Negócios
SPX costura fusão e anuncia Tok&Stok e Mobly juntas
A maior briga societária dos últimos anos chegou ao fim (pelo menos para um dos lados) no começo da manhã de sexta-feira, 9 de agosto: Tok&Stok e Mobly anunciaram a combinação de suas operações para criar uma rede varejista de móveis e decoração com receita anual entre R$ 1,3 bilhão e R$ 1,5 bilhão.
A SPX Capital, que desde meados de 2021 assumiu a operação do fundo de private equity Carlyle no Brasil, costurou a fusão entre Tok&Stok e Mobly para fazer o desinvestimento e encerrar a intensa e desgastante relação com a família Dubrule, que era minoritária no negócio.
No acordo, que foi acertado como um aumento de capital na Mobly, a SPX fica com 12% das ações na nova empresa e a Mobly, além dos 88% na companhia, assume os 60% que o fundo de private equity detinha na Tok&Stok.
O negócio foi fechado na proporção de 4,5 ações da Mobly para uma da Tok&Stok. A SPX topou uma diluição de 50% na sua participação final na companhia. E a dívida foi precificada em R$ 9 por ação – desde o início de julho, a ação da Mobly na B3 acumula valorização de quase 45%, sendo negociada a R$ 3,03. O fundo de private equity tem um lockup de 24 meses.
“Entendemos que essa é uma oportunidade estratégica de complementaridade para os negócios em estilo, posicionamento, alinhamento e visão”, diz Victor Noda, cofundador e CEO da Mobly, ao NeoFeed.
Noda conta que há um ano e meio a Mobly se aproximou da Tok&Stok para tentar uma combinação das operações. Há um ano, essas conversas se intensificaram e ficaram concretas, mas não se chegou a um acordo, principalmente pelo endividamento da concorrente.
Agora, para sair o deal, a capitalização feita pela SPX na Tok&Stok de cerca de R$ 120 milhões se transforma em uma debênture conversível em ações em qualquer momento até a ação bater em R$ 9. A taxa desse título é de CDI+2% até 2034.
A Mobly também fez um acordo com a maior parte dos credores para aprovar um plano de recuperação extrajudicial da Tok&Stok, que posterga o início do pagamento da dívida de 2025 para 2026 e alonga o prazo em 10 anos. O endividamento atual está perto de R$ 450 milhões. E a homologação depende da Justiça.
“Essa é uma maneira de ter prazos para conseguir as sinergias e a própria geração de caixa pagar a dívida, sem pesar na alavancagem da Mobly”, afirma Noda.
No último balanço publicado pela Mobly, referente ao primeiro trimestre deste ano, o gross merchandise volume (GMV), indicador utilizado para empresas digitais, foi de R$ 207 milhões. E a companhia continuava queimando caixa. Foram R$ 38 milhões no período. O prejuízo foi de R$ 21 milhões.
A sinergia potencial entre as empresas é projetada entre R$ 80 milhões e R$ 135 milhões por ano, em um prazo de cinco anos. O plano, desenhado com a Bain Company, vê potencial de ganhos com a corte de custos, seja pela verticalização ou otimização logística, benefícios com redução de taxas, principalmente na importação (a Mobly detém um escritório na China) e de cross-sell.
“As marcas continuarão rodando de forma independente. A Tok&Stok está na alta renda e a Mobly com a renda média e baixa”, afirma o CEO.
Embora a SPX tenha vendido sua participação total na Tok&Stok para se tornar sócio da Mobly, a família Dubrule mantém a sua participação na rede varejista fundada por ela.
A partir de agora, a família Dubrule terá duas opções: acionar o mecanismo de tag along e transformar a participação de 40% na Tok&Stok em ações da Mobly. Essa adesão daria aos Dubrule em torno de 5% da nova empresa, o que fará da Tok&Stok uma subsidiária integral da Mobly. Isso acarretará em aceitar todos os termos do acordo, a começar pelo lockup de dois anos das ações.
Caso não topem o acordo, a Mobly passa a exercer o mesmo papel de SPX-Carlyle como controlador da Tok&Stok e os Dubrule como minoritários. Victor Noda afirma que já conversou com a família Dubrule e tem total interesse da permanência do casal no negócio pela experiência que eles podem dividir, principalmente no varejo físico.
Uma relação desgastada pelo tempo
A relação conflituosa entre fundadores Régis e Ghislaine Dubrule e o Carlyle se tornou pública em 2017, quando o fundo de private equity decidiu unilateralmente tirar Ghislaine do comando da Tok&Stok e colocar um gestor profissional na rede varejista de móveis e decoração.
O primeiro a sentar na cadeira de CEO foi Luiz Fazio, um executivo com experiência de mais de três décadas no varejo, mas que tinha uma cultura totalmente diferente da família fundadora.
Os Dubrule entendem que o diferencial da Tok&Stok é a qualidade e as lojas físicas. Para eles, móveis e decoração não atraem o consumidor pelo digital. Já o Carlyle é favorável à digitalização da operação e ao constante corte de custos.
A visão passional de um sócio e a racional de outro criou um conflito. Por isso, nos últimos sete anos, a cadeira de comando da Tok&Stok ficou quente e a liderança foi mudada nove vezes – inclusive por Ghislaine em duas ocasiões.
Em meados de julho deste ano, Guilherme Santa Clara, que conhece operações varejistas (esteve à frente da Forever 21 no País) e turnaround assumiu como CEO. E Ghislaine, que tinha reassumido o negócio, oficialmente, há um ano, em agosto de 2023, foi novamente tirada da operação.
Em junho, Ghislaine falou com o NeoFeed e mostrou que a relação entre a família e o Carlyle estava novamente desgastada. Na entrevista, a fundadora disse que os sócios estavam “de saída”, mas ainda não tinham encontrado uma maneira de desinvestir na companhia.
“Realmente, eles precisam sair. Eles colocam isso para nós e temos de achar uma proposta que seja boa, em primeiro lugar, para a empresa, que é super importante, e em segundo lugar para os sócios”, disse ela. “Temos de definir esse caminho. E é isso o que estamos construindo.”
Ao que tudo indica, as semanas seguintes mostraram que – mais uma vez – os sócios não estavam alinhados no discurso. As palavras de Ghislaine ao NeoFeed incomodaram o Carlyle, que decidiu agir rapidamente para pôr um fim definitivo na sociedade que começou em 2012 quando o fundo de private equity pagou, na época, R$ 700 milhões por 60% da empresa.
O NeoFeed apurou que a maneira como a família Dubrule buscou “ganhar terreno” para tentar tornar o Carlyle minoritário e poder controlar a Tok&Stok foi, nas palavras de uma fonte, deselegante.
Em nenhum momento os Dubrule fizeram uma proposta ao Carlyle para adquirir a participação total, até porque o fundo não tinha interesse em ser minoritário, mas de sair por completo da operação.
Os Dubrule vinham fazendo pequenos movimentos. Pessoas próximas contaram ao NeoFeed que a família buscou uma maneira de levantar recursos, mas não conseguiu o montante suficiente para fazer a proposta ao Carlyle. Mas tinham de ter mais ações para conseguir dar as cartas novamente.
Por isso, a decisão foi comprar uma dívida de R$ 50 milhões no Itaú para se tornar credor da empresa (houve negociação para adquirir a dívida com outro grande banco, mas a família não concluiu) e propor uma nova capitalização de R$ 100 milhões – o que obrigaria o sócio a pôr “dinheiro novo” para não ser diluído, algo que estava descartado pelo Carlyle.
No desenho feito pelos Dubrule, a “volta ao controle” se daria com R$ 260 milhões: o aporte de R$ 100 milhões mais a conversão de ações da dívida do Itaú e de outros R$ 60 milhões que a família emprestou à Tok&Stok. Foi a gota d’água que transbordou o copo que sempre esteve cheio entre os sócios.
“Temos um curso para capitalizar um pouco mais a empresa, mas vamos seguir firme”, disse Ghislaine, em junho, ao NeoFeed.
No ano passado, para evitar um pedido de falência, Carlyle e Dubrule fizeram uma engenharia financeira, com um reperfilamento da dívida de R$ 650 milhões.
Além da reestruturação com os grandes bancos, cujo principal vencimento acontece em 2029, mas que precisa começar a ser pago em 2025, os sócios já haviam aportado R$ 100 milhões.
Conversas antigas
Fundada em 2011 por Victor Noda, Marcelo Marques e Mario Fernandes, a Mobly se apresentou como uma startup de móveis e decoração. Nativa digital, a empresa teve uma ascensão rápida e aproveitou a janela de IPOs para abrir o capital na bolsa de valores.
Em fevereiro de 2021, a companhia captou R$ 812 milhões, sendo R$ 778 milhões em sua oferta primária. A ação foi listada a R$ 21. De lá para cá, o papel da empresa desabou e chegou a ser negociado em R$ 1,80 em abril do ano passado. A queda acumulada é de 88,5%.
Neste ano, a ação MBLY3 engatou uma recuperação e acumula alta de 54,5%. O valor de mercado é de R$ 322,6 milhões.
“Temos conversado com vários investidores e ter uma empresa líder de mercado pode influenciar no mercado de capitais. Eles querem apostar em quem está na frente”, diz Marcelo Marques, CFO da Mobly, ao NeoFeed.
Em setembro do ano passado, as conversas com a Tok&Stok se tornaram públicas quando o veículo Pipeline trouxe a informação de que os termos da fusão entre Mobly e Tok&Stok estavam acertados. Na época, o sócio de uma boutique de investimentos disse ao NeoFeed que “não era uma questão de se, mas quando”.
A Mobly publicou fato relevante confirmando a informação. E o mercado entendia que o negócio entre as duas empresas era complementar, seja pela união de uma empresa física com outra nativa digital, seja pelo perfil de cliente A e B de uma com o C de outra.
Mas a família Dubrule se “arrepiava” com essa possibilidade e era contra uma fusão com Mobly ou Westwing. Para os fundadores, a Tok&Stok era única no setor e agregava mais valor do que as outras marcas. E a rede fundada por eles ficaria em desvantagem na mesa de negociação pela fragilidade financeira.
Além disso, os Dubrule entendiam que enquanto a Tok&Stok era uma empresa de coleções exclusivas e móveis e decorações aspiracionais para o consumidor, as concorrentes apostavam nos “catálogos prontos importados da China”. Como será daqui para frente?
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Wealth Point #32 – Joaquim Azevedo, da Sequóia Properties, e Felipe Nobre, da Jera Capital
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Madero persegue dois números a partir de 2025: 800 restaurantes e 30% da receita em delivery
Os restaurantes Madero Burguer, Madero Grill e Jeronimo estão preparados para atender cinco milhões de clientes em dezembro. O mês é o de maior movimento para o grupo criado por Junior Durski. Mas enquanto contabiliza os pratos que saem das cozinhas de cada uma dessas marcas, o empresário e chef finaliza o preparo dos números para 2025.
O grupo está voltando a ter apetite por crescimento. Com 275 lojas em operação, os últimos dois anos foram de redução do investimento. O motivo desse aperto era a necessidade de voltar a ter um equilíbrio entre a geração de caixa e o endividamento.
A dívida líquida da companhia era de R$ 594,9 milhões em setembro de 2024, uma alavancagem de 1,07 vez para um prazo médio de 2,9 anos. Em 2020, a alavancagem do Madero chegou a 15,03 vezes a geração de caixa.
“Temos um número na empresa de dívida líquida sobre o Ebitda de uma vez. É o ponto para voltar a crescer. Chegaremos até o começo de 2025 e aí, sim, mantendo esse número, com geração de caixa, a gente volta a crescer”, diz Durski em entrevista ao Números Falam, programa do NeoFeed que tem o apoio do Santander Select.
“Esse custo vai para CDI+2,75% a partir de abril de 2025. A situação financeira da companhia, que é muito boa e com expectativas excelentes, foi revista”, complementa Ariel Szwarc, CFO do Madero.
Com Ebitda Ajustado dos últimos 12 meses de R$ 576 milhões, encerrados em setembro deste ano, para uma margem Ebitda de 32%, o plano de abertura de lojas vai começar a ganhar tração.
Embora o exterior seja atrativo para uma expansão, Durski ainda vê potencial para crescer no País. A marca, por exemplo, chegou recentemente no Nordeste.
“Podemos chegar a 600, 700, 800 restaurantes tranquilamente no Brasil. O Jerônimo é uma marca que pode fazer uma expansão grande. E o Madero também tem muito potencial”, diz Durski.
Um modelo que começa a ser experimentado pela companhia é a loja híbrida, com totens do Madero e do Jeronimo. O cliente escolhe qual cardápio prefere e retira no balcão. No primeiro mês de experiência em uma unidade da rua Oscar Freire, em São Paulo, as vendas aumentaram mais de 70%.
Em paralelo à expansão orgânica, o Madero quer elevar a participação do delivery nas receitas da companhia. Um negócio que começou na pandemia “meio a contra gosto” do chef Junior vem ganhando espaço no faturamento.
Até o começo de 2024, o delivery vinha representando em torno de 15% da receita líquida do grupo. Ao longo do ano, essa representatividade foi aumentando e atingiu 20,2% no terceiro trimestre. O plano é chegar a 30% no curto prazo.
Com o ajuste no balanço da companhia, Junior Durski continua sonhando com o IPO da empresa. Ele diz que é uma maneira de perenizar a companhia e acelerar o plano de crescimento. Mas ele não tem pressa. “Se tiver uma janela, vamos para o IPO. Se não tiver, estamos felizes também”, diz ele.
Negócios
Após aquisição da Algar Tech, Positivo cria nova marca e mira mercado endereçável de R$ 40 bilhões
Seis meses depois de concluir a aquisição da Algar Tech MSP, por R$ 235 milhões, a Positivo Tecnologia está avançando para começar a capturar as sinergias do acordo, o maior realizado em seus 35 anos de história. E esse movimento vem embalado por uma nova marca.
A companhia anunciou nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o lançamento da Positivo S+, unidade de que vai reunir os serviços gerenciados de TI da Algar Tech com as operações e serviços de tecnologia da Positivo Tech Services.
Carlos Mauricio Ferreira, que liderava a Algar Tech antes da aquisição pela Positivo Tecnologia, foi o nome escolhido para comandar a nova divisão, que nasce de olho em um mercado bilionário e com uma meta ambiciosa.
“Nosso mercado endereçável, levando-se em conta o Brasil e a América Latina, é de R$ 40 bilhões”, diz Ferreira, em entrevista ao NeoFeed. “Hoje, estamos entre as dez principais empresas do setor na região e nossa ambição é ser uma das três maiores.”
Atualmente, o pódio do mercado de infraestrutura e serviços de tecnologia na América Latina é ocupado pela brasileira Stefanini, a chilena Sonda e pela Kyndryl, empresa fruto de um spin-off da americana IBM.
Para alcançar o top 3 do setor, a Positivo S+ parte de uma estrutura que, ao reunir as forças da Algar Tech e da Positivo, tem presença em 16 países da América Latina, com operações próprias no Brasil, México, Colômbia e Argentina. E um batalhão de mais de 6 mil funcionários.
Uma das vias em direção a esse mercado bilionário é a complementaridade dos portfólios. Enquanto a Algar Tech traz uma bagagem em serviços complexos, como gerenciamento de nuvem e infraestrutura de TI, a Positivo Tech Services tem experiência na oferta de hardware e serviços como suporte técnico.
Na visão de Ferreira, os benefícios da associação não se esgotam nesse conceito de one stop shop. Além das ofertas complementares, outra peça que se encaixa nesse quebra-cabeça é a pouca sobreposição na carteira de clientes, que soma cerca de 170 empresas.
“A Positivo tem um ataque muito grande no B2B, mas a Algar está muito mais no topo da pirâmide”, afirma Ferreira. “E o nosso foco serão as mil maiores empresas do Brasil e da América Latina.”
Nesse contexto, uma das prioridades da Positivo S+ será ganhar mais presença em sua carteira atual a partir do investimento em vendas cruzadas nas duas carteiras que deram origem à operação. Em paralelo, a divisão também vai reservar tempo e recursos para adicionar novos CNPJs a essa base.
“Esse foi um ano bastante atípico para o mercado, com os clientes, por precaução ou desconfiança, segurando muitos deals”, diz Ferreira. “Agora, as empresas começaram a liberar esses projetos e temos participado de muitas propostas.”
A preparação para esse cenário e para o lançamento da Positivo S+ foi marcada por uma primeira etapa de integração das operações da Algar Tech e da Positivo Tech Services. Esse trajeto foi cumprido justamente desde o sinal verde para a transação, obtido em junho.
“Nessa fase inicial, nosso desafio foi muito mais garantir um desacoplamento suave do Grupo Algar, que é uma empresa com uma cultura muito forte”, diz Ferreira. “E conseguimos fazer isso sem ruídos e sem perder nenhum talento-chave ou cliente.”
Um dos próximos passos nesse processo envolverá, a partir de janeiro de 2025, as integrações dos times comerciais e do ponto de vista operacional. A expectativa é de que essas etapas – que não preveem a redução da equipe – sejam concluídas até o terceiro trimestre de 2025.
“E a última etapa será lançar novidades já em um portfólio conjunto, no quarto trimestre de 2025”, observa. “Um ponto que estamos estudando é levar todo o portfólio da Positivo Tecnologia para a América Latina. A Positivo S+ pode ser o braço para que isso seja feito.”
Há outras metas nesse horizonte. Com a Positivo S+ e em linha com tese de diversificação que tem sido o mantra da Positivo Tecnologia nos últimos anos, a fatia dos serviços e soluções de TI na receita do grupo salta de 8% para cerca de 18%. E a projeção é de que esse índice chegue a 20% entre 2028 e 2030.
Para se ter uma dimensão desses números, no acumulado de janeiro a setembro deste ano, a Positivo apurou uma receita bruta de R$ 3,07 bilhões, o que representou um crescimento de 10,7% sobre igual período de 2023.
Em um relatório recente, o Itaú BBA iniciou a cobertura do papel ressaltando que a estratégia da Positivo de ir além dos computadores que fizeram inicialmente sua fama, iniciada em 2017, expõe a empresa a mercados endereçáveis que, somados, totalizam R$ 117 bilhões.
Na visão do banco, a companhia tem um horizonte de curto prazo mais desafiador. Mas, ao dividir seus ovos em outras cestas, está bem posicionada para aproveitar o crescimento em mercados com altas margens e assegurar o acesso a receitas recorrentes.
Ao lado de segmentos como máquinas de cartão, a área de serviços foi justamente um dos pontos destacados dentro dessa perspectiva pelos analistas, que iniciaram a cobertura do papel com recomendação neutra e preço-alvo de R$ 6,70.
As ações da Positivo Tecnologia fecharam o pregão da quarta-feira, 18 de dezembro, em queda de 6,17%, cotadas a R$ 4,87. Em 2024, os papéis registram uma desvalorização de 30%. A empresa está avaliada em R$ 679,5 milhões.
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