Connect with us

Vídeos

Veja o que fazer caso tenha o perfil clonado nas redes sociais

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 36 Segundo


A falsa identidade pode levar à prisão do criminoso e a vítima pode exigir o pagamento de multa

Alguns cuidados são importantes ao ter o perfil clonado nas redes sociais Alguns cuidados são importantes ao ter o perfil clonado nas redes sociais Imagem: Viktollio | Shutterstock

É comum identificar amigos ou familiares que tenham sido alvo da criação de perfis falsos nas redes sociais. Os golpistas têm diferentes objetivos com esse mecanismo, como retirar dinheiro de outras pessoas, usar e atrelar fotos pessoais da vítima à comercialização de conteúdos adultos ou disseminação de informações falsas.

De acordo com o especialista em direito penal e professor do curso de Direito da Faculdade Anhanguera, Rogério Gonçalves, o uso da identidade de outra pessoa é crime previsto no artigo 307, do Código Penal, que prevê pena de três meses a um ano de detenção ou multa, quando esta conduta não configurar um crime mais grave, como estelionato ou extorsão.

“Pouco se sabe, mas, além de denunciar a conta falsa, a vítima do transtorno também deve realizar o registro de um boletim de ocorrência diretamente em uma delegacia ou de forma on-line”, orienta.  

O professor da Anhanguera orienta que as vítimas também devem denunciar de imediato o perfil e acionar o suporte da plataforma para recuperação da conta. Além do pedido de indenização cabível contra aquele que cria e utiliza o perfil falso, a demora no restabelecimento da conta hackeada ou na exclusão de perfis comprovadamente falsos pode gerar responsabilidade civil para a própria rede social.  

Cuidados para não ter o perfil clonado

Abaixo, veja como alguns cuidados são importantes para não ter os seus perfis nas redes sociais clonados:

  1. Habilitar a verificação em duas etapas é uma opção para evitar que o perfil sofra uma invasão ou seja hackeado;
  2. Desconfie de links e não compartilhe senhas, contas e informações pessoais por mensagem;
  3. Deixe o perfil privado, assim, apenas os usuários aceitos poderão visualizar suas informações, fotos e dados.

Se, mesmo com esses cuidados, o seu perfil for clonado:

  1. Denuncie o conteúdo exposto e o perfil do impostor;
  2. Compartilhe o episódio com contatos de confiança para dar suporte, pois o número de denúncias poderá influenciar na agilidade do processo.  

Rogério Gonçalves também indica o uso de assistência jurídica se, após contato com o suporte da rede social, o usuário ainda identificar o perfil fake ativo e a utilização de suas informações de maneira ostensiva. O advogado poderá entrar com medidas judiciais para desativar essa conta.   

Desconfie de perfis de pessoas em aplicativos de relacionamentos e redes sociais Imagem: Roman Samborskyi | Shutterstock

Atenção aos perfis falsos na internet

No inglês, a expressão “Catfish” é utilizada para pessoas que criam perfis com fotos e informações falsas para enganar usuários emocionalmente ou financeiramente. O termo se tornou popular depois do lançamento do programa Catfish, da emissora MTV dos Estados Unidos, em 2007. O público vivenciou o drama de homens e mulheres que se relacionavam com perfis fakes que, quando encontravam o(a) parceiro(a) pessoalmente, descobriam a verdadeira identidade.  

O docente explica que, no catfishing, o criminoso se aproveita das vulnerabilidades das vítimas para obter vantagens. Em regra, são utilizadas fotos atrativas e contas falsas, principalmente em aplicativos de namoro, que permitem uma aproximação e a criação de um vínculo afetivo, sem que a verdadeira identidade do sujeito seja revelada.

Conforme esta relação se estreita, a vítima passa a confiar no criminoso e a troca de informações permite a prática de golpes financeiros, podendo evoluir até mesmo para a proposta de um falso encontro, com o fim de sequestrar e realizar transações bancárias de suas vítimas.  

Para evitar ser enganado, busque sempre pesquisar mais informações sobre a pessoa que está se aproximando, encontre amigos em comum e faça chamadas de vídeo para assegurar que não se trata de um golpe, sempre desconfie se houver algum pedido por dinheiro.

Por Nicholas Montini Pereira





Fonte: Edicase

Vídeos

Veja como ficar muito tempo sentado afeta a saúde do coração

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 32 Segundo


Pausas regulares e outros hábitos podem ajudar a reduzir os impactos negativos no órgão

Ficar sentado por muito tempo sobrecarrega o sistema cardiovascular Ficar sentado por muito tempo sobrecarrega o sistema cardiovascular Imagem: KucherAV
| Shutterstock)

Com o avanço das novas tecnologias e o trabalho remoto, o hábito de ficar sentado por grandes períodos tem se tornado cada vez mais comum. Se antes passar longas horas em um sofá, poltrona ou cadeira parecia inimaginável, hoje é parte da rotina de muitas pessoas. O problema é que esse comportamento pode trazer sérias consequências para a saúde, especialmente para o coração.

Isso porque, de acordo com o cardiologista Dr. Roberto Yano, ficar sentado por muito tempo afeta o funcionamento cardiovascular. “Ficar muito tempo sentado prejudica o coração, pois reduz a circulação sanguínea e facilita o acúmulo de gorduras nas artérias. Esse hábito também aumenta o risco de pressão alta, diabetes e obesidade, fatores que sobrecarregam o sistema cardiovascular”, explica.

Riscos de ficar sentado por muito tempo

Além do coração, ficar sentado por muito tempo pode afetar a saúde de outras maneiras e contribuir para:

  • Obesidade e ganho de peso; 
  • Aumento do risco de desenvolver diabetes tipo 2; 
  • Dores nas costas e no pescoço;
  • Maior risco de ter trombose venosa profunda (TVP).

Limite de tempo para ficar sentado sem prejudicar o coração

Um estudo realizado por pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts e publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC) mostrou que existe um limite de tempo para ficar sentado sem prejudicar o coração. Os pesquisadores analisaram dados de rastreadores de atividade física de quase 90 mil britânicos ao longo de sete dias, apontando que, em média, as pessoas passam 9,4 horas por dia sentadas.

Conforme a publicação, o risco de insuficiência cardíaca, ataque cardíaco ou derrame aumenta para quem ultrapassa 10,5 horas por dia sentado, reclinado ou deitado, mesmo cumprindo a recomendação de 150 minutos semanais de exercícios moderados a vigorosos.  

Caminhada e exercícios leves ajudam a melhorar a circulação sanguínea Imagem: Tyler Olson | Shutterstock

Importância das pausas e exercícios leves

Conforme o Dr. Roberto Yano, a chave para manter a saúde do coração é fazer pequenas pausas ao longo do dia e praticar alguma atividade física, mesmo que leve. Esses hábitos ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, equilibrar os níveis de colesterol e proteger o coração.

“Pequenas atitudes já ajudam a proteger o coração, como se levantar a cada hora para alongar ou dar uma breve caminhada. Se possível, inclua exercícios físicos na sua rotina diária, como caminhadas ou treinos leves”, recomenda.

Solução para quem trabalha sentado

Para quem trabalha sentado por longas horas, é importante estabelecer alarmes para pausas pelo menos a cada 2 horas; fazer exercícios simples de alongamento e aeróbicos durante os intervalos; hidratar-se e incluir caminhadas curtas na rotina.

    “Ir à academia, praticar um esporte ou alguma outra atividade física regularmente é o ideal para cuidar do sistema cardiovascular. Mas, para quem trabalha muito tempo sentado, alongamentos e exercícios mais leves já trazem bons resultados […]”, conclui o Dr. Roberto Yano.

    Por Tayanne Silva





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

8 motivos para inserir brócolis na alimentação

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 29 Segundo


Este vegetal é reconhecido por sua alta densidade de nutrientes que beneficiam o organismo

Incorporar o brócolis à dieta diária é um investimento na sua saúde Incorporar o brócolis à dieta diária é um investimento na sua saúde Imagem: Image Point Fr | Shutterstock

O brócolis é um alimento que merece um espaço cativo na alimentação para promover uma vida longa e saudável. Reconhecido como um dos vegetais mais ricos, ele é fonte de nutrientes essenciais e compostos bioativos com inúmeros benefícios à saúde, que vão desde a prevenção de doenças crônicas até o fortalecimento do sistema imunológico.

“Incorporar o vegetal na rotina alimentar é um investimento valioso para nossa saúde. Seja no almoço, jantar ou mesmo em um lanche, o brócolis é um verdadeiro aliado da longevidade”, destaca o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS (USA) e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho lista alguns bons motivos para inserir o brócolis na alimentação!

1. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias

Presente em grande quantidade no brócolis, o sulforafano é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama, próstata e cólon.

2. Colabora para o fortalecimento do sistema imunológico

Com uma alta concentração de vitamina C, o vegetal ajuda a manter o sistema imunológico forte, protegendo contra infecções e resfriados.

3. Amigo do coração

O brócolis é rico em potássio e fibras que ajudam a regular a pressão arterial, controlar o colesterol ruim (LDL) e melhorar a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

4. Aliado da balança

Baixo em calorias e rico em fibras, o vegetal promove saciedade, colaborando para o controle do peso e para a prevenção da obesidade.

Rico em fibras, o brócolis contribui para uma digestão saudável e previne a constipação Imagem: Brent Hofacker | Shutterstock

5. Ajuda a digestão

A presença de fibras no brócolis contribui para o bom funcionamento do intestino, prevenindo constipação e fortalecendo a saúde do microbioma intestinal.

O cálcio, a vitamina K e outros minerais presentes nos brócolis desempenham um papel essencial na manutenção da densidade óssea e na prevenção de doenças como a osteoporose.

7. Protege a saúde mental

Estudos sugerem que os compostos antioxidantes dos brócolis podem ajudar a combater o declínio cognitivo, reduzindo o risco de doenças como Alzheimer.

8. Amigo dos olhos

O brócolis é rico em antioxidantes, a exemplo da luteína e da zeaxantina, que preservam os olhos contra doenças relacionadas à idade, como catarata.

Se você não é grande fã do vegetal, vale começar com pequenas porções e aumentar gradualmente o consumo, para apurar seu paladar. Ele pode ser consumido de várias formas, como cozido no vapor, grelhado, cru em saladas ou em sopas. Prefira os frescos, de coloração verde viva, sem manchas, pois o sabor tende a ser mais suave. Para preservar ao máximo os nutrientes do brócolis, o ideal é evitar cozinhá-lo em excesso.

Por Andréa Simões





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

4 mitos e verdades sobre o signo de Sagitário

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 18 Segundo


Astróloga explica nuances da personalidade dos sagitarianos

O signo de Sagitário é lembrado por sua energia vibrante O signo de Sagitário é lembrado por sua energia vibrante Imagem: New Africa | Shutterstock)

Quando falamos sobre Sagitário, a primeira coisa que vem à mente é a energia vibrante e a busca constante por aventura. No entanto, esse signo vai muito além de estereótipos de alegria e liberdade, trazendo nuances em sua personalidade que nem sempre são imediatamente perceptíveis. Confira, abaixo, 4 mitos e verdades que ajudam a compreender melhor a natureza dos sagitarianos!

1. Sagitarianos são exagerados

Verdade: sendo um signo de Fogo e que está sempre em busca de crescimento e expansão, os sagitarianos tendem a sentir tudo de maneira mais emocionante. Com isso, podem exagerar na dose.

2. Sagitarianos são sempre alegres

Mito: apesar da alegria estar quase sempre presente, o desejo constante por crescimento é capaz de despertar uma certa insatisfação nos sagitarianos. Com isso, pode haver tristeza, especialmente se esse desejo não estiver alinhado com verdades que façam sentido para os nativos.

Os sagitarianos gostam de uma vida social agitada Imagem: knstartstudio | Shutterstock

3. Sagitarianos gostam muito de festas

Depende: alguns sagitarianos tendem a gostar muito de movimento e alegria, bem como do consumo excessivo de bebidas e comidas. Contudo, isso costuma acontecer mais com aqueles que não se dedicam ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal.

4. Sagitarianos não se comprometem

Mito: os sagitarianos costumam se comprometer muito com projetos que faça sentido para eles. Todavia, caso não tenha um bom significado, os nativos realmente não se comprometem e são sinceros.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular