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A arte de Carlito Carvalhosa “traduzida” em áudio por sua filha

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A arte de Carlito Carvalhosa “traduzida” em áudio por sua filha
Tempo de Leitura:5 Minuto, 48 Segundo


Um trabalho artístico pode ser descrito de várias maneiras. Há o caminho técnico, com suas dimensões e materiais. Mas, há a experiência pessoal, a percepção sensorial de quem o analisa. “Essa é uma obra do Carlito. Quadrada, o tamanho dela é 30 por 30. Parece feita de um material como cera. Alguma coisa, eu vejo logo, foi feita por trás e que veio para frente. Parecem uns dedinhos — que é o nome da obra —, mas parece mais ainda algumas raízes que começaram a crescer e, depois, pararam.”

Assim o artista Nuno Ramos, amigo de Carlito Carvalhosa, apresenta uma peça da série Dedinhos no audiocatálogo Uma coisa por outra, lançado pela produtora Supersônica, em parceria com o Instituto Tomie Ohtake, onde acontece a exposição A Metade do Dobro, com cerca de 150 obras de Carvalhosa, realizadas entre 1984 e 2021.

Essa não é a única mostra de Carvalhosa em São Paulo. No Sesc Pompeia, A Natureza das Coisas exibe outra faceta do artista, com obras monumentais como Sala de Espera, Já Estava Assim Quando Eu Cheguei, e A Soma dos Dias. Com esta última, Carvalhosa tornou-se, em 2011, o primeiro artista brasileiro a ocupar o átrio do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA).

Essas iniciativas reacendem o legado de Carlito Carvalhosa, morto em 2021, aos 59 anos, vítima de um câncer no intestino.

A galeria Nara Roesler, que representa seu espólio, planeja lançar em dezembro um livro sobre sua obra, enquanto a cineasta Karen Harley já trabalha em um documentário sobre sua vida e trabalho. É um momento de celebrar o artista e também pensar como ele se contextualiza de uma forma mais historiográfica”, diz, em entrevista ao NeoFeed, Paulo Miyada, curador do Instituto Tomie Ohtake e da mostra ao lado de Ana Roman, Lúcia Stumpf e Luis Pérez-Oramas

Luiz Carlos Cintra Gordinho Carvalhosa nasceu na capital paulista, em 1961. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, interessou-se pelas artes visuais ainda durante a graduação. E fez parte de um momento efervescente da arte brasileira, o Geração 80.

Naquela década, jovens em torno dos 20 anos foram reconhecidos pela retomada da pintura no Brasil. Entre eles, os artistas do coletivo Casa 7, composto por Carvalhosa, Rodrigo Andrade, Fábio Miguez, Nuno Ramos e Paulo Monteiro — conhecidos pelo uso de materiais de baixo custo, como tinta industrial e papel kraft.

No início da carreira, o grupo participou da Bienal Internacional de São Paulo, em 1985, que acabou sendo a última exibição conjunta dos artistas.

Esse momento também representou uma virada para Carvalhosa, que passou a explorar o uso da cera, pura ou com pigmentos. Nos anos 2000, além dos materiais maleáveis, o artista se voltou para o alumínio.

Na superfície rígida, ele recriou a tensão de Dedinhos, descrito por Nuno, moldando protuberâncias que parecem prestes a romper. Em outras peças, usava alumínio polido, transformando-o em espelho, mas aplicava manchas de tinta, ocultando parcialmente o reflexo.

Entre pinturas & filhas

Nesse período, o ateliê de Carvalhosa também era um espaço de brincadeiras. Suas filhas, Cecília e Maria, ainda crianças, passavam horas ao lado do pai, ajudando-o a cobrir aquelas superfícies metálicas com tinta.

“Era muito legal pintar os alumínios. Porque você estava tentando pintar em uma superfície completamente estranha para a tinta e que na escola nunca me deixaram fazer esse tipo de coisa”, recorda Cecília em um depoimento para a irmã.

Aos 22 anos, Maria é uma das responsáveis pela criação do audiocatálogo, Uma coisa por outra, junto com Anna Costa e Silva e Daniela Thomaz. Para a jovem, mais do que um projeto em homenagem ao pai, foi, para ela um mergulho na obra de Carvalhosa sob uma nova perspectiva.

“A audiodescrição poética permite uma relação mais sensível com a obra. Acho importante tratar a acessibilidade também em termos estéticos”, diz Maria Carvalhosa (Foto: Jorge Bispo)

“Alguma coisa, eu vejo logo, foi feita por trás e que veio para frente. Parecem uns dedinhos”, descreve, no audiocatálogo, o artista Nuno Ramos sobre a obra de Carvalhosa, de 1992, sem título, da série “Dedinhos” (Foto: Flavio Freire)

A exposição no Sesc Pompeia traz as obras monumentais do artista (Foto: Bruna Damasceno)

Sem título, 2011, em cerâmica faiança (Foto: Flavio Freire)

“Imaterialidade” (Foto: Alexandre Nunis)

Sem título, 1998-1999, gesso (Foto: Divulgação/Instituto Tomie Ohtake)

“Sala de Espera” (Foto: Everton Ballardin)

Após um erro médico ao tentar curar uma hidrocefalia, um acúmulo anormal de líquido nas cavidades do cérebro, que aumentava a pressão sobre o nervo óptico, aos 13 anos, Maria recebeu o diagnóstico de que não recuperaria mais a visão.

Sua condição não a impediu de estudar Letras e de fundar, em 2023, a editora Supersônica, especializada em audiolivros, com Beatriz Bracher, Daniela Thomas e Mariana Beltrão.

A Supersônica produz audiolivros cuidadosos, narrados por grandes nomes das artes cênicas, como Isabel Teixeira, Guilherme Weber e Mariana Lima.

O convite para produzir o audiocatálogo da mostra A Metade do Dobro veio do Tomie Ohtake. Em vez de apenas ler o conteúdo do catálogo, elas propuseram uma imersão poética na obra de Carlito por meio da escuta.

“É o entrelaçamento entre o que o entrevistado vê e o que ele percebe ao descrever a obra”, define Maria ao NeoFeed. “As falas são soltas e profundas, sem qualquer pretensão hermética. São áudios densos e, ao mesmo tempo, muito verdadeiros e acessíveis ao público.”

O projeto envolveu mais de cinquenta horas de entrevistas com 23 convidados, entre eles os artistas Arnaldo Antunes, Iole de Freitas, Nuno Ramos, e os curadores Ivo Mesquita, Luísa Duarte e Lorenzo Mammì. “Foi muito especial, para mim, ficar mergulhada na obra do meu pai e ouvir essas pessoas que eram com quem ele conversava”, comenta Maria.

Audiodescrição poética

Em cada capítulo, segue-se a mesma estrutura: uma descrição técnica da obra por Daniela Thomas, duas audiodescrições poéticas feitas por entrevistados diferentes e depoimentos sobre carreira e obra de Carlito.

“A audiodescrição poética permite uma relação mais sensível com a obra. Acho importante tratar a acessibilidade também em termos estéticos”, defende Maria. “Assim como as pessoas que enxergam têm direito a ambas as abordagens, nós também precisamos do lado técnico e do lado poético, para realmente nos conectarmos com o trabalho.”

Cada convidado oferece ao ouvinte uma perspectiva pessoal, enriquecida pela convivência com o artista.

O pintor Rodrigo Andrade, por exemplo, que dividiu o ateliê com Carlito, compartilha informações sobre as escolhas dos materiais para as produções das obras em suas descrições.

Esses detalhes proporcionaram a Maria uma experiência mais intensa nas exposições do pai.

“Todos os entrevistados me emprestaram um pouco do olhar deles. Isso me interessa muito mais do que tentar alcançar um ponto neutro na discussão da obra”, afirma.

Para Maria, o principal ingrediente deste projeto é o amor. Como ela diz: “Este sentimento sustenta todo o movimento que está acontecendo. Queremos que a obra de Carlito chegue a todos os lugares”.





Fonte: Neofeed

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agricultor capixaba se torna campeão de day trade

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Da lavoura à bolsa de valores: agricultor capixaba se torna campeão brasileiro de day trade
Tempo de Leitura:4 Minuto, 16 Segundo


Mais de 1.000 quilômetros separam a Faria Lima de Rio Bananal, uma cidade com menos de 20 mil habitantes localizada ao norte do Espírito Santo, próximo da fronteira com a Bahia. É lá, longe do centro financeiro de São Paulo, que mora Leonardo da Costa, vencedor do 1º Campeonato Brasileiro de Trade Nelogica.

Sem nunca ter participado de uma competição do tipo, o agricultor de 34 anos obteve o melhor resultado na fase final do campeonato, realizada entre 11 e 12 de dezembro. Em dois dias, acumulou um lucro de R$ 21 mil, respeitando os limites operacionais do campeonato: 10 contratos de mini-índice e mini-dólar.

Todas as etapas foram realizadas por meio de um simulador, sem perdas ou ganhos reais. Mas o prêmio em dinheiro foi ainda maior que o lucro obtido nas operações, totalizando R$ 65 mil.

Costa, que trabalha com a família em lavouras de café na região de Rio Bananal, conta que ficou surpreso com o próprio desempenho. Ele, que nunca cursou universidade, diz que descobriu o mercado financeiro há cinco anos por meio de seu irmão mais novo, Lucas, então com 19 anos.

“Em algumas épocas do ano, tem menos trabalho no campo. Então, estava procurando algo para ganhar um dinheiro extra”, diz ele.

Encantado com o momento promissor do mercado brasileiro na época, o irmão disse que era uma forma de “ganhar dinheiro fácil”. Costa logo desconfiou de seu irmão mais novo. “Achei estranho, porque se fosse tão fácil teria muito mais gente fazendo. Depois de um tempo ele não falou mais sobre isso, acho que porque perdeu dinheiro”, relembra.

Já havia deixado a ideia de lado quando um comprador de café o apresentou novamente ao mercado financeiro. “Ele exportava café e estava olhando um gráfico. Perguntei o que era, mas não entendi muito. Foi então que comecei a pesquisar e encontrei algumas mentorias na internet”, recorda.

Após mais de um ano de estudos e simulações no home broker, Costa decidiu começar a operar com dinheiro real. “Tinha dia que eu estudava das 19h até 4h da manhã. No começo, fiz muita coisa errada. Fui ajustando as estratégias até começar a ter algum lucro. No mercado, você nunca sabe tudo. O segredo é ter um bom plano de gestão de risco e não relaxar.”

Sem a arrogância de muitos profissionais do mercado, ele acredita que a dinâmica do campeonato favoreceu seu estilo de negociação. “Tinha muita gente boa competindo. Outros poderiam ter vencido. Mas fico feliz de ter ganhado, mostra que estou no caminho certo.”

Organizado pela Nelogica, o Campeonato Brasileiro de Trade teve mais de 500 traders inscritos. O segundo e o terceiro colocado receberam R$ 26 mil e R$ 12 mil, respectivamente. A premiação do 4º ao 50º colocado foi de R$ 2 mil. A competição foi organizada em duas fases, com os 50 primeiros se classificando para a final. Costa terminou a primeira etapa em 36º.

“Descobrimos verdadeiros talentos com muito potencial, inclusive, para seguirem carreira em instituições financeiras se desejarem”, afirma Layonel Pinheiro dos Santos, especialista em plataformas de trading da Nelogica.

Desde o início de seus estudos, Costa se dedicou ao day trade, que consiste em montar e desmontar as operações no mesmo dia — uma das regras do campeonato. “Tenho como base análise técnica e tendências, quase sempre usando gráficos. Na competição, tive que me adaptar, porque o prazo era muito curto.”

Mesmo fora do campeonato, Costa nunca dormiu com uma posição aberta, encerrando todas no mesmo dia. Isso, porém, não o impediu de ter a madrugada como um de seus horários preferidos para operar. Geralmente, acordo às 4h da manhã para negociar no mercado americano de futuros e vou até  às 7h.”

Essa rotina permite que ele concilie o trabalho na lavoura com o day trade. Na época da colheita de café, entre março e julho, a alta demanda de trabalho na roça o impede de operar no mercado de futuros local, que funciona das 9h às 18h.

No mercado brasileiro, quando tem tempo, Costa opera contratos futuros de mini-índice e mini-dólar, mas nunca ações. “Gosto mais de ficar na frente do gráfico.” Mas, mesmo quando tem a oportunidade, o trader não opera todo dia. “Tem dia em que o mercado não está favorável ao perfil de negociação. Saber quando não operar também é uma forma de operar.”

Moradores da área rural de Rio Bananal, a família de Costa fica com metade da produção de café, enquanto a outra metade vai para o “patrão”. Todo o trabalho é feito manualmente. “As máquinas chegaram há quatro anos na região, mas só os grandes produtores têm acesso a elas.”

O sucesso no mercado financeiro já faz Costa pensar em mudar de carreira. Ele planeja cursar faculdade de economia no ano que vem e se aprofundar ainda mais no mundo dos investimentos. “Em dois anos, pretendo fazer disso minha principal fonte de renda.”

Ele descarta, por ora, trabalhar para alguma instituição financeira. “Meu foco era encontrar uma profissão que me permitisse trabalhar de qualquer lugar, sem ficar ‘preso’, e o day trade proporciona isso.”



Fonte: Neofeed

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Uma conversa com Fernando Pessoa, Luís de Camões e José Saramago

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Uma conversa com Fernando Pessoa, Luís de Camões e José Saramago
Tempo de Leitura:4 Minuto, 46 Segundo


Era véspera de Natal de 2024, e Cesar, após um dia intenso de reflexões e trabalho, tomou sua taça e caiu no sono. Mas não era um sono comum. Ele logo percebeu estar caindo por um túnel de palavras, como se fosse sugado por um redemoinho de livros, algoritmos e estrelas natalinas. Tudo girava ao seu redor, até que ele aterrissou suavemente em um lugar que parecia ao mesmo tempo antigo e futurista, iluminado por velas cintilantes e circuitos dourados.

Diante dele, três figuras extraordinárias emergiram da névoa — Fernando Pessoa, Luís de Camões e José Saramago. Cesar esfregou os olhos, sem acreditar no que via. Parecia ter entrado em um sonho que misturava o espírito de celebração com um encontro impossível, como se tivesse tropeçado em seu próprio País das Maravilhas.

Pessoa: Bem-vindo, Cesar. Não se assuste. Às vezes, o Natal nos concede presentes inesperados, como este encontro. Eu sou Fernando Pessoa. Dizem que sou múltiplo, mas prefiro me ver como um quarto com inúmeros espelhos fantásticos que distorcem, refletindo falsamente uma única realidade que não está em nenhum e está em todos.

Camões: Saudações, Cesar! Sou Luís de Camões, navegante das palavras e dos mares. Este é um tempo propício para contemplar os novos mundos que desbravamos. Por suas vestes e seu ar, vejo que vens do moderno, como quem navega as águas da inovação.

Saramago: Cesar, um prazer tê-lo conosco. Sou José Saramago, um questionador do óbvio. Parece que este seu devaneio nos reuniu para discutirmos o que significa ser humano em um tempo em que máquinas pensam e o mundo busca sentido. E, claro, neste Natal, entendido não apenas como celebração religiosa, mas como um tempo de união, reflexão e renovação, valores humanos universais que transcendem qualquer crença. Valores que até um ateu rabugento como eu consegue apreciar.

Cesar, ainda atônito, percebeu que o sonho parecia mais real do que podia imaginar. Ele, que sempre se viu como um sonhador e entusiasta da tecnologia, agora dividia espaço com três gigantes da literatura. Recuperando-se, decidiu embarcar na conversa, tratando cada pronome e conjunção como se fossem peças de porcelana fina.

Cesar: É uma honra conhecê-los. Se este é um sonho, é o mais extraordinário que já tive. Estamos em um momento em que a tecnologia avança exponencialmente, mas também nos confronta com questões profundas sobre propósito e humanidade. E é Natal, uma época que sempre nos convida à reflexão. Aqui estamos, no limiar de um novo ano…

Pessoa: Ah, Cesar, o humano, por essência, é um navegante do desconhecido. A inteligência artificial que agora molda teu mundo funciona como um espelho: reflete nossas inquietações, nossos anseios e nossos temores. Mas eu me pergunto: será que sabemos o que realmente desejamos encontrar nesse reflexo?

Camões: Diria que enfrentamos monstros e tempestades, como outrora. Mas hoje os monstros são invisíveis, feitos de dados e códigos. Dizer-se-ia que, pelo menos, esses não me custaram um olho… O Natal, porém, nos lembra de olhar para o essencial — o humano, o afeto, o desejo de construir algo que transcenda o tempo.

Saramago: E será que estamos olhando para isso, Cesar? Ou estamos cegos, como em minha história? O Natal é cheio de luzes, mas será que essas luzes não nos ofuscam? Criamos máquinas que pensam, mas ainda falta pensarmos profundamente sobre o que queremos delas — e de nós mesmos.

Cesar refletiu por um momento, sentindo o peso das palavras daqueles mestres. Ele sabia que aquelas questões eram fundamentais, tanto para a tecnologia quanto para a vida.

Cesar: Concordo, Saramago. A tecnologia deve ser um meio para criar valor humano, não um fim em si mesma. O Natal é um bom lembrete de que precisamos equilibrar o avanço com a ética, com a sabedoria que direciona nosso conhecimento. Afinal, inovação sem humanidade é como uma caravela sem destino.

Pessoa: Belo pensamento, Cesar. Então dirias que inovar é como escrever um poema? Cada palavra, cada linha deve estar carregada de significado. No final, é o espírito humano que precisa brilhar, mesmo em um mundo repleto de máquinas.

Camões: E que nunca percamos a coragem, Cesar. Navegar é preciso, como sempre digo, mas é igualmente necessário conter os ventos quando ameaçam nos levar ao abismo. O Natal nos dá uma bússola: olhar para o próximo, celebrar o que somos e planejar com sabedoria o que seremos.

Saramago: E com olhos abertos, sobretudo. A tecnologia é um mar fascinante, mas exige vigilância constante. Este rabugento apenas deseja que, neste Natal e no ano que se inicia, a humanidade encontre o equilíbrio entre o que pode criar e o que deve preservar.

Cesar sentiu o coração aquecido, inspirado por aquelas vozes que transcenderam o tempo. Ele ergueu os olhos para as três lendas e respondeu com convicção.

Cesar: Levarei essas reflexões comigo, senhores. Que a inovação seja guiada pela poesia, pela prudência e pela paixão humana. Que este Natal nos lembre que, por mais avançados que sejamos, o essencial sempre será invisível às máquinas: a empatia, a solidariedade e a esperança.

E assim, no coração de um sonho impossível, Cesar ergueu a taça de tinto e brindou com três imortais da literatura portuguesa. Juntos, em meio ao espírito do Natal de 2024, refletiram sobre o humano, o tecnológico e o eterno.

Quando Cesar despertou, trazia consigo não apenas o calor de uma noite natalina, mas também a sabedoria de um encontro extraordinário, que o inspiraria nos mares do ano novo. Ao seu lado, uma taça vazia, com borras que curiosamente formavam as letras P, C e S, como um lembrete sutil de que algumas companhias são mais que um sonho.

*Cesar Gon é fundador e CEO da CI&T



Fonte: Neofeed

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Ornare mobília novos “territórios” (no Brasil e no mundo)

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Ornare mobília novos
Tempo de Leitura:5 Minuto, 23 Segundo


Depois de “aterrissar” em Dubai, em maio do ano passado, onde inaugurou seu primeiro showroom no Oriente Médio, a Ornare está de malas prontas para reforçar suas operações na Europa e nos Estados Unidos.

A marca brasileira de mobiliário referência no mercado high-end está desembarcando em Lisboa, onde abriu seu segundo showroom no Velho Continente. E estreou, em novembro, uma loja em Nova Jersey, consolidando sua presença nos Estados Unidos, onde está presente desde 2006.

Segundo Esther Schattan, fundadora e diretora da Ornare, a expansão internacional é parte da estratégia de diversificação das receitas da companhia, movimento que conta com uma nova frente: a incorporação.

“Atendemos um mercado de alto padrão e esse mercado é mais restrito em todos os lugares”, diz Esther, ao NeoFeed. “Como temos potencial e temos capacidade de atender outros países, fomos buscando o mercado de alto padrão em outros lugares.”

O showroom lisboeta está sendo instalado no bairro Amoreiras, região de classe média alta e que abriga o Centro Comercial das Amoreiras, o primeiro shopping da capital portuguesa, além de cafés, hotéis e restaurantes.

A expectativa é de que as obras da loja sejam finalizadas até o primeiro semestre de 2025, mas a Ornare já está operando em Portugal, recebendo pedidos dos clientes.

A empresa conta com dois sócios brasileiros para entrar no mercado português: Alexandre Mangabeira, ex-co-CEO da RNI Construtora e com passagem pela Tecnisa, e Luciana Vassalo, antiga diretora de negócios da RNI, tendo trabalhado também na Melnick.

É o mesmo formato que a empresa utilizou quando foi para Dubai, em que se associou a Carina Fontes e Shalise Basso, dupla de arquitetas brasileiras residentes um dos sete emirados que integram os Emirados Árabes Unidos (EAU). As lojas da Ornare se dividem entre franquias, sociedades e unidades próprias.

Segundo Stephan Schattan, diretor de exportação da empresa, a escolha por Lisboa para abrir a segunda loja europeia ocorreu pela questão da língua, pelo fato da empresa conhecer e ter clientes em Portugal e também para aproveitar o forte contingente de brasileiros e de outras nacionalidades, atraídos pelas políticas migratórias portuguesas.

A Ornare começou a se instalar na Europa no ano passado, quando inaugurou seu primeiro showroom em Milão. A unidade está localizada no imponente Palazzo Gallarati, datado do século XVIII, localizado no famoso Quadrilatero della Moda, na Via Manzoni, região conhecida pelas diversas marcas de alto padrão.

“A ideia é que Portugal possa atender toda a região de Lisboa e Porto, e também a Espanha”, diz Stephan. “Associado a Milão, conseguimos atender melhor a Europa. Quando falamos que temos loja em Milão e em Lisboa, reforçamos a marca na Europa.”

A chegada a Portugal é mais um passo da estratégia de expansão da Ornare, iniciada em 2006, via Miami. O plano é baseado em três frentes: Estados Unidos, onde possui 11 lojas, Europa, que conta com duas, e Oriente Médio, com a unidade de Dubai.

“Como temos potencial e temos capacidade de atender outros países, fomos buscando o mercado de alto padrão em outros lugares”, diz Esther Schattan (Foto: Rodrigo Zorzi)

As operações internacionais representam cerca de 25% a 30% do faturamento da Ornare, que não foi informado. Com as expansões planejadas, a expectativa é de que possa chegar a 40% de participação.

No curto prazo, a Ornare planeja ampliar sua presença nos Estados Unidos para mais três cidades: Palm Beach, Washington e Boston. Mas isso não quer dizer que a empresa está deixando o Brasil de lado.

Com 17 lojas no País, a empresa pretende abrir unidades em Recife (PE), Balneário Camboriú (SC) e Campo Grande (MS), ainda que já opere nessas localidades.

Para conseguir atender essas novas unidades, a Ornare vai ampliar a capacidade de sua fábrica, localizada em Cotia, no interior de São Paulo. O valor do investimento na fábrica não foi revelado, nem quanto a capacidade de produção aumentará. A fábrica roda em dois turnos e os investimentos abrem caminho para adicionar mais um.

Assinatura Ornare

Junto com a expansão internacional, a Ornare está fechando uma série de parcerias com construtoras e incorporadoras para terem empreendimentos com a assinatura “by Ornare”.

A companhia fez um primeiro empreendimento em Goiânia, em parceria com a O.M. Incorporadora. Batizado de Autoria by Ornare, o prédio possui 143 apartamentos, com unidades de uma e duas suítes, de 49 a 88 metros quadrados. A Ornare ficou responsável pela mobília da área comum e armários em alguns apartamentos.

Com entrega prevista para novembro de 2027, o empreendimento apresenta um valor geral de venda (VGV) de R$ 120 milhões e teve 60% das unidades comercializadas nos seis primeiros meses de lançamento.

A companhia também assinou, no fim de novembro, um acordo com a incorporadora Next e com o escritório do arquiteto Olegário de Sá, para desenvolver um empreendimento no Itaim, em São Paulo, voltado para renda, chamado Next Itaim by Ornare.

Com VGV de R$ 70 milhões, o prédio conta com 83 unidades de 20 a 60 metros quadrados, com previsão de entrega em 2027. A Ornare ficou responsável pelos móveis.

“No começo fomos um pouco céticos, mas a gente gostou do primeiro lançamento, em Goiânia, e pretendemos continuar”, diz Pitter Schattan, diretor comercial da Ornare São Paulo e Brasil.

A companhia já tem atuação no mercado imobiliário, mas vendendo seus produtos para empreendimentos. Em Miami, a Ornare é responsável pelos closets nos apartamentos das duas torres do St. Regis Sunny Isles, que prometem se tornar ícones arquitetônicos da cidade. O apartamento mais barato é de US$ 7 milhões.

A Ornare pretende, agora, crescer essa vertical de empreendimentos assinados. Em Goiânia, o plano é repetir a parceria com a O.M. Incorporadora em um novo prédio, previsto para ser lançado em 2025.. Segundo Pitter, esse tipo de iniciativa vai ganhar espaço na Ornare, com o setor imobiliário se tornando um novo braço de negócios, capaz de representar 10% do faturamento da empresa.

A assinatura de projetos por nomes da moda e do design vem ganhando força no mundo da incorporação. A Cyrela fechou uma parceria com a Armani para construir um empreendimento residencial em São Paulo, que promete ser um dos mais altos da capital paulista, com a marca Armani/Casa, marca de móveis da grife italiana de luxo.

A Mitre Realty também lançou um empreendimento premium em São Paulo com a marca Daslu, que virou referência no mercado de luxo brasileiro e trouxe para o País grifes como Chanel, Gucci e Prada.





Fonte: Neofeed

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