Connect with us

Entretenimento

Cineasta que fugiu a pé do Irã estreia filme sobre resistência no Festival de Cannes

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 38 Segundo


A exibição de “The seed of the sacred fig”, que concorre à Palma de Ouro, contou com a presença do diretor, condenado a cinco anos de prisão e a receber chibatadas por produzir filmes sem autorização no Irã

Sameer Al-Doumy/AFPIranian director Mohammad Rasoulof no Festival de Cannes
Mohammad Rasoulof segura retratos dos atores de ‘The seed of the sacred fig’, Soheila Golestani e Missagh Zareh, no tapete vermelho de Cannes

O cineasta iraniano Mohammad Rasoulof causou comoção no Festival de Cannes nesta sexta-feira (24) com a exibição do filme “The seed of the sacred fig”, que concorre à Palma de Ouro deste ano. O longa é uma homenagem à resistência do povo iraniano e especialmente das mulheres. Foi uma das estreias de maior suspense de que se há memória na Croisette, com a presença na sala Lumière do próprio diretor de 51 anos, que fugiu a pé do seu país, onde tinha sido condenado a cinco anos de prisão e a receber chibatadas. A estreia representa uma reviravolta nas apostas à Palma de Ouro, que até agora era liderada, segundo muitos críticos, por “Emilia Pérez”, musical em espanhol ambientado no México e filmado pelo francês Jacques Audiard.

Palco mais conhecido pelo seu desfile diário de estrelas e frivolidades, Cannes sabe se tornar uma plataforma política global quando as circunstâncias assim exigem. “The seed of the sacred fig” foi filmado clandestinamente no Irã, com atores e uma equipe que permaneceu em grande parte no país e agora corre sério perigo, alertou o próprio diretor. A obra conta a história de um juiz recentemente promovido aos tribunais revolucionários islâmicos, os mais temidos do país, e da sua esposa e duas filhas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Rasoulof terminou de montar recentemente o filme, que se insere desde o primeiro momento na realidade atual do Irã. Desde a morte, em setembro de 2022, da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, detida por um suposto desrespeito às rigorosas normas de vestimentas da República Islâmica, o país tem vivido manifestações maciças que foram duramente reprimidas, deixando centenas de mortos e milhares de presos.

O longa aproveita esse pano de fundo para desenrolar, em 2h45, a angustiante história deste juiz, Imán, dominado pelas exigências repressivas do regime e pela progressiva conscientização de suas duas filhas sobre o que está acontecendo nas ruas. Quando desaparece a arma que o juiz utiliza para sua proteção pessoal, o drama se intensifica. Rasoulof é um diretor que em diversas ocasiões abordou questões controversas na sociedade iraniana, como a pena de morte ou o status das mulheres. O diretor utiliza as imagens brutais de manifestações, espancamentos policiais e prisões em massa que circulam nas redes sociais iranianas há dois anos, para transformar o filme em um vibrante tributo à bravura dos manifestantes.

Fuga do Irã

Na semana passada, o cineasta Mohammad Rasoulof anunciou ter deixado o Irã, o que ele definiu como uma jornada “exaustiva” e “perigosa” rumo a um local secreto na Europa. Ele tomou a decisão depois de ter sido condenado por “conluio para atentar contra a segurança do Estado”. Oficialmente, o Irã afirma que Rasolouf cometeu crimes contra a “segurança nacional” por produzir filmes sem autorização. Segundo Rasoulof, a equipe do longa continua a ser interrogada e intimidada pelas autoridades iranianas. No mesmo comunicado, disse se opor “fortemente contra a recente e injusta decisão que me forçou ao exílio”.

A última vez do cineasta no festival foi em 2017, quando venceu a mostra Un Certain Regard com o filme “Lerd”. Em 2020, Mohammad Rasoulof não foi autorizado a deixar o Irã para receber o Urso de Ouro em Berlim, na Alemanha, por “Não Há Mal Algum”. Neste ano, ele concorre contra 21 outras produções, como “Motel Destino”, longa do diretor cearense Karim Aïnouz.

*Com informações da AFP e Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

Entretenimento

Séries para maratonar: confira estreias e atrações recentes do streaming

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 18 Segundo


“Acima de Qualquer Suspeita”, com o ator Jake Gyllenhaal, a terceira temporada de “Bridgerton”, a segunda de “A Casa do Dragão” e “The Boys 4” estão entre as novidades de junho

Divulgação/Apple TVJake Gyllenhaal acima de qualquer suspeita
O ator Jake Gyllenhaal estrela a minissérie ‘Acima de Qualquer Suspeita’, inspirada no livro homônimo de Scott Turow

A série “Acima de Qualquer Suspeita”, com o ator Jake Gyllenhaal, a terceira temporada de “Bridgerton”, a segunda de “A Casa do Dragão” e “The Boys 4” chegam aos catálogos da Apple TV, Prime Video e Max em junho. Já a série “Matéria Escura”, estrelada pela atriz brasileira Alice Braga e pelo ator Joel Edgerton, e “Acolyte”, spin-off da saga de “Star Wars”, marcam os lançamentos dos últimos meses nas principais plataformas de streaming disponíveis no país. Confira abaixo a lista das atrações recentes para maratonar quando quiser:

ESTREIAS

The Boys – 4ª Temporada (Prime Video)

Os primeiros episódios da nova temporada estão sendo disponibilizados no streaming nesta semana, mostrando disputas políticas e os esforços de grupos que tentarão conter os ‘Super’ usando um tipo de vírus. No trailer, destaca-se a mudança de parte dos personagens de “celebridades amadas” para “deuses irados”.É possível assistir às três temporadas anteriores, ainda disponíveis no streaming, e também ao spin-off Gen V. Estreia: 14 de junho de 2024.

A Casa do Dragão – 2ª Temporada (Max)

Os novos episódios devem ter foco na guerra civil e familiar conhecida como Dança dos Dragões, em velocidade mais lenta que a temporada inicial, e provavelmente trarão um dos eventos mais famosos dos livros, conhecido como Sangue e Queijo, que rivaliza com o Casamento Vermelho. O spin-off de Game of Thrones terá um novo episódio liberado a cada domingo, após a exibição na TV paga. Estreia: 16 de junho de 2024.

Bridgerton – 3.ª temporada, parte 2 (Netflix)

Os últimos episódios da nova temporada de “Bridgerton” também são destaque. Na atual leva, o foco gira em torno do casal Penelope Featherington (Nicola Coughlan) e Colin Bridgerton (Luke Newton). Até então, a produção seguia a ordem dos livros de Julia Quinn, mas isso muda com a nova leva de episódios, uma vez que, em tese, a 3.ª temporada deveria ter foco em Benedict (Luke Thompson). Estreia: 13 de junho de 2024.

Acima de Qualquer Suspeita (Apple TV+)

Protagonizada por Jake Gyllenhaal, a série tem oito episódios e é inspirada no livro homônimo de Scott Turow, publicado no Brasil pela Planeta. Narra a história de um investigador da polícia de Chicago que descobre ser o principal suspeito do homicídio de uma colega de trabalho com a qual mantinha um caso secreto extraconjugal. Quando encontram seu DNA, impressões digitais e o histórico de dezenas de mensagens enviadas à vítima, com quem esteve na noite do crime, encontra dificuldades para convencer seus antigos parceiros e até mesmo a sua família de que é inocente. Estreou na quinta: 12 de junho de 2024.

DISPONÍVEIS

Fallout – 1ª temporada (Amazon Prime Video)

A série inspirada em um jogo de mesmo nome, mostra um mundo 200 anos após um apocalipse onde pessoas que moram em abrigos radioativos de luxo passam a explorar um novo universo devastado pelos seres humanos. Focada em três personagens, Lucy, Maximus e The Ghoul, interpretados, respectivamente, por Ella Purnell, Aaron Clifton e Walton Goggins, Fallout é uma criação de Lisa Joy (Westworld).

Acolyte – 1ª temporada (Disney+)

Da saga de “Star Wars”, a série spin-off “Acolyte” conta sobre a jornada de uma jovem padawan, que acompanha seu mestre jedi entre as investigações de crimes, e se passa um século antes dos acontecimentos do Episódio I – A Ameaça Fantasma. Criado por Leslye Headland, o spin-off conta com Amandla Stenberg (“Morte, Morte, Morte”), Manny Jacinto (“The Good Place”) e Lee Jung-jae (“Round 6”).

Matéria Escura – 1ª temporada (Apple Tv+)

A primeira temporada do romance de ficção científica “Matéria Escura” acompanha Jason Dessen (Joel Edgerton), físico, professor e pai de família, quando este é sequestrado e transportado para uma versão alternativa da sua própria vida. Entre uma viagem por vários universos, o protagonista enfrenta o pior de seus problemas: ele mesmo. A atriz brasileira Alice Braga também está na série.

Não nos Calaremos – 1ª temporada (Netflix)

A série espanhola retrata a vida da estudante de 17 anos, Alma, interpretada por Nicole Wallace, após fazer uma denúncia de assédio sexual em sua escola. A série foi lançada em 31 de maio, e é baseada no romance espanhol “Ni una más”, de Miguel Sáez Carral.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Publicada por Carolina Ferreira

*Com informações do Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

Ex de Nahim proíbe filha de ir ao velório do pai: ‘Não perca tempo’

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 42 Segundo


Cantor e a filha Noelle tinham uma relação distante; ele foi encontrado morto nesta quinta-feira (13) na casa onde vivia em Taboão da Serra

Reprodução/Instagram/@nahimoficial
nahim
Nahim será sepultado na sexta-feira (14)

Andreia Andrade, ex-mulher de Nahim, disse que não vai deixar a que a filha mais velha se despeça do cantor. Segundo ela, é uma perca de tempo. “Não venha. Não vai se despedir do pai. Ela não vai entrar. Não perca tempo”, disse Andreia, em entrevista ao SBT. Nahim foi encontrado morto na casa onde vivia em Taboão da Serra, São Paulo, nesta quinta (13). Ele tinha 71 anos. A causa da morte ainda não foi identificada. Nahim e a filha, Noelle, tinham uma relação distante. Em 2019, o cantor ficou preso durante uma semana por desrespeitar uma medida protetiva contra uma ex-companheira e foi solto após apresentar um habeas corpus à Justiça. Após ser solto, o cantor se disse ressentido com a filha por não ter ido visitá-lo na prisão. “Ela lá e eu aqui. A vida é assim. Paguei escola e faculdade. Obrigação de pai. Se formou em direito, mas não foi me visitar enquanto estive no cadeião”, disse em entrevista a um videocast em 2023. O velório de Nahim vai acontecer em São Paulo. O enterro será em Miguelópolis, município no interior paulista onde nasceu.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

 

Publicado por Sarah Américo

*Com informações do Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Entretenimento

Ex-de Nahim proíbe filha de ir ao velório do pai: ‘Não perca tempo’

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 42 Segundo


Cantor e a filha Noelle tinham uma relação distante; ele foi encontrado morto nesta quinta-feira (13) na casa onde vivia em Taboão da Serra

Reprodução/Instagram/@nahimoficial
nahim
Nahim será sepultado na sexta-feira (14)

Andreia Andrade, ex-mulher de Nahim, disse que não vai deixar a que a filha mais velha se despeça do cantor. Segundo ela, é uma perca de tempo. “Não venha. Não vai se despedir do pai. Ela não vai entrar. Não perca tempo”, disse Andreia, em entrevista ao SBT. Nahim foi encontrado morto na casa onde vivia em Taboão da Serra, São Paulo, nesta quinta (13). Ele tinha 71 anos. A causa da morte ainda não foi identificada. Nahim e a filha, Noelle, tinham uma relação distante. Em 2019, o cantor ficou preso durante uma semana por desrespeitar uma medida protetiva contra uma ex-companheira e foi solto após apresentar um habeas corpus à Justiça. Após ser solto, o cantor se disse ressentido com a filha por não ter ido visitá-lo na prisão. “Ela lá e eu aqui. A vida é assim. Paguei escola e faculdade. Obrigação de pai. Se formou em direito, mas não foi me visitar enquanto estive no cadeião”, disse em entrevista a um videocast em 2023. O velório de Nahim vai acontecer em São Paulo. O enterro será em Miguelópolis, município no interior paulista onde nasceu.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

 

Publicado por Sarah Américo

*Com informações do Estadão Conteúdo





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular