Connect with us

Brasil

Carro que explodiu perto da Praça dos Três Poderes estava cheio de bombas, diz PM

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 57 Segundo


Segundo o relato do sargento Santos, da PM do DF, os policiais chegaram a avistar um homem saindo correndo do carro; ele acredita que seria a mesma pessoa que morreu próximo ao STF

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDOExplosões fazem uma vítima na Praça dos Três Poderes; corpo permance no local
Praça dos três Poderes é isolada após explosões na noite desta quarta-feira (13) e Ministros da Corte foram retirados às pressas do tribunal

Uma sequência de explosões na Praça dos Três Poderes fez o local ser isolado pela Polícia Militar na noite desta quarta-feira (13) em Brasília (DF). Segundo policial que está no local, foram encontrados dentro de um carro próximo à Praça vários artefatos explosivos. Segundo o relato do sargento Santos, da PM do DF, os policiais chegaram a avistar um homem saindo correndo do carro, mas acreditaram que ele estava fugindo do fogo. O princípio de incêndio foi contido por seguranças que estavam próximos. O mesmo sargento disse acreditar que o homem que saiu correndo do carro seria o mesmo que morreu próximo ao STF. “O carro tem uma espécie de bomba. Tem vários explosivos fracionados e amarrados com tijolo em volta, só que não teve ignição total dos explosivos”, disse o policial.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

“O indivíduo saiu correndo e acreditamos que ele estava saindo dali. Me parece que é a mesma pessoa que tentou detonar uma explosão aqui (no carro), não conseguiu e correu para o STF. Acreditamos que seja a mesma pessoa que está morta”, acrescentou o sargento Santos. O veículo tem placa de Santa Cantarina e está registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz.

explosao stf carro com bombas

Carro com explosivos foi encontrado próximo à Praça dos Três Poderes (Divulgação/ PMDF)

Praça dos três Poderes é isolada após explosões

O corpo de um homem foi encontrado na Praça dos Três Poderes após os estrondos. Segundo o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, esse homem morreu em área próxima ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal foi acionada e enviou agentes para a Praça. Ministros da Corte foram retirados às pressas da sede do tribunal.

O barulho pôde ser ouvido tanto do prédio do Supremo como do Palácio do Planalto. Na Sede do STF, os servidores foram levados por seguranças para uma sala segura. Nas redes sociais também já circulam imagens de um carro explodindo no estacionamento da Câmara dos Deputados. Essa segunda explosão ocorreu em região que também fica próxima à Praça dos Três Poderes.

Notas da Polícia Civil do DF e do STF

Em nota, a Polícia Civil do DF informou que policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local e confirmou pelo menos uma das explosões em frente ao Supremo nesta quarta-feira, 13. “A PCDF já deu início às primeiras providências investigativas e a perícia foi acionada ao local”, diz a nota.

Segundo relatos de servidores do STF, após ser ouvida a explosão perto do prédio, seguranças também teriam cuidado do isolamento do edifício e assegurado que ministros da Corte fosse escoltados para outro local.

Em nota, o STF também confirmou as explosões. “Ao final da sessão do STF desta quarta-feira (13), dois fortes estrondos foram ouvidos e os ministros foram retirados do prédio em segurança. Os servidores e colaboradores do edifício-sede foram retirados por medida de cautela. Mais informações sobre as investigações devem aguardar o desenrolar dos fatos. A Segurança do STF colabora com as autoridades policiais do DF”, diz a nota.

*Com informações do Estadão Contéudo
Publicado por Carolina Ferreira





Fonte: Jovem Pan

Brasil

PM encontra mais explosivos em casa alugada por suspeito dos ataques ao STF e à Câmara

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 20 Segundo


Perícia no local é feita com cuidado devido às residências próximas; forças de segurança estão investigando os passos de Francisco Wanderley Luiz

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDOUm veículo do IML (Instituto Médico Legal) trafega pela Praça dos Três Poderes, em Brasília,
Um veículo do IML (Instituto Médico Legal) trafega pela Praça dos Três Poderes, em Brasília

A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) descobriu mais explosivos na residência alugada por Francisco Wanderley Luiz, responsável pela explosão de bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e em um estacionamento da Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (13). As investigações começaram em seguida do atentado às 22h, e a casa, localizada em Ceilândia, apresentava um ambiente desorganizado e confinado. No momento, o local está sendo periciado pelas autoridades com muito cuidado por se tratar de um local com outras residências próximas.

Francisco havia tentado acessar o STF portando explosivos e, antes disso, entrou na Câmara dos Deputados. Aproximadamente uma hora antes de realizar as explosões, ele fez publicações em suas redes sociais criticando o STF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes da Câmara e do Senado.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em 2020, Francisco Wanderley se candidatou a vereador em Rio do Sul, Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL). Nesse sentido, suas manifestações políticas anteriores foram marcadas por publicações sobre teorias conspiratórias anticomunistas feitas na internet. No momento, as forças de segurança estão investigando os passos do criminoso que até as explosões e mais informações sobre o Francisco.

Publicado por Victor Trovão

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

São Paulo se prepara para fortes temporais durante feriado

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 39 Segundo


Situação eleva o risco de alagamentos e transbordamentos em rios e córregos da região; outras partes do Brasil também estão sob alerta para chuvas intensas

ADRIANA TOFFETTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDONuvens carregadas cobrem o céu anunciando a chegada de chuva no bairro de Perus
Previsão aponta pancadas de chuva e ventos fortes para o feriado

A cidade de São Paulo se prepara para um aumento significativo nas chuvas neste feriado, entre a sexta-feira (15) e o sábado (16) Esse fenômeno é resultado do deslocamento de umidade proveniente do Centro-Norte do Brasil em direção à região Sudeste, o que está criando áreas de instabilidade climática. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital paulista emitiu um alerta sobre a possibilidade de temporais severos na cidade e nas localidades adjacentes. A previsão para a sexta-feira (Proclamação da República) indica a ocorrência de chuvas isoladas, que podem variar de moderadas a fortes, especialmente a partir da tarde. Essa situação eleva o risco de alagamentos e transbordamentos em rios e córregos da região. Por outro lado, as temperaturas durante esse período devem oscilar entre 16°C e 23°C.

Além de São Paulo, outras partes do Brasil também estão sob alerta para chuvas intensas durante esse período. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso laranja para diversos estados, incluindo Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, além das capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. Nessas áreas, há a possibilidade de precipitações que podem alcançar até 100 mm em um único dia, acompanhadas de ventos fortes de 100 km/h.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população fique atenta às orientações e se prepare para eventuais emergências. A previsão de chuvas intensas pode impactar não apenas a rotina dos moradores, mas também a infraestrutura urbana, exigindo cuidados redobrados para evitar acidentes e danos.

Publicado por Victor Trovão

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Corpo de autor de ataque em Brasília é retirado da Praça dos Três Poderes

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 14 Segundo


Carro do Instituto Médico Legal (IML) levou Francisco Wanderley Luiz e, no local, restam apenas carros do Esquadrão Antibombas

WILTON JUNIOR/ESTADÃO CONTEÚDOSérie de explosões na quarta-feira na Praça dos Três Poderes gera apreensão em Brasília
Após o ato, o Palácio do Planalto sofreu uma varredura

O corpo do autor do ataque a bombas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que ocorreu na noite de quarta-feira (13), foi retirado na manhã desta quinta-feira (14), do local, por volta das 9h. Um carro do Instituto Médico Legal (IML) levou o corpo e, no local, restam apenas carros do Esquadrão Antibombas. O autor do ataque a bombas é Francisco Wanderley Luiz, que morreu em área próxima ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal foi acionada no momento e enviou agentes para o local, enquanto ministros da Corte foram retirados às pressas da sede do tribunal.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Uma hora antes da explosão, o autor do ataque fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado. Após o ato, o Palácio do Planalto sofreu uma varredura. Além disso, medidas de segurança no prédio também foram reforçadas. Seguranças também foram reforçadas no Alvorada e no Palácio do Jaburu.

Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular