Connect with us

Esportes

Paris abre Olimpíada com inédita cerimônia a céu aberto

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 52 Segundo


A terceira Olimpíada a ser sediada em Paris começou com uma ousadia. Pela primeira vez na história, uma cerimônia de abertura dos jogos foi realizada fora de um estádio. Misturando trechos pré-gravados com apresentações ao vivo, a festa aconteceu ao longo de um trecho de 6 quilômetros do Rio Sena, no coração da capital francesa. A chuva foi presença constante e, embora forte em alguns momentos, não atrapalhou o espetáculo a céu aberto.

Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. Athletes of Brazil aboard a boat in the floating parade on the river Seine during the opening ceremony. Reuters/Angelika Warmuth/Proibida reprodução
Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. Athletes of Brazil aboard a boat in the floating parade on the river Seine during the opening ceremony. Reuters/Angelika Warmuth/Proibida reprodução

Atletas brasileiros desfilam pelo rio Sena. Foto: Reuters/Angelika Warmuth/Proibida reprodução

As delegações com os atletas dos países participantes dos jogos desfilaram em embarcações pelo Sena. Conforme a tradição olímpica, a delegação da Grécia foi a primeira, seguida pela delegação dos atletas refugiados olímpicos. Os anfitriões franceses fecharam o desfile das nações. A maioria dos países dividiam uma mesma embarcação. Outras, ocupavam um barco inteiro. Foi o caso dos brasileiros, liderados pelos porta-bandeiras Raquel Kochhan, capitã da seleção feminina de rugby sevens, e Isaquias Queiroz, campeão olímpico da canoagem velocidade.

Em meio ao desfile dos barcos, atrações musicais e espetáculos de dança foram acontecendo às margens do Rio Sena, tendo como pano de fundo prédios históricos de Paris. Coube à cantora norte-americana Lady Gaga apresentar o primeiro número musical da noite, homenageando os famosos cabarés de Paris. 

Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. Torchbearers Teddy Riner and Marie-Jose Perec light the Olympic cauldron during the opening ceremony. REUTERS/Ueslei Marcelino
Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. Torchbearers Teddy Riner and Marie-Jose Perec light the Olympic cauldron during the opening ceremony. REUTERS/Ueslei Marcelino

Atletas acendem a tocha olímpica – Foto: Reuters/Ueslei Marcelino/Proibida reprodução

Enquanto isso, a cerimônia exibia um misterioso condutor da tocha olímpica percorrendo vários lugares icônicos da capital francesa. Dos subterrâneos da cidade, até locais como a Catedral de Notre Drame, o Museu do Louvre e o Museu D’Orsay. O percurso do condutor serviu como base para que a cerimônia fizesse referências à história e às artes da França, passando pela pintura, literatura, teatro e cinema. Fatos históricos também foram lembrados, como a Revolução Francesa, com a representação da rainha Maria Antonieta após ter sido decapitada na guilhotina.

A Marselhesa, hino da França, foi interpretada pela mezzo soprano Axelle Sain-Cirel, posicionada no alto do Grand Palais. Um trecho da cerimônia homenageou as mulheres francesas. Dez estátuas com importantes figuras históricas do país emergiram do Rio Sena. Entre elas estava a da filósofa Alice Milliat, que lutou pelo direito das mulheres participarem das Olimpíadas no início do século 20. Esta é a edição de Jogos Olímpicos com a maior participação feminina na história. 

A Ponte Debilly virou uma grande passarela, com um desfile de expoentes da moda. O local também foi palco para uma celebração da diversidade de corpos, da música e da dança.

Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. A laser show is projected from the Eiffel Tower during the opening ceremony of the 2024 Summer Olympics. Brian Inganga/Pool via REUTERS
Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. A laser show is projected from the Eiffel Tower during the opening ceremony of the 2024 Summer Olympics. Brian Inganga/Pool via REUTERS

Olimpíadas 2024 – Foto: Reuters/Brian Inganga/Proibida reprodução

Autoridades e jornalistas foram alocados em um espaço na Praça do Trocadero, próximo à Torre Eiffel, perto do ponto final do desfile dos barcos com as delegações. 

Em discurso, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, exaltou o espírito de solidariedade dos Jogos Olímpicos e clamou pela união da humanidade na diversidade. O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou abertos a 33ª edição dos Jogos Olímpicos.

No trecho final da cerimônia, a Torre Eiffel se tornou a grande estrela do espetáculo. Ao invés dos tradicionais fogos de artifício, um show de luzes e lasers potentes, sincronizados com a trilha sonora, fez brilhar o monumento mais famoso da França. 

A tocha olímpica ressurgiu no palco montado e foi entregue pelo condutor misterioso a Zinedine Zidane, ex-jogador campeão mundial de futebol. Depois passou pelas mãos de estrelas internacionais do esporte, começando pelo tenista espanhol Rafael Nadal. Depois, já em uma lancha no Rio Sena, se juntaram a ele a ex-tenista norte-americana Serena Willians; a ex-ginasta romena Nadia Comaneci e o ex-velocista norte-americano Carl Lewis.

De volta à terra firme, o revezamento da tocha contou com vários atletas, tendo o Museu do Louvre como cenário até o Jardin des Tuileries, ou Jardins das Tulherias. Lá o judoca Teddy Riner, tricampeão olímpico do judô, e a ex-atleta Marie- José Pérec, tricampeã olímpica no atletismo, acenderam juntos a pira olímpica, alocada em um gigantesco balão, que pairou no céu de Paris. 

Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. General view of performers by the Conciergerie during the opening ceremony. REUTERS/Adnan Abidi
Paris 2024 Olympics - Opening Ceremony - Paris, France - July 26, 2024. General view of performers by the Conciergerie during the opening ceremony. REUTERS/Adnan Abidi

Abertura das Olimpíadas 2024 – Foto: Reuters/Adnan Abidi/Proibida reprodução

A cerimônia foi encerrada com uma emocionante apresentação da cantora canadense Celine Dion. Ela era uma das atrações mais aguardadas do evento e cantou L’Hymne à L’Amour, clássico de Edith Piaf, em um dos andares da Torre Eiffel.

As competições em Paris começaram na quarta-feira (24), mas neste sábado (27), serão distribuídas as primeiras medalhas da Olimpíada. 

Os jogos na capital francesa seguem até 11 de agosto.

>> Assista na TV Brasil



Fonte: Agência Brasil

Esportes

Brasil vence Uruguai e mantém 100% nas Eliminatórias para Americup

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:58 Segundo


A vaga para a Americup está conquistada, mas a Seleção Brasileira masculina de basquete segue com aproveitamento perfeito nas eliminatórias para a competição. Na noite dessa sexta-feira (21), a equipe – comandada pelo croata Aleksandar Petrovic – derrotou o Uruguai, por 70 a 61, na cidade de Paysandú. Foi o quinto triunfo em cinco jogos do Brasil no torneio até agora, liderando o grupo B com folga.

O maior destaque do jogo foi o armador Georginho, registrando 20 pontos, 11 rebotes e duas assistências. O companheiro dele na armação, Yago, saiu com 17 pontos e duas assistências.

Panamá será o próximo adversário

Yago, jogador do Estrela Vermelha, da Sérvia, foi liberado para retornar ao seu time e, por isso, não enfrenta o Panamá, na segunda-feira (24), no derradeiro compromisso da Seleção Brasileira nas Eliminatórias. Para o seu lugar, foi chamado Lucas Atauri, do Paulistano. O duelo contra os panamenhos será na Cidade do Panamá, às 22h40 de Brasília.

A Americup será no fim de agosto na Nicarágua. Na última edição, disputada no Recife, em 2022, o Brasil foi vice-campeão, derrotado pela Argentina na decisão.



Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Esportes

Flamengo busca título da Taça Guanabara diante do Maricá

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 16 Segundo


O Flamengo enfrenta o Maricá, a partir das 19h (horário de Brasília) deste sábado (22) no estádio do Maracanã, em jogo que pode valer o título da Taça Guanabara do Campeonato Carioca. A Rádio Nacional transmite a partida decisiva ao vivo.

O Rubro-Negro da Gávea chega ao confronto ocupando a liderança da classificação com 20 pontos, mesma pontuação do vice-líder Volta Redonda, que mede forças com o Boavista. Já o Maricá entra em campo com pequenas chances de classificação para as semifinais, ocupando a 9ª colocação com 12 pontos, a apenas dois do Vasco, que ocupa a 4ª posição.

Para esta partida a tendência é que o técnico Filipe Luís mande a campo uma formação alternativa, pois o lateral Ayrton Lucas ainda está se recuperando de uma pancada no joelho esquerdo e o uruguaio De La Cruz também não está em perfeitas condições após sofrer um corte no pé.

Assim, uma provável escalação do Flamengo para enfrentar o Maricá é: Matheus Cunha; Wesley, Léo Pereira, Léo Ortiz e Varela; Allan, Evertton Araújo e Gerson; Luiz Araújo, Plata e Bruno Henrique.

Transmissão da Rádio Nacional

A Rádio Nacional transmite Flamengo e Maricá com a narração de André Marques, comentário de Rachel Motta, reportagem de Carlos Molinari e plantão de Brenda Balbi. Você acompanha o Show de Bola Nacional aqui:





Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Esportes

Rafael Matos e Marcelo Melo chegam à final do Rio Open

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 32 Segundo


Os brasileiros Rafael Matos e Marcelo Melo alcançaram a decisão do torneio de duplas do Rio Open após derrotarem o italiano Luciano Darderi e o argentino Mariano Navone por 2 sets a 1, parciais de 6/7 (3/7), 6/3 e 10/5, na noite desta sexta-feira (21) no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

“É muito especial. O Rafa ganhou aqui ano passado e para mim é muito bom voltar a uma final. Com a minha experiência e a energia dele, quem sabe possamos levantar o troféu como uma dupla 100% brasileira”, declarou Marcelo Melo após a partida.

Para ficar com o título, a dupla brasileira terá que medir forças na decisão, no próximo sábado (22) na quadra Guga Kuerten, com os espanhóis Jaume Munar e Pedro Martínez.

Queda de Zverev

Na chave de simples o resultado mais surpreendente foi a queda do cabeça de chave número um da competição, o alemão Alexander Zverev, que foi derrotado pelo argentino Francisco Comesana por 2 sets a 1 (parciais de 4/6, 6/3 e 6/4) pelas quartas de final.

Após superar o tenista número dois do mundo, Comesana, que é o número 86 do ranking, pega o vencedor do confronto entre o francês Alexadre Müller, algoz do brasileiro João Fonseca no Rio Open, e o argentino Francisco Cerundolo.





Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo

Popular