Vídeos
15 perguntas e respostas sobre como ter um closet
Veja como planejar esse espaço para que ele atenda as suas necessidades e seja funcional
O closet é mais do que apenas um espaço para armazenar roupas; integrado ao dormitório, ele serve para organizar todos os itens pessoais de forma prática e funcional. Quando planejado corretamente, facilita a rotina, deixando tudo ao alcance e economizando tempo. Ao incluir prateleiras, cabideiros, gavetas e nichos personalizados, é possível atender às necessidades específicas do morador.
Contudo, com tantas opções, como defini-lo no projeto? Segundo a arquiteta Karina Alonso, sócia da SCA Jardim Europa, quanto mais minucioso o profissional for para entender o seu cliente, mais tranquilo será determinar o closet. “Nesses momentos, o morador precisa ser um livro aberto para compartilhar hábitos, preferências sobre como gosta de guardar suas peças e quais itens são prioridades para ele, entre outros detalhes”, explica.
A seguir, a arquiteta responde as 15 perguntas que mais recebe no seu dia a dia sobre o closet. Confira!
1. O que não pode faltar em um closet ideal?
Segundo Karina, sempre vai depender das prioridades e necessidades do morador. “Essa é uma questão bem subjetiva e vai depender da rotina de cada pessoa e do que ela deseja guardar”. Para ela, não se deve esquecer de incluir espelho de corpo inteiro – se as portas dos armários já não forem espelhadas –, nichos para os sapatos, gavetas para acessórios, como óculos de sol, bonés, relógios, perfumes e, no caso das mulheres, vãos para as bolsas, além do cantinho da maquiagem.
2. De que maneira deve ficar a disposição do closet?
Novamente, este é outro ponto bastante pessoal. No entanto, a arquiteta propõe um layout funcional, sempre se pautando em simplificar o acesso às peças mais usadas pelo morador. “Podemos considerar a inclusão de araras para pendurar os cabides na altura dos olhos, de forma que o usuário esteja de frente para as suas camisas e jaquetas logo que abrir o armário”, aconselha. Por outro lado, malas de viagem podem ficar nas prateleiras superiores, uma vez que não são acessadas com frequência.
3. Há diferença entre closet masculino e feminino?
A arquiteta explica que existe diferença entre os closets femininos e masculinos. “Sim, afinal, homens e mulheres possuem necessidades diferentes. Cada morador nutre seus gostos e paixões, então é claro que o closet se torna um reduto de bens pessoais”.
Conforme detalha, homens gostam de acomodar elementos que, muitas vezes, requerem gavetas ou divisórias específicas, como o caso de bonés, cintos, gravatas e relógios. Já as mulheres costumam ter bolsas, maquiagem, joias e bijuterias. Ademais, os closets femininos precisam considerar o espaço para um vestido longo, por exemplo.
4. Quais são as medidas ideais?
Outro ponto que varia conforme as peças que o morador possui. “Uma das vantagens de executar um closet sob medida está em poder personalizar considerando a altura e largura que as roupas ocupam. Consequentemente, podemos liberar alguns centímetros a fim de obter um nicho ou uma gaveta a mais para o morador”, afirma a profissional. Contudo, de modo geral, Karina define:
- Para vestidos e casacos: a altura ideal é de 1,40 e 1,60 m;
- Para camisas, saias e calças dobradas ao meio: entre 90 e 1,10 m;
- Para gavetas: altura entre 10 e 15 cm são ideais para roupas íntimas e acessórios. Para roupas dobradas, recomenda-se uma altura maior, em torno de 18 cm e largura de, pelo menos, 25 cm;
- Prateleiras para sapatos: uma altura de 12 e 20 cm.
5. Como planejar a iluminação?
A iluminação do closet também figura entre tópicos relevantes, pois é fundamental entregar uma visualização mais precisa das roupas e suas cores, facilitando montar looks para diferentes ocasiões. Para Karina, o luminotécnico abrange não apenas o espaço geral, como spots direcionados para prateleiras, cabideiros e gavetas. “Um detalhe que sempre chama atenção por seu charme, mas que também tem o seu lado funcional, é o espelho com perímetro luminoso”, observa.
6. O que é um walk-in closet?
Este termo que está no hype corresponde aos closets em um cômodo separado, em que o morador pode circular nele. “O walk-in é um sonho de consumo de boa parte das pessoas. Nele, podemos propor móveis adicionais como uma ilha, penteadeira ou um pufe”, conta a arquiteta.
7. Tenho um quarto pequeno, é possível ter um closet?
Segundo Karina, é totalmente possível, sempre acompanhando as características do projeto de arquitetura. “Em um dormitório com dimensões compactas, o remanejamento do layout pode aproveitar a área de um quarto extra que o cliente não pretende usar, ou reduzir o espaço de um banheiro, ou de uma sala de estar a fim de ampliar o cômodo e receber o closet”, explica.
8. Closet fechado ou aberto?
Essas duas possibilidades abrem um leque de vantagens e desvantagens. Ela defende que, embora o closet aberto seja esteticamente mais vistoso, também é a opção mais caótica se a pessoa não o mantiver sempre organizado e com tudo nos seus devidos lugares. Por outro lado, o fechado representa uma forma mais coerente de guardar. “Assim, o morador pode manter a sua ‘baguncinha’ e ninguém, exceto ele próprio, saberá”, afirma.
9. Existem opções para quem quer um closet fechado e aberto?
Há sim uma saída. Alguns closets modernos apresentam estruturas limpas que privilegiam perfis metálicos e fechamentos em vidro. “Esta questão também resolve outro problema do closet aberto, que é lidar com a poeira”, explica a arquiteta. Porém, ela reforça novamente a importância de o morador ser uma pessoa organizada.
Experiente, Karina não retira a importância de ter um espelho. Portanto, em closets com dimensões diminutas, vale sugerir portas espelhadas para que o morador possa se olhar por diferentes ângulos. Diferente do walk-in closet, que há espaço para se colocar um espelho de corpo inteiro, os armários podem ter portas de vidro. “É uma boa forma de resolver esta questão”, afirma.
11. Ilha: luxo ou indispensável?
Em um walk-in closet, a ilha pode ser acessada como uma bancada de apoio e até espaço para gavetas e compartimentos, criando mais possibilidades de organização, em especial quando a marcenaria é bem planejada. “Quando há como fazer uma ilha, vale a pena apostar neste recurso, tanto para homens quanto para mulheres”, avalia a arquiteta.
12. O que guardar na ilha?
Desde relógios a roupas íntimas, a ilha pode armazenar itens menores, mas que são usados frequentemente. “Algo já feito em alguns dos nossos projetos foi aproveitar a gaveta de cima para receber joias e bijuterias. Fechamos a parte superior com um tampo de vidro de modo que a moradora possa escolher quais acessórios pretende usar sem abrir a gaveta”, conta Karina.
13. Devo considerar uma penteadeira?
Uma penteadeira pode ser interessante no closet. “Especialmente no caso das mulheres, transformar o closet em um espaço multiuso, onde a cliente pode também arrumar o cabelo e se maquiar, incluir uma penteadeira é algo que vale a pena ser considerado”. Entretanto, de acordo com ela, o espaço da maquiagem ocupa uma área generosa e, por isso, apenas um closet walk-in admite essa estrutura.
14. Vale a pena adicionar um pufe?
Para Karina, em um walk-in closet ele é indispensável. “O pufe auxilia o morador para calçar um sapato e o ideal é que ele fique no centro para propiciar uma visão 360° do look”, defende. Fora do uso, ele pode ser facilmente movido para um canto, uma vez que é uma peça pequena e não atrapalha a circulação.
15. Como organizar os sapatos no closet?
Há várias maneiras de se guardar os sapatos, porém a arquiteta prevê um espaço que facilite a visualização dos calçados. “Nichos individuais com divisórias são boas pedidas para deixar os pares juntos e organizados e, para eliminar o acúmulo de poeira, podemos sugerir uma porta de vidro para proteger”, indica.
Por Alexandre Agassi
Vídeos
Horóscopo do dia: confira a previsão de 22/11/2024 para os 12 signos
Nesta sexta-feira, o movimento dos astros trará uma energia intensa e repleta de mudanças para todos os signos, criando um cenário onde imprevistos e transformações estarão em destaque. Cada nativo será impactado de forma única, enfrentando situações que exigirão adaptação, paciência e equilíbrio emocional. Por isso, é fundamental conferir as previsões para entender melhor como lidar com os desafios e aproveitar as oportunidades de crescimento.
Áries
Você estará mais envolvida(o) em cuidar da sua rotina, sendo um bom dia para organizar suas atividades de forma que se sinta nutrida(o) por elas. A sexta-feira será bastante movimentada, sujeita a imprevistos e mudanças repentinas, que poderão gerar certa tensão e ansiedade, afetando sua saúde. Procure estar aberta(o) às novas situações.
Touro
Você se envolverá mais em cuidar de si, nutrindo-se do que lhe traz alegria e a(o) conecta com sua essência. É provável que sinta tudo de maneira mais intensa e emocionante, apaixonando-se com mais facilidade. No entanto, surgirão mudanças repentinas e situações que afetarão seu ego, podendo causar irritação e ansiedade.
Gêmeos
Você continuará dedicando mais atenção aos assuntos da sua casa e da sua família, além de buscar diminuir o ritmo e se recolher no seu canto. No entanto, será um dia movimentado, sujeito a diversos imprevistos que poderão mudar seus planos e gerar tensão em casa. As emoções poderão ficar turbulentas, levando-a(o) a agir de maneira intensa.
Câncer
O dia será bastante movimentado, e o desejo por novidades e por sair da rotina estará em alta. Você perceberá sua mente mais ativa, buscando novos assuntos e informações; contudo, isso poderá causar tensão e ansiedade, dificultando o foco e a organização dos pensamentos. Também poderão surgir imprevistos e mudanças repentinas.
Leão
Você será mais afetada(o) pelos acontecimentos na vida financeira, e o desejo por maior segurança e estabilidade estará em alta. Será dia de cuidar da forma como você lida com seu dinheiro. Entretanto, mudanças inesperadas e imprevistos poderão abalar sua sensação de segurança.
Virgem
Após alguns dias em que você esteve em um movimento mais introspectivo, a sexta-feira será mais movimentada e sujeita a mudanças e imprevistos. Procure estar aberta(o) ao novo que poderá surgir. Caso deseje realizar alguma transformação em sua vida, sentirá essa vontade de forma mais intensa; contudo, tenha cuidado para não agir de maneira precipitada.
Libra
Você estará mais suscetível a ser afetada(o) por vibrações externas. Será dia de desacelerar, voltar sua atenção para dentro e cuidar das suas emoções e da sua energia. Poderá sentir-se um tanto confusa(o), e imprevistos surgirão no seu dia, causando tensão e ansiedade. Dedique-se a práticas espirituais para alcançar maior clareza.
Escorpião
Você se envolverá mais com os amigos e com os grupos dos quais faz parte, já que a vontade de estar perto de pessoas em sintonia com seus ideais estará em alta. Também será possível que surja um profundo desejo de mudança e que imprevistos fortaleçam esse sentimento. Contudo, cuidado para não agir de maneira radical ou precipitada.
Sagitário
Você estará mais animada(o) e confiante para buscar novos caminhos que lhe tragam crescimento e expansão. O desejo de viajar e sair da rotina estará em alta, sendo um bom dia para planejar uma viagem. Entretanto, poderá agir de maneira exagerada, e imprevistos poderão mudar seus planos.
Capricórnio
Você se deparará com sentimentos desconfortáveis, entrando em contato com medos e traumas internos. Apesar dos desafios, será um dia importante para se dedicar a quebrar padrões internos ultrapassados e realizar profundas transformações em sua vida. No entanto, tenha cuidado para não agir de forma precipitada.
Aquário
Você continuará envolvida(o) com os acontecimentos na sua vida afetiva. O dia pedirá mais cautela, pois situações imprevistas poderão gerar tensão e até mesmo rompimentos precipitados. Procure controlar os ânimos e buscar caminhos para que a individualidade de cada um seja respeitada na relação.
Peixes
Poderão surgir imprevistos na sua rotina, que a(o) deixarão tensa(o) e poderão afetar sua saúde e produtividade. Será um dia bastante movimentado e sujeito a mudanças. Apesar da ansiedade que isso poderá causar, os acontecimentos poderão ser necessários para que você se liberte de padrões ultrapassados.
Vídeos
Veja como ficar muito tempo sentado afeta a saúde do coração
Pausas regulares e outros hábitos podem ajudar a reduzir os impactos negativos no órgão
| Shutterstock)
Com o avanço das novas tecnologias e o trabalho remoto, o hábito de ficar sentado por grandes períodos tem se tornado cada vez mais comum. Se antes passar longas horas em um sofá, poltrona ou cadeira parecia inimaginável, hoje é parte da rotina de muitas pessoas. O problema é que esse comportamento pode trazer sérias consequências para a saúde, especialmente para o coração.
Isso porque, de acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano, ficar sentado por muito tempo afeta o funcionamento cardiovascular. “Ficar muito tempo sentado prejudica o coração, pois reduz a circulação sanguínea e facilita o acúmulo de gorduras nas artérias. Esse hábito também aumenta o risco de pressão alta, diabetes e obesidade, fatores que sobrecarregam o sistema cardiovascular”, explica.
Riscos de ficar sentado por muito tempo
Além do coração, ficar sentado por muito tempo pode afetar a saúde de outras maneiras e contribuir para:
- Obesidade e ganho de peso;
- Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2;
- Dores nas costas e no pescoço;
- Maior risco de ter trombose venosa profunda (TVP).
Limite de tempo para ficar sentado sem prejudicar o coração
Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) mostrou que existe um limite de tempo para ficar sentado sem prejudicar o coração. Os pesquisadores analisaram dados de rastreadores de atividade física de quase 90 mil britânicos ao longo de sete dias, apontando que, em média, as pessoas passam 9,4 horas por dia sentadas.
Conforme a publicação, o risco de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou derrame aumenta para quem ultrapassa 10,5 horas por dia sentado, reclinado ou deitado, mesmo cumprindo a recomendação de 150 minutos semanais de exercícios moderados a vigorosos.
Importância das pausas e exercícios leves
Conforme o Dr. Roberto Yano, a chave para manter a saúde do coração é fazer pequenas pausas ao longo do dia e praticar alguma atividade física, mesmo que leve. Esses hábitos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, equilibrar os níveis de colesterol e proteger o coração.
“Pequenas atitudes já ajudam a proteger o coração, como se levantar a cada hora para alongar ou dar uma breve caminhada. Se possível, inclua exercícios físicos na sua rotina diária, como caminhadas ou treinos leves”, recomenda.
Solução para quem trabalha sentado
Para quem trabalha sentado por longas horas, é importante estabelecer alarmes para pausas pelo menos a cada 2 horas; fazer exercícios simples de alongamento e aeróbicos durante os intervalos; hidratar-se e incluir caminhadas curtas na rotina.
“Ir à academia, praticar um esporte ou alguma outra atividade física regularmente é o ideal para cuidar do sistema cardiovascular. Mas, para quem trabalha muito tempo sentado, alongamentos e exercícios mais leves já trazem bons resultados […]”, conclui o Dr. Roberto Yano.
Por Tayanne Silva
Vídeos
8 motivos para inserir brócolis na alimentação
Este vegetal é reconhecido por sua alta densidade de nutrientes que beneficiam o organismo
O brócolis é um alimento que merece um espaço cativo na alimentação para promover uma vida longa e saudável. Reconhecido como um dos vegetais mais ricos, ele é fonte de nutrientes essenciais e compostos bioativos com inúmeros benefícios à saúde, que vão desde a prevenção de doenças crônicas até o fortalecimento do sistema imunológico.
“Incorporar o vegetal na rotina alimentar é um investimento valioso para nossa saúde. Seja no almoço, jantar ou mesmo em um lanche, o brócolis é um verdadeiro aliado da longevidade”, destaca o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS (USA) e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho lista alguns bons motivos para inserir o brócolis na alimentação!
1. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Presente em grande quantidade no brócolis, o sulforafano é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama, próstata e cólon.
2. Colabora para o fortalecimento do sistema imunológico
Com uma alta concentração de vitamina C, o vegetal ajuda a manter o sistema imunológico forte, protegendo contra infecções e resfriados.
3. Amigo do coração
O brócolis é rico em potássio e fibras que ajudam a regular a pressão arterial, controlar o colesterol ruim (LDL) e melhorar a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
4. Aliado da balança
Baixo em calorias e rico em fibras, o vegetal promove saciedade, colaborando para o controle do peso e para a prevenção da obesidade.
5. Ajuda a digestão
A presença de fibras no brócolis contribui para o bom funcionamento do intestino, prevenindo constipação e fortalecendo a saúde do microbioma intestinal.
O cálcio, a vitamina K e outros minerais presentes nos brócolis desempenham um papel essencial na manutenção da densidade óssea e na prevenção de doenças como a osteoporose.
7. Protege a saúde mental
Estudos sugerem que os compostos antioxidantes dos brócolis podem ajudar a combater o declínio cognitivo, reduzindo o risco de doenças como Alzheimer.
8. Amigo dos olhos
O brócolis é rico em antioxidantes, a exemplo da luteína e da zeaxantina, que preservam os olhos contra doenças relacionadas à idade, como catarata.
Se você não é grande fã do vegetal, vale começar com pequenas porções e aumentar gradualmente o consumo, para apurar seu paladar. Ele pode ser consumido de várias formas, como cozido no vapor, grelhado, cru em saladas ou em sopas. Prefira os frescos, de coloração verde viva, sem manchas, pois o sabor tende a ser mais suave. Para preservar ao máximo os nutrientes do brócolis, o ideal é evitar cozinhá-lo em excesso.
Por Andréa Simões
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP