Brasil
Perícia confirma que munições do ataque ao delator do PCC em aeroporto são de armas apreendidas pela PM
Três fuzis, incluindo um AK-47 e uma pistola 9 milímetros, foram descobertos em mochilas em um terreno a aproximadamente 7 km do aeroporto de Guarulhos um dia depois dos disparos
Uma perícia realizada pelo Instituto de Criminalística confirmou que as munições utilizadas no ataque que resultou na morte de dois homens no dia 8 de novembro no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, foram disparadas pelas mesmas armas encontradas pela Polícia Militar um dia após o incidente. Três fuzis, incluindo um AK-47 e uma pistola 9 milímetros, foram descobertos em mochilas em um terreno a aproximadamente 7 km do aeroporto, após uma denúncia anônima.
O principal alvo do ataque foi Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, de 38 anos, um empresário que havia firmado um acordo de delação premiada contra membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital – PCC. O motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio de Novais, de 41 anos, também foi fatalmente atingido durante o ataque.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
As armas foram abandonadas em uma região que coincide com o local onde um veículo Volkswagen Gol preto, relacionado ao ataque, foi deixado. A investigação da Polícia Civil resultou na coleta de 21 cápsulas de munição de calibre 7,62 mm e quatro estojos de calibre 5,56 mm. As armas em questão possuem a capacidade de atingir alvos a longas distâncias e de perfurar blindagens simples.
Gritzbach foi atingido a uma curta distância, enquanto o motorista foi vítima de uma bala perdida. Em seguida ao ataque, uma força-tarefa foi montada e está analisando imagens de câmeras de segurança, além de rastrear o trajeto do carro utilizado pelos criminosos, sendo uma das linhas de investigação.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Trovão
Brasil
Ministério da Justiça lança edital para projetos de câmeras corporais nos Estados
Governo federal cobrirá maior parte dos custos, mas exige que os equipamentos gravem todas as atividades dos policiais durante o serviço
O Ministério da Justiça deu um passo em direção à modernização e transparência das forças policiais ao lançar um edital destinado a financiar projetos que promovam o uso de câmeras corporais por policiais nos Estados e no Distrito Federal. Esta iniciativa surge em um momento crucial, especialmente após incidentes polêmicos, como o caso de policiais militares em São Paulo flagrados utilizando viaturas para rachas. O objetivo principal é aumentar a transparência e a responsabilidade nas ações policiais, promovendo uma cultura de confiança entre a população e as forças de segurança.
Para participar do programa, os Estados interessados devem apresentar projetos que estejam alinhados com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça. Um dos principais requisitos é que as câmeras gravem todas as atividades dos policiais durante o serviço, garantindo assim um registro contínuo das operações. No entanto, essa exigência tem gerado resistência por parte de alguns governadores, que levantam preocupações sobre a possível violação da privacidade dos policiais. A portaria permite certa flexibilidade, autorizando o desligamento das câmeras em situações específicas, como durante pausas para uso do banheiro.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Até o momento, 16 Estados já demonstraram interesse em participar do programa, e seis deles serão contemplados inicialmente com o financiamento. O governo federal se compromete a cobrir a maior parte dos custos, exigindo que os entes federativos contribuam com um valor que varia entre 1% a 2% do total. Essa abordagem visa facilitar a adesão ao programa. A decisão final cabe aos governos estaduais.
*Com informações de David de Tarso
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
Carro da comitiva do ministro Márcio Macedo é roubado no Rio antes do G20
Segundo informações da Polícia Militar, o motorista do veículo aguardava um funcionário em frente ao hotel no momento da abordagem feita por dois suspeitos armados em uma motocicleta
Um carro pertencente à comitiva do ministro da Secretaria-Geral da Presidênci Márcio Costa Macedo foi alvo de um roubo no Centro do Rio de Janeiro na manhã desta quinta-feira (14). O incidente ocorreu na Rua do Riachuelo, em frente ao hotel Monte Alegre. Após o assalto, uma operação policial foi iniciada para recuperar o carro. O veículo foi localizado no Complexo da Maré e levado para o 22º BPM. Até o momento, não há informações sobre feridos durante a ação policial.
