Negócios
Após virar acionista de referência, GP ganha dois assentos no board e “influencia” os rumos da IZEA
Em pouco mais de três décadas, a GP Investments construiu sua fama no mercado ao investir cerca de US$ 5 bilhões em mais de 50 empresas. Um dos ativos mais recentes chegou a esse portfólio, porém, gradativamente, sem que a empresa fizesse alarde e de uma maneira pouco usual em sua tese.
Agora, chegou a hora desse investimento ganhar nome. A gestora brasileira de private equity anunciou nesta terça-feira, 10 de setembro, que se tornou não apenas sócia, mas a maior acionista da IZEA, companhia americana de tecnologia e marketing para influenciadores digitais.
Com um aporte de cerca de US$ 8 milhões, a GP alcançou uma fatia de 18,4% na IZEA, que tem capital aberto na Nasdaq. E, inspirada pela própria investida, já está influenciando na operação. Na última sexta-feira, 6 de setembro, Antônio Bonchristiano e Rodrigo Boscolo, respectivamente CEO e CFO da gestora, foram eleitos para ocupar dois assentos no board da empresa.
“Somos agora, de longe, os maiores acionistas”, diz Rodrigo Boscolo, CFO da GP Investments, em entrevista ao NeoFeed. “E, com esse patamar e a partir da nossa experiência, vamos ter capacidade de criar, de fato, efeitos catalisadores que vão fazer com que a IZEA volte a crescer e a ter lucro.”
Depois de mapear uma série de ativos no setor, a gestora começou a comprar pontualmente os papéis da IZEA no início de 2023, motivada pelo fato de a empresa ser uma das pioneiras do setor e pela constatação de que o papel, após um pico de valorização em 2021, estava bastante descontado.
“Inicialmente, foi muito oportunístico”, conta o CFO. “Mas, à medida que fomos tendo convicção que poderíamos ajudar, compramos mais participação. E, já em 2024, depois que a empresa divulgou resultados aquém das expectativas, tivemos a chance de comprar uma fatia mais relevante.”
Fundada em 2006, por Ted Murphy, e com capital aberto desde 2010, a IZEA evoluiu de uma plataforma que, no início auxiliava os blogueiros a monetizarem seus conteúdos, para um formato no qual ajuda marcas e agências tradicionais a se conectarem com influenciadores digitais.
Essa abordagem se dá de duas maneiras. Na primeira, marcas e agências recorrem à companhia para que ela cuide, de ponta a ponta, das campanhas nesse universo. Na segunda, clientes como Honda, Yamaha, Guess, Tyson e Acer contratam, via software como serviço, parte das ferramentas da IZEA.
No segundo trimestre de 2024, a IZEA reportou um prejuízo líquido de US$ 2,2 milhões, contra US$ 1 milhão, um ano antes, e uma queda de 14,9% em sua receita líquida de US$ 9,1 milhões. Mesmo com os papéis registrando alta de 6,4% no ano, a empresa está avaliada em “módicos” US$ 35,2 milhões.
Para mover esses ponteiros, a GP já mantinha um diálogo com os investidores e o board da IZEA em paralelo ao aumento de participação na empresa. E boa parte das suas propostas incluídas nessas conversas já está sendo adotada.
A primeira delas envolve a separação entre as figuras do presidente do conselho de administração e do CEO, postos que, até então, eram acumulados pelo fundador da companhia. A IZEA acaba de anunciar que Ted Murphy está deixando a operação.
Quem o substituirá como CEO será Patrick Venetucci, que irá acumular a função com um assento no conselho, onde já atuava desde dezembro de 2018. A presidência do board, por sua vez, ficará com Linday A. Gardner, que integra o colegiado desde 2013.
Outra medida que havia sido sugerida pela GP e que agora está sendo ampliada envolve a recompra das ações. A IZEA está aumentando o valor embutido em um programa aprovado recentemente de US$ 5 milhões para US$ 10 milhões.
Em uma terceira frente sugerida pelo novo acionista de referência é a criação de um comitê de estratégia e de alocação de capital. A GP, com Bonchristiano e Boscolo, terá dois dos quatro assentos nessa estrutura.
“Temos bastante experiência na alocação de recursos, tanto para o crescimento orgânico quanto inorgânico”, explica Boscolo. “Queremos garantir que a empresa tenha um plano muito concreto quando for fazer um M&A, abrir um novo mercado ou lançar um produto.”
Uma das frentes que devem ganhar mais fôlego sob esse novo desenho será, de fato, as aquisições. Especialmente pelo fato de que a GP já cumpriu um bom percurso nessa avenida ao avaliar uma série de ativos no segmento quando decidiu começar a investir na IZEA.
“Vamos ter a chance de opinar e desenhar transações que vão mudar a companhia de patamar”, diz Boscolo. “Outra hipótese que queremos validar é tornar a estrutura comercial e administrativa mais eficiente. Investimos em inúmeras companhias e temos todo um playbook de como fazer isso.”
Em paralelo, Boscolo não descarta que a GP volte a investir no modelo de adquirir participações graduais em companhias de capital aberto. Entretanto, caso siga esse caminho, o percurso mais provável será olhar para ativos listados fora do Brasil.
“Os Estados Unidos têm mais de 4 mil companhias listadas, várias delas pequenas, mal avaliadas e deixadas à margem pelos investidores típicos de bolsa”, diz. “Então, podemos comprar fatias que não precisam ser o controle, mas que nos deem uma voz para participar de decisões-chave nesses ativos.”
Negócios
Programa “É Negócio” é o vencedor do Prêmio Aberje na categoria Mídia do Ano – TV
Fruto de uma parceria entre o NeoFeed, referência na cobertura de negócios, finanças, economia e inovação, e a CNN Brasil, o programa É Negócio foi um dos destaques do Prêmio Aberje 2024, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (Aberje).
A atração foi eleita a vencedora na categoria Mídia do Ano – TV na premiação, que está em sua 50ª edição. Comandado pelo jornalista Carlos Sambrana, cofundador do NeoFeed, o programa vai ao ar todos os domingos, às 20h45, pela CNN Brasil.
O É Negócio estreou na grade da CNN Brasil em 5 de novembro de 2023, trazendo como seu primeiro convidado Rubens Ometto, presidente do conselho de administração da Cosan. Desde então, diversos nomes de peso do empresariado nacional passaram pelo programa.
Extensa, a lista inclui entrevistados como Gustavo Werneck (Gerdau), Marcelo Noronha (Bradesco), Stéphane Maquaire (Carrefour Brasil), Miguel Setas (CCR), José Auriemo Neto (JHSF), João Vitor Menin (Inter), Renato Franklin (Casas Bahia), Eduardo Chedid (PicPay), Ilson Bressan (Valid), Roberto Perroni (Brookfield), John Rodgerson (Azul), Nizan Guanaes (N.Ideias), entre outros grandes nomes que fazem o PIB.
Além da presença das personalidades do mundo empresarial, a organização do Prêmio Aberje observou que “o É Negócio é reconhecido por suas entrevistas de alta qualidade técnica, ética e estética”.
A premiação também ressaltou o fato de que, além dos negócios, a atração “explora o lado humano de seus convidados, como no quadro ‘O que o erro me ensinou’, que humaniza as trajetórias dos CEOs ao revelar aprendizados valiosos ao longo de suas carreiras.”
Segundo os organizadores, em uma época em que os CEOs se tornam figuras cada vez mais públicas, é fundamental contar com espaços qualificados na mídia para que suas histórias, visões e opiniões sejam compartilhadas e avaliadas pelo mercado e pela sociedade.
“Esses espaços demandam um olhar experiente e especializado, capaz de compreender a complexidade dos negócios e das empresas, e conduzir diálogos relevantes. Esse é o caso do programa É Negócio, comandado por Carlos Sambrana, fruto de uma parceria bem-sucedida entre a CNN e NeoFeed”, ressaltou a premiação, em nota.
Negócios
Na Volkswagen, o “inferno astral” não tem fim
Em meio a uma de suas piores crises, com direito à perda da liderança na China, queda das vendas na Europa e margem de lucro reduzida, a Volkswagen pode ter que lidar com uma greve na Alemanha, por conta da decisão de fechar fábricas no país, algo que nunca fez em 87 anos de história.
Funcionários da montadora na Alemanha estão se preparando para realizar paralisações pontuais nas próximas semanas, depois que os executivos da companhia rejeitaram a demanda deles por reverter o fechamento das fábricas.
“Vamos nos preparar para uma escalada a partir do início de dezembro”, disse Thorsten Gröger, negociador do IG Metall, sindicato que representa funcionários do ramo da metalurgia na Alemanha, nesta quinta-feira, 21 de novembro, segundo o jornal Financial Times.
A Volkswagen anunciou, em setembro deste ano, que poderia fechar fábricas na Alemanha por viver uma “situação grave”. O plano deve seguir adiante, segundo informou a líder do conselho de funcionários da montadora, Daniela Cavallo, em outubro, e prevê o corte de dezenas de milhares de empregos, além de promover um corte de salários.
O anúncio dos preparativos para uma greve veio após mais de seis horas de negociações entre a empresa e o sindicato. De acordo com o FT, na quarta-feira, 20 de novembro, os funcionários propuseram abrir mão de € 1,5 bilhão em aumentos salariais no futuro em troca do corte de pagamento de bônus aos executivos e dividendos aos acionistas, além da reversão do fechamento das fábricas.
A Volkswagen informou que a proposta é um “sinal positivo, com os representantes dos funcionários mostrando abertura para reduzir os custos trabalhistas”. Mas declarou que a oferta precisa ser avaliada para determinar “se resulta num alívio financeiro sustentável para a companhia e oferece perspectivas para a força de trabalho”.
Segunda maior montadora do mundo, os problemas da Volkswagen não são recentes, mas as perdas em vendas e de mercado, especialmente na China, levaram a gigante alemã a gigante alemã a prever fechar 2024 com US$ 500 milhões de prejuízo.
Além da questão competitiva, a Volkswagen possui uma estrutura inchada em comparação com seus concorrentes. A montadora alemã tinha cerca de 684 mil funcionários em 2023. Isso é cerca de 309 mil a mais do que a Toyota, que, no ano passado, vendeu cerca de 2 milhões de veículos a mais do que a Volkswagen em todo o mundo no ano passado.
Apesar do anúncio de paralisações, representantes do sindicato e da companhia devem retomar as conversas em 9 de dezembro. Cavallo disse que espera fechar um acordo antes do Natal.
As ações da Volkswagen fecharam o pregão desta quinta-feira com queda de 0,71% na Bolsa de Frankfurt, a € 81,02. No ano, elas acumulam queda de 32,3%, levando o valor de mercado a € 44,5 bilhões.
Negócios
Predomínio das “Sete Magníficas” no S&P 500 deve evaporar em 2025, prevê Goldman Sachs
O banco de investimento Goldman Sachs prevê que, após atingir grandes altas nos últimos dois anos, as ações das sete gigantes de tecnologia – Amazon, Alphabet, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla – deverão perder a grande vantagem em relação a outros papeis do índice S&P 500 no ano que vem.
Em nota enviada a clientes, o estrategista-chefe de ações do Goldman Sachs nos EUA, David Kostin, citou dois fatores para fundamentar sua previsão.
O primeiro, relativo à valorização das Sete Magníficas, indica que suas ações teriam atingido um teto “após uma valorização justa”. Isso significa que as empreses precisarão continuar crescendo a taxas descomunais para que as ações continuem subindo, o que Kostin considera pouco provável.
O segundo fator diz respeito às perspectivas da economia em 2025. Kostin prevê que o S&P 500 deverá manter crescimento de dois dígitos em 2025, mas num ritmo menor que o atual, uma vez que a futura gestão do presidente eleito Donald Trump tende a aumentar os riscos de choques no mercado.
“O diferencial cada vez menor nas taxas de crescimento dos lucros deve corresponder a um estreitamento nos retornos relativos das ações”, escreveu Kostin, questionando a longevidade do boom da IA — o combustível que alimentou a supervalorização das Sete Magníficas.
“Embora a história de crescimento dos lucros ‘micro’ apoie o desempenho superior contínuo das ‘Magnificent 7’, fatores mais ‘macro’, como crescimento econômico e política comercial, inclinam-se a favor do S&P 493”, escreveu Kostin.
O grupo das sete gigantes de tecnologia foi responsável por mais da metade do aumento de 57% no S&P 500 nos últimos dois anos. Mas, ano após ano, essa lacuna de desempenho superior vem diminuindo.
Em 2023, as sete ações geraram um retorno de 76,3%, contra um retorno de 13,8% das ações das outras 483 empresas do S&P 500, uma diferença de cerca de 63 pontos percentuais. Em 2024, até agora, essa diferença de “retorno do prêmio” caiu para 22 pontos percentuais.
Em sua perspectiva de ações dos EUA para 2025, Kostin espera que a diferença de prêmio entre os dois blocos possa cair para apenas 7 pontos percentuais – a menor em sete anos -, à medida que o crescimento dos lucros diminui.
Concentração de mercado
Em outubro deste ano, Kostin já havia advertido que episódios de mercados altamente concentrados não costumam durar. No comunicado aos clientes, o estrategista do Goldman Sachs alertou que uma combinação de fatores fundamentais sugere que o mercado está “mais vulnerável do que o normal” a quedas significativas se houver qualquer contratempo no crescimento das Sete Magníficas.
Mesmo assim, Kostin manteve otimismo quanto ao S&P 500. Ele estimou uma meta de 6.500 pontos para o S&P 500 no fim de 2025, representando um ganho de cerca de 11% no índice de referência em relação aos níveis atuais. A previsão está alinhada com a projeção de 6.500 pontos que o Morgan Stanley fez esta semana e um pouco abaixo da meta da BMO Capital Markets para 2025, de 6.700 pontos.
“Em nossa perspectiva macro básica, a economia e os lucros continuam a crescer e os rendimentos dos títulos permanecem em torno dos níveis atuais”, escreveu Kostin. “Mas o risco de eventos permanece alto em 2025, inclusive da ameaça potencial de uma tarifa generalizada e do risco potencial de rendimentos de títulos ainda mais elevados.”
Embora ainda seja um retorno saudável, 11% são bem inferiores em comparação com o desempenho dos últimos dois anos. Em 2023, o S&P 500 se recuperou fortemente, terminando o ano com alta de 24%. Até agora, neste ano, também subiu 24% – isso depois que os investidores começaram o ano bastante pessimistas, esperando apenas um ganho de 2%, de acordo com uma pesquisa de fevereiro da agência Reuters.
As previsões de Kostin pressupõem que Trump implementará tarifas gerais sobre todas as importações, com peso maior para as chinesas. Economistas esperam que as tarifas sejam amplamente inflacionárias, já que os custos elevados tendem a ser repassados aos consumidores.
Muitos desses efeitos negativos serão mitigados pelo que o Goldman espera ser um cenário econômico otimista no geral, com a inflação caindo, um Federal Reserve dovish (que favorece taxas de juros mais baixas e uma menor preocupação com a inflação) e atividade acelerada de fusões e aquisições, o que pode levar a maiores retornos para investidores em empresas que forem compradas.
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP