Connect with us

Brasil

FAB prevê 1º relatório do acidente em Vinhedo em um mês

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 42 Segundo


Gravador de voz da cabine do avião e o gravador de dados de voo foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo em Brasília no último sábado (10)

BRUNO ESCOLASTICO/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDOSP - AVIÃO/QUEDA/VINHEDO/IDENTIFICAÇÃO/CORPOS/IML - GERAL - Os três primeiros corpos das 61 vítimas do acidente com o avião da Voepass ocorrido na sexta-feira, 9, em Vinhedo (SP) já foram retirados do local da queda pelos agentes das forças de segurança de São Paulo e encaminhados para o Instituto Médico Legal Central de São Paulo. O IML Central, no bairro de Cerqueira Cesar (região central), está fechado para um trabalho exclusivo às vítimas do acidente, segundo informou o instituto. As demais ocorrências da capital serão distribuídas para outras unidades do IML.
Acidente resultou na morte de 62 pessoas; corpos já estão no IML de São Paulo
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão ligado à Força Aérea Brasileira (FAB), já começou a extrair e transcrever os áudios e dados das caixas-pretas do ATR-72-500 da Voepass que caiu nesta sexta-feira, 9, em Vinhedo, no interior paulista. O desastre deixou 62 mortos. O órgão estima que em um mês divulgará os primeiros resultados da investigação sobre o maior acidente aéreo em solo brasileiro em 17 anos.
cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

O gravador de voz da cabine do avião (Cockpit Voice Recorder) e o gravador de dados de voo (Flight Data Recorder) foram encaminhados ao Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo em Brasília na manhã deste sábado, 10. Segundo o Cenipa, os trabalhos de extração dos dados vão seguir de forma ininterrupta.

O próximo passo será a análise dos dados extraídos, quando as equipes vão se debruçar sobre as atividades do voo, o “ambiente operacional e os fatores humanos”. A Cenipa ainda vai fazer um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas e infraestrutura do avião que caiu nesta sexta-feira (9). Os relatórios finais do Cenipa costumam levar em média dois anos e sete meses para serem divulgados.

As equipes de resgate finalizaram na tarde deste sábado (10), a remoção das 62 vítimas do acidente. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico-Legal de São Paulo para a identificação e liberação às famílias.

Especialistas em segurança de voo suspeitam que a formação de gelo nas asas do avião teria levado a aeronave a estolar – perder a sustentação e entrar em queda livre, uma situação que é chamada de parafuso chato. A Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica emitiu um alerta com previsão de formação de gelo severo na região em que o avião da Voepass caiu.

A Voepass diz que a aeronave estava em boa condição e havia passado por manutenção. O modelo é considerado seguro.

A análise das caixas-pretas deve esclarecer principalmente a dinâmica dos últimos minutos do voo 2283. Também pode indicar se teria havido, ou não, alguma comunicação de emergência por parte da aeronave da Voepass. O Cenipa, afirmou que não foi registrado informe, entre os órgãos de controle, sobre problemas durante o voo.

*Com informações do Estadão Conteúdo

publicado por Tamyres Sbrile





Fonte: Jovem Pan

Brasil

Passeio ciclístico deve reunir 5.000 pessoas em São Paulo neste domingo

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 33 Segundo


Combinando atividades culturais, educativas e esportivas, o Cycle City oferece palestras sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte

Reprodução/Instagram/@garagem55moocaParticipantes do Cycle City - São Paulo assistem a uma palestra sobre mobilidade
Participantes do Cycle City – São Paulo assistem a uma palestra sobre mobilidade

A capital paulista sedia o Cycle City – São Paulo, evento que combina atividades culturais, educativas e esportivas para promover a mobilidade urbana sustentável e o uso consciente da bicicleta. Organizado pela Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), com apoio da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será realizado no Espaço Garagem 55, na Mooca, um local histórico que abriga um museu dedicado à bicicleta. O evento começou na quarta-feira (20) e vai até domingo (24)

A programação inclui palestras sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte, além de passeios ciclísticos no centro da capital. O destaque será o grande passeio ciclístico de encerramento, marcado para domingo (24), com a participação de cerca de 5.000 ciclistas. A concentração começa às 7h, e a largada será às 8h30, para um percurso de 7 km. Para esta edição, 500 bicicletas estarão disponíveis para empréstimo, ampliando a inclusão no evento. Os participantes receberão um kit gratuito contendo camiseta e squeeze, que poderá ser retirado no local das palestras.

Programação do Cycle City:

  • 22/11 (sexta-feira): A bicicleta como meio de transporte sustentável (13h às 17h)
  • 23/11 (sábado): Tendências em bicicletas elétricas (13h às 16h)
  • 24/11 (domingo): Passeio ciclístico de encerramento (8h30)

A iniciativa também conta com o apoio do ex-ciclista olímpico Marcos Mazzaron, que reforça a importância do evento para conscientizar sobre a redução da poluição e incentivar práticas sustentáveis na mobilidade urbana.

Inscrições e mais informações

Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário se inscrever no site oficial do evento: www.cyclecity.com.br.





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Concurso Nacional Unificado (CNU) divulga novo cronograma

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 21 Segundo


‘Enem dos Concursos’ irá publicar os resultados finais no dia 11 de fevereiro de 2025

Werther Santana/EstadãoAlunos em sala prestes a fazer concurso público
Vale relembrar que inicialmente os resultados estavam programados para serem anunciados hoje

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (MGI) divulgou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU). Dessa forma, com o adiamento, os resultados finais estão programados para acontecer no dia 11 de fevereiro de 2025. Vale relembrar que inicialmente os resultados estavam programados para serem anunciados hoje.

No início de novembro, uma decisão da Justiça Federal do Tocantins levou ao adiamento dos resultados por conta do cancelamento das eliminações dos candidatos do “ENEM dos concursos” que não haviam preenchido todo o campo de identificação no cartão de respostas da prova.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Assim, o novo cronograma atualizado inclui várias etapas importantes.  Confira as datas e prazos:

  • 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos
  • 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos
  • 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos
  • 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações
  • 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações
  • 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações
  • 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros
  • 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas
  • 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 17 de janeiro de 2025: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
  • 11 de fevereiro de 2025: Previsão de divulgação dos resultados finais

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Trovão





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Ação da Polícia Civil do RJ mira fraudes de R$ 40 milhões no Banco do Brasil

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 15 Segundo


Suspeitos teriam utilizado dispositivos de informática, modens e sistemas da instituição financeira para desviar recursos dos clientes

Reprodução/Polícia CivilPolicias civis e servidores do Ministério Público do Rio de Janeiro apreendem material durante a Operação Chave Mestra
Policias civis e servidores do Ministério Público do Rio de Janeiro apreendem material durante a Operação Chave Mestra

Na manhã desta quinta-feira (21), agentes da Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram uma operação para cumprir 16 mandados de busca e apreensão. Os alvos são funcionários e terceirizados do Banco do Brasil, suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes que teria causado um prejuízo de R$ 40 milhões aos clientes da instituição. A ação está sendo realizada em diversos locais, incluindo a capital, Tanguá, Niterói e cidades da Baixada Fluminense. No decorrer de oito meses, os investigados invadiram o sistema de segurança de agências do banco no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Centro do Rio, além de unidades nas cidades de Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Esta operação, denominada Chave Mestra, é uma continuidade de investigações anteriores que já haviam identificado fraudes de mesma magnitude. Os suspeitos teriam utilizado dispositivos de informática, modens e sistemas do Banco do Brasil para desviar recursos dos clientes. As autoridades afirmam que estão empenhadas em desmantelar o esquema criminoso e recuperar os valores desviados, buscando responsabilizar todos os envolvidos.

*Com informações de Rodrigo Viga

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular