Connect with us

Brasil

São Paulo pode registrar temperatura histórica de 37°C durante nova onda de calor

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 51 Segundo


As temperaturas estão 5°C acima da média e essa condição deve persistir até hoje (2), quando uma frente fria está prevista para chegar

RENATO S. CERQUEIRA/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOPedestres enfrentam tempo seco e calor, com termômetros marcando 32° graus, na Avenida Paulista
Na quinta-feira, 3 de outubro, a expectativa é que a temperatura máxima caia para 21°C

A cidade de São Paulo pode enfrentar nesta quarta-feira (2) a temperatura mais elevada do ano, com máximas previstas de até 37°C, conforme informações da Climatempo. Até o momento, o recorde de calor foi de 36,7°C, registrado no dia 26 de setembro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre os riscos associados à baixa umidade do ar, que atualmente está em 18% na capital paulista. Além de São Paulo, outras regiões também devem sentir o impacto do calor intenso, com previsões de 40°C no Rio de Janeiro, 35°C em Belo Horizonte e 36°C em Brasília.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Esta é a oitava onda de calor do ano, afetando diversas partes do Brasil. As temperaturas estão 5°C acima da média e essa condição deve persistir até hoje, quando uma frente fria está prevista para chegar. Essa mudança climática trará chuvas e ajudará a reduzir as altas temperaturas. Na quinta-feira, 3 de outubro, a expectativa é que a temperatura máxima caia para 21°C, e na sexta-feira, 4 de outubro, a previsão é de uma nova diminuição, com mínimas de 18°C. A chegada da frente fria promete trazer alívio para a população, que tem enfrentado dias de calor extremo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Marcelo Seoane





Fonte: Jovem Pan

Brasil

Polícia de SP identifica suspeito de ataque ao prefeito de Taboão da Serra

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 22 Segundo


A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, afirmou esperar uma investigação minuciosa para esclarecer os fatos

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOPREFEITO DE TABOÃO DA SERRA SOFRE ATENTADO
Em uma postagem nas redes sociais, Daniel disse “pedir a Deus a pronta recuperação” do rival

A Polícia Civil de São Paulo identificou dois veículos e um suspeito de atirar contra o candidato à reeleição em Taboão da Serra (SP) José Aprígio (Podemos). Segundo comunicado da organização, os autores do crime usaram dois carros para fugirem Os veículos foram encontrados em Osasco – um deles, um Nissan March, estava incendiado e o outro, um Fiat Siena, foi encontrado em uma casa. O Siena pertence ao marido da mulher que vivia no domicílio e, segundo ela, o filho, de 33 anos, é quem costuma usar. O automóvel foi apreendido e o homem é procurado pela polícia.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio e localização ou apreensão de veículo e objeto na 1ª delegacia de Taboão da Serra. Aprígio foi baleado no ombro na tarde desta sexta-feira, 18, na BR-116. Segundo a Secretaria de Comunicação da prefeitura, o incidente ocorreu enquanto o prefeito realizava uma visita a bairros atingidos pelas fortes chuvas da semana anterior. Aprígio foi encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Akira Tada, em Taboão da Serra, onde recebeu os primeiros socorros. Posteriormente, foi transferido para o Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. O prefeito disputa a reeleição no segundo turno em Taboão da Serra contra o candidato Engenheiro Daniel (União). No primeiro turno, Daniel recebeu 48,98% dos votos válidos e quase se elegeu Aprígio ficou em segundo, com 25,93% dos votos.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em uma postagem nas redes sociais, Daniel disse “pedir a Deus a pronta recuperação” do rival e afirmou ter solicitado ao governador do Estado, Tarcísio de Freitas (Republicados), amobilização da estrutura de inteligência e de investigação da política para “capturar e punir os culpados”. O candidato disse ainda que fará uma “pausa” na sua campanha até que os responsáveis pelo crime sejam presos e o prefeito esteja reestabelecido. Taboão da Serra fica na Grande São Paulo e faz divisa com a zona sul da capital paulista, Embu das Artes e Cotia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 273.542 habitantes (dados de 2022).

A presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, afirmou esperar uma investigação minuciosa para esclarecer os fatos. “O Podemos reitera o repúdio a qualquer forma de violência e reafirma seu compromisso com o respeito, a democracia e o diálogo. Esperamos que o prefeito Aprígio se restabeleça rapidamente e que todas as circunstâncias deste triste episódio sejam esclarecidas o mais breve possível”, disse, em comunicado.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

‘Era mínimo que prefeito deveria fazer’, diz Lula sobre poda de árvores em SP

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 18 Segundo


Presidente disse que 850 mil pessoas tiveram danos em suas casas na capital paulista; ele reiterou ainda que a população atingida terá direito a um programa de crédito

LEANDRO CHEMALLE/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDOQuatro dias após o temporal que provocou um apagão em parte da capital paulista, equipes da concessionária ENEL realizam reparos e troca de postes para restabelecer o fornecimento de energia elétrica na Avenida Santo Amaro
A ajuda será para os empresários que tiveram perdas e para as pessoas que ficaram sem energia por mais de 24 horas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que a prefeitura de São Paulo não tomou medidas para evitar o apagão que assolou a cidade no último dia 11, após fortes chuvas. “Temos árvores que podiam ser podadas e não foram. Era o mínimo que prefeito deveria fazer”, afirmou durante live com o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), candidato à prefeitura de São Paulo apoiado pelo presidente. Lula disse que 850 mil pessoas tiveram danos em suas casas na capital paulista. Ele reiterou ainda que a população atingida terá direito a um programa de crédito como os moradores do Rio Grande do Sul. “Temos 250 mil comerciantes que têm direito ao Pronampe”, disse.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A ajuda será para os empresários que tiveram perdas e para as pessoas que ficaram sem energia por mais de 24 horas. As caminhadas da campanha de Boulos que teriam a presença de Lula neste sábado foram canceladas por causa do mau tempo. Lula disse que tentará participar de agendas com o candidato psolista no dia 25, após retornar de agenda do BRICS.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Chuvas voltam a afetar fornecimento de energia, e 76 mil clientes ficam sem luz em SP

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 36 Segundo


Os pedidos seguem o apagão que atingiu a cidade após o temporal de sexta-feira (11), quando mais de 3 milhões de imóveis ficaram sem luz

ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOENERGIA ELÉTRICA / CHUVA OSASCO
A companhia está com um contingente de 2,4 mil profissionais mobilizados para a atuação nos casos de falta de energia neste sábado (19)

Por conta das chuvas da manhã deste sábado (19), 76,8 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica na capital paulista por volta das 12 horas, de acordo com a Enel. O número representa 1,38% dos clientes da distribuidora de energia. A empresa disse que suas equipes estão atendendo 700 ocorrências por falta de energia na região metropolitana. As zonas sul e oeste foram as mais afetadas. O trabalho de restabelecimento de energia ocorre em bairros como Pinheiros, Vila Andrade, Jabaquara e Santo Amaro, informou a Enel.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A companhia está com um contingente de 2,4 mil profissionais mobilizados para a atuação nos casos de falta de energia neste sábado (19). Na sexta-feira, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, encaminhou um ofício à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a Enel Distribuição São Paulo tivesse equipes mobilizadas para os eventos climáticos entre os dias 18 e 20 de outubro. O documento cita a necessidade de “acionamento da contingência ao enfrentamento de situação que eventualmente enseje a interrupção de energia”.

Os pedidos seguem o apagão que atingiu a cidade após o temporal de sexta-feira (11), quando mais de 3 milhões de imóveis ficaram sem luz. O restabelecimento total demorou dias e a empresa voltou a ser alvo de queixas de clientes e autoridades, virando também um dos principais temas dos segundo turno da campanha eleitoral para prefeitura de São Paulo.

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Marcelo Bamonte





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular