Negócios
Sabesp é oportunidade única, diz Goldman Sachs
Quando foi privatizada, em julho de 2024, muitos investidores consideraram o investimento na companhia de saneamento Sabesp como uma “oportunidade única”, pois o preço da ação oferecida era de R$ 67, enquanto o preço de tela, na época, estava em R$ 83.
Quase três meses depois, com o preço de tela na faixa dos R$ 90, a Sabesp ainda é uma oportunidade única, de acordo com o Goldman Sachs, que começou a cobertura da companhia de saneamento com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 134,30.
“Acreditamos que a Sabesp oferece uma oportunidade única para os investidores terem exposição ao setor de saneamento, considerando a escala da empresa, o espaço para redução de custos nos próximos anos com a privatização, a posição única da empresa para participar de leilões, mudanças regulatórias que trazem visibilidade sobre os retornos dos investimentos e um valuation atrativo, com taxa interna de retorno de 11,5%”, diz trecho do relatório assinado pelos analistas Bruno Amorim, Guilherme Bosso e Guilherme Costa Martins.
Segundo eles, uma das principais oportunidades para a Sabesp criar valor vem do corte da estrutura de custos. Os analistas veem gordura para ser cortada no quadro de funcionários e gastos com serviços, até com ganho de eficiência em frentes como energia, com a sugestão de investimentos em projetos de geração distribuída.
“No nosso cenário base, nós esperamos que a Sabesp feche a diferença de eficiência ante seus pares privados mais maduros, levando a uma redução real de despesas operacionais de cerca de 30% ao longo do primeiro ciclo de cinco anos”, diz outro trecho do relatório.
O ganho de eficiência também deve ser visto nos investimentos que a Sabesp deve fazer até 2029. Os novos contratos entre as companhias e os municípios preveem que a companhia deve gastar quase R$ 70 bilhões para avançar a infraestrutura de saneamento básico.
Para os analistas do Goldman Sachs, a combinação da experiência de engenharia da Sabesp com o conhecimento de alocação de capital da Equatorial, o acionista de referência da companhia desde a privatização, devem tornar o processo eficiente, com o atendimento das obrigações de universalização do atendimento.
Apesar dos gastos previstos nos próximos anos, os analistas do Goldman Sachs não esperam que a alavancagem financeira saia do controle. Eles estimam que a relação entre dívida líquida e Ebitda fique na casa de 2,2 vezes nos próximos anos, graças à ampliação das conexões e o crescimento das tarifas, resultado de mudanças regulatórias que diminuíram a discricionariedade dos reguladores no momento da imposição de tarifas.
Esse cenário deve fazer com que o Ebitda apresente uma taxa anual de crescimento composto (CAGR, na sigla em inglês) de 14% até 2030, de acordo com os analistas do Goldman Sachs. O dividend yield também deve ter uma boa evolução no período, dos atuais 2% para cerca de 13%.
Por volta das 12h30, as ações da Sabesp subiam 1,90%, na casa dos R$ 90. No ano, elas acumulam alta de 22,9%, levando o valor de mercado a R$ 61,9 bilhões.
Negócios
EXCLUSIVO: Julius Baer contrata Goldman Sachs para vender sua operação no Brasil
O banco suíço Julius Baer contratou o banco de investimentos Goldman Sachs para colocar a sua operação brasileira à venda. Segundo apurou o NeoFeed, a operação focada no público wealth, com cerca de R$ 50 bilhões sob gestão, está sendo oferecida a uma série de bancos na Faria Lima.
Duas fontes confirmaram para a reportagem que as ofertas estão acontecendo e tiveram acesso a ela. Bancos como BTG, XP, Itaú, Nubank, UBS, Bradesco e Santander são alguns dos players que estariam dispostos a analisar. Trata-se de um negócio que pode girar entre R$ 800 milhões e R$ 1,2 bilhão.
No passado, o Julius Baer chegou a ter mais de R$ 80 bilhões sob gestão no Brasil. Mas, ultimamente, tem sofrido. Recentemente, três de seus diretores deixaram a instituição ao mesmo tempo. São executivos como Flávio Mascarenhas, Eduardo Tabone e Andrew Hancock.
Além disso, o banco viu sua operação internacional sofrer com perdas no mercado de crédito privado. O Julius Baer tinha uma alta exposição na gestora austríaca Sigma, que acabou indo à falência. Isso fez o banco provisionar quase US$ 600 milhões.
Além disso, o então CEO, Philipp Rickenbacher, renunciou ao cargo, gerando uma intensa movimentação no corpo executivo. Procurado, o Julius Baer disse, por meio de sua assessoria de imprensa, que “a posição da operação brasileira é a de que não é possível fazer comentários sobre boatos”. Indagada sobre o deal, a Goldman Sachs, por sua vez, não negou e apenas disse que “não comentaria”.
Negócios
O “fôlego” da Vulcabras para alcançar 17 trimestres consecutivos de crescimento
A Vulcabras, dona das marcas esportivas Olympikus, Mizuno e Under Armour, tem feito um discurso repetitivo há 16 trimestres. No terceiro trimestre de 2024 não foi diferente: o 17º trimestre de crescimento consecutivo veio com o recorde de R$ 196,7 milhões de Ebitda, uma expansão de 11,1% sobre o mesmo período do ano anterior.
Embora repetitivo, a empresa liderada por Pedro Bartelle não pensa em mudar o discurso. A Vulcabras quer continuar apresentando indicadores em crescimento para o investidor. No terceiro trimestre, por exemplo, o Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) foi de 29,9%.
“É mais um trimestre de crescimento, com o maior Ebitda da nossa história, o que mostra que temos conseguido rentabilizar com aumento de investimento e de produção”, diz Bartelle, CEO da Vulcabras, ao NeoFeed.
A receita operacional líquida de R$ 784,6 milhões indica um crescimento de 7,3% sobre o terceiro trimestre de 2023. A maior participação veio da categoria de calçados esportivos, que entregou 86,5% desse resultado, ou seja, R$ 673 milhões. A produção chegou a 5.475 pares no trimestre.
O caixa líquido da companhia no fim do terceiro trimestre era de R$ 117,2 milhões. A Vulcabras manteve a sua política de distribuição recorrente de dividendos para os acionistas. E se a companhia não for realizar nenhuma aquisição, dividendos extraordinários serão distribuídos aos investidores.
“Estamos atentos para trazer mais negócios e estamos preparados para crescer inorganicamente”, diz Bartelle.
No terceiro trimestre, a Vulcabras aumentou sua recompra de ações de 5 milhões para 10 milhões de papéis. “Somos bons alocadores de capital e a recompra é uma oportunidade com as ações descontadas do seu preço justo”, diz o CFO Wagner Dantas.
Essas ações estão em tesouraria como um ativo, seja para um eventual deal da companhia ou para honrar o programa de stock option com os executivos.
No ano, a ação VULC3 está em queda de 12,8%. O valor de mercado da companhia é de R$ 4,7 bilhões.
Asfalto e gramado
No terceiro trimestre, a Vulcabras deu início aos preparativos de comemoração dos 50 anos da Olympikus em 2025. “Estamos preparando a invasão do Brasil”, afirma Barelle.
A ideia é ampliar a presença da marca em eventos, patrocinando mais maratonas (neste ano o tênis Olympikus bateu a marca de 100 pódios nas categorias masculina e feminina) e com corridas proprietárias.
“Vamos fazer barulho no momento em que a marca merece por estar entre as preferidas do corredor brasileiro”, afirma o CEO.
Mas, das três marcas dentro do portfólio da companhia, a Mizuno esteve em destaque no trimestre com a inauguração de uma estação de corrida localizada na raia olímpica da USP, tradicional local de treinamento em São Paulo, e um espaço proprietário no Edifício Renata Sampaio, também em São Paulo, que combina arte, cultura, moda e música para apresentar a sua linha de produtos sportstyle.
Mas é a reestreia no futebol, uma nova categoria para a empresa, que foi o ponto alto do período. Em setembro, a Mizuno anunciou Gabriel Barbosa, o Gabigol, como embaixador da marca. O contrato de seis anos com o atleta prevê uma linha exclusiva assinada por ele.
A parceria marca, também, o início da produção de chuteiras pela Vulcabras no Brasil. A Morelia, que é um ícone da Mizuno e antes era importada, passou a ser fabricada localmente, além da criação e desenvolvimento do modelo Regente, feito completamente no País.
“A Mizuno abriu várias frentes com o Gabigol. Estamos bem no começo da nossa estratégia no futebol, mas ele é uma grata surpresa e um asset da marca”, afirma Bartelle.
No domingo, 3 de outubro, o escritório da Vulcabras vibrou com a atuação de Gabriel Barbosa, o Gabigol, no primeiro jogo da final da Copa do Brasil. O camisa 99 do Flamengo, que teve participação direta (e dois gols) na vitória por 3×1 sobre o Atlético-MG. O novo embaixador da marca estreou com pé direito em jogos finais.
Negócios
ByteDance, dona do TikTok, já fatura tanto quanto a Meta. É maior “pechincha” do mercado?
Diante de um imbróglio geopolítico e regulatório que já se estende por meses, não é possível dizer se a chinesa ByteDance será bem-sucedida em sua tentativa de abrir capital. Mas há quem crave que, à parte dessa saga, a dona do TikTok é hoje a maior “pechincha” do mercado.
Esse é o caso do portal americano The Information, que, para chegar a esse veredito, parte dos números mais recentes da operação, relativos ao primeiro semestre de 2024, quando a companhia ampliou sua receita em 35%, para US$ 73 bilhões.
A publicação destaca que, ao alcançar esse patamar de receita, a ByteDance já é quase tão grande quanto a Meta, dona do Facebook, mas está crescendo mais rápido. No mesmo intervalo, a gigante americana registrou uma receita de US$ 75,5 bilhões, o que representou uma alta anual de 25%.
Entretanto, mesmo nesse cenário, a Meta está avaliada em US$ 1,4 trilhão. Enquanto a avaliação da ByteDance no mercado secundário de ações privadas é de aproximadamente US$ 250 bilhões, segundo a CapLight, que coleta dados com investidores nesse espaço.
Há outros cálculos para justificar essa conta. Em um exercício, o portal projeta que a ByteDance manterá sua taxa de crescimento no segundo semestre, o que deve gerar uma receita de cerca de US$ 150 bilhões no fim de 2024.
Isso implicaria que a empresa está sendo negociada a 1,7 vez sua receita de 2024, um tipo de múltiplo geralmente atribuído a um negócio que não está crescendo. A Meta, por sua vez, está sendo negociada a cerca de 8,7 vezes sua receita estimada para 2024, segundo a S&P Global Market Intelligence.
O The Information aponta, porém, que as margens de lucro da empresa americana são superiores às da ByteDance. No primeiro semestre, a Meta apurou uma margem de lucro operacional de 38%. Na companhia chinesa, esse indicador ficou em 25%, contra 30% um ano antes.
Mesmo essa distância não justificaria a diferença no valuation entre as duas companhias. Um dos grandes motivos por trás dessa lacuna parece ser, de fato, os obstáculos que a companhia vem enfrentando em sua abertura de capital.
Outro ponto central nesse cenário é a ameaça que o TikTok enfrenta na regulação americana, a partir de uma lei aprovada em abril, que exige que a plataforma corte seus laços com a ByteDance. Caso contrário, será banida no país.
A opinião é de que nem mesmo uma vitória de Donald Trump na eleição americana possa mudar essa situação, embora o candidato já tenha dito que “era a favor do TikTok”, com a justificativa de que era necessário manter a competição com a Meta.
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