Em resposta ao ocorrido, o policiamento na área foi intensificado para garantir a segurança da população e prevenir novos incidentes. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista do veículo aguardava um funcionário em frente ao hotel no momento da abordagem feita por dois suspeitos armados em uma motocicleta. Em seguida, os criminosos se direcionaram ao Viaduto 31 de Março.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Márcio Macedo, que ocupa o cargo de chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e é coordenador-geral do G20 Social, estava em atividade relacionada ao evento U20, que é um dos encontros paralelos ao G20. A partir de hoje, a segurança no Rio de Janeiro conta com o apoio de militares das Forças Armadas, em virtude da Cúpula de Líderes do G20. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que autoriza a presença de mais de oito mil militares na cidade, que permanecerão até o dia 21 de novembro, reforçando a segurança em um momento de grande movimentação e atenção internacional.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Trovão
Brasil
Brasil tem oito restaurantes na lista dos melhores da América Latina
Seleção do 50 Best é baseada na votação de um painel de 300 jurados, que inclui chefs renomados e críticos de gastronomia
O 50 Best revelou sua lista ampliada dos melhores restaurantes da América Latina, que abrange as posições de 51 a 100. O Brasil se destaca com oito estabelecimentos na lista, com o Manu, localizado em Curitiba, ocupando a 60ª posição. Em seguida, o D.O.M., situado em São Paulo, aparece em 67ª, enquanto o Mocotó, também na capital paulista, ocupa a 87ª colocação. Além disso, o restaurante Origem, na Bahia, avançou para a 68ª posição, e o Cipriani, no Rio de Janeiro, foi classificado em 77ª. Novos nomes na lista incluem o Notiê, que conquistou a 85ª posição em São Paulo, e o Manga, na Bahia, que ficou em 90ª. O Oro, que também está no Rio de Janeiro, fez seu retorno ao ranking, ocupando a 91ª posição. A seleção dos melhores restaurantes é baseada na votação de um painel de 300 jurados, que inclui chefs renomados e críticos de gastronomia. A lista completa dos 50 melhores restaurantes da América Latina será revelada em uma cerimônia marcada para o dia 26 de novembro, que ocorrerá no Rio de Janeiro.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Veja a lista abaixo
51 – La Docena (Polanco), Cidade do México (México)
52 – Diacá, Cidade de Guatemala (Guatemala)
53 – Crizia, Buenos Aires (Argentina)
54 – Yum Cha, Santiago (Chile)
55 – Parador La Huella, José Ignacio (Uruguai)
56 – El Xolo, San Salvador (El Salvador)
57 – Pulpería Santa Elvira, Santiago (Chile)
58 – Lunario, Ensenada (México)
59 – Pangea, Monterrei (México)
60 – Manu, Curitiba
61 – Afluente, Bogotá (Colômbia)
62 – La Calma by Fredes, Santiago (Chile)
63 – Ancestral, La Paz (Bolívia)
64 – Le Chique, Cancún (México)
65 – Fonda Lo Que Hay, Cidade do Panamá (Panamá)
66 – Demencia, Santiago (Chile)
67 – D.O.M., São Paulo
68 – Origem, Salvador
69 – Phayawi, La Paz (Bolívia)
70 – Conservatorium, San José (Costa Rica)
71 – Osso, Lima (Peru)
72 – Casa Las Cujas, Santiago (Chile)
73 – Anchoíta, Buenos Aires (Argentina)
74 – La Tapa del Coco, Cidade do Panamá (Panamá)
75 – Cara de Vaca, Monterrey (México)
76 – Astrid y Gastón, Lima (Peru)
77 – Cipriani, Rio de Janeiro
78 – Olam, Santiago (Chile)
79 – Manzanar, Montevidéu (Uruguai)
80 – Oda, Bogotá (Colômbia)
81 – Alo’s, Buenos Aires (Argentina)
82 – Mengano, Buenos Aires (Argentina)
83 – Intimo, Cidade do Panamá (Panamá)
84 – Azafrán, Mendoza (Argentina)
85 – Notiê, São Paulo
86 – Sambombi Bistró Local, Medellín (Colômbia)
87 – Mocotó, São Paulo
88 – Clara, Quito (Equador)
89 – X.O., Medellín (Colômbia)
90 – Restaurante Manga, Salvador
91 – Oro, Rio de Janeiro
92 – Tributo, Quito (Equador)
93 – El Mercado, Lima (Peru)
94 – Nicos, Cidade do México (México)
95 – La Docena (Roma), Cidade do México (México)
96 – 1921 Restaurant, Montevidéu (Uruguai)
97 – Quitu, Quito (Equador)
98 – Karai by Mitsuharu, Santiago (Chile)
99 – Levadura de Olla, Oaxaca (México)
100 – Debora, Bogotá (Colômbia)
Publicado por Sarah Paula
*Reportagem produzida com auxílio de IA
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP