que atinge a geração distribuída. “O que vemos é o Congresso Nacional com vários projetos de lei propondo ampliar os prazos para o uso de subsídios, o que só agrava a distorção na GD”, afirma Madureira.

Ele também propõe uma discussão de endereçar o problema técnico que atinge a geração distribuída, como o uso de baterias para armazenar a energia excedente e jogá-la no sistema quando a demanda for maior, tendo em vista o preço adequado.

“Por isso, as distribuidoras veem o projeto de lei como uma forma de puni-las pelas dificuldades que estão sendo provocadas pelo próprio segmento de geração distribuída”, diz Madureira.

 





Fonte: Neofeed

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