Vídeos
13 doenças comuns após a ocorrência de enchentes
Alagamentos ocorridos no Rio Grande do Sul podem ter impactos na saúde dos moradores
Desde o início do mês de maio, o estado do Rio Grande do Sul tem sido atingido por fortes chuvas. Os alagamentos atingiram 461 municípios e deixaram mais de 540 mil pessoas desabrigadas. A tragédia climática gerou a maior evacuação de casas no Brasil deste século e, além das consequências imediatas à população gaúcha, deve repercutir também a longo prazo sobre a saúde pública do estado e da região, conforme destaca o Dr. Alexandre Pimenta, responsável técnico pela rede AmorSaúde.
A seguir, o médico lista as principais doenças características deste panorama pós-enchentes, assim como os sintomas dessas patologias, sinais de alerta, exames diagnósticos e o tratamento recomendado. Confira!
1. Diarreias agudas
- Sinais e sintomas de alerta: diarreia líquida frequentemente acompanhada de cólicas abdominais, febre e mal-estar geral.
- Recomendações: manter uma hidratação adequada para prevenir a desidratação.
- Tratamento: reposição de líquidos via oral ou intravenosa, evitar alimentos que possam piorar a diarreia e, em casos graves, uso de medicamentos antidiarreicos sob orientação médica.
- Exames diagnósticos: exame parasitológico de fezes, ultrassom abdome total, eletrólitos, PCR (Reação em Cadeia da Polimerase), hemograma, sorologia celíaca (transglutaminase IgA tecidual).
2. Febre tifoide
- Sinais e sintomas de alerta: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, diarreia e erupção cutânea rosada.
- Recomendações: buscar assistência médica ao apresentar sintomas persistentes após enchentes.
- Tratamento: antibióticos adequados prescritos por um profissional de saúde, repouso e hidratação.
- Exames diagnósticos: hemograma completo, urocultura, cultura de fezes, ultrassom abdominal.
3. Conjuntivites e infecções oculares
- Sinais e sintomas de alerta: olhos vermelhos, secreção ocular, coceira e sensibilidade à luz.
- Recomendações: evitar coçar os olhos e compartilhar objetos de uso pessoal.
- Tratamento: lavagem ocular com soro fisiológico, uso de colírios prescritos pelo médico e evitar automedicação. Além disso, em alguns casos pode ser necessário antibióticos tópicos, anti-inflamatórios e eventualmente cirurgia.
- Exames diagnósticos: exame oftalmológico completo.
4. Micoses cutâneas
- Sinais e sintomas de alerta: manchas avermelhadas ou brancas na pele, coceira intensa e descamação.
- Recomendações: manter a pele seca e limpa, evitar compartilhar objetos pessoais e procurar ajuda médica se a lesão persistir.
- Tratamento: antifúngicos tópicos ou orais prescritos por um dermatologista, além de medidas de higiene e cuidado com a pele.
- Exames diagnósticos: exame direto e cultura de raspado de pele.
5. Ansiedade e estresse pós-traumático
- Sinais e sintomas de alerta: sentimentos de medo, nervosismo, insônia, flashbacks de eventos traumáticos, entre outros.
- Recomendações: buscar apoio psicológico em caso de necessidade.
- Tratamento: terapia psicológica, suporte emocional e, se necessário, prescrição de medicamentos psicotrópicos sob supervisão médica.
- Exames diagnósticos: Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Escala de Ansiedade de Hamilton (HAM-A), Escala de Ansiedade de Zung (ZAS) e Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HADS). Mapa 24 horas, TSH (hormônio tireoestimulante) e t4 livre.
6. Leptospirose
- Sinais e sintomas de alerta: febre alta, mialgia, dor abdominal, conjuntivite, erupção cutânea, sintomas respiratórios, meningite e insuficiência renal.
- Recomendações: se possível, evitar o contato com lama e água de enchentes; em casos de exposição, buscar assistência médica relatando exposição.
- Tratamento: buscar assistência médica para uso de antibióticos como a doxiciclina e penicilina.
- Exames diagnósticos: sorologia para detecção de anticorpos, cultura de sangue e urina.
7. Gastroenterite infecciosa
- Sinais e sintomas de alerta: diarreia, náuseas, vômitos, dor abdominal, febre, dor muscular e desidratação.
- Recomendações: em imunossuprimidos, podem existir complicações mais sérias, como desidratação grave, perda significativa de eletrólitos e infecções secundárias.
- Tratamento: hidratação oral de água potável, repouso e, em alguns casos, antibióticos específicos.
- Exames diagnósticos: exames de fezes para detecção de agentes infecciosos.
8. Dengue
- Sinais e sintomas de alerta: febre alta súbita, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor retro-orbitária, fadiga, fraqueza, náuseas, dor abdominal, dor muscular, desidratação, vômitos, sangramentos.
- Recomendações: é importante estar atento aos sinais de alarme e classificação de risco. Ingesta hídrica recomendada.
- Tratamento: repouso, hidratação e controle de sintomas.
- Exames diagnósticos: testes sorológicos para detecção de antígenos e anticorpos.
9. Hepatite A
- Sinais e sintomas de alerta: fadiga, febre, náuseas, vômitos, dor abdominal, inapetência, icterícia, urina escurecida, coceira de pele, artralgia.
- Recomendações: calendário vacinal completo, se possível evitar o contato com lama e água de enchentes. Em casos de exposição, buscar assistência médica relatando exposição.
- Tratamento: cuidados de suporte e repouso, sem terapia antiviral específica.
- Exames diagnósticos: dosagem de enzimas hepáticas e teste de anticorpos.
10. Tétano
- Sinais e sintomas de alerta: rigidez muscular, espasmo muscular, sintomas respiratórios, sudorese excessiva, febre, hipertensão arterial e taquicardia.
- Recomendações: é uma doença grave e potencialmente fatal caso não tratada, e a melhor prevenção é a vacina. Sempre que exposto, busque assistência médica.
- Tratamento: vacina antitetânica e imunoglobulina antitetânica.
- Exames diagnósticos: diagnóstico baseado em história clínica e exame físico.
11. Infecções respiratórias agudas
- Sinais e sintomas de alerta: congestão nasal, coriza, tosse, dor de garganta, febre, cefaleia, calafrios, sudorese, inapetência, mal-estar geral.
- Recomendações: a higienização correta das mãos é uma medida de suma importância para controle.
- Tratamento: buscar assistência médica para uso de antibióticos em casos selecionados e terapia de suporte.
- Exames diagnósticos: exame clínico e exame de secreções respiratórias.
12. Otoinfecções
- Sinais e sintomas de alerta: otalgia, febre, drenagem de fluidos, dificuldade auditiva, sensação de pressão no ouvido e irritabilidade.
- Recomendações: se não tratadas, podem causar danos permanentes ao ouvido médio e interno.
- Tratamento: buscar assistência médica para uso de antibióticos, analgésicos e medidas locais.
- Exames diagnósticos: exame otoscópico.
13. Dermatites de contato
- Sinais e sintomas de alerta: coceira, eritema, edema, formação de bolhas, descamação ou crostas, sensação de queimação, dor, pele áspera e lesões cutâneas.
- Recomendações: a higienização correta das mãos é uma medida de suma importância para controle.
- Tratamento: evitar o agente causador, corticosteroides tópicos.
- Exames diagnósticos: diagnóstico baseado em história clínica e exame físico.
Por Milena Almeida
Vídeos
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 12/12/2024
Nesta quinta-feira, o movimento dos astros promete trazer energias diversas que poderão impactar os signos de maneiras distintas. Alinhamentos planetários e influências cósmicas poderão intensificar emoções, destacar desafios ou até abrir caminhos inesperados. Por isso, é fundamental conferir as previsões astrológicas, pois elas oferecem orientações valiosas para lidar com os obstáculos e aproveitar as oportunidades que surgirem. Veja a seguir!
Áries
Você se envolverá mais em cuidar da sua vida financeira e da forma como lida com seu dinheiro. Será um dia produtivo e você terá a oportunidade de colher os frutos do seu trabalho. No entanto, é possível que as oscilações emocionais interfiram na sua vida financeira e a(o) levem a gastar mais do que precisa.
