Brasil
Polícia fecha central bancária falsa acusada de fraudar contas de idosos
Segundo o governo de São Paulo, investigações tiveram início após denúncia de uma vítima que perdeu R$ 56 mil
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, fecharam na sexta-feira (4) uma falsa central bancária especializada em golpes contra idosos. Conforme a investigação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão na capital paulista e em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo. Dois homens e uma mulher são investigados pelo crime. “Durante o cumprimento das ordens judiciais, três pessoas foram identificadas e são investigadas pela 2ª Delegacia de Investigações sobre Estelionatos e Crimes Contra a Fé Pública da Divisão de Investigações Gerais (DIG)”, disse o governo estadual Ainda de acordo com a polícia, o material apreendido durante as buscas será analisado pelos investigadores.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Segundo o governo de SP, investigações tiveram início após denúncia de uma vítima que perdeu R$ 56 mil. A quadrilha, de acordo com os investigadores, usava a central clandestina para entrar em contato com os clientes dos bancos alertando sobre a identificação de uma fraude na conta. “Os golpistas orientavam os idosos a buscarem ajuda no banco, porém, alertavam sobre um suposto envolvimento de funcionários da agência. Eles convenciam as vítimas a resolver o ‘problema’ no caixa eletrônico, efetuando a transferência do saldo para outra conta, que estava em nome dos golpistas a fim de se proteger de possíveis fraudes”, explica a polícia
O caso está sendo registrado como estelionato qualificado e organização criminosa na 2ª DIG. Idosos são as principais vítimas de golpes financeiros. Em julho deste ano, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania publicou uma cartilha listando quais são os golpes mais recorrentes contra a terceira idade. Entre eles está a falsa central de atendimento. Para combater essa realidade, a pasta afirma que tem se esforçado cada vez mais para melhorar o atendimento pelo Disque 100, serviço nacional criado em 2019 para receber denúncias de violações de direitos humanos. Além de receber as denúncias, o serviço também orienta sobre os direitos e serviços de atendimento.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte
Brasil
Saiba como vai funcionar o programa de otimização de concessões de rodovias lançado pelo governo federal
Iniciativa prevê melhorar a infraestrutura de transporte rodoviário até 2026 com investimentos de R$ 110 bilhões
Após uma série de reuniões do G20, o governo federal retomou suas atividades nos estados e lançou na última quina-feira (21) o programa de otimização de contratos de concessão de rodovias. Esta iniciativa, que visa melhorar a infraestrutura de transporte rodoviário até 2026 prevê investimentos de 110 bilhões de reais. Intitulado “Programa de Otimização de Contratos de Concessão Rodoviária”, o anúncio foi feito em um evento no Palácio do Planalto, destacando a importância das ações do Ministério dos Transportes. O programa, que já está em vigor há cerca de um ano e meio, busca revisar contratos de concessão considerados problemáticos, tanto em termos técnicos quanto financeiros.
O programa de otimização inclui a duplicação de 1.5000 km de rodovias, a adição de 436 km de faixas e a construção de 16 pontos de descanso. Segundo o Ministério dos Transportes, essas obras têm o potencial de gerar aproximadamente 1,6 milhão de empregos diretos e indiretos. Entre os contratos problemáticos, considerados estressados, estão obras paradas ou atrasadas, algumas datando dos anos 90.
Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Desde o início do governo, 14 contratos relacionados a rodovias em 13 estados brasileiros já foram garantidos. A otimização difere da relicitação, pois permite o início das obras em até 30 dias após a assinatura de aditivos, com o reajuste da tarifa de pedágio ocorrendo apenas após a conclusão das obras. Atualmente, 95% da população utiliza as rodovias para se deslocar, e 65% de todos os produtos consumidos no país são transportados por essas estradas.
*Com informações de Luciana Verdolin
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado Victor Trovão
Brasil
Novas imagens mostram que estudante deu tapa em viatura antes de ser morto por policial
Marco Aurélio Acosta caminhava sem camisa por uma rua na zona sul de São Paulo quando viu o carro da PM, acertou o retrovisor e fugiu; agentes perseguiram o jovem e afirmam que houve resistência
Novas imagens de câmeras de segurança trouxeram à tona detalhes cruciais sobre a trágica morte do estudante de medicina Marco Aurélio Acosta, de 22 anos, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. O jovem foi morto durante uma abordagem policial, após um disparo à queima-roupa. As imagens capturaram Marco Aurélio Acosta caminhando sem camisa, aproximando-se de uma viatura da Polícia Militar, e desferindo um golpe no retrovisor do veículo antes de fugir. A perseguição subsequente foi registrada por outra câmera, localizada dentro do hotel onde o estudante estava hospedado. Durante a tentativa de imobilização pelos policiais, Marco Aurélio resistiu, o que resultou no disparo fatal. O policial responsável foi indiciado por homicídio doloso.
A investigação revelou que Marco Aurélio estava acompanhado por uma mulher, que se identificou como garota de programa, para quem o rapaz devia cerca de R$ 20 mil. O encontro no hotel teria gerado uma discussão, levando o estudante a sair irritado, sem camisa, quando encontrou a viatura policial. O enterro de Marco Aurélio ocorreu no cemitério do Morumbi, na zona sul de São Paulo. A morte do estudante gerou grande repercussão, levando o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), a se manifestar publicamente. Ele lamentou o ocorrido e afirmou que tal conduta não representa a polícia do Estado, prometendo punições severas para abusos.
O caso também foi comentado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, que lamentou a morte do estudante. A situação gerou discussões sobre a conduta policial e a necessidade de rigor na punição de ações desproporcionais. Além disso, o incidente trouxe à tona debates sobre a atuação policial e a urgência de reformas no treinamento e na abordagem das forças de segurança.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Os policiais envolvidos no caso afirmam que Marco Aurélio apresentou comportamento suspeito, resistiu à abordagem e ainda tentou tirar a arma de um deles. Segundo eles, o jovem estava “alterado” e “agressivo”. Os dois foram indiciados e permanecerão afastados até a conclusão das investigações. A Secretaria de Segurança Pública informou que as imagens registradas pelas câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos, que ficarão sob responsabilidade da Corregedoria da Polícia Militar e do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa).
*Com informações de Alvaro Nocera
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
Rodovia Presidente Dutra receberá 21 pedágios para sistema ‘free flow’
Equipamentos serão distribuídos ao longo de um trecho de 25 quilômetros, que vai de Arujá até a capital paulista
A rodovia Presidente Dutra, uma das principais vias do Brasil, contará com a instalação de 21 radares que operarão no sistema de passagem livre, conhecido como ‘free flow’, no início do próximo ano. Esses equipamentos serão distribuídos ao longo de um trecho de 25 quilômetros, que vai de Arujá até a capital paulista. Seis dos radares já estão em processo de instalação. Esses novos dispositivos serão posicionados nas entradas e saídas das pistas marginais, que estão em fase de construção para facilitar o tráfego. A cobrança pelo uso do sistema será iniciada assim que as obras forem finalizadas.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
O funcionamento do sistema se dá por meio de pórticos equipados com câmeras que reconhecem as placas dos veículos em movimento ou as tags de identificação. Para os veículos que possuem tags válidas, a cobrança será feita automaticamente, enquanto aqueles sem o dispositivo terão um prazo de 30 dias para regularizar o pagamento. Atualmente, existem três sistemas semelhantes em rodovias estaduais de São Paulo, mas a Dutra se tornará a primeira rodovia federal a implementar essa tecnologia.
A tarifa a ser cobrada ainda está em discussão entre a concessionária responsável e a ANTT, e não se sabe se será uma tarifa fixa ou dinâmica. Importante ressaltar que a praça de pedágio tradicional localizada em Arujá permanecerá em funcionamento. Motoristas que pagarem a tarifa nessa praça e optarem por seguir para São Paulo sem utilizar as pistas marginais não serão afetados pelo sistema free flow.
O objetivo principal da implementação desse sistema é melhorar o fluxo de veículos, proporcionando uma alternativa mais ágil e eficiente para os motoristas, além de contribuir para a redução de congestionamentos. O trecho que receberá os 21 pórticos está passando por obras que visam aumentar a capacidade de tráfego, incluindo a construção de novos viadutos e a ampliação das pistas expressas. O investimento total para essas melhorias é estimado em R$ 1,4 bilhão.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Fernando Dias
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios6 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP