Connect with us

Tecnologia

como gerenciar e otimizar a página?

Prublicadas

sobre

Blog da ValueHost
Tempo de Leitura:15 Minuto, 28 Segundo


Se você oferece qualquer tipo de serviço ou conta com uma operação que passa por manutenções de forma regular, é importante levar em consideração que o cliente vai gostar de ser informado a respeito desses tópicos.

Mesmo que você tenha uma equipe de suporte, situações como essa podem impactar diretamente a produtividade do time, pois serão muitos chamados ao mesmo tempo. Com isso, as pessoas deixam de ser atendidas, o que gera insatisfação. Por essa razão, a Status Page se torna fundamental para o seu canal.

Neste material, a gente explica mais detalhes a respeito da definição desse conceito, traz quais são os benefícios de contar com uma Status Page, além de ressaltar sobre os elementos principais que devem conter em uma. Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma Status Page?

Primeiro, é importante entendermos do que se trata esse tema. Como o próprio nome sugere, se refere a uma página que vai notificar os seus clientes a respeito dos serviços realizados.

Exemplo: suponhamos que você conte com um sistema para o departamento de Recursos Humanos fazer o registro e o controle dos pagamentos em um mês. Se a sua equipe identificar que existe a necessidade de fazer uma manutenção em um dia específico, os seus clientes devem ser avisados a respeito do horário programado e de quanto tempo isso vai demorar.

Durante a manutenção, é preciso que a pessoa tenha acesso às informações de forma simplificada para entender como está o status, qual é o período que a empresa acredita que vai retornar, além de ser notificada quando tudo estiver normalizado. Esse é o objetivo da Status Page: trazer informações em tempo real acerca dessas eventualidades.

Quais os elementos de uma Status Page?

Existem alguns elementos que são praticamente obrigatórios em uma Status Page. Na sequência, a gente explica quais são eles. Confira!

Indicadores de Status

O nome já sugere: é o status de uma página. Por essa razão, o fator mais óbvio que deve estar presente em uma são os indicadores de status. Exemplo: suponhamos que a sua empresa esteja passando por uma manutenção no canal e, naquele momento, nenhum cliente consegue acessar nenhum tipo de sistema.

Na Status Page, ele vai identificar quando começou essa manutenção, qual é a previsão de encerrar e ainda pode verificar quando ela já tiver sido finalizada. Esse tipo de elemento facilita até mesmo para que seu time possa entender qual foi a duração da eventualidade e o que foi feito para solucionar.

Atualizações de incidentes

A pessoa que chega até a uma Status Page precisará ser atualizada sobre qualquer incidente que ocorra em seus canais. Como vimos, esse é um dos principais objetivos de contar com uma página como essa.

Dessa forma, torna-se importante que a sua estratégia leve em consideração títulos que realmente expliquem sobre do que se trata esse incidente, tenha descrições claras sobre o que é e com uma linguagem facilitada (abordaremos sobre isso mais adiante), além de apresentar para o leitor qual é o histórico do que já ocorreu até aqui.

Como o intuito é deixar a pessoa mais tranquila a respeito das manutenções feitas, indicamos ainda que tenha o registro com data e hora de todas as atualizações. Assim, o usuário terá a oportunidade de identificar se isso foi modificado há mais tempo ou não.

Manutenções planejadas

Principalmente para as empresas que contam com um histórico detalhado sobre as ocorrências dos últimos meses e desejam prevenir qualquer tipo de problema, as manutenções preventivas são indispensáveis para que o negócio garanta que tudo esteja em pleno funcionamento.

Por essa razão, a equipe vai definir um cronograma para que os usuários possam consultar os períodos em que ocorrerão. Sendo assim, o calendário deve estar presente em sua Status Page.

Informações de contato e suporte

Mesmo com a Status Page informando os períodos de manutenção, o mais indicado é que ela também conte com as informações de contato e suporte de seu time. Esse tipo de dado contribui para que as pessoas possam conversar com a equipe caso haja um problema mais urgente ou não tenha encontrado o que buscou naquele canal.

Layout

Assim como qualquer outra página de seu site, o layout deve ser limpo, organizado e intuitivo. Qualquer pessoa que acessar o canal precisa encontrar as informações mais relevantes a respeito das manutenções, sejam elas periódicas ou corretivas. Além disso, tanto para a equipe quanto para os clientes torna-se necessário de forma simplificada encontrar o histórico.

Contexto

Na descrição, traga o contexto de modo que o usuário facilmente o interprete. Abordaremos sobre isso mais à frente, porém, o importante é evitar termos técnicos para que qualquer cliente entenda facilmente o que ocorreu e o período em que voltará à normalidade.

