Vídeos
5 receitas simples de biscoito que derretem na boca
Em 20 de julho é celebrado nacionalmente o Dia do Biscoito. Presente em diversas culturas, essa guloseima crocante é ótima para o café da manhã ou para o lanche da tarde. Por isso, separamos 5 receitas para você preparar em casa. Confira!
Biscoito com leite em pó
Ingredientes
- 200 g de amido de milho
- 3 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de leite em pó
- 200 g leite condensado
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque o amido de milho, o leite em pó e a manteiga e mexa bem. Acrescente, aos poucos, o leite condensado até obter uma massa homogênea. Reserve. Unte uma assadeira com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Faça bolinhas com a massa e coloque sobre a forma. Repita o processo com toda a massa e, quando finalizar, leve ao forno preaquecido em 180 ºC por 15 minutos. Retire do forno, espere esfriar e sirva em seguida.
Biscoito de ameixa
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de ameixa seca sem caroço
- 2 colheres de sopa de água
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 xícara de chá de farinha de trigo integral
- 1 xícara de chá de farelo de aveia
- 1 colher de chá de fermento químico
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
No liquidificador, coloque a ameixa e a água e bata por 2 minutos. Em um recipiente, coloque os demais ingredientes, adicione batida e misture bem até obter uma massa homogênea. Reserve. Unte uma assadeira com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Modele os biscoitos, coloque sobre a assadeira e leve ao forno médio preaquecido até dourar. Espere esfriar, desenforme e sirva em seguida.
Biscoito amanteigado com goiabada
Ingredientes
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 40 g de goiabada cortada em cubos
- Manteiga para untar
- Farinha de trigo para enfarinhar
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a farinha de trigo, o açúcar, a manteiga e a essência de baunilha e misture bem até obter uma massa homogênea. Unte uma superfície lisa com farinha de trigo, separe a massa em quatro partes iguais e faça rolinhos do mesmo tamanho e espessura. Em seguida, com a ajuda de uma faca, corte pedaços do mesmo tamanho de cada rolinho. Reserve.
Unte uma assadeira com manteiga e enfarinhe com farinha de trigo. Modele as massas cortadas em formato de bolinha e disponha sobre a assadeira. Depois, faça pequenos furos no meio de cada biscoito e acrescente os pedaços de goiabada. Leve à geladeira por 15 minutos. Após, leve ao forno preaquecido em 200 ºC por 15 minutos. Retire do forno, espere esfriar e sirva em seguida.
Biscoito de coco
Ingredientes
- 100 g de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de chá de açúcar
- 1 ovo
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 1 xícara de chá de coco ralado
Modo de preparo
Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar até obter uma mistura cremosa. Adicione o ovo e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e o coco ralado, misturando até formar uma massa homogênea. Faça bolinhas com a massa e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio preaquecido por 10-12 minutos, ou até os biscoitos ficarem levemente dourados. Sirva em seguida.
Biscoitos de amêndoas
Ingredientes
- 1 xícara de chá de manteiga sem sal
- 1/2 xícara de chá de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de extrato de amêndoas
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1/2 xícara de chá de amêndoas moídas
Modo de preparo
Em uma tigela, bata a manteiga e o açúcar de confeiteiro até obter uma mistura cremosa. Adicione o extrato de amêndoa e misture bem. Acrescente a farinha de trigo e as amêndoas moídas, misturando até formar uma massa homogênea. Modele a massa em pequenas bolinhas e coloque em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio preaquecido por 15-18 minutos, ou até que os biscoitos estejam levemente dourados. Sirva em seguida.
Vídeos
8 motivos para inserir brócolis na alimentação
Este vegetal é reconhecido por sua alta densidade de nutrientes que beneficiam o organismo
O brócolis é um alimento que merece um espaço cativo na alimentação para promover uma vida longa e saudável. Reconhecido como um dos vegetais mais ricos, ele é fonte de nutrientes essenciais e compostos bioativos com inúmeros benefícios à saúde, que vão desde a prevenção de doenças crônicas até o fortalecimento do sistema imunológico.
“Incorporar o vegetal na rotina alimentar é um investimento valioso para nossa saúde. Seja no almoço, jantar ou mesmo em um lanche, o brócolis é um verdadeiro aliado da longevidade”, destaca o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS (USA) e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho lista alguns bons motivos para inserir o brócolis na alimentação!
1. Tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias
Presente em grande quantidade no brócolis, o sulforafano é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir o risco de vários tipos de câncer, incluindo o de mama, próstata e cólon.
2. Colabora para o fortalecimento do sistema imunológico
Com uma alta concentração de vitamina C, o vegetal ajuda a manter o sistema imunológico forte, protegendo contra infecções e resfriados.
3. Amigo do coração
O brócolis é rico em potássio e fibras que ajudam a regular a pressão arterial, controlar o colesterol ruim (LDL) e melhorar a circulação sanguínea, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.
4. Aliado da balança
Baixo em calorias e rico em fibras, o vegetal promove saciedade, colaborando para o controle do peso e para a prevenção da obesidade.
5. Ajuda a digestão
A presença de fibras no brócolis contribui para o bom funcionamento do intestino, prevenindo constipação e fortalecendo a saúde do microbioma intestinal.
O cálcio, a vitamina K e outros minerais presentes nos brócolis desempenham um papel essencial na manutenção da densidade óssea e na prevenção de doenças como a osteoporose.
7. Protege a saúde mental
Estudos sugerem que os compostos antioxidantes dos brócolis podem ajudar a combater o declínio cognitivo, reduzindo o risco de doenças como Alzheimer.
8. Amigo dos olhos
O brócolis é rico em antioxidantes, a exemplo da luteína e da zeaxantina, que preservam os olhos contra doenças relacionadas à idade, como catarata.
Se você não é grande fã do vegetal, vale começar com pequenas porções e aumentar gradualmente o consumo, para apurar seu paladar. Ele pode ser consumido de várias formas, como cozido no vapor, grelhado, cru em saladas ou em sopas. Prefira os frescos, de coloração verde viva, sem manchas, pois o sabor tende a ser mais suave. Para preservar ao máximo os nutrientes do brócolis, o ideal é evitar cozinhá-lo em excesso.
Por Andréa Simões
Vídeos
4 mitos e verdades sobre o signo de Sagitário
Astróloga explica nuances da personalidade dos sagitarianos
Quando falamos sobre Sagitário, a primeira coisa que vem à mente é a energia vibrante e a busca constante por aventura. No entanto, esse signo vai muito além de estereótipos de alegria e liberdade, trazendo nuances em sua personalidade que nem sempre são imediatamente perceptíveis. Confira, abaixo, 4 mitos e verdades que ajudam a compreender melhor a natureza dos sagitarianos!
1. Sagitarianos são exagerados
Verdade: sendo um signo de Fogo e que está sempre em busca de crescimento e expansão, os sagitarianos tendem a sentir tudo de maneira mais emocionante. Com isso, podem exagerar na dose.
2. Sagitarianos são sempre alegres
Mito: apesar da alegria estar quase sempre presente, o desejo constante por crescimento é capaz de despertar uma certa insatisfação nos sagitarianos. Com isso, pode haver tristeza, especialmente se esse desejo não estiver alinhado com verdades que façam sentido para os nativos.
3. Sagitarianos gostam muito de festas
Depende: alguns sagitarianos tendem a gostar muito de movimento e alegria, bem como do consumo excessivo de bebidas e comidas. Contudo, isso costuma acontecer mais com aqueles que não se dedicam ao autoconhecimento e ao crescimento pessoal.
4. Sagitarianos não se comprometem
Mito: os sagitarianos costumam se comprometer muito com projetos que faça sentido para eles. Todavia, caso não tenha um bom significado, os nativos realmente não se comprometem e são sinceros.
Vídeos
7 dicas para aplicar a educação positiva em casa
Especialista explica como o método pode ser utilizado para promover o desenvolvimento infantil
Estimular e incentivar a autonomia e protagonismo das crianças é fundamental para o desenvolvimento físico e cognitivo delas. Com mais confiança, os pequenos podem se sentir livres para criar, explorar e desbravar o ambiente em que vivem. No entanto, isso não significa que os adultos devam reduzir seu papel na educação.
“As grandes tendências na educação nos trazem as crianças, desde muito pequenas, como seres potentes e protagonistas de suas aprendizagens, o que é um avanço muito importante e respeitoso. Mas os limites, determinados pelos pais e pela sociedade em que vivemos, são regras essenciais de convívio e que devem ser seguidos e aprendidos desde cedo”, explica a coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista Santa Maria, Ana Paula Detzel.
A profissional esclarece que padrões antigos, severos e punitivos não trazem benefícios, mas sim a determinação de limites para a segurança da criança e a socialização com a comunidade. A seguir, confira 7 dicas para aplicar a educação positiva em casa!
1. Enxergue a criança como protagonista
Reconhecer que as crianças têm capacidade para assumir papéis e tomar pequenas decisões no dia a dia valoriza a autonomia e incentiva o desenvolvimento da autoconfiança delas.
2. Estabeleça limites claros
Estabeleça regras claras que auxiliem a criança a entender o que é aceitável e o que não é. Esses limites não devem ser rígidos ou punitivos, mas devem ser consistentes para que a criança se sinta segura.
Em vez de controlar cada ação da criança com o clássico “não”, ofereça orientação para que ela aprenda a fazer escolhas dentro de limites saudáveis. Isso ajuda no desenvolvimento da habilidades de tomada de decisão.
4. Lembre que liberdade não é permissividade
Ofereça liberdade com responsabilidade, quando possível. Explique à criança que ela tem espaço para explorar, mas que ainda existem regras a serem seguidas, como tempo, espaço, ou limites em relação a outras crianças.
5. Reforce a importância das regras para convivência
Ajude a criança a entender que regras e limites não são restrições, mas formas de facilitar a convivência com os outros. Reforce o valor do respeito mútuo nas relações sociais. Por exemplo, ensine-a a se colocar no lugar dos amiguinhos.
6. Respeito e empatia em primeiro lugar
Demonstrar respeito e empatia nas interações reforça que a criança também aprenda a respeitar o próximo. Modelar esses comportamentos ensina, na prática, como viver de forma harmoniosa em sociedade.
Ter comunicação aberta e consistente com a escola ajuda a entender quais são os comportamentos da criança em comunidade e como os limites podem ser aplicados de forma consistente em todos os contextos.
Por Luiza Lafuente
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP