Connect with us

Brasil

Temporal adia treino classificatório da Fórmula 1 em Interlagos e deixa mais de 70 mil sem luz na Grande SP

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 19 Segundo


A chuva se espalha pela capital paulista na tarde de sábado (2), com raios e rajadas de vento. Toda a cidade está em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura. O temporal causou transtorno no autódromo e fez o treino classificatório da Fórmula 1 ser adiado.

A volta de Lewis Hamilton com a McLaren de Ayrton Senna estava agendada para as 17h, mas também foi remarcada. Toda a programação oficial da tarde foi alterada. A região de Interlagos, zona sul, teve o maior acumulado de precipitação da capital entre 14h30 e 15h30, com 49 milímetros.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A atividade, inicialmente prevista para às 15h, foi reagendada por sete vezes até ser definitivamente remanejada para a manhã de domingo. Ainda não há um horário confirmado para a definição do grid. “As condições não são seguras para pilotar, infelizmente essa é a situação”, lamentou Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1.

O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, brincou com a situação ao abordar Domenicali nos boxes. “Eu quero pilotar, nos dê pneus melhores”, afirmou o heptacampeão mundial. O chefão ainda afirmou que a FIA está se organizando para ver qual o melhor horário para fazer o classificatório desde que as condições estejam apropriadas. A previsão do tempo indica que o domingo será chuvoso na região do autódromo.

Apagão em SP

Na Grande São Paulo, há 70,4 mil imóveis sem luz, conforme balanço das 16 horas da Enel. No último mês, um apagão que atingiu 3,1 milhões de clientes aumentou a pressão sobre o trabalho da concessionária de energia elétrica, cujo trabalho está sob apuração do governo federal.

Entre outras áreas com maior volume de chuva nessa faixa de horário, estavam o Jardim São Luís, com 45 mm, Pirituba, com 34 mm, e Jardim Aricanduva, com 28 mm.

A subprefeitura de Santo Amaro já estava em estado de alerta às 14h30, segundo o órgão, com iminência de transbordamento do córrego Água Espraiada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na altura do piscinão Jabaquara.

Na região do Aeroporto de Congonhas, as rajadas de vento chegaram a 46 km/h por volta das 14h20. Outros bairros da zona sul, entre Jardim Ângela e Capela do Socorro, também registraram chuva forte, assim como na zona oeste, em Pirituba, Osasco e Lapa, e na região Leste, entre Vila Prudente, Aricanduva, São Mateus, Itaquera e Guaianases.

A Defesa Civil também destacou o estado de alerta na subprefeitura de Itaim Paulista, além do transbordamento pela rede termelétrica do Rio Verde em Itaquera, na zona leste. Além da capital, também chove forte em Embu das Artes, Itapecerica da Serra e entre Itupeva e Indaiatuba, no interior.





Fonte: Jovem Pan

Brasil

Homens negros são principais vítimas da violência armada, diz pesquisa

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 51 Segundo


De acordo com o Instituto Sou da Paz, faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, que corresponde a 43% do total de óbitos

Raphael Alves/ TJAMRaphael Alves/ TJAM
Os dados são do relatório “Violência Armada e Racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Sou da Paz revela que aproximadamente 79% dos homens que perderam a vida devido a armas de fogo no Brasil são negros. Divulgado na quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, o estudo aponta que a taxa de homicídios entre homens negros é alarmante, alcançando 44,9 por 100 mil, o que representa um índice três vezes superior ao de homens não negros, que é de 14,7 por 100 mil.

Os dados fazem parte da terceira edição do relatório “Violência Armada e Racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”,  texto que visa traçar um panorama do impacto da violência armada na vida dos homens brasileiros. Somente entre os anos de 2012 e 2022, o Brasil registrou a morte de 417 mil homens em decorrência de armas de fogo. A faixa etária mais afetada é a de 20 a 29 anos, que corresponde a 43% do total de óbitos. Em 2022, a taxa geral de homicídios masculinos por armas de fogo foi de 32,2 por 100 mil, com números ainda mais preocupantes entre os jovens: 57,2 para a faixa de 15 a 19 anos; e 89,3 para aqueles de 20 a 29 anos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Além disso, os dados também mostram que os homens negros representam 68% das vítimas que buscam atendimento no sistema de saúde devido a agressões armadas. Pensando no número nas regiões do país, o  Nordeste se destaca como a região com a maior taxa de homicídios, atingindo 57,9 por 100 mil homens. Em 46% dos casos, os autores das agressões são desconhecidos, enquanto 7% das ocorrências envolvem a participação de policiais. Considerando os locais dos crimes, as ruas são o cenário de metade dos homicídios registrados.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Setor aéreo registra recorde de passageiros em outubro

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 19 Segundo


De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos, mais de 10,4 milhões de pessoas transitaram pelos aeroportos do Brasil

WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDOAeroportos de Congonhas, em SP, e Santos Dumont, no Rio, têm voos cancelados
No segmento de voos internacionais, mais de 2 milhões de turistas foram transportados

O setor aéreo brasileiro registrou um recorde no número de passageiros pelo segundo mês consecutivo. De acordo com dados divulgados pelo Ministério de Portos e Aeroportos, em outubro deste ano, mais de 10,4 milhões de pessoas transitaram pelos aeroportos do país. No acumulado do ano, o setor movimentou mais de 97 milhões de turistas em voos nacionais e internacionais. Este crescimento reflete um aumento de 11,3% na demanda por viagens aéreas domésticas em comparação com o ano anterior. Além do aumento no número de passageiros, o transporte de carga também apresentou um crescimento significativo. Houve uma alta de 14,8% no transporte de carga, destacando a robustez do setor.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No segmento de voos internacionais, mais de 2 milhões de turistas foram transportados, representando um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2023. O transporte de carga internacional também registrou crescimento, totalizando 82 mil toneladas movimentadas. Esses dados foram fornecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, afirmou que esses resultados já eram previstos pelo setor aéreo no início do ano. Ele destacou que os números refletem uma melhoria na economia brasileira e, consequentemente, no turismo.

Publicado por Luisa Cardoso





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Governo paulista lança campanha com foco na segurança das mulheres

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 50 Segundo


Ação reúne ações de conscientização, capacitação e ampliação da rede de acolhimento às vítimas de violência

FreepikMulher com a mão no rosto e a oura estendida
Lançamento oficial será marcado pela iluminação do Palácio dos Bandeirantes

Governo do Estado de São Paulo deu início à campanha “SP Por Todas: 21 Dias Por Elas”, promovida pela Secretaria de Políticas para a Mulher em parceria com diversos órgãos estaduais. A iniciativa, que ocorre entre novembro e dezembro, reúne ações de conscientização, capacitação e ampliação da rede de acolhimento às vítimas de violência, alinhando-se ao movimento internacional “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

O lançamento oficial será marcado pela iluminação do Palácio dos Bandeirantes nas cores lilás e rosa. A programação inclui atividades como o painel “Rompendo Ciclos”, que acontece no dia 21 de novembro, às 10h, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O evento reunirá especialistas para debater temas relacionados à proteção e autonomia feminina.

Expansão da rede de apoio

Durante a campanha, novas salas da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) serão inauguradas em cidades como Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Ituverava e Bananal. Esses espaços complementam o atendimento das DDMs, oferecendo mais acolhimento e proteção para mulheres vítimas de violência.

Serviços itinerantes

Carretas de Saúde e Empreendedorismo também farão parte da programação, levando exames gratuitos e cursos profissionalizantes a diferentes regiões. No primeiro dia da campanha, as carretas estarão na Neo Química Arena, no Parque Linear (ambos na capital) e em Américo Brasiliense. Nos dias seguintes, outras cidades como Amparo, Apiaí e Iguape receberão as ações itinerantes.

Outras iniciativas

A campanha prevê encontros com representantes do Procon e do setor de comércio e serviços, visando ampliar a adesão ao Protocolo Não Se Cale, que combate o assédio e a importunação sexual. Também haverá edições do painel “Rompendo Ciclos” em Presidente Prudente (27/11), Rio Claro (3/12) e São José do Rio Pardo (6/12). A programação se encerra em 10 de dezembro, com uma cerimônia em São Paulo e a nova iluminação do Palácio dos Bandeirantes.

Mais informações
Os detalhes sobre a campanha podem ser acessados no Portal da Mulher Paulista ou pelas redes sociais da Secretaria de Políticas para a Mulher (@spmulher).





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular