Connect with us

Vídeos

Veja como pensar menos pode favorecer a saúde mental

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:7 Minuto, 47 Segundo


Quando reduzimos a atividade mental, aterrissamos no momento presente, habilitamos a intuição e deixamos o sentir livre para se expressar

Pausar os pensamentos acelerados pode beneficiar a saúde mental Pausar os pensamentos acelerados pode beneficiar a saúde mental Imagem: VectorMine | Shutterstock

Todos os dias, quando a tarde se esvai e a noite começa a despontar, reservo alguns instantes para meditar. Paro o que estiver fazendo, acendo uma vela, coloco o telefone em modo noturno e, com os fones já no ouvido, sou conduzida a manter a coluna ereta, os braços inertes sobre o colo, o ar entrando pelo nariz e saindo pela boca. A prática guiada é um convite para me fincar no agora. Acolho e agradeço pelo dia, pelas coisas boas e até por aquelas nem tão boas assim. Firmo a conexão comigo e com o que me cerca.

Falando desse jeito, pode parecer que tenho facilidade em me entranhar no presente. Na verdade, sempre achei difícil meditar. Porque exige concentração, dedicação e, principalmente, foco para que os pensamentos diminuam sua frequência, colocando a mente em um lugar de descanso. 

É que eu penso demais, em tudo e ao mesmo tempo. Quando dou por mim, já fui de um ponto a outro em segundos, criando diversos obstáculos pelo caminho. No começo da minha prática meditativa, de forma inconsciente, eu tecia em minha mente um percurso cheio de dúvidas e perguntas: “mas e se eu não respirar do jeito certo? E se tocar a campainha e eu precisar abrir a porta? Não terminei aquele texto, mas talvez essa e aquela frase sejam bons meios”. 

Assim, quando eu voltava ao ar, o áudio da meditação estava no fim e eu sequer tinha prestado atenção nele. Hoje, quase sete meses depois, isso ainda acontece algumas vezes. No entanto, com a constância, consigo retornar ao eixo e me aterrar com mais naturalidade.

Excesso de pensamento

Vez ou outra, os pensamentos em excesso parecem um balão daqueles cheios de gás hélio. Se não o seguramos firmemente pela cordinha, ele ganha voo e some para sempre entre as nuvens. “O pensar demais pode ser uma criação de estratégias, um jeito de assegurar que tomaremos as melhores decisões, obtendo resultados positivos, uma forma de procurar por garantias que evitem erros”, explica a psicóloga clínica Andréia Rodrigues. 

Segundo ela, a prevalência do racional pode nos proteger, mas também encurtar o agir. Até nos paralisar na idealização de possíveis cenários que podem nem se concretizar. Aqueles “e se”, sabe? Não dá para prever nem controlar tudo à nossa volta.

Na maioria das vezes, a única coisa que nos cabe é simplesmente viver, com paciência, um dia por vez, mesmo sendo difícil. “O excesso de pensamento pode nos privar de boas experiências, de tomadas de ação mais espontâneas, de entrar mais em contato com o sentir”, completa Andréia. 

Ela lembra ainda que o pensar em demasia nos adoece, trazendo, entre tantas consequências, aquela emoção que muitos de nós já conhecemos bem: a ansiedade. “Nesses casos, o fluxo de pensamentos tende a ser elevado e veloz, gerando preocupações, aflições e até sintomas físicos”, pontua. 

A aceleração interna aumenta a ansiedade e interfere na saúde mental e física, diminuindo a qualidade de vida. E não é isso o que queremos, né? Sendo assim, como desmanchar o redemoinho à solta dentro da cabeça, de maneira que possamos trilhar um caminho mais leve, saudável e de maior espontaneidade?

Não se enrede

Seria muito bom se houvesse um interruptor para ligar e desligar o cérebro ultrapensante, como acontece com as lâmpadas em nossa casa. No entanto, como essa praticidade não existe, nos resta buscar alternativas que nos auxiliem a relaxar um pouco diante do correr da vida.

A Karen Vogel também é psicóloga, professora na The School of Life e autora do livro Vigiando Pensamentos (Conscientia), sobre atenção plena. E me conta que, dentro das práticas de mindfulness, o ideal não é tentar diminuir o fluxo mental, mas observá-lo sem acreditar que ele diz a verdade o tempo todo.

“A cada instante, vários pensamentos são produzidos e não temos controle sobre isso. A grande questão é quando nos identificamos com eles. Isso modifica o nosso mundo interior, pois aquele conteúdo produzido pela mente também nos traz sensações diversas”, explica.

Repare que libertador: nossos pensamentos só têm força se “compramos” as histórias contadas por eles. “É preciso aprender a tomar distância da mente para podermos utilizá-la como um instrumento a favor da nossa evolução”, enfatiza Karen.

Ela explica que a prática de exercícios em que nos concentramos na respiração ou levamos a atenção para as sensações corporais, por exemplo, ajuda bastante a “pegar nossa mente no pulo”, no momento em que ela trabalha produzindo conteúdos indesejáveis, excessivos e que causam sofrimento.

Encontre atividades prazerosas que permitam desconectar a mente Imagem: Drawlab19 | Shutterstock

Como equilibrar a racionalidade 

Claro que a razão tem um imenso valor em nossas vidas, desde que não eclipse os demais aspectos do ser. “É possível aprender a equilibrar a racionalidade a partir do desenvolvimento de outras funções alternativas e muito importantes, como o sentir e o intuir, por exemplo”.

As práticas de meditação, de atividade física, de operações que dão prazer e não envolvem o raciocínio, como o contemplar de um pôr do sol ou de uma paisagem, também ajudam. “O ‘só por hoje eu não vou resolver nenhum problema, só vou viver’ é outro exercício interessante”, destaca Karen. 

Veja bem, não se trata de assumir uma postura de controle, típica de quem pensa bastante. Mas, sim, adquirir o hábito da vigília para nos puxar para a realidade toda vez que um pensamento ousar nos tirar dela.

“Tratar os pensamentos como uma verdade absoluta é algo que deve ser vigiado com carinho e compaixão. Não é porque eu estou pensando em algo que isso necessariamente é fidedigno. Desenvolver essas perspectivas são convites para uma vida mais leve e desidentificada das formulações mentais”, pontua.

Vaivém da agulha

Está posto que, aprendendo a reconhecer e a distinguir a qualidade dos nossos pensamentos, podemos experimentar uma vida mais serena, com menos ruminações e reclamações. Agora, avalie os benefícios. “Pensar menos melhora a função executiva do córtex pré-frontal, resultando em aumento da concentração e da atenção; influencia na qualidade do sono; aprimora a capacidade de estar presente em interações sociais, promovendo elos mais profundos e significativos com as pessoas”, sintetiza Karen. 

E não para por aí: ela diz ainda que, ao darmos folga para o racional, aumentam as chances de estabelecer conexões com o momento presente e fortalecer a resiliência, “pois estamos mais em contato com a emoção pura, e não com os pensamentos julgadores sobre ela”. 

Fernanda Cecília encontrou no bordado uma forma de diminuir a atividade mental. O atropelo das sinapses foi aos poucos cedendo espaço para o afeto, o carinho, o restauro de memórias e reflexões tão vagarosas quanto elaboradas. Ela sempre gostou de escrever em agendas e diários, em cadernos de amigos também. 

Ali tecia pensamentos, versos e cartas, mas perdeu esse hábito com o passar do tempo. O resgate dessa atividade veio há mais ou menos sete anos, por meio das palavras bordadas. “Descobri nesse vaivém da agulha, nesse colorir com linhas, uma possibilidade de meditação ativa”, explica. 

Há diferentes maneiras de desacelerar e pensar menos Imagem: VectorMine | Shutterstock

Acalmando a mente

Em muitos momentos de ansiedade, com a cabeça assoberbada, Fernanda bordava o que sentia que precisava ser acessado entre suas emoções. “Quando bordo o que sinto que preciso ou o que desejo para mim e para o mundo, chamo de bordado com intenção.”

Calma, um dia de cada vez, paz, amor, esperança, gratidão, leveza, desacelerar: esses são só alguns dos intentos já bordados por ela e compartilhados no perfil @entrelinhas_fc. “Bordar livre, sem pressão de nenhum tipo, por vontade, ou até por necessidade, sabendo dos benefícios desse fazer, ajuda a serenar a mente e a acalmar o coração”, ela garante, plantando na gente a vontade de colocar as mãos para trabalhar sem amarras. 

Cada um de nós, em nossas atividades cotidianas, pode encontrar maneiras de desacelerar e pensar menos, suavizando a carga interna a partir daquilo que nos faz bem e amansa o peito. “É preciso repensar a forma como estamos vivendo. Com tantos estímulos acelerados, as horas passam e pouco estamos presentes no agora”, reforça Andréia. 

E isso, segundo ela, nos privados pequenos prazeres que moram no cotidiano, como tomar uma xícara de chá com um amigo, sem checar mensagens ou redes sociais. Além disso, uma rotina com exercícios físicos, bons hábitos alimentares, qualidade do sono, autocuidado, gerenciamento das emoções, hobbies, espiritualidade e fé não só desanuvia a cabeça como nos devolve o sentido e a satisfação de se estar inteiro no que a vida traz a cada momento. Como esse jeito de se perceber e se resguardar é valioso para o corpo e a alma!

“Com licença poética, como escreveu nossa saudosa escritora Ana Jácomo: ‘Plenitude é quando a vida cabe no instante presente, sem aperto, e a gente desfruta do conforto de não sentir falta de nada’”, recorda Andréia. Que possamos encontrar a leveza que a gente merece, semeando na mente o que vem em nosso auxílio.

Por Débora Gomes – revista Vida Simples

Jornalista, vive na corda bamba dos pensamentos, mas aprendeu com eles que um dia de cada vez é a melhor forma para conviverem bem. Tem funcionado até aqui.





Fonte: Edicase

Vídeos

6 tipos de revestimento para decorar a sala

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 2 Segundo


O revestimento ajuda a transformar o visual da sala de estar O revestimento ajuda a transformar o visual da sala de estar Imagem: Polnon Prapanon | Shutterstock

O revestimento das paredes da sala é um dos principais elementos na hora de reformar ou decorar, proporcionando uma oportunidade única para expressar personalidade e criar um ambiente acolhedor. Por isso, é muito importante escolher o tipo que se adequa melhor ao estilo de decoração buscado.

“As tendências de revestimento estão passando por transformações significativas, refletindo a busca por ambientes que não apenas ofereçam conforto, mas que também se conectem com a natureza”, explica Rômulo Costa, gerente de arquitetura da Espaço Smart.

Segundo ele, há opções para todos os gostos. “Materiais naturais, como madeira e pedra, ainda ganham destaque por seu toque orgânico, ao passo que revestimentos especiais e o uso de texturas e cores ganham espaço na criação de ambientes criativos, acolhedores e harmoniosos”, acrescenta.

Para ajudar na escolha do revestimento para sua casa, Rômulo Costa lista seis indicações que prometem transformar a sala em um espaço autêntico e estiloso. Confira!

1. Revestimento modelo rockface

O revestimento modelo rockface ajuda a conferir um charme rústico para o ambiente Imagem: Artazum | Shutterstock

Esse tipo de revestimento é a escolha atemporal ideal para quem busca conferir um charme rústico e acolhedor ao ambiente. É ideal para criar paredes de destaque em espaços internos.

Ele é composto por peças individuais que imitam o formato e a textura dos tijolos tradicionais, sem contar que é versátil e permite diversas opções, desde padrões mais tradicionais até designs mais contemporâneos.

Além da estética, esses revestimentos estilo “tijolinho” são leves, fáceis de manusear e instalar, podendo ser fixados com materiais como silicone neutro ou selante PU. Também é uma ótima opção de revestimento para o lavabo.

2. Painéis ripados em WPC

Com instalação simples, os modernos painéis ripados em WPC (Wood-Polymer Composite) oferecem uma alternativa durável e de baixa manutenção em relação à madeira. Esses painéis ajudam a ocultar fiações e imperfeições, garantindo um visual elegante.

Feitos com uma mistura de fibras de madeira e resina plástica, os painéis ripados vêm em várias cores e se encaixam bem em diferentes estilos de arquitetura.

3. Revestimento tipo tetris

Com um design geométrico inovador, o revestimento modelo tetris é uma opção contemporânea que adiciona profundidade e textura às paredes. Disponível em várias cores, ele é ideal para quem deseja um impacto visual marcante na decoração.

4. Revestimento tipo tijolo rústico

O tijolinho tem ganhado destaque nas decorações Imagem: YKvisual | Shutterstock

Com durabilidade e fácil manutenção, o revestimento pode ser utilizado em diferentes áreas como paredes, fachadas e lareiras. Por simular tijolos de forma única, garante um visual sofisticado. Ele é encontrado em placas maiores, diferentemente do revestimento rockface.

5. Revestimento filetado

O revestimento filetado é uma técnica refinada e elegante que utiliza peças longas e estreitas para criar uma aparência sofisticada nas paredes. Esses filetes podem ser oriundos de diversos materiais, como cerâmica, pedra natural, porcelanato ou até mesmo madeira, proporcionando uma variedade de texturas e cores.

A instalação desses revestimentos geralmente segue linhas retas e precisas, criando um visual linear e contemporâneo que se destaca em ambientes internos e externos.

6. Revestimento vinílico

Os revestimentos vinílicos são relativamente simples de instalar e podem ser uma escolha econômica em comparação com os materiais naturais. Além de possuírem grande variedade de cores, padrões e texturas semelhantes a outros materiais, como madeira, pedra ou até mesmo tecidos, é conhecido por ser durável, fácil de limpar e resistente à umidade. Proporciona um acabamento elegante e moderno, e é ideal para áreas onde há grande circulação de pessoas, sendo resistente a arranhões e manchas.

Por Bianca Lucas





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Horóscopo do dia: confira a previsão de 17/10/2024 para os 12 signos

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 27 Segundo


O movimento dos astros afetará a quinta-feira dos nativos O movimento dos astros afetará a quinta-feira dos nativos Imagem: Billion Photos | Shutterstock

Nesta quinta-feira, o movimento dos astros trará energias intensas e poderá impactar cada signo de maneiras distintas. Enquanto alguns nativos sentirão um impulso para avançar em projetos pessoais, outros precisarão lidar com tensões emocionais ou desafios nas relações. Por isso, é essencial conferir as previsões para entender como enfrentar os obstáculos do dia com equilíbrio e clareza. Veja abaixo!

Áries

O ariano se deparará com medos e traumas que o levarão a agir de maneira precipitada Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você cuidará mais da sua aparência. Além disso, tentará resolver tudo ao seu modo. No entanto, o dia poderá ser mais tenso, e você se deparará com medos e traumas que o(a) levarão a agir de maneira precipitada e radical. Será importante acolher suas emoções e direcionar bem sua energia para evitar impulsos e conflitos que possam abalar as relações.

Touro

O taurino, após um período introspectivo, sentirá como se estivesse renascendo Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Após alguns dias introspectivos e de mergulho interior, você sentirá como se estivesse renascendo, com mais força e coragem para ser quem é e se dedicar aos seus projetos pessoais. Entretanto, algumas situações poderão trazer dores do passado, deixando você um tanto inseguro(a) e desencadeando ações impulsivas.

Gêmeos

O geminiano sentirá a necessidade de desacelerar nesta quinta-feira Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você sentirá a necessidade de desacelerar, ficar só e cuidar do que habita em seu interior. Emoções confusas poderão surgir, tumultuando seu estado mental. Será importante cuidar da sua energia e se dedicar a práticas espirituais para ter mais clareza e evitar atitudes precipitadas. Além disso, mal-entendidos poderão ocorrer com mais frequência.

Câncer

O canceriano buscará mais a presença e o apoio dos amigos nesta quinta-feira Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você buscará mais a presença e o apoio dos amigos, sentindo-se nutrido(a) e acolhido(a) ao estar com eles. Também estará mais disposto a apoiar o grupo e poderá surgir uma oportunidade para liderar uma equipe ou compartilhar seus ideais. No entanto, conflitos poderão aparecer nessas interações, causando desconforto.

Leão

O leonino precisará ter cautela para não agir de maneira intensa e radical Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você continuará focado em sua carreira, buscando cuidar de seu sucesso profissional e de seus objetivos futuros. Contudo, precisará ter cautela para não agir de maneira intensa e radical, ultrapassando limites alheios e gerando conflitos. Direcionar sua energia com consciência será essencial.

Virgem

O virginiano deverá controlar exageros e lidar com sentimentos desconfortáveis que poderão surgir Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Após alguns dias desafiadores, você se sentirá mais confiante e animado(a), com bastante energia para explorar novas aventuras e sair da rotina. Embora a quinta-feira favoreça novas atividades, será importante controlar exageros e lidar com sentimentos desconfortáveis que poderão surgir, evitando explosões emocionais.

Libra

O libriano precisará evitar a tendência de agir de forma vingativa e radical Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você poderá se deparar com alguns desconfortos, sendo um dia oportuno para acolher suas dores e medos. Ao reconhecer suas sombras e enfrentar o lado obscuro de sua alma, você conseguirá ressignificar o que viveu e abandonar comportamentos nocivos. No entanto, precisará evitar a tendência de agir de forma vingativa e radical.

Escorpião

O escorpiano terá um dia movimentado, com muitos afazeres e compromissos Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você estará envolvido com sua rotina, e o dia será movimentado, com muitos afazeres e compromissos. Isso poderá gerar tensão e afetar sua saúde. Será importante ser realista, fazer apenas o necessário e estabelecer prioridades. Conflitos no ambiente de trabalho poderão surgir, e agir impulsivamente poderá piorar a situação.

Sagitário

O sagitariano poderá agir de maneira precipitada e egoísta devido a intensidade do dia Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Será um dia intenso, com as emoções à flor da pele e o desejo de se dedicar ao que lhe traz alegria e diversão. No entanto, tanta intensidade poderá levar você a agir de maneira precipitada e egoísta, além de se apaixonar rapidamente por alguém ou algo sem clareza do que realmente deseja. Controlar os impulsos será essencial.

Capricórnio

O capricorniano se dedicará aos assuntos da casa nesta quinta-feira Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Você se dedicará aos assuntos da casa, e familiares poderão demandar sua atenção. Apesar do desejo de estar próximo deles e se sentir acolhido(a), o clima poderá ficar tenso, e suas necessidades poderão entrar em conflito com as dos outros, gerando desentendimentos.

Aquário

O aquariano se interessará mais por atividades fora de casa e da rotina Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

O dia será agitado, e você se interessará mais por atividades fora de casa e da rotina. Sua mente estará acelerada, e será importante cuidar de como tem nutrido seus pensamentos para não ser dominado por ideias nocivas que possam drenar sua energia e provocar ações radicais.

Peixes

O pisciano poderá perder dinheiro ou não receber algo esperado devido a imprevistos Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Será um bom dia para cuidar de suas finanças e dos recursos, trazendo mais clareza sobre o que precisa para garantir estabilidade. Contudo, poderão surgir imprevistos que o(a) farão perder dinheiro ou não receber algo esperado. Por outro lado, essas situações poderão abrir portas para novas fontes de renda.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Veja como o lugar em que moramos reflete nossas emoções

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 22 Segundo


Não adianta ter quintal se não cultivar plantas. Ter janelas para esse mesmo quintal, se não as quiser abrir

Nossas escolhas e o lugar em que vivemos reflete quem somos Nossas escolhas e o lugar em que vivemos reflete quem somos Imagem: Alphavector | Shutterstock

Egle era amiga dos meus pais. Uma das primeiras pessoas que os acolheu quando, recém-casados, se mudaram para um prédio de três andares na Rua Eça de Queiroz, em São Paulo. Mamãe e papai vindos do Recife. Egle morava no final do corredor térreo. Papai e mamãe no andar de cima. Por ser um imóvel no nível da rua, havia um pequeno quintal, que ela não usava. 

Egle era costureira. O marido, caminhoneiro. Tinham um filho. Mamãe adorava conversar com Egle. Nome diferente. Fui atrás e descobri que significa deusa do esplendor. A Egle que conheci era uma mulher generosa, amiga. Entretanto, seu esplendor foi apaziguado pelo destino que escolheu para si. Tinha cabelos curtos, levemente volumosos. Castanho-claros. Estatura mediana – talvez ela fosse baixa, porque a lembrança de criança sempre nos engana. 

Lembranças da infância

Recordo pouco das feições de Egle, mas com exatidão dos detalhes do apartamento onde morava, dos cheiros e dos sentimentos que se encravavam no meu corpo de criança. Apartamento escuro, com pouca luz natural. Móveis grandes em um espaço diminuto. Atmosfera gelada e impregnada por um forte cheiro de mofo. Dois quartos. Tudo me sufocava, provocando náuseas. Para onde olhava, havia coisas: revistas de moda, tecidos, roupas para serem cerzidas, cortadas, costuradas. Não entendia como era possível morar assim. Sem sol.

Não adianta ter um quintal e não cultivar flores nele Imagem: Mary Long | Shutterstock

Não adianta ter um quintal e não cultivar flores

Demorei para perceber que não adianta ter quintal se não cultivar plantas. Ter janelas para esse mesmo quintal, se não as quiser abrir. Deixar o ar entrar. A luz se refratar. Respirar. Transformar. Viver. Em um domingo de julho, falamos sobre vestidos de festa e lembramos da antiga vizinha, sua habilidade com as linhas e da amizade entre mamãe e ela. Perguntei se sabia de Egle. “Não. Ligava sempre que podia, conversávamos. Um dia, ela não atendeu e nunca mais soube dela.” 

Fizemos uma conta rápida e entendemos que Egle, se viva, tem mais de 90 anos. “Provavelmente já se foi”, concluiu mamãe. Passei na Rua Eça de Queiroz. O prédio de três andares hoje deu lugar a um imóvel de muitos apartamentos, com varandas onde deve haver sol e calor. 

No final das contas, somos nós que cultivamos os cantos escuros. Nossa casa apenas os reflete como um incômodo sussurrar ao pé do ouvido. Mas a gente segue incrustada como se nada estivesse acontecendo. Até que um dia o telefone toca e ninguém mais atende.

Por Ana Holanda – revista Vida Simples

Adora a própria casa, com cores e plantas por todo canto. @anaholandaoficial





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular