Connect with us

Vídeos

4 livros sobre adoção para ler com crianças e adolescentes

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 47 Segundo


Livros infantis e juvenis se destacam como estratégias para discutir a diversidade familiar e promover empatia e inclusão Livros infantis e juvenis se destacam como estratégias para discutir a diversidade familiar e promover empatia e inclusão Imagem: Dean Drobot | Shutterstock

Atualmente, mais de 5 mil crianças e adolescentes no Brasil estão aptos para adoção, enquanto cerca de 36 mil famílias estão dispostas a adotar. No entanto, apenas 2,7% dessas famílias aceitam adotar crianças acima de dez anos, deixando muitos jovens em casas de acolhimento, segundo levantamento do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).

Os desafios da adoção não se limitam apenas à aceitação inicial. A inserção de filhos adotivos em novas famílias e ambientes escolares pode ser complexa. Muitas vezes, as crianças têm dificuldade em compreender o conceito de adoção, especialmente se foram acolhidas na adolescência, e podem não saber como lidar com seus sentimentos e frustrações. Nesse cenário, o diálogo aberto e a paciência são essenciais para fornecer o suporte necessário.

De acordo com Laura Vecchioli do Prado, coordenadora editorial de literatura e informativos da SOMOS Educação, livros infantis e juvenis sobre adoção são ferramentas cruciais para promover empatia e inclusão, discutindo sobre a diversidade familiar, seja em casa ou no ambiente escolar.

“Ao apresentar narrativas que exploram as experiências e emoções envolvidas nesse processo, esses livros não apenas oferecem suporte emocional para crianças adotadas, mas também promovem a compreensão e aceitação por parte de outras que podem não estar familiarizadas com essa realidade”, explica.

Neste contexto, confira quatro obras que abordam o tema da adoção de formas diversas!

1. A Galinha que Criava um Ratinho

“A Galinha que Criava um Ratinho” conta as aventuras de um galo e uma galinha que criam um ratinho Imagem: Reprodução digital | Editora Ática

O livro da coleção Barquinho de papel conta as aventuras de um galo e uma galinha que não tinham filhos biológicos, até que um ratinho aparece em suas vidas e conquista o coração do casal de aves. Um dia, a mamãe galinha se vê aflita com a invasão de uma raposa faminta à casa da família. De forma simples e divertida, Ana Maria Machado explica a adoção para crianças de 0 a 5 anos.  

2. Diário ao Contrário

“Diário ao Contrário” narra momentos felizes de Eduardo e é escrito de trás para frente Imagem: Reprodução digital | Editora COTIDIANO

Nessa emocionante trama de Sônia Barros, Eduardo narra sua vida em forma de diário pessoal de um jeito inusitado: ele é escrito de trás para frente! Na obra da coleção Entre Linhas e Letras, os momentos e memórias mais felizes do menino são coloridos pelas ilustrações de Roberto Weigand, conduzindo o leitor ao dia 24 de dezembro, quando ele ganhou tudo o que mais queria: uma família.  

3. Ganhei Uma Menina!

“Ganhei Uma Menina!” mostra a história de um cachorro que ganha uma irmãzinha adotada Imagem: Reprodução digital | Editora Scipione

Nesse livro da coleção Dó-Ré-Mi-Fá, os autores Tereza Yamashita e Luiz Bras contam a história do cãozinho Quiuí, que vive o melhor da vida junto ao seu casal de estimação, Pedro e Paula. No dia de seu aniversário, o alegre cachorro ganha um presente inesperado: Érica, sua mais nova irmãzinha adotada pelo casal. Agora Quiuí tem com quem compartilhar suas caminhadas, sonecas e brincadeiras! Com humor e leveza, a obra é uma ótima forma de debater o tema da adoção com os pequenos. 

4. A Voz do Silêncio

“A Voz do Silêncio” nos apresenta a uma professora que adotou uma criança surda e lutou por sua integração Imagem: Reprodução digital | Editora Diálogo

O livro de Giselda Laporta Nicolelis nos apresenta Samara, uma professora que vive com o marido e o filho. Ao conhecer Nádia, a filha de sua faxineira, a professora fica muito comovida por sua história: a menina, de apenas 6 anos, é surda de nascença por conta da rubéola que acometeu sua mãe na gravidez e não tem condições de passar por um tratamento adequado. Baseada em uma história real, a emocionante obra narra a história da professora que adotou uma criança surda e lutou por sua integração.

Por Mariany Bittencourt 





Fonte: Edicase

Vídeos

Horóscopo semanal: previsão dos signos de 17 a 23 de junho de 2024

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:8 Minuto, 18 Segundo


A semana poderá ser favorável para enfrentar traumas A semana poderá ser favorável para enfrentar traumas Imagem: paseven | Shutterstock)

O Sol encerrará a sua temporada em Gêmeos e entrará em Câncer no dia 21 de junho. Além disso, durante toda a semana, o Astro-Rei seguirá em conjunção com Vênus e Mercúrio e fará aspecto tenso com Netuno. Esses movimentos indicam a tendência a criar fantasias e ilusões, o que gerará frustrações com mais facilidade. Logo, será importante se atentar a essa questão para que ela não traga grandes prejuízos.

Marte em Touro formará um aspecto tenso com Plutão, proporcionando mais coragem para enfrentar os traumas. Porém, isso também trará uma irritabilidade acentuada devido ao medo do abandono. Lembre-se que cada pessoa vai sentir essas energias de acordo com a forma como elas interagem com o Mapa Astral de cada indivíduo.

Áries

O ariano poderá se deparar com sensações estranhas e difíceis de decifrar Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Você viverá uma fase introspectiva em sua vida. Isso porque haverá a tendência a um contato maior com lembranças e memórias antigas. De modo geral, isso será uma boa oportunidade para iluminar a relação com o seu passado e perceber como ele afeta o seu presente.

Ainda neste período, as emoções estarão mais afloradas. Você poderá se deparar com sensações estranhas e difíceis de decifrar, o que irá gerar incômodos. Para lidar com tudo isso, procure acolher os sentimentos e cuidar da sua criança interior. Afinal, as memórias da infância guardam informações importantes. Por fim, tenha cautela com os gastos impulsivos na intenção de encontrar conforto emocional.

Touro

O taurino viverá uma fase de bastante energia e vitalidade para ir em busca do que deseja Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Fase de bastante energia e vitalidade para ir em busca do que deseja, para assumir quem é e batalhar por sua autonomia e independência. No caso, aproveite este momento e direcione bem o seu foco. Desse modo, evitará iniciar atividades que não conseguirá cumprir.

Ainda neste período, tome cuidado com a tendência a agir de maneira impulsiva e arrogante. Por fim, o setor social será bastante movimentado. A semana será propícia para sair da rotina, conhecer novos lugares e pessoas. Além disso, você desenvolverá mais flexibilidade para compreender o ponto de vista do outro e modificar o seu. Atente-se apenas a algumas negociações, pois elas poderão gerar frustrações.

Gêmeos

O geminiano se afetará de maneira significativa por tudo o que acontecer nas relações Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Nesta semana, as suas emoções oscilarão com uma frequência maior. Você se afetará de maneira significativa por tudo o que acontecer nas relações. Para encontrar o equilíbrio, ao invés de esperar que alguém supra as suas necessidades emocionais, lembre-se de acolher a si.

No setor financeiro, o período será de organização. Apesar disso, você poderá cometer gastos desnecessários na intenção de suprir carências. Portanto, para evitar os excessos, se fortaleça em seus valores internos, reconheça tudo o que já conquistou e esteja perto de quem te apoia.

Câncer

A sensibilidade do canceriano estará mais aflorada, o que poderá confundi-lo Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Com a chegada do Sol no seu signo, você terá mais confiança e energia para dar andamento aos projetos. Contudo, a sua sensibilidade estará mais aflorada, o que poderá te confundir. Para equilibrar-se, proteger-se e ter mais clareza do que realmente quer, cuide da sua energia e se dedique às práticas espirituais.

Ainda nesta fase, você sentirá a necessidade de cuidar da rotina. Esse movimento será importante para que as oscilações emocionais não afetem a sua saúde. Por fim, procure respeitar mais o seu tempo nestes dias e, caso precise se recolher, não hesite em fazer isso.

Leão

O leonino sentirá a necessidade de desacelerar e voltar a atenção para o lado interno Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Fase de encerramentos em sua vida. Será provável que sinta a necessidade de desacelerar, voltar a atenção para o lado interno e mergulhar em seu interior. Além disso, procure encarar os fantasmas internos e busque compreender o que viveu no último ano e as lições aprendidas. Desse modo, poderá finalizar o que é necessário.

Ainda neste período, o setor profissional se mostrará intenso. Você terá bastante energia para batalhar pelos seus ideais. Ademais, haverá uma grande chance de diversos movimentos acontecerem. Para equilibrar esses dois lados, tente direcionar a sua energia para o que realmente é importante, mas não se esqueça de ficar em silêncio e entrar em contato com o seu interior.

Virgem

O virginiano viverá um momento propício para se conectar com os seus propósitos e tudo o que faz a alma vibrar Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Período movimentado na sua vida, especialmente no campo profissional. Será possível que algumas mudanças ocorram e abalem a sua segurança emocional, levando-o(a) a instabilidade e mudanças de humor. Mesmo que seja algo desafiador, use sua criatividade e intuição para solucionar os problemas. Também observe como as transformações estão abrindo caminhos e trazendo benefícios.

Ainda nesta semana, o momento se mostrará propício para se conectar com os seus propósitos e tudo o que faz a alma vibrar. Além disso, será importante estar perto de pessoas que compartilham ideais de vida parecidos com os seus. Isso te ajudará a acalmar os ânimos e a se equilibrar.

Libra

O momento será ideal para o libriano colher os frutos dos seus esforços profissionais Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Uma nova fase se iniciará em sua vida. Será o momento de colher os frutos dos seus esforços profissionais. Haverá a possibilidade de receber o reconhecimento dos seus superiores ou de pessoas que admira. Ainda neste período, tenderá a encontrar mais harmonia nos relacionamentos, especialmente no trabalho.

Com isso, poderá realizar parcerias que lhe tragam bastante crescimento. Entretanto, atente-se à propensão a se enganar com alguém ou criar muitas expectativas em relação a algo e vir a se frustrar. Por fim, o desejo de sair da rotina e conhecer novas pessoas se fará bem presente.

Escorpião

A tendência é que o escorpiano se sinta mais otimista Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Após um período de maior conexão com suas sombras e dores, a tendência será que se sinta mais otimista. Além disso, você desejará se expandir e se conectar com tudo aquilo que está alinhado com as suas crenças.

Ainda nesta semana, o momento se mostrará propício para se dedicar ao autoconhecimento e ao estudo da espiritualidade. Afinal, isso te ajudará a aprender mais sobre si e a se equilibrar. No entanto, tome cuidado com caminhos que parecem encantadores, mas que, na verdade, são ilusórios e enganosos. Ao manter o senso de realidade, poderá desfrutar muito bem desta fase.

Sagitário

As emoções do sagitariano estarão mais intensas e oscilantes Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

As emoções estarão mais intensas e oscilantes, o que irá te afetar de maneira significativa. Ao longo desse movimento, você buscará o apoio das pessoas que ama e que lhe trazem segurança emocional. Porém, também será preciso que perceba a importância de oferecer apoio a si.

Desse modo, poderá tomar consciência do que consegue fazer sozinho(a). Ademais, uma nova fase se iniciará em sua vida. Você entrará em contato com o lado obscuro da sua alma. Com isso, haverá a possibilidade de iluminar as dores, ressignificar o que viveu e se desapegar dos padrões negativos.

Capricórnio

O capricorniano viverá uma fase importante no setor afetivo Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Você viverá uma fase importante no setor afetivo. A tendência será que compreenda melhor o outro e tenha mais habilidade para encontrar o equilíbrio na relação. Todavia, o desejo de viver fortes emoções poderá te levar a agir de forma impositiva, colocando muita expectativa na pessoa amada e tendo dificuldade para respeitar o espaço alheio.

Portanto, atente-se a isso e controle os ânimos. Tome cuidado também com a possibilidade de esperar do outro mais do que ele pode oferecer. Afinal, isso o(a) frustrará e fará com que desperdice a sua energia em algo que não tem futuro. Por fim, observe as carências e fugas internas que te levam às ações nocivas.

Aquário

O aquariano viverá um período de conexão com o seu brilho pessoal Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Período de conexão com o seu brilho pessoal. Também será uma fase boa para se conectar com os seus dons e talentos, bem como se dedicar às artes. Tome cuidado apenas com a tendência a se iludir consigo e com as situações que surgirem, se deixando levar pelos desejos do ego e mascarando a realidade.

Ainda nesta semana, o ambiente familiar ficará mais agitado. Haverá a possibilidade de que os ânimos exaltados aumentem os conflitos. Para evitar desentendimentos desnecessários, atente-se a essa questão e busque controlar os impulsos.

Peixes

A fase proporcionará uma conexão profunda do pisciano com o seu brilho pessoal Imagem: Rumka vodki | Shutterstock

Após um movimento introspectivo e de uma fase de maior conexão com a família e as memórias, um novo ciclo se iniciará em sua vida. Essa fase proporcionará uma conexão profunda com o seu brilho pessoal e o fortalecimento da sua identidade.

Ao longo destes dias, você buscará viver momentos mais alegres e descontraídos. Surgirá a oportunidade de se apaixonar com mais facilidade, seja por alguém ou um novo projeto. Apesar disso, cuidado com a possibilidade de se enganar e criar muitas expectativas na relação. Por fim, o setor social ficará mais agitado. Você terá muita vontade de sair da rotina.

Por astróloga Thaís Mariano





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

7 tipos de vitaminas e em quais alimentos encontrá-las

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 24 Segundo


As vitaminas são nutrientes essenciais com funções específicas, encontradas em diversos alimentos As vitaminas são nutrientes essenciais com funções específicas, encontradas em diversos alimentos Imagem: beats1 | Shutterstock

As vitaminas são nutrientes que desempenham papéis fundamentais no funcionamento adequado do corpo humano. Sem elas, diversos processos metabólicos, imunológicos e regenerativos ficariam comprometidos, afetando a saúde e o bem-estar. Cada uma delas possui funções específicas que vão desde a manutenção da visão e da pele até a formação de células sanguíneas e a proteção contra danos oxidativos.

Nesse sentido, uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras, garante a ingestão necessária dessas substâncias. Por isso, a seguir, confira 7 tipos de vitaminas, suas funções e em quais alimentos encontrá-las!

1. Vitamina A

A vitamina A possui papel fundamental no crescimento, desenvolvimento e manutenção dos ossos. Ela também fortalece o sistema imunológico e protege as células contra danos causados pelos radicais livres, que podem acelerar o envelhecimento celular. Pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal e animal, tais como:

  • Fígado;
  • Leite fortificado;
  • Ovos;
  • Mamão;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Cenoura;
  • Batata-doce;
  • Espinafre;
  • Couve.

2. Vitamina E

A vitamina E ajuda a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres, que são moléculas instáveis produzidas pelo corpo em resposta ao estresse ambiental, como poluição e radiação ultravioleta. Além disso, auxilia no funcionamento do sistema imunológico, ajudando a combater infecções. Também é importante para a saúde da pele. Ela está presente em:

  • Óleos vegetais (óleo de girassol e óleo de gérmen de trigo);
  • Oleaginosas e sementes (nozes, amêndoas e sementes de girassol);
  • Espinafre;
  • Brócolis;
  • Abacate.

3. Vitamina C

A vitamina C é um antioxidante poderoso que ajuda na proteção das células contra danos. Ela também é essencial para a síntese de colágeno, absorção de ferro não-heme (de origem vegetal) e função imunológica.

“Os antioxidantes na dieta podem desempenhar um papel importante na prevenção do envelhecimento da pele e anexos cutâneos, pois são compostos que ajudam a proteger as células do corpo contra os danos causados pelos radicais livres, moléculas instáveis que podem causar estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro da pele e a uma variedade de problemas dermatológicos”, explica a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Os alimentos que contém vitamina C são:

  • Laranja;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Pimentão vermelho;
  • Brócolis;
  • Couve de Bruxelas;
  • Mamão.
A vitamina D é essencial para a saúde óssea, ajudando na absorção de cálcio e fortalecendo o sistema imunológico Imagem: New Africa | Shutterstock

4. Vitamina D

A vitamina D é crucial para a saúde óssea, pois auxilia na absorção de cálcio. Também desempenha um papel importante na função imunológica e na saúde muscular. “Nosso organismo sintetiza os precursores de vitamina D, mas precisa da exposição solar para desempenhar sua ativação, como um botão de liga e desliga”, explica Larissa Santana Silva, dermatologista e professora de Medicina da Unime. Os alimentos ricos em vitamina D são:

  • Peixes gordurosos (salmão, atum e cavala);
  • Óleo de fígado de bacalhau;
  • Gema de ovo;
  • Leite e suco de laranja fortificados;
  • Queijo.

5. Vitamina B12

A vitamina B12 é vital para a formação de glóbulos vermelhos, síntese de DNA e função neurológica adequada. “A quantidade necessária para manter bons níveis na corrente sanguínea pode variar de um indivíduo para outro, dependendo da capacidade de absorção de cada organismo (5 mcg a 20 mcg por dia). Mas claro que essa quantidade de manutenção é bem menor que a dose de correção da deficiência. A falta dessa vitamina pode levar a problemas sérios de saúde, e os sintomas podem se manifestar de maneira gradual”, esclarece Rodrigo Neves, médico pós-graduado em endocrinologia.

Os alimentos que contém esse tipo de vitamina são:

  • Carne;
  • Peixes;
  • Frutos do mar (ostras e mexilhões);
  • Leite e derivados;
  • Ovos;
  • Cereais fortificados.

6. Vitamina K

A vitamina K é necessária para a ativação de proteínas que regulam a coagulação, garantindo que o sangue coagule de forma adequada após uma lesão. Além disso, contribui para a saúde óssea, ajudando na fixação do cálcio nos ossos, o que é crucial para a prevenção de osteoporose e fraturas. Os alimentos fontes de vitamina K são:

  • Vegetais de folhas verdes (couve, espinafre e brócolis);
  • Couve de Bruxelas;
  • Couve-flor;
  • Peixe;
  • Fígado;
  • Carne;
  • Ovos.

7. Vitamina B9

A vitamina B9, também chamada de ácido fólico, é importante para a síntese e reparo do DNA, bem como para a divisão celular. Além disso, é fundamental durante a gravidez para o desenvolvimento adequado do feto.

Segundo a nutricionista Alessandra Feltre, a ingestão diária recomendada de folato para adultos é de 400 microgramas. No entanto, durante a gravidez, a necessidade aumenta, uma vez que também é essencial para o crescimento e desenvolvimento saudável do feto.

Os alimentos ricos em vitamina B9 são:

  • Folhas verdes escuras (espinafre e couve);
  • Leguminosas (feijão e lentilha);
  • Abacate;
  • Brócolis;
  • Beterraba;
  • Laranja;
  • Cereais e farinhas fortificados.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Dom Casmurro: 6 motivos para ler a obra de Machado de Assis

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 21 Segundo


Veja por que essa obra clássica da literatura brasileira continua fascinando gerações

“Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis “Dom Casmurro” é uma das grandes obras de Machado de Assis Imagem: mark designers | Shutterstock

Publicado em 1899, “Dom Casmurro” é uma das obras mais importantes de Machado de Assis e um clássico da literatura brasileira. Isso porque a história do livro apresenta diversas questões da sociedade do final do século 19, sendo temáticas relevantes até hoje, como hipocrisia e moralidade, patriarcado e classes sociais.

A narrativa principal gira em torno da vida de Bento Santiago, conhecido como Bentinho, e seu relacionamento ciumento com Capitolina, chamada carinhosamente de Capitu. Abaixo, confira bons motivos para ler esta obra!

1. Patrimônio cultural

“Dom Casmurro” é um patrimônio cultural do Brasil, e seu estudo e compreensão são importantes para qualquer pessoa interessada na história literária e cultural do país. Além disso, é especialmente importante para os estudantes, pois o livro é cobrado com frequência em provas de vestibulares e no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

2. Narrativa intrigante

O enigma central do livro – se Capitu traiu ou não Bentinho – permanece sem resposta. Esse dilema mantém o leitor engajado e promove discussões sobre os personagens e suas motivações, tornando a leitura uma experiência ativa e envolvente.

3. Complexidade psicológica

A psicologia dos personagens, especialmente de Bentinho e Capitu, oferece um estudo profundo sobre as motivações inconscientes para as ações, as dinâmicas de poder e as consequências emocionais de decisões tomadas sob influência do ciúme e da desconfiança.

Os temas levantados em “Dom Casmurro” são atemporais Imagem: Alliance Images | Shutterstock

4. Relevância contemporânea

Apesar de ser ambientado no século 19, muitos temas e questões levantadas em “Dom Casmurro”, como influência do clero, classes sociais e posição da mulher na sociedade, são ainda relevantes atualmente, tornando a obra atemporal.

5. Estilo de linguagem

Machado de Assis é conhecido por seu estilo elegante, irônico e sofisticado de escrita. “Dom Casmurro” é um excelente exemplo de sua maestria na linguagem e no uso de técnicas narrativas avançadas, que continuam a influenciar escritores e leitores contemporâneos.

6. Múltiplos públicos

A descontração do narrador na história mostra que o livro foi escrito para todos os públicos. Combinando temas universais, narrativa intrigante e o estilo literário do autor, a obra resulta em uma experiência de leitura rica e acessível.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular