Brasil
Deputado Sóstenes diz que drone caiu perto da Câmara e há suspeita de que homem que morreu esteve no Congresso
Parlamentar também disse que há uma suspeita de que o dono de um carro que explodiu no estacionamento da Câmara e o homem encontrado morto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) sejam a mesma pessoa
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que presidiu a sessão do plenário da Câmara nesta quarta-feira (13) afirmou que um drone caiu nas proximidades da Casa em meio a explosões que ocorreram na Praça dos Três Poderes. O parlamentar também disse que há uma suspeita de que o dono de um carro que explodiu no estacionamento da Câmara e o homem encontrado morto em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) sejam a mesma pessoa. Há suspeita de que o indivíduo tenha circulado pelas dependências do Congresso, mas essa informação ainda não foi confirmada pelo Departamento de Polícia Legislativa (Depol). “Eles (integrantes da segurança da Câmara) estão buscando essa informação, estão procurando saber se essa suspeita é ou não real. Eles estão checando as entradas das pessoas, imagens”, disse Sóstenes. “Eles estão para confirmar ou não essa informação.”
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A sessão no plenário da Câmara foi suspensa, e o Congresso está sendo evacuado. “Lógico que a segurança vai fazer todos os procedimentos. Não sei se já chegou o esquadrão antibomba, que vai fazer um trabalho em conjunto com a segurança, com os policiais legislativos, e com certeza eles vão fazer toda a averiguação necessária, varredura”, afirmou Sóstenes. “Em especial, ficando confirmado que essa pessoa esteve aqui, o que é uma suspeita”, emendou. Sóstenes disse que a segurança da Câmara o informou sobre o ocorrido.
“O que foi dito pela segurança é de que estourou um carro no pátio do Anexo IV, uma pessoa se explodiu, que veio a óbito próximo ao STF, e caiu um drone nas imediações da Câmara, que não sabe o quê que tem esse drone, de onde era, se foi abatido. Eles ainda não têm essa informação precisa”, declarou. “Esses foram os três episódios graves que aconteceram, e eles estão investigando tudo, e quando eu tiver todas as informações, se teve entrada da pessoa, porque eles ainda já têm a identidade do dono do carro, mas não sabem se o dono do carro é a mesma pessoa que se explodiu. Eles ainda não têm essa informação. Aparentemente é, mas não está confirmada essa informação”, emendou o deputado.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Sarah Paula
Brasil
PM encontra mais explosivos em casa alugada por suspeito dos ataques ao STF e à Câmara
Perícia no local é feita com cuidado devido às residências próximas; forças de segurança estão investigando os passos de Francisco Wanderley Luiz
A Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF) descobriu mais explosivos na residência alugada por Francisco Wanderley Luiz, responsável pela explosão de bombas em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e em um estacionamento da Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira (13). As investigações começaram em seguida do atentado às 22h, e a casa, localizada em Ceilândia, apresentava um ambiente desorganizado e confinado. No momento, o local está sendo periciado pelas autoridades com muito cuidado por se tratar de um local com outras residências próximas.
Francisco havia tentado acessar o STF portando explosivos e, antes disso, entrou na Câmara dos Deputados. Aproximadamente uma hora antes de realizar as explosões, ele fez publicações em suas redes sociais criticando o STF, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes da Câmara e do Senado.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Em 2020, Francisco Wanderley se candidatou a vereador em Rio do Sul, Santa Catarina, pelo Partido Liberal (PL). Nesse sentido, suas manifestações políticas anteriores foram marcadas por publicações sobre teorias conspiratórias anticomunistas feitas na internet. No momento, as forças de segurança estão investigando os passos do criminoso que até as explosões e mais informações sobre o Francisco.
Publicado por Victor Trovão
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
São Paulo se prepara para fortes temporais durante feriado
Situação eleva o risco de alagamentos e transbordamentos em rios e córregos da região; outras partes do Brasil também estão sob alerta para chuvas intensas
A cidade de São Paulo se prepara para um aumento significativo nas chuvas neste feriado, entre a sexta-feira (15) e o sábado (16) Esse fenômeno é resultado do deslocamento de umidade proveniente do Centro-Norte do Brasil em direção à região Sudeste, o que está criando áreas de instabilidade climática. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da capital paulista emitiu um alerta sobre a possibilidade de temporais severos na cidade e nas localidades adjacentes. A previsão para a sexta-feira (Proclamação da República) indica a ocorrência de chuvas isoladas, que podem variar de moderadas a fortes, especialmente a partir da tarde. Essa situação eleva o risco de alagamentos e transbordamentos em rios e córregos da região. Por outro lado, as temperaturas durante esse período devem oscilar entre 16°C e 23°C.
Além de São Paulo, outras partes do Brasil também estão sob alerta para chuvas intensas durante esse período. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um aviso laranja para diversos estados, incluindo Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Bahia, além das capitais Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. Nessas áreas, há a possibilidade de precipitações que podem alcançar até 100 mm em um único dia, acompanhadas de ventos fortes de 100 km/h.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Diante desse cenário, as autoridades recomendam que a população fique atenta às orientações e se prepare para eventuais emergências. A previsão de chuvas intensas pode impactar não apenas a rotina dos moradores, mas também a infraestrutura urbana, exigindo cuidados redobrados para evitar acidentes e danos.
Publicado por Victor Trovão
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Brasil
Corpo de autor de ataque em Brasília é retirado da Praça dos Três Poderes
Carro do Instituto Médico Legal (IML) levou Francisco Wanderley Luiz e, no local, restam apenas carros do Esquadrão Antibombas
O corpo do autor do ataque a bombas na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que ocorreu na noite de quarta-feira (13), foi retirado na manhã desta quinta-feira (14), do local, por volta das 9h. Um carro do Instituto Médico Legal (IML) levou o corpo e, no local, restam apenas carros do Esquadrão Antibombas. O autor do ataque a bombas é Francisco Wanderley Luiz, que morreu em área próxima ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Polícia Federal foi acionada no momento e enviou agentes para o local, enquanto ministros da Corte foram retirados às pressas da sede do tribunal.
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
Uma hora antes da explosão, o autor do ataque fez uma publicação nas redes sociais com ataques ao Supremo, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aos presidentes das duas Casas do Congresso Nacional, Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado. Após o ato, o Palácio do Planalto sofreu uma varredura. Além disso, medidas de segurança no prédio também foram reforçadas. Seguranças também foram reforçadas no Alvorada e no Palácio do Jaburu.
Publicado por Luisa Cardoso
*Com informações do Estadão Conteúdo
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP