Início NOTICIAS A história da Internet

A história da Internet

0
COMPARTILHAR

A história da internet começa no ambiente da Guerra Fria (1945-1991) onde as duas super potências envolvidas, Estados unidos e URSS, estavam divididos nos blocos: socialista e capitalista, disputando poderes e hegemonias.

Os Estados Unidos, temendo ataques da Rússia, criou um sistema de compartilhamento de informações, a fim de facilitar as estratégias de guerra.

Nesse momento, surge o protótipo da primeira rede de internet, a “Arpanet” (Advanced Research Projects Agency).

Assim, no dia 29 de outubro de 1969, foi estabelecida a primeira conexão entre a Universidade da Califórnia e o Instituto de Pesquisa de Stanford, momento histórico: o primeiro e-mail enviado.

Por conseguinte, na década de 90, Tim Bernes-Lee, cientista, físico e professor britânico, desenvolveu um navegador ou browser, a World Wide Web (www), a Rede Mundial de Computadores – Internet.

A partir disso, a década de 90 ficou conhecida como o “boom da internet“, ou seja, quando ela se popularizou pelo mundo, com o surgimento de novos browser ou navegadores (Internet Explorer, Netscape, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Lynx) e o aumento do número de usuários, navegadores da internet.

Diante disso, ocorre uma grande proliferação de sites, chats, redes sociais (orkut, facebook, msn, twitter), tornando a internet a rede ou teia global de computadores conectados.