Touro
Você ainda se sentirá com mais energia e disposição para ir atrás do que quer, para cuidar do seu bem-estar físico e da sua aparência. Além disso, perceberá o que consegue fazer sozinha(o), mas também identificará onde precisa de apoio e reconhecerá a importância das pessoas que ama em sua vida. Apesar disso, poderão surgir conflitos nos relacionamentos. Procure acalmar os impulsos.
Gêmeos
Você continuará mais introspectiva(o) e tenderá a se sentir um tanto confusa(o) e dispersa(o). Por isso, procure cuidar melhor da sua energia, reduzir os movimentos externos e se dedicar às suas práticas espirituais para obter mais clareza. Além disso, poderão surgir alguns conflitos e mal-entendidos nos relacionamentos.
Câncer
Você seguirá mais envolvida(o) com os assuntos dos amigos, buscando mais a presença e o apoio deles. Será um bom dia para fortalecer os laços de amizade e de fraternidade. Também será propício para se envolver em causas sociais e ajudar o próximo, contribuindo para que o mundo se torne um lugar melhor e mais alinhado com seus ideais.
Leão
Você continuará dedicando mais atenção à vida profissional, e o dia será movimentado e sujeito a imprevistos que poderão causar tensão. Contudo, essas situações a(o) ajudarão a se movimentar mais em direção ao que realmente quer em sua vida. Portanto, não resista a essas mudanças e aproveite as novas oportunidades.
Virgem
O dia será movimentado e sujeito a diversos tipos de mudanças e imprevistos que a(o) ajudarão a avançar em direção aos seus propósitos, mesmo que tragam certa tensão. A quinta-feira será propícia para realizar alterações em suas crenças e para abrir a mente a novas possibilidades, quebrando padrões que têm impedido você de avançar como gostaria.
Libra
Você ainda poderá se deparar com situações que aflorarão seus medos e dores mais profundos. Apesar do desconforto que isso trará, será um dia importante para conseguir se libertar de padrões nocivos. Além disso, estará disposta(o) a observar o que não quer mais manter em sua vida e desapegará do que gera sofrimento.
Escorpião
Você continuará dedicando mais atenção à sua vida afetiva, buscando encontrar mais harmonia nas relações. No entanto, haverá tendência ao surgimento de imprevistos que poderão abalar a relação e até levar a rompimentos. Vocês precisarão encontrar um caminho para que a individualidade de cada um seja respeitada.
Sagitário
Você seguirá mais envolvida(o) em cuidar da sua rotina, e o dia será movimentado e sujeito a imprevistos que poderão causar tensão e afetar sua saúde. Por isso, use a criatividade e a intuição para lidar com as mudanças inesperadas, pois elas a(o) ajudarão a realizar as transformações necessárias em seu cotidiano.
Capricórnio
Você estará mais envolvida(o) em cuidar de si e nutrir a autoestima e amor-próprio, e o desejo de se divertir e se dedicar ao que ama estará em alta. Será um dia mais alegre e cheio de emoções, com possibilidade de se apaixonar com mais facilidade, seja por alguém ou por algo novo que queira iniciar em sua vida. No entanto, poderão surgir conflitos nas relações.
Aquário
Após alguns dias mais movimentados na vida social, você tenderá a desacelerar e se recolher em seu canto, ficando mais em casa e na presença dos seus familiares. A quinta-feira será ideal para nutrir as relações mais íntimas, cuidar das suas memórias e da sua casa. Apesar disso, poderão surgir alguns conflitos e desentendimentos em família.
Peixes
Você buscará mais movimento na vida social, e qualquer lugar fora de casa e da rotina chamará mais sua atenção. Será dia de conhecer gente nova, novos lugares e nutrir a mente com diferentes pontos de vista. Apesar disso, é possível que sua mente esteja mais agitada e que surjam alguns desentendimentos com as pessoas que encontrar.
Vídeos
5 sucos verdes e os benefícios para a saúde
Refrescantes, essas bebidas ajudam a eliminar toxinas, aumentam a saciedade e melhoram a saúde da pele e o bem-estar
O suco verde é uma bebida rica em nutrientes, feita com ingredientes naturais como vegetais, frutas e ervas frescas. Saudável, ajuda o corpo a eliminar toxinas e promove uma sensação de leveza e bem-estar. Além disso, é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico, melhoram a saúde da pele e aumentam a energia.
A seguir, veja 5 receitas de suco verde e seus benefícios para a saúde!
Suco verde para dar energia
Esse suco é uma ótima opção para quem busca hidratação e energia. O pepino é rico em água e auxilia na eliminação de toxinas, enquanto o espinafre fornece ferro e antioxidantes que fortalecem o corpo. Já a maçã, adiciona fibras, ajudando na saciedade e na digestão. O limão potencializa a absorção de nutrientes, além de atuar como um desintoxicante natural.
Ingredientes
- 1 xícara de chá de espinafre fresco
- 1 maçã verde
- 1/2 pepino
- Suco de 1 limão
- 200 ml de água
Modo de preparo
Lave bem o espinafre, a maçã e o pepino. Corte a maçã em pedaços e o pepino em fatias. No liquidificador, coloque todos os ingredientes e bata até obter um suco homogêneo. Sirva em seguida.
Suco verde para aliviar o estresse
Esse suco combina os efeitos calmantes da alface, que ajudam a aliviar o estresse e melhorar a qualidade do sono, com o poder hidratante do melão, rico em vitaminas A e C. O gengibre, por sua vez, acelera o metabolismo, melhora a digestão e possui propriedades anti-inflamatórias.
Ingredientes
- 3 folhas de alface-americana cortadas
- 1 fatia média de melão
- 1 pedaço de gengibre
- 200 ml de água
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Corte o melão em pedaços menores. No liquidificador, bata a alface, o melão, o gengibre e a água até obter uma mistura homogênea. Sirva imediatamente.
Suco verde para limpar o organismo
A couve auxilia na limpeza do fígado e é rica em fibras, ajudando na saúde intestinal. O limão é um poderoso antioxidante, rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e melhora a absorção de ferro. Já o gengibre, contribui com propriedades anti-inflamatórias e acelera o metabolismo.
Ingredientes
- 2 folhas de couve
- Suco de 1 limão
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 200 ml de água de coco
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Lave bem as folhas de couve e retire o talo central, se preferir um suco mais suave. No liquidificador, adicione a couve, o suco de limão, o gengibre e a água de coco. Bata até obter uma bebida homogênea. Transfira para um copo, adicione os cubos de gelo e sirva em seguida.
Suco verde para proteger o organismo
O kiwi e o limão são fontes ricas de vitamina C, o que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O espinafre, por sua vez, contribui com ferro, fibras e antioxidantes. Já o pepino, ajuda a eliminar toxinas do organismo.
Ingredientes
- 1 kiwi
- 1 xícara de chá de espinafre fresco
- 1/2 pepino cortado em rodelas
- Suco de 1 limão
- 200 ml de água
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Descasque o kiwi e corte em pedaços. Lave bem o espinafre. No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Se desejar, adicione gelo para um toque refrescante. Sirva imediatamente para aproveitar os nutrientes.
Suco verde para ajudar na hidratação
Esse suco é altamente hidratante devido à melancia, que também é rica em licopeno, um antioxidante que protege as células. A rúcula adiciona propriedades detox, ajudando a limpar o organismo e a melhorar a saúde do fígado. O limão, por sua vez, potencializa o sabor e oferece vitamina C, além de auxiliar na digestão e na eliminação de toxinas.
Ingredientes
- 1xícara de chá de folhas de rúcula
- Suco de 1/2 limão
- 1 fatia de melancia
- 200 ml de água
- Gelo a gosto
Modo de preparo
Lave bem a rúcula e reserve. Retire as sementes da melancia e corte em pedaços menores. No liquidificador, bata a rúcula, o suco de limão, a melancia e a água até obter uma mistura homogênea. Transfira para um copo, adicione os cubos de gelo e sirva em seguida.
Vídeos
3 doces veganos tradicionais para o Natal
Os doces são grandes atrativos no Natal, trazendo sabor e encanto às celebrações dessa época tão especial. Eles fazem parte das tradições familiares e culturais, marcando momentos de união e alegria. Para quem busca alternativas mais inclusivas, é totalmente possível preparar receitas doces tradicionais sem ingredientes de origem animal, ou seja, veganas. Abaixo, confira algumas opções!
Banoffee vegano
Ingredientes
Base
- 1 1/2 xícaras de chá de biscoito de maisena vegano
- 1/4 de xícara de chá de óleo de coco derretido
- 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
Doce de leite
- 1 xícara de chá de leite de coco
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha
- 1 pitada de sal
Montagem
- 4 bananas cortadas em rodelas
- 1 xícara de chá de chantili vegano
- Raspas de chocolate vegano a gosto
Modo de preparo
Base
Triture os biscoitos de maisena no processador até obter uma farofa. Em uma tigela, misture os biscoitos triturados com o óleo de coco derretido e o açúcar mascavo até obter uma farofa úmida. Pressione essa mistura no fundo e na lateral de uma forma com fundo removível até formar uma base uniforme. Leve à geladeira enquanto prepara o restante da sobremesa.
Doce de leite
Em uma panela, coloque o leite de coco, o açúcar mascavo, o óleo de coco e o sal. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver e a mistura engrossar. Quando começar a engrossar, adicione a essência de baunilha e continue mexendo até atingir uma consistência cremosa e espessa. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco.
Montagem
Faça uma camada do doce de leite sobre a base de biscoito resfriada. Coloque as rodelas de banana sobre o doce de leite. Reserve. Na batedeira, bata o chantili até formar picos suaves. Cubra as bananas com o chantili, espalhando com uma espátula. Polvilhe com as raspas de chocolate. Leve à geladeira por pelo menos 3 horas para firmar.
Musse de maracujá vegano
Ingredientes
- 1 1/2 xícaras de chá de polpa de maracujá
- 400 ml de leite de coco
- 1/4 de xícara de chá de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de chá de água
- 1 colher de chá de agar-agar
- Polpa de maracujá para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água, o açúcar e o agar-agar. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo constantemente até o agar-agar dissolver completamente e a mistura começar a ferver. Deixe cozinhar por 2-3 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e adicione o leite de coco e a polpa de maracujá. Misture bem até que todos os ingredientes estejam integrados.
Transfira a mistura para o liquidificador e bata até ficar bem homogêneo e cremoso. Se preferir uma musse mais suave, pode passar a mistura por uma peneira para remover as sementes do maracujá. Despeje a mistura em taças. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até que a musse tenha ficado firme. Antes de servir, decore com a polpa de maracujá.
Pudim vegano
Ingredientes
Pudim
- 2 xícaras de chá de leite de amêndoas
- 1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
- 3 colheres de sopa de amido de milho
- 1 colher de chá de essência de baunilha
Calda
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1/4 de xícara de chá de água quente
Modo de preparo
Calda
Em uma panela, derreta o açúcar em fogo baixo até formar um caramelo dourado. Adicione a água quente aos poucos, com cuidado, mexendo até formar uma calda homogênea. Despeje a calda em uma forma de pudim e espalhe no fundo. Reserve.
Pudim
Em uma panela, misture o leite vegetal, o açúcar, o amido de milho e a essência de baunilha. Cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente, até a mistura engrossar e formar um creme liso. Despeje o creme na forma com a calda, espalhando uniformemente. Deixe o pudim esfriar em temperatura ambiente. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até que esteja firme. Passe uma faca pelas bordas da forma para soltar o pudim. Vire sobre um prato com cuidado para que a calda escorra por cima. Sirva em seguida.
-
Entretenimento6 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios5 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento4 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia7 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo7 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia7 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento7 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Empreendedorismo3 semanas atrás
4 dicas para mulheres superarem desafios ao empreender