Responsividade

Qualquer página de seu canal deve ser responsiva, uma vez que vai impactar diretamente na performance. Com a Status Page, não é diferente. Muito pelo contrário: como é um canal extremamente estratégico para a comunicação com os seus clientes, é preciso que ela se adéque aos mais diferentes dispositivos, uma vez que as pessoas acessam de diferentes locais.

Além de melhorar a experiência de sua audiência, esse tipo de estratégia impacta para quem vai buscar informações por meio do mobile (o que tem crescido muito atualmente) e ainda melhora o carregamento da página e reduz a taxa de rejeição.

Benefícios de ter uma Status Page

A seguir, trouxemos alguns dos principais benefícios de contar com uma Status Page em seu site. Confira!

Mais transparência para seus clientes

O primeiro ponto que se destaca ao contar com uma status page é que você poderá transmitir mais transparência aos seus clientes. Buscar continuamente por pessoas satisfeitas e um público fidelizado deve ser uma prioridade para qualquer tipo de negócio, uma vez que isso contribui para resultados mais atrativos e ainda impacta no marketing boca a boca, quando o próprio público indica seus serviços a outras pessoas;

A partir do momento em que você conta com uma Status Page, você tem a oportunidade de informar às pessoas que acessam o seu canal se houver qualquer tipo de interrupção ao longo do dia. Sendo assim, sempre que ele notar que houve algum problema, basta acessar e conferir como está o desempenho.

Outro ponto que deve ser destacado é o fato de que interrupções e manutenções são comuns em qualquer hospedagem e, quando há, é importante trazer para o seu público essa notificação para que não prejudique o seu dia a dia.

Naturalmente, tudo isso impacta para que as pessoas que confiam em você possam planejar as suas rotinas de forma mais eficiente, além de impactar de forma positiva a credibilidade que seu negócio transmite para os clientes.

Menos sobrecarga para a sua equipe

Quem trabalha com o âmbito digital sabe: sempre que há qualquer tipo de problema, é comum que haja sobrecarga para a equipe. Tanto para a operacional, que vai atuar diretamente com o problema, quanto para o suporte, que precisará atender a chamados respondendo sempre às mesmas questões: quanto tempo aquela situação vai permanecer, qual é a previsão de retorno, o que acontecerá ao longo do dia etc.

Esse tipo de contexto acaba impactando não apenas a imagem que seus clientes têm da empresa, como também a satisfação de seus profissionais. A partir do momento em que se automatizam mais atividades, eles conseguem direcionar seus esforços para atividades menos manuais e mais estratégicas.

Com isso, também há redução da taxa de rotatividade, sendo mais um fator que reflete nos custos da empresa. Deve-se sempre levar em consideração que demitir e contratar pessoas gera custos, além de ser uma perda de capital intelectual.

Consequentemente, traz melhorias para a eficiência operacional da empresa, que pode sempre informar quando houver qualquer mudança de status, como o próprio nome da página sugere.

Melhorias para a comunicação com os clientes

Ao prezar por uma boa comunicação com os seus clientes, alguns diferenciais podem ser observados. Entre eles, destacamos especialmente:

  • melhorias para a satisfação do público com o seu negócio;
  • redução de custos em diferentes aspectos da empresa, tanto no que diz respeito à fidelização de clientes quanto no que está relacionado à eficiência de suas demandas;
  • aumento de público;
  • imagem da empresa positiva perante o mercado;

Registros sobre as incidências que ocorrem no site

Outro ponto que não pode ser deixado de lado é que vai haver registros de incidências que ocorrem no site. De nada adianta sempre comunicar e houver uma transparência ao que ocorre no negócio se a empresa não se esforçar para que essas situações não se repitam, concorda?

Dessa forma, a Status Page contribui para que o seu canal faça todas as sinalizações de manutenções e qualquer outra ocorrência que houver, de modo que a equipe de TI estruture um plano de ação para essas eventualidades não se repitam.

Com isso, é uma oportunidade de o time usar os problemas que já ocorreram em algum momento para entender as causas, estudar o que foi feito de forma reativa e estruturar um planejamento para manutenções preventivas. Assim, não será preciso trazer esses dados e atualizações para a Status Page, ou será com uma recorrência menor, justamente pelo fato de que os erros serão consideravelmente reduzidos.

Como deve ser a criação, gerenciamento e otimização da Status Page?

Existem diferentes etapas para a criação, gerenciamento e otimização da Status Page. Primeiro, é preciso buscar por plataformas especializadas com fornecedores que realmente entendem do assunto e contam com soluções dedicadas (como a hospedagem certa) para que a sua equipe gere relatórios e faça a otimização das informações de forma prática.

No que diz respeito ao gerenciamento em si, o time que cuida desse canal deve estar sempre atento quanto ao monitoramento. Dessa forma, alertas são automatizados, de modo que assim quando ocorre um problema, as pessoas responsáveis pelo projeto já cuidam das atualizações e já acionam as equipes responsáveis para realizar a manutenção: a comunicação entre as áreas é fundamental para o sucesso de qualquer objetivo em sua empresa, independentemente de qual seja ele.

Quanto à otimização, boas práticas de SEO não podem ser deixadas de lado. É por meio delas que vai haver a possibilidade de o canal ser indexado nos buscadores com mais facilidade, além de trazer uma melhor escaneabilidade para os visitantes (identificarão as informações de forma mais simples).

Quais são as boas práticas para uma Status Page?

Agora que você já conhece algumas das principais informações a respeito da Status Page, chegou o momento de entendermos quais são as boas práticas que devem ser utilizadas em uma com o intuito de usufruir de todos os benefícios que apresentamos até aqui. Confira!

Atualizações em tempo real

Como vimos ao longo de todo o material, um dos principais pontos relacionados à Status Page está no fato de que os usuários terão a oportunidade de conferir em tempo real quais são os impactos que o canal vem sofrendo e se há algum tipo de manutenção que ocorre no site. Naturalmente, a boa prática primordial a respeito dos elementos a serem contidos é a agilidade em trazer essas informações, pois vai impactar diretamente a comunicação com toda a sua base.

Tenha, ainda, uma equipe qualificada que vá considerar uma frequência contínua de atualizações. Mesmo que a empresa não tenha nada novo a informar, é importante trazer previsões de manutenção, ressaltar quais foram as últimas modificações feitas ou até mesmo informar que dentro de um período considerável o seu site não passa por nenhuma instabilidade.

Essa será uma forma de trazer os diferenciais de seu negócio em um canal onde naturalmente se informa sobre diferentes contextos.

Forma de comunicar

Existe a necessidade de a sua equipe considerar a Status Page como um canal de comunicação como outro qualquer com o seu cliente. Por essa razão, é importante que a página tenha poucos elementos que tirem a atenção dos tópicos principais a serem repassados, bem como o tom de voz seja adequado para o seu público.

Muitas vezes, existem momentos em que há manutenções técnicas programadas ou eventuais que poucas pessoas têm conhecimento do que se trata, de fato. Dessa forma, o ideal é que você traga essa mensagem de forma clara para que qualquer cliente entenda, com uma linguagem simples e adequada para as pessoas leigas.

Outro ponto relevante a ser considerado é que os status das atualizações devem conter cores intuitivas. Exemplo: logo de cara identificamos que a cor vermelha representa que há algum entrave, enquanto a verde sinaliza que o problema já foi solucionado. Isso facilita o entendimento por parte do cliente a respeito do processo, de modo que ele rapidamente interprete as informações ali presentes.

Notificações e assinaturas

Existem objetivos específicos da Status Page que já mencionamos de forma breve ao longo deste material, certo? Alguns deles é o de levar para o cliente informações relevantes e detalhadas sobre o que vem ocorrendo em seu site, pois vai impactar em sua rotina e contribuir para que seu negócio transmita mais credibilidade.

Por essa razão, um ponto que você não pode deixar de lado é o de oferecer a possibilidade de a pessoa ter notificações sobre as diferentes etapas. Ou seja, assim que uma fase da manutenção for concluída (se houver manutenção, claro), a pessoa rapidamente recebe um e-mail ou um SMS que a deixa ciente sobre o andamento das atividades.

Mas, para isso, o ideal é que haja assinatura. Ou seja, a própria pessoa que vai manifestar o interesse de receber esses dados no canal escolhido. Caso contrário, além de a LGPD não ser respeitada, o que poderia ocasionar em multas para a empresa, esse seria um fator que traria o descontentamento do cliente que recebe as informações, justamente por não ter solicitado à sua empresa em nenhum canal que fosse impactado com esses dados.

Feedback dos usuários

Independentemente de qual seja a estratégia de sua empresa, buscar por feedbacks dos usuários é uma excelente prática para entender o que vem dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado.

Dessa forma, a partir do retorno das próprias pessoas que utilizam as ferramentas de seu negócio e necessitam de o serviço em pleno funcionamento, a sua equipe tem a possibilidade de entender o que é prioritário e quais são os planos de ação que realmente vem trazendo impacto para a insatisfação dos usuários.

No entanto, o feedback por si só será apenas um diagnóstico de como a sua empresa vem se comportando nos diferentes canais e como está a atuação na Status Page. Porém, se o seu time não estudar tudo o que foi trazido, entender esses dados como insumos para melhorias, de nada vai adiantar.

O próximo passo é justamente o de estabelecer um plano de ação para atuar em cima dos pontos mais críticos. E, claro, voltar a aplicar uma rodada de feedbacks com o intuito de entender se as mudanças implementadas surtiram efeitos ou se vieram outras prioridades para os profissionais.

Treinamentos

Seja qual for o seu time, é preciso preocupar-se em oferecer treinamentos dos procedimentos para que continuamente eles se aprimorem nas mais distintas atividades. No momento de implementar uma Status Page, não é diferente.

É importante garantir que o time responsável por operar e atualizar conheça toda a sua estrutura, saiba quais são os pontos de melhoria e entenda como solucionar qualquer eventualidade que possa ocorrer ao longo desse processo.

Além disso, sugerimos que a sua gestão tenha um documento com os principais procedimentos a serem feitos para diferentes contextos. Com isso, preserva-se o capital intelectual. Ou seja, se alguém do time receber uma outra proposta ou até mesmo mudar de equipe, qualquer outra pessoa poderá facilmente consultar essas informações e buscar por uma solução.

Testes

Realizar testes contínuos deve ser uma prioridade para qualquer pessoa que trabalha com Tecnologia da Informação. É por meio deles que o time como um todo terá mais confiabilidade nos sistemas da empresa, pois entenderão quais são os procedimentos feitos e quais são os possíveis bugs que possam ocorrer, além de estruturar planos para que, sempre que houver qualquer falha, todas as pessoas estejam capacitadas para saná-las.

Os testes são ainda importantes ferramentas para que seu time demonstre credibilidade sempre que houver qualquer questionamento a respeito das funcionalidades do sistema, bem como são oportunidades para que haja correções sem que isso seja percebido por parte dos clientes.

Personalização

Por fim, recomendamos que haja personalização em sua Status Page. O ideal é que o cliente facilmente identifique elementos de sua identidade visual e (novamente tocamos nesse ponto) com uma linguagem que ele entenda de forma simplificada.

Isso trará mais oportunidade para fixar a sua marca ao mesmo tempo em que a empresa tem em mãos outra possibilidade de expandir o conhecimento de seu negócio para todas as frentes do canal.

Quais são as tendências para o futuro da Status Page?

O uso da Inteligência Artificial é um dos principais tópicos quando mencionamos sobre o futuro da Status Page e as suas tendências. Por meio dela, os problemas poderão ser detectados com muito mais facilidade e precisão, além de serem antecipados — fato que impede insatisfação com os clientes.

Além disso, o foco em qualquer contexto quando se refere aos canais digitais deve ser a Experiência do Usuário. É por meio dela que você tem a oportunidade de formular páginas com interfaces mais convidativas e também gerar uma impressão melhor para quem acessa.

Por fim, deve-se ressaltar que o uso de chatbots também vai estar em alta. Mesmo quando houver a necessidade de os clientes entrarem em contato com a sua equipe, inicialmente vai passar por um filtro, que identificará os seus problemas para somente aí entender se realmente vai ser preciso de um contato humano para solucionar a questão.

Neste material, você pôde entender um pouco mais sobre o que é o Status Page, quais são os seus diferenciais, além de dicas para implementar em uma empresa. Como vimos, trata-se de uma estratégia que contribui diretamente para que as empresas tenham uma comunicação mais próxima com o seu público, o que impacta em seus resultados.

Se você gostou deste material, compartilhe-o com as suas conexões em suas redes sociais para aquelas pessoas que também considerarão úteis este conteúdo.





Fonte: Valuehost

Tecnologia

o que é e como funciona na prática?

Prublicadas

sobre

Blog da ValueHost
Tempo de Leitura:5 Minuto, 54 Segundo


No vasto universo de servidores para sites, a escolha do tipo certo de serviço pode ser decisiva para o sucesso de um portal ou página online. Entre as várias opções disponíveis, a hospedagem compartilhada se destaca como uma solução popular e econômica para muitas empresas.

Mas, o que exatamente é a hospedagem compartilhada e como ela opera no dia a dia? Esse assunto ainda gera muita dúvida, até mesmo na mente de pessoas que têm experiência nesse universo. Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos o que é a hospedagem compartilhada, como funciona e em quais situações ela pode ser indicada. Continue lendo!

Hospedagem compartilhada: o que é?

A hospedagem compartilhada é um tipo de serviço em que vários sites são armazenados em um único servidor físico. Esse sistema é dividido em várias contas, cada uma das quais aloca uma parte dos recursos do servidor — como CPU, memória e espaço de armazenamento — para um site específico.

Devido à sua estrutura econômica, a hospedagem compartilhada é uma escolha comum entre muitas empresas, especialmente pequenos negócios e indivíduos que buscam uma solução acessível para colocar seus sites no ar.

A segurança existente na hospedagem compartilhada

A segurança é uma preocupação importante nesse tipo de hospedagem. Como os recursos do servidor são compartilhados entre vários sites, existe o risco de que um problema de segurança em um domínio possa potencialmente afetar outros sites no mesmo servidor.

No entanto, a maioria dos provedores de hospedagem compartilhada implementa medidas de segurança que evitam esse tipo de problema. Por exemplo, firewalls, proteção contra malware e monitoramento contínuo.

Além disso, boas práticas de segurança, como a utilização de senhas fortes e a instalação regular de atualizações, também são práticas comumente aplicadas que servem para proteger os sites dos usuários.

Como funciona a hospedagem compartilhada na prática?

Entendido o que é hospedagem compartilhada, mostraremos como ela funciona na prática. Separamos suas funcionalidades em tópicos para facilitar o entendimento. Confira!

Recursos compartilhados

Na hospedagem compartilhada, um único servidor é dividido entre vários sites. Cada um recebe uma fração dos recursos da ferramenta.

Essa divisão permite que múltiplos sites utilizem o mesmo servidor, reduzindo os custos para todos os usuários. No entanto, isso significa que o desempenho de um site pode ser afetado por picos de tráfego ou outros tipos de problemas.

Gerenciamento do servidor

O gerenciamento do servidor na hospedagem compartilhada é totalmente responsabilidade do provedor. Isso inclui manutenção, atualizações de software, configuração e segurança do servidor.

Desse modo, os usuários não precisam se preocupar com a administração técnica do servidor. Isso faz com que a hospedagem compartilhada seja uma ótima opção para quem não tem experiência técnica ou recursos para gerenciar uma tecnologia desse tipo.

Desempenho

O desempenho na hospedagem compartilhada pode variar dependendo do tráfego e das atividades dos outros sites no mesmo servidor. Se um site vizinho estiver consumindo muitos recursos, isso pode afetar o desempenho de outro que foi hospedado no mesmo local.

Apesar disso, é comum que algumas empresas que fornecem esse tipo de serviço ofereçam ferramentas modernas para monitorar o uso de recursos e garantir que nenhum site sobrecarregue o servidor.

Suporte

O suporte na hospedagem compartilhada geralmente é fornecido pelo provedor de hospedagem e pode incluir suporte técnico para problemas relacionados ao serviço que está sendo oferecido.

A qualidade do suporte pode variar entre os provedores, então é importante escolher um que ofereça um bom serviço de atendimento ao cliente e, efetivamente, resolva os problemas que surgirem com o uso da hospedagem compartilhada.

Escalabilidade

A escalabilidade nessa modalidade de serviço pode ser um pouco mais limitada. Se o seu site começar a crescer e exigir mais recursos, você pode encontrar restrições na hospedagem compartilhada.

Nesse caso, pode ser necessário migrar para uma solução de hospedagem mais robusta, como VPS ou um servidor dedicado. Muitos provedores oferecem planos de upgrade, facilitando a transição para um serviço que atenda melhor às suas novas necessidades.

Uma alternativa que o gestor do site também pode optar é a hospedagem na nuvem. Esse formato oferece uma boa escalabilidade e flexibilidade, permitindo que você pague apenas pelos recursos que usa.

Quais são os prós e contras da hospedagem compartilhada?

Esse é um serviço que tem uma aplicação muito específica. Logo, é natural que existam prós e contras relacionados a ele. Vamos tratar, inicialmente, das vantagens:

  • custo reduzido, uma vez os recursos do servidor são compartilhados entre vários usuários;
  • facilidade de uso, tendo em vista que o gerenciamento do servidor é feito pelo provedor, simplificando o processo para quem não tem conhecimentos técnicos avançados;
  • suporte técnico, o que pode ser útil para resolver problemas rapidamente;
  • manutenção menor, uma vez que o provedor é quem cuidará das atualizações do servidor, liberando você para focar no seu site.

Porém, existem alguns pontos que podemos entender como desvantagens desse tipo de serviço. Entre os principais, podemos destacar:

  • recursos compartilhados podem levar a limitações de desempenho, especialmente se outros sites no servidor estiverem com alta demanda;
  • a medida que seu site cresce, você pode encontrar limitações e a necessidade de migrar para uma solução mais robusta;
  • menos controle sobre o servidor e suas configurações, o que pode ser uma desvantagem para sites que requerem personalização avançada.

Quando a hospedagem compartilhada é mais indicada?

A hospedagem compartilhada é uma excelente escolha para indivíduos e empresas que têm um orçamento limitado. É ideal para sites pessoais, blogs corporativos e pequenas lojas online que não têm grandes requisitos de recursos e não esperam um volume de tráfego intenso.

A natureza econômica da hospedagem compartilhada a torna interessante para quem busca uma solução acessível para estabelecer uma presença online sem comprometer grandes investimentos. Além disso, esse tipo de serviço também é recomendado para aqueles que não possuem experiência técnica avançada.

Com a administração do servidor sendo gerenciada pelo provedor de hospedagem, os usuários podem se concentrar no desenvolvimento e manutenção de seu site, sem a necessidade de lidar com aspectos técnicos complexos. Esse suporte técnico torna a hospedagem compartilhada uma boa opção para quem deseja simplicidade e facilidade de uso.

Por fim, mais importante que entender o que é a hospedagem compartilhada é saber que esse é um serviço que pode ser ótimo para quem atende seus requisitos. Ele é a porta de entrada para empresas que desejam iniciar sua presença online, utilizando funcionalidades eficientes, mas com um preço acessível.

Gostou deste artigo? Quer ficar por dentro de todas as novidades que postarmos em nosso site? Então, siga os nossos perfis nas redes sociais. Assim, sempre que um novo conteúdo for publicado você receberá uma notificação. Estamos no Facebook, X (antigo Twitter), Instagram e LinkedIn.





Fonte: Valuehost

Continue Lendo

Tecnologia

como funciona na hospedagem de sites?

Prublicadas

sobre

Blog da ValueHost
Tempo de Leitura:5 Minuto, 31 Segundo


Você sabe o que é Inteligência Artificial e como funciona? A tecnologia está em constante evolução e, com ela, surgem novas oportunidades para otimizar e transformar diversos setores da nossa economia.

Nos últimos anos, testemunhamos o surgimento da IA, uma ferramenta que tem se mostrado capaz de trazer inovações significativas em diferentes áreas.

Neste artigo, explicaremos de forma simples como funciona a Inteligência Artificial, além de demonstrar por que essa tecnologia está impactando o setor de hospedagem de sites. Acompanhe!

Como a Inteligência Artificial surgiu?

A ideia de criar máquinas capazes de pensar e agir como seres humanos tem fascinado a humanidade por séculos. Na década de 50, a Inteligência Artificial (IA) começou a tomar forma como um campo de estudo científico. O termo “Inteligência Artificial” foi cunhado por John McCarthy em 1956, durante a conferência de Dartmouth, que marcou o início oficial das pesquisas sobre essa tecnologia.

Nos primeiros anos, o foco estava em criar programas que pudessem resolver problemas lógicos e matemáticos simples. Com o passar das décadas, a IA evoluiu de maneira significativa, impulsionada por avanços em computação e algoritmos, bem como pela disponibilidade crescente de dados.

Nos anos 1980 e 1990, técnicas de aprendizado de máquina (Machine Learning) começaram a ganhar destaque. Já nos anos 2000, o desenvolvimento de redes neurais e o surgimento do deep learning abriram novas possibilidades. Entre elas, a criação de sistemas de IA capazes de processar grandes volumes de dados e reconhecer padrões complexos, como de imagem e voz.

Atualmente, a IA está integrada em nosso cotidiano, influenciando desde a personalização de recomendações em plataformas de streaming até a automação de tarefas complexas em diversas indústrias.

Inteligência Artificial: como funciona no contexto da hospedagem de sites?

Com a rápida evolução da Inteligência Artificial, o setor de hospedagem de sites tem colhido benefícios significativos, integrando essa tecnologia para aprimorar diversos aspectos do serviço. A seguir, examinaremos como a IA está revolucionando essa área. Continue lendo para descobrir!

Automação de tarefas

Uma das maiores vantagens da IA na hospedagem de sites é a automação de tarefas repetitivas e demoradas. A IA pode automatizar processos que vão desde a configuração inicial do servidor até a manutenção regular.

Assim, permite que os administradores de TI se concentrem em tarefas mais estratégicas. Isso resulta em economia de tempo e redução de erros humanos.

Otimização de performance

A IA é capaz de monitorar o desempenho dos sites em tempo real, identificando gargalos de performance e aplicando ajustes automaticamente.

Ela pode otimizar o uso da largura de banda e alocar recursos do servidor de maneira inteligente, por exemplo. Dessa forma, garante que o site opere com máxima eficiência, mesmo durante picos de tráfego.

Gerenciamento de recursos

Com a ajuda da IA, os provedores de hospedagem podem gerenciar melhor os recursos disponíveis. A tecnologia permite prever a demanda e ajustar a alocação de memória e processamento conforme necessário.

Esse tipo de funcionalidade é capaz de evitar sobrecargas, o que garante que os sites hospedados mantenham uma alta disponibilidade.

Experiência do usuário

A IA está transformando a forma como os sites interagem com os visitantes. Ferramentas de Inteligência Artificial podem personalizar a experiência do usuário, oferecendo recomendações baseadas em comportamento de navegação e preferências anteriores.

Eficiência operacional

Com a automação e o gerenciamento inteligente de recursos, a IA contribui para uma maior eficiência operacional dos serviços de hospedagem. Isso significa que os provedores podem oferecer serviços mais rápidos e confiáveis, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais.

Design de sites

A IA também está impactando o design de sites, facilitando a criação de layouts personalizados e responsivos. Ferramentas baseadas em IA têm a capacidade de analisar o conteúdo e o público-alvo de um portal, e-commerce ou blog corporativo para sugerir designs que otimizem a experiência do usuário e aumentem o engajamento.

Análise de dados

A capacidade da IA de processar grandes volumes de dados em tempo real permite que os administradores de sites obtenham informações importantes acerca da sua audiência, bem como de outros aspectos relevantes.

A análise de dados pode identificar padrões de comportamento do usuário, prever tendências e fornecer informações que ajudem a tomar decisões embasadas sobre o conteúdo e a estrutura do site.

Como se adequar às mudanças trazidas pela evolução da IA?

A crescente influência da Inteligência Artificial em diversos segmentos da economia pode assustar algumas pessoas. Contudo, a grande verdade é que essa tecnologia é capaz de trazer inúmeros benefícios para esses setores. Com a hospedagem de sites, não seria diferente.

Portanto, é fundamental que empresas e profissionais que atuam com a gestão de sites se preparem para aproveitar ao máximo essas transformações. O primeiro passo é investir em conhecimento e treinamento contínuo.

Compreender os fundamentos da IA e as ferramentas disponíveis permitirá uma melhor adaptação e a capacidade de integrar essa tecnologia de forma eficaz. Workshops, cursos online e eventos especializados são excelentes oportunidades para se manter atualizado sobre as últimas tendências e inovações em IA.

Além disso, é importante adotar uma mentalidade aberta à inovação e estar disposto a experimentar novas abordagens e soluções. Isso inclui a implementação de sistemas de hospedagem que já utilizam IA para automação, otimização e segurança.

Ainda, testar e analisar diferentes ferramentas de Inteligência Artificial permitirá identificar quais são as mais adequadas para o seu negócio, contribuindo para uma melhoria constante nos serviços prestados.

As empresas também devem considerar a colaboração com especialistas em IA e tecnologia da informação. Parcerias estratégicas com fornecedores de soluções de IA e consultores especializados podem fornecer o suporte necessário para uma transição tranquila e eficiente. Assim, será possível aproveitar todas as vantagens da IA na hospedagem de sites, garantindo uma presença online forte, segura e preparada para os desafios do futuro.

Como vimos, é importante entender que a Inteligência Artificial está transformando a hospedagem de sites, trazendo inovação e eficiência em diversos aspectos. Adaptar-se a essa nova realidade é essencial para aproveitar suas vantagens e garantir que os sites permaneçam competitivos, seguros e preparados para o futuro digital.

Gostou deste conteúdo sobre como a Inteligência Artificial funciona? Então, deixe um comentário logo abaixo e nos conte sobre sua experiência com o uso de IA.





Fonte: Valuehost

Continue Lendo

Tecnologia

Por que é necessário fazer o backup diário do servidor?

Prublicadas

sobre

Blog da ValueHost
Tempo de Leitura:5 Minuto, 28 Segundo


Toda empresa atualmente precisa ter um site disponível online para otimizar seu desempenho. Seja para administrar suas informações internas, manter contato com o público ou fechar mais vendas. E para garantir a segurança de todas as informações armazenadas em seu servidor, é fundamental fazer um backup diário dos seus dados.

Empresas que não tomam essa medida se expõem a vários riscos no dia a dia. Especialmente à medida que expandem suas atividades e precisam lidar com um volume maior de dados regularmente. Zelar pela integridade dos dados da sua equipe, seus clientes e seus parceiros de mercado é também obrigação da empresa.

Acompanhe e entenda melhor a importância de fazer o backup diário do servidor.

O que é um backup diário?

Existem diferentes tipos de backups que uma empresa pode fazer. O backup diário é uma medida de segurança para as informações da empresa. Todos os documentos do servidor são salvos em um hardware separado da sua hospedagem cloud, com sua data de arquivamento marcada.

Caso haja qualquer problema ou inconsistência nas informações, você pode recorrer a esse backup para corrigir esse erro. Assim, mesmo quando há algum problema no seu sistema, as informações do seu negócio continuam protegidas.

Esse é um passo muito importante para a segurança digital de um negócio, já que existem diversos riscos diários com os quais você deve lidar. Mesmo fazendo uso amplo de firewalls, antivírus e monitorando as atividades da rede, ainda é importante ter um plano B em caso de falha.

5 motivos para fazer o backup diário do servidor

Mesmo que o seu negócio tenha outras medidas em efeito para prevenir a perda de informações, ainda é importante fazer o backup diário do servidor. Veja aqui alguns dos principais motivos.

Minimizar o risco de perda

Existem muitas coisas que podem levar à perda de dados na sua empresa. Erro humano no manuseio da informação, vírus, panes, danificação do hardware, entre outros fatores. É possível prevenir alguns deles, mas você ainda deve estar preparado para essa possibilidade, por menor que seja.

O backup diário é uma forma de garantir que seu negócio esteja pronto para reagir diante dessas ocorrências. Assim, mesmo que haja alguma perda de informação, não se perde dados sensíveis e relevantes para a sua empresa.

Nesses casos, há sempre uma cópia recente do arquivo em questão, o qual você pode usar para restaurar os dados. Mesmo que haja alguma perda, ela será bem menor que o esperado.

Reduzir o impacto de ataques ao sistema

Quando um criminoso invade o servidor da sua empresa, seu objetivo normalmente é obter dados sensíveis sobre seus clientes e funcionários. Quando conseguem entrar em seu sistema com sucesso, eles podem falsificar documentos e cometer fraudes em seu nome, por exemplo.

Um método para evitar o vazamento dessas informações é deletar os arquivos antes que eles sejam acessados. Dessa forma, a informação que o criminoso busca não pode mais ser encontrada, neutralizando o ataque. E se houver algum vírus nos arquivos, ele é deletado ao mesmo tempo.

Após a equipe recuperar o controle dos seus dados e eliminar qualquer vulnerabilidade, você pode acessar o backup da empresa e migrar os dados da última versão desses arquivos de volta para o servidor. Assim, o impacto do ataque pode ser minimizado.

Conformidade com as normas de segurança

Empresas estão sujeitas a várias normas com relação ao manuseio de informações sensíveis, como nomes, endereços e informações de pagamento. Se algum desses dados for usado de forma incorreta ou violado, é responsabilidade da empresa lidar com a situação. Isso inclui também dados armazenados no seu servidor.

Apesar de serem mais uma obrigação para seu negócio, essas regras também proporcionam mais segurança e eficácia na gestão do seu servidor dedicado. Manter múltiplos backups sempre ativos é uma forma de alcançar esse objetivo. Além de evitar a perda de informação sensível sobre seus clientes e funcionários, também é uma forma de se adequar a algumas dessas exigências.

Garantir o acesso aos dados

Não é necessário que ocorra algum dano grave ou ataque direto ao seu servidor para que ele fique inacessível. Chuvas, problemas na rede externa ou alterações na infraestrutura também podem deixar seus dados indisponíveis por um tempo, impactando o trabalho da sua equipe.

Nesse sentido, os backups também atuam como uma forma de facilitar o acesso da sua equipe a essas informações. Se ocorrer alguma queda temporária no servidor principal, por exemplo, você pode acionar seu backup diário e manter o funcionamento adequado do seu negócio até que o problema em questão seja resolvido definitivamente.

Manter as atividades da empresa

Boa parte das funções do seu negócio dependem das informações armazenadas no seu servidor. Especialmente aquelas acessadas pelos seus clientes, que dizem respeito aos serviços que você oferece e o andamento de cada contato.

Quando essas informações estão em risco, pode ser necessário bloquear por completo seu acesso ou mesmo apagá-las. Porém, isso também pode impactar sua rotina de trabalho, atrasando diversas tarefas ou impossibilitando o funcionamento do seu negócio. Um problema sério para uma loja virtual, por exemplo.

Qualquer que seja o seu caso, manter um backup diário é a forma mais simples de lidar com esses problemas. Mesmo quando houver algum ataque ou pane no servidor principal, você terá as informações que precisa para continuar suas atividades com o mínimo de retrabalho ou atraso.

Conte com a ValueHost para ter o melhor servidor

Contar com um provedor de qualidade é fundamental para garantir a melhor qualidade e disponibilidade dos seus serviços. Aqui na ValueHost, você conta com backups diários, transferência rápida de dados em caso de ataque, hospedagem dedicada e suporte completo da nossa equipe para tirar dúvidas e lidar com qualquer imprevisto e atender às demandas do site.

Com um backup diário consistente, você já tem uma margem de segurança bem maior para lidar com diferentes tipos de ameaças. Assim, você transmite mais credibilidade para seus clientes, colaboradores e também para seus parceiros de mercado. Um passo importante para promover o crescimento do seu negócio a longo prazo.

Entre em contato com a ValueHost agora mesmo e aprenda mais sobre os nossos serviços!





Fonte: Valuehost

Continue Lendo

Popular