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Vectis Partners compra o controle de fintech de benefícios

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Vectis Partners compra o controle de fintech de benefícios
Tempo de Leitura:5 Minuto, 0 Segundo


Logo após a venda da Vitreo para o BTG Pactual, em maio de 2021, os sócios da Vectis Partners iniciaram a busca por um novo projeto em que pudessem não apenas investir, mas também participar ativamente da gestão. Agora, após uma saga de pouco mais de três anos, essa procura acabou.

Comandada pelos “veteranos” do mercado financeiro Patrick O’Grady, Ilana Bobrow, Paulo Lemann e Alexandre Aoude, a Vectis está assumindo o controle da ben.up, fintech de benefícios criada nos corredores da HR Tech brasileira LG Lugar de Gente.

Na transação, cujos termos financeiros e de participação não foram revelados, a LG vai manter uma fatia minoritária na startup. Em linha com a tese da Vectis de botar a “mão na massa”, Patrick O’Grady e Ilana Bobrow passarão a atuar como CEO e diretora B2C da operação.

“Conversamos com muitos potenciais parceiros desde que entregamos as chaves do cofre da Vitreo para o BTG”, diz O’Grady, ao NeoFeed. “E nenhum fez brilhar tanto os nossos olhos quanto a LG, a partir dessa oportunidade da ben.up. Foi o casamento perfeito.”

As duas partes já eram velhas conhecidas antes de firmar esse compromisso. Para chegar a essa conexão, vale entender o modelo de atuação da Vectis, que se divide em três frentes. A primeira, de fundos imobiliários, Fiagros e FIDCs, com R$ 2,2 bilhões de ativos sob gestão.

A segunda envolve a estruturação de club deals e já acumula um histórico de R$ 1,4 bilhão em transações. O terceiro é o braço de investimentos, com um portfólio que inclui a corretora Avenue Securities e a AAWZ, plataforma de serviços para agentes autônomos.

É nessa última vertical que se encaixa a LG. Em 2022, quando a gestora americana H.I.G. Capital assumiu o controle da empresa, a Vectis Partners e a HIX Capital também embarcaram na base de acionistas da companhia.

Desde então, a LG combinou iniciativas orgânicas, parcerias e M&As para acelerar a consolidação de uma plataforma de software voltada às áreas de RH. Hoje, a empresa tem 36 módulos que cobrem rotinas como recrutamento, folha de pagamento, gestão de cargos e ponto eletrônico.

Um dos frutos dessa estratégia, a ben.up nasceu em setembro de 2021, a partir de uma joint venture com a Wiz. Em novembro do ano passado, porém, o acordo foi desfeito, o que fez com que a LG também passasse a buscar um novo parceiro.

“A Wiz passou por uma mudança de gestão e entendemos que a ben.up era um projeto pequeno para eles, enquanto, para nós, era algo muito importante”, afirma Felipe Azevedo, CEO da LG Lugar de Gente. “Além da proximidade, a Vectis traz um capital intelectual que provavelmente não conseguiríamos contratar.”

Cereja do bolo

A dupla da Vectis comandará um time que conta com 20 funcionários. Até o fim do ano, o plano é chegar a 70 profissionais. Como parte do spin-off da operação da estrutura da LG, as equipes de tecnologia e da área comercial serão as mais reforçadas.

Com um modelo B2B2C, a ben.up já atende mais de 200 mil funcionários de empresas como Ambev, Grupo Positivo e Grupo Saga. A empresa atua como um canal intermediário que conecta ofertas de parceiros aos departamentos de RH das companhias.

Para as empresas, a startup centraliza a gestão de todos os benefícios concedidos aos funcionários. Para esses usuários, ela oferece desde empréstimos, com parceiros como Creditas e Neon, até opções como a TotalPass, plataforma de bem-estar, e a Petlove, de produtos e serviços para pets.

“Para nós, essa foi a cereja do bolo”, afirma O’Grady. “A ben.up não é um Powerpoint, não é uma ideia no papel. É uma operação que já veio com uma excelente prova de conceito de pouco mais de dois anos. Isso nos permite chegar já acelerando na curva.”

Ilana Bobrow acrescenta: “E temos muita complementaridade e sinergias”, diz. “A Vectis, com o conhecimento no B2C e em produtos financeiros. E a LG, com a experiência no mundo B2B e de ofertas para o RH.”

Para crescer o bolo da ben.up, a nova gestão vai reforçar essa pegada mais abrangente – das companhias aos seus funcionários. Com a meta de chegar a 5 milhões de usuários em cinco anos, a prioridade inicial será ganhar escala a partir do foco em grandes empresas.

Nessa direção, boa parte dos esforços estará concentrada no avanço na carteira da LG. A empresa atende mais de dois mil clientes, que somam mais de 2,3 milhões de funcionários. “Desse total, cerca de 1,8 milhão de usuários são de empresas com mais de mil funcionários”, diz Azevedo, da LG.

Em paralelo, a ideia é reforçar a automatização da gestão dos benefícios para as empresas e as ofertas personalizadas para os usuários. Além de aproveitar a bagagem dos novos sócios para avançar na oferta de produtos e serviços financeiros.

Nessa área, um dos principais rivais que a ben.up terá pela frente é também um conhecido da LG: a Totvs, que tem ampliado sua atuação junto aos departamentos de RH, principalmente via M&As. Em dezembro, por exemplo, a empresa desembolsou R$ 380 milhões na compra da Ahgora.

Na ben.up, o novo pacote deve incluir mais opções e modalidades de crédito, além de produtos e serviços nas áreas de seguros e consultoria de investimentos. Nessa última frente, está no radar uma oferta centrada em executivos C-Level das empresas clientes.

O portfólio mais amplo não irá abranger, porém, a categoria de benefícios ligada ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), um mercado ainda dominado por gigantes como Ticket, Sodexo e Alelo, mas que está passando por uma série de transformações.

“Esse é um tema que estamos tratando diretamente na LG e o plano é ter algum parceiro para operar nesse mercado”, diz Azevedo. “A Vectis é um primeiro deal em negócios adjacentes. Devemos anunciar, em breve, outros dois acordos nesses moldes em outras linhas.”





Fonte: Neofeed

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O alcance global da Ambipar na liderança das soluções ambientais

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O alcance global da Ambipar na liderança das soluções ambientais
Tempo de Leitura:4 Minuto, 35 Segundo


Nos últimos anos, a busca por soluções ambientais se tornou um tema estratégico para todas as empresas. Alinhar-se às demandas ambientais não é mais opcional, mas essencial para que as companhias permaneçam competitivas e atendam às expectativas de investidores, consumidores e órgãos reguladores.

Nesse contexto, a Ambipar tem se destacado globalmente. Multinacional brasileira líder em soluções ambientais, a companhia ajuda empresas de diferentes setores a implementar ações práticas para redefinir a forma de cuidar do planeta, moldando estratégias a partir de medidas efetivas e inovadoras.

Com presença em 41 países e seis continentes, a Ambipar conta com mais de 23 mil colaboradores e mais de 500 bases operacionais. O foco é claro: oferecer soluções ambientais que abordem os desafios mais urgentes do planeta, incluindo descarbonização, economia circular, transição energética, prevenção e recuperação ambiental.

“Na Ambipar, acreditamos que a solução para os desafios ambientais passa pela integração entre inovação, colaboração e responsabilidade”, diz Fabrício Fonseca, CEO da Ambipar Environment, vertical que toca os projetos de economia circular e descarbonização do grupo. “Nosso trabalho é transformar resíduos em oportunidades que acelerem a descarbonização de nossos clientes e do planeta.”

O conceito de economia circular, um dos pilares de atuação da Ambipar, engloba medidas práticas para reduzir o desperdício ao reintegrar materiais ao ciclo produtivo. A Ambipar ajuda seus clientes a desenvolver soluções como a logística reversa, garantindo que resíduos sejam transformados em novos recursos e produtos.

Com presença em 41 países e seis continentes, a Ambipar conta com mais de 23 mil colaboradores e mais de 500 bases operacionais

Um exemplo é a planta de mineração urbana localizada em São José dos Campos (SP). Essa unidade, a maior da América Latina, processa até 80 mil toneladas de eletroeletrônicos por ano, separando e reaproveitando materiais como ferro, cobre e alumínio.

Ao fazer isso, a Ambipar auxilia os clientes não apenas a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, mas também a diminuir a pressão sobre a exploração de recursos naturais.

Circular, uma parceria com a Associação Nacional dos Catadores

Outro destaque é o Circular Pack, um selo pioneiro que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo. Trata-se de uma iniciativa que promove a reciclagem e fortalece a cadeia de valor – incluindo cooperativas de catadores –, garantindo que as empresas atendam à legislação vigente.

A Ambipar possui ampla gama de iniciativas que reforçam o conceito de soluções ambientais. Entre elas está a Circular, uma parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), que visa estruturar cooperativas de reciclagem no Brasil, oferecendo capacitação e melhores condições de trabalho para os profissionais da reciclagem.

Outro exemplo é o projeto em parceria com a indústria química Dow, que busca aumentar a reciclagem de polietileno no Brasil. A meta é ampliar a capacidade de processamento de resíduos plásticos de 2 mil para 60 mil toneladas por ano até 2030. O esforço inclui a construção de novas instalações e a utilização de tecnologias avançadas para garantir maior eficiência na reciclagem.

No setor agrícola, a Ambipar desenvolve soluções como o uso de biocápsulas e drones para restauração de áreas degradadas. A tecnologia reduz custos e aumenta a produtividade, melhorando em até 60% a eficiência da semeadura nesse tipo de solo.

O grupo desenvolveu a plataforma Ambify, que permite que indivíduos e empresas calculem e compensem sua pegada de carbono de forma transparente e rastreável

Além disso, o grupo desenvolveu a plataforma Ambify, que permite que indivíduos e empresas calculem e compensem sua pegada de carbono de forma transparente e rastreável.

Para levar aos clientes o que há de mais inovador em soluções ambientais, a Ambipar investe fortemente em seu Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

Dos laboratórios da empresa saíram produtos como o Ecosolo, um adubo orgânico produzido a partir de resíduos da indústria de papel e celulose, que ajuda a sequestrar carbono no solo. A empresa também desenvolveu o Sabonete Collagen, fabricado com colágeno, um resíduo da indústria farmacêutica transformado em cosméticos sustentáveis.

Outros exemplos incluem a Natural Cat, areia para gatos feita de erva-mate e celulose reciclada, e o Ecovaso, vasos biodegradáveis feitos a partir de lodo da indústria de celulose, que podem ser plantados diretamente no solo, promovendo maior retenção de umidade e decomposição natural.

A companhia também se destaca pelo modelo de Franquias Sociais, que profissionaliza cooperativas de reciclagem em parceria com empresas como a Klabin, gigante da indústria de embalagens e papel.

Em cidades como Telêmaco Borba, no Paraná, e em localidades no interior de São Paulo, essas iniciativas geraram impactos significativos, incluindo o aumento da renda de catadores e a ampliação da capacidade de reciclagem.

Unidade de mineração urbana da Ambipar

Área do projeto REDD+ Manoa, de conservação florestal em Cujubim, RO, para vender crédito de carbono

Em Telêmaco Borba, a cooperativa ReciclaTB viu a renda média dos cooperados saltar de R$ 1,2 mil para R$ 4 mil, graças à infraestrutura e capacitação oferecidas pela Ambipar.

“Transformar a vida das pessoas por meio da reciclagem é um dos nossos maiores orgulhos”, diz Fonseca. “O modelo de Franquia Social não só melhora a infraestrutura, mas promove dignidade, capacitação e gera impactos socioeconômicos relevantes.”

Diante de legislações cada vez mais rigorosas e de uma sociedade mais exigente, a Ambipar mostra que é possível alinhar propósito ambiental a rentabilidade.

“As soluções ambientais que oferecemos ajudam nossos clientes a atingir metas de ESG e a criar valor compartilhado”, diz Fonseca. “Estamos não apenas cuidando do planeta, mas também garantindo a perenidade dos negócios.”



Fonte: Neofeed

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Reag compra Berkana e Hieron e reforça gestão de patrimônio

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Reag compra Berkana e Hieron e reforça gestão de patrimônio
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Depois de algumas aquisições em asset management, como a Quasar e a Empírica, a Reag Investimentosa, de João Carlos Mansur, acaba de anunciar duas aquisições em wealth management. São elas a Berkana Investimentos e a Hieron Patrimônio Familiar passam a fazer parte da Reag.

A Berkana é um multi-family office desde 2008 e hoje atua também com venture capital e no setor do agronegócio. A empresa está em São Paulo, mas possui atuação global.

Já a Hieron, liderada por Reinaldo Lacerda e Robert van Dijk, tem uma asset e um wealth management e sua matriz é em São Paulo. A companhia mantpem escritórios em Belo Horizonte e representantes em Londres, Genebra e Dubai.

“A Reag compartilha a preocupação com a segurança dos clientes, com a cultura de serviço, e rentabilidade. Estamos diante de um momento de crescimento e expansão, e juntos entregaremos benefícios reais e substanciais para nossos clientes”, afirmou Luiz Lima, fundador da Berkana, em nota.

“Vamos ampliar nossa atuação com produtos inovadores e estratégias sólidas, criando escala e soluções personalizadas que agreguem valor aos nossos clientes”, acrescentou Lacerda, da Heiron, também em nota.

Robert van Dijk assume como CEO da área de wealth e asset management da Reag. Com mais de 45 anos de experiência no mercado financeiro e de capitais, Van Dijk traz uma trajetória como CEO da Principal Financial Group do Brasil e foi diretor executivo em instituições como Banco Votorantim e Bradesco, onde criou e liderou a BRAM. No período entre 2016 e 2018 Robert atuou com destaque no cargo de presidente da Anbima.

Lideram também esse projeto da vertical de asset e wealth management executivos como Carlos Maggioli, cofundador da Quasar Asset Management; Dario Tanure, cofundador da Rapier Investimentos; Leonardo Calixto, cofundador da Empírica; Luiz Lima e Reinaldo Lacerda.

A Reag é um grupo financeiro que já soma mais de mais de R$ 200 bilhões sob gestão. E também possui áreas como serviços fiduciários, crédito, distribuição e assessoria financeira.

O apetite por aquisições da empresa vem ocorrendo em vários setores financeiros. No ano passado a empresa adquiriu a plataforma BizHub Ventures da Alvarez & Marsal (A&M), consultoria especializada em gestão de empresas, e entrou no segmento de venture capital com o lançamento da Reag Growth & Ventures.

Em 2022 e 2023, a empresa adquiriu as gestoras de patrimônio Rapier Investimentos e Quadrante Investimentos.



Fonte: Neofeed

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Em reestruturação, Azul lança ofertas de troca de dívida e emissão de R$ 500 milhões

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Em reestruturação, Azul lança ofertas de troca de dívida e emissão de R$ 500 milhões
Tempo de Leitura:2 Minuto, 15 Segundo


A companhia área Azul anunciou nesta quarta-feira, 18 de dezembro, o lançamento de ofertas de troca de dívida como parte da implementação de suas transações de reestruturação e recapitalização cujos termos a empresa vem trabalhando nos últimos meses.

Em fato relevante, a empresa detalha a proposta, que inclui a substituição de notas sêniores garantidas de primeiro e segundo grau, com vencimentos em 2028, 2029 e 2030, por novas emissões com as mesmas condições de vencimento e juros.

Além disso, a empresa segue pedindo aos credores a eliminação de termos “restritivos”, liberação de garantias e eliminação de eventos de inadimplência. Segundo a empresa, o objetivo é otimizar a estrutura financeira, convertendo parte das dívidas em ações preferenciais.

Uma das ofertas é da Azul Secured Finance LLP aos detentores elegíveis de suas notas sêniores garantidas em uma base de primeiro grau, com vencimento em 2028 e juros de 11,93%. Pode-se
trocá-las por novas notas sêniores garantidas em primeiro grau, com mesmo vencimento em 2028 e juros de 11,930%.

A outra oferta é aos detentores elegíveis de suas notas sêniores garantidas em uma base de segundo
grau e juros de 11,5% com vencimento em 2029 e notas sêniores garantidas em segundo grau e juros de 10,875% com vencimento em 2030. Pode-se trocá-las por tais notas da série relevante por novas notas de 11.500%, com vencimento em 2029, e 10,875%, com vencimento em 2030, conforme aplicável, a serem emitidas pela Emissora.

A Azul afirmou que a consumação das trocas de dívida está condicionada ao envolvimento de pelo menos 66,67% do valor principal em aberto de cada série dos títulos existentes e pelo menos 95% do valor principal do que chamou de “notas 2L”, além da emissão das chamadas “notas superprioritárias”.

O prazo para participação antecipada para as ofertas de troca é 7 de janeiro e o prazo final é 15 de janeiro.

As operações preveem uma emissão de novas ações da Azul em três fases, com a companhia estimando que as primeiras ocorram até abril de 2025.

Simultaneamente, a Azul concordou com um grupo de credores em emitir até US$ 500 milhões em notas superprioritárias com vencimento em 2030, destinadas a reforçar o caixa da companhia.

Nesse sentido, esses recursos incluem o pagamento antecipado de US$ 157,5 milhões em dívidas-ponte e devem viabilizar maior flexibilidade operacional.

Como parte de tais recursos brutos, US$100 milhões seriam liberados para a Azul mediante o cumprimento de condições específicas.

As ações da Azul acumulam queda de 72% este ano. O mercado está acompanhando uma possível fusão com a concorrente Gol, que vem sendo ventilada ao longo do ano.



Fonte: Neofeed

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