Vídeos
Descubra como o amor pode transformar a sociedade
O ambientalista e ativista indiano Satish Kumar defende o sentimento como prática de transformação pessoal, econômica, social e ambiental
Há mais de 50 anos, Satish Kumar espalha pelo mundo suas ideias e práticas de paz e amor, com a experiência de quem caminhou 13 mil quilômetros nos anos 1970, da Índia aos Estados Unidos, para entregar um simples pacote de “chá da paz” a lideranças de potências nucleares do mundo.
Assim como grandes guias da humanidade, de John Lennon a Jesus Cristo, de Martin Luther King a Madre Teresa, de Mahatma Gandhi a Nelson Mandela, Kumar também defende ser possível condensar inúmeros ensinamentos importantes em uma só palavra: amor. Em seu mais novo livro, Amor Radical, recém-lançado pela Bambual Editora, ele escreve: “Quando existo no amor, eu passo da ganância à gratidão, da propriedade ao relacionamento, do glamour para a elegância, e do apego ao engajamento”.
Desde 1973, Kumar vive na Inglaterra, onde foi mentor de inúmeras iniciativas ecológicas e educativas, e cofundou o Schumacher College, um centro internacional para estudos ecológicos (que tem um braço brasileiro bastante ativo). Aos 87 anos, adepto da simplicidade voluntária, ele esteve no Brasil recentemente para divulgar o novo livro e assistir ao primeiro corte do documentário Amor Radical, de Julio Hey, sobre sua trajetória de vida, que será lançado no segundo semestre pela plataforma de streaming brasileira Aquarius. Em entrevista à Vida Simples, anunciou: “Quero servir no planeta Terra e nessa incrível humanidade até o último suspiro da minha vida”.
O que é o amor radical e como podemos cultivá-lo?
Existem dois tipos de amor: o amor moderado, que é amar alguém e ser amado de volta, e o amor radical, que é amar incondicionalmente, mesmo quando não gostamos da pessoa ou quando ela não nos ama de volta. Para tanto, todos os dias temos que tentar ser mais amorosos nas palavras, pensamentos e ações que dirigimos às pessoas com as quais nos relacionamos. Mas não é só isso. É preciso ainda amar a si mesmo, com a humildade de quem se aceita como é, para, então, amar todas as pessoas, sejam elas quem forem: brancos, negros, ricos, pobres, hindus, cristãos, judeus. Por último, amar a natureza como fonte da vida, sagrada, com valor intrínseco inquestionável.
Uma tríade do amor radical
Isso, amar a si mesmo, amar as pessoas indistintamente e amar a natureza. Veja, problemas como medo, ansiedade e raiva são, na verdade, falta de amor-próprio, um pré-requisito para a felicidade individual. Expandindo isso, a injustiça social vem da falta de amor aos outros, e os problemas ambientais são fruto da falta de amor à natureza.
Como podemos nos reencantar pela mãe terra?
O ponto inicial é passar algum tempo na natureza todos os dias. Saia do escritório, vá para algum lugar de natureza preservada e, então, você irá amá-la e amar a si mesmo como consequência. No mundo atual, as pessoas têm ficado mais em casa, na frente de telas, e não olham as flores, os passarinhos. É preciso estar mais na natureza para poder se reconectar a ela.
Essa é a ecologia do amor, que você menciona no livro?
Sim, quando temos uma ecologia da ciência, vemos a natureza como objeto de estudo. Uma perspectiva fria e distante. Já na ecologia do amor, ela é nossa professora, aprendemos com ela. Não a vemos como fonte de recursos ou algo inanimado. Uma árvore é boa como árvore, não apenas como madeira para nos dar abrigo ou lucro. Ela tem valor em si mesma, é um organismo vivo, inteligente, tem consciência, espírito, alma, assim como nós humanos – que, aliás, somos natureza também, não estamos separados dela.
Povos indígenas e comunidades tradicionais têm muito a nos ensinar?
Sem dúvida! Eles têm uma grande sabedoria e vivem no planeta há milhares de anos em harmonia com o mundo natural, sem envenenar, sem destruir a terra, sem serem colonialistas. A civilização industrial se tornou arrogante achando-se superior, enquanto os indígenas seriam um atraso. Isso é errado. Precisamos proteger esses povos e suas florestas e aprender com eles. Isso é uma prioridade dos nossos tempos.
Quais são os quatro obstáculos do amor radical?
Ah, sim, são eles: criticar, reclamar, comparar e controlar. Devemos evitar essas atitudes porque elas não ajudam em nada. Criticar outras pessoas e a nós mesmos nos leva a julgar, a condenar. Mas somos todos diferentes, e essa diversidade humana é incrível. Precisamos apreciar, celebrar e curtir essa diversidade. Da mesma forma, devemos evitar comparar pessoas, porque todas são únicas, especiais. Celebremos essa unicidade! E, por último, não devemos reclamar nem tentar controlar os outros, mas apenas amá-los e conviver com eles.
Se esse sentimento é tão maravilhoso, por que tanta gente vive distante dele?
Porque a educação nas escolas e universidades está condicionando as mentes das pessoas a pensar que dinheiro, poder e prestígio são o que importa, e não o amor. Precisamos de uma educação do coração, que encoraje a jardinagem, a poesia, a arte, o cozinhar ou pintar, e não uma que nos induz a ter um trabalho e ganhar dinheiro. É aí que começam todos os problemas.
É possível praticar o amor genuíno nos negócios?
Meu pai era um homem de negócios e costumava dizer que estava ali para fazer amigos. Ter lucro é bom, mas você pode estar no mundo empresarial porque gosta de gente, gosta de servir. As pessoas precisam de casas, roupas, móveis e para isso existem os negócios. Hoje o dinheiro se tornou o fim, e as pessoas viraram o meio de obtê-lo. Mas o propósito de uma empresa deve ser servir e amar as pessoas, produzir bens que sejam bons. É assim que construímos uma boa sociedade.
Como um ativista ambiental se mantém motivado diante da emergência climática?
Penso que o amor tem que ser a motivação sempre, não importa o que eu esteja fazendo. Quando temos expectativas e elas não acontecem, ficamos frustrados, raivosos, ansiosos, temos burnout. Mas, quando não queremos controlar o resultado de nossas ações e fazemos tudo com amor, não ficamos assim. A única coisa que está sob nosso controle é a nossa ação. O resto cabe ao Universo. A única razão de ser um ativista é o amor pela Terra e pelas pessoas. O amor é sempre a resposta.
Por Giuliana Capello – revista Vida Simples
Vídeos
Horóscopo do dia: confira a previsão de 15/11/2024 para os 12 signos
Nesta sexta-feira, o movimento dos astros trará intensas energias e mudanças repentinas, afetando o dia dos nativos de cada signo de maneira única. Alguns sentirão o impulso de buscar segurança financeira, enquanto outros enfrentarão desafios que exigirão flexibilidade e criatividade. Por isso, conferir as previsões pode ajudar lidar melhor com os desafios e aproveitar as oportunidades. Veja a seguir!
Áries
Você estará mais envolvida(o) em cuidar de sua vida financeira e da maneira como lida com seus recursos e dinheiro. Será um dia em que o desejo de encontrar mais conforto e estabilidade estará bem presente, porém, poderão surgir imprevistos que mudarão o rumo de seus planos, causando tensão e ansiedade.
Touro
O dia será bastante intenso, sujeito a diversos tipos de imprevistos e mudanças repentinas que poderão tirá-la(o) da sua zona de conforto. Tente não resistir às situações que surgirem e use a criatividade e intuição para lidar com elas, mas evite agir no calor das emoções e motivada(o) por impulsos, pois poderá se precipitar.
Gêmeos
Após alguns dias de introspecção, a sexta-feira será bastante movimentada e intensa, com diversas mudanças acontecendo, e o desejo de inovar estará bem presente. No entanto, toda essa energia poderá levá-la(o) a agir de maneira abrupta e rebelde, causando conflitos e ações precipitadas. Procure manter a calma e direcionar seu foco.
Câncer
Apesar de ser um dia mais intenso e movimentado, você poderá sentir a necessidade de desacelerar, voltar sua atenção para si e se afastar do burburinho externo. É possível que se sinta mais confusa(o) e bastante suscetível às energias externas. Portanto, evite agir de maneira precipitada para evitar situações que drenem sua energia e a(o) deixem mais ansiosa(o).
Leão
Surgirão oportunidades para realizar trabalhos em grupo e contribuir de forma mais coletiva no campo profissional. No entanto, esse movimento poderá gerar tensão e afetar seu ego. Prepare-se também para mudanças repentinas e procure dedicar-se a alguma ação social e à conexão com seus propósitos para manter o equilíbrio.
Virgem
O dia estará sujeito a mudanças e imprevistos de todos os tipos. Portanto, prepare-se para lidar com eles e use a criatividade e intuição para encontrar soluções para as situações que surgirem. Poderão aparecer novas oportunidades em sua vida profissional que trarão crescimento, mas que também poderão entrar em conflito com suas necessidades pessoais.
Libra
Após alguns dias mais desafiadores, você se sentirá mais animada(o) e confiante para realizar mudanças em sua vida e buscar novas aventuras. O desejo de sair da rotina estará bem presente, mas tenha cuidado com os excessos e com a tendência a agir de forma impulsiva, pois imprevistos e mudanças repentinas poderão ocorrer.
Escorpião
Será um dia desafiador, pois você entrará em contato com seus medos e dores mais profundas, o que poderá despertar bastante desconforto. Imprevistos e mudanças inesperadas poderão surgir, deixando-a(o) tensa(o) e com tendência a agir de maneira radical e rebelde. Procure acolher suas dores e evite agir no calor das emoções.
Sagitário
Você estará mais envolvida(o) em cuidar da sua rotina e buscar formas de fazer com que as atividades cotidianas sejam uma fonte de prazer. Organize seus afazeres para se sentir mais nutrida(o) por eles e cuide também da sua saúde e bem-estar. As oscilações emocionais e o desejo de mudança poderão afetar sua produtividade.
Capricórnio
O dia será mais intenso e emocionante, pois suas emoções estarão à flor da pele e o desejo de se divertir e apaixonar estará bem presente. A sexta-feira será ótima para se conectar com seus ideais e tudo o que traz a sensação de unicidade. No entanto, cuidado com a tendência de agir de forma egoísta e autocentrada, o que poderá gerar desentendimentos.
Aquário
Depois de alguns dias mais agitados na vida social, você poderá desacelerar e buscar mais conforto e aconchego em seu lar, além de dedicar mais atenção aos seus familiares. Será um dia para nutrir-se de suas memórias e lembranças. No entanto, poderão surgir imprevistos e mudanças que causarão conflitos familiares ou situações inusitadas em casa.
Peixes
Você estará em busca de mais movimento em sua vida social, e qualquer lugar fora de casa e da sua rotina chamará mais a sua atenção. O dia será bastante agitado e sujeito a imprevistos, que poderão deixar sua mente acelerada, gerando tensão e ansiedade. Portanto, procure cuidar dos seus pensamentos e manter a calma.
Vídeos
Veja por que incluir maquiagens em stick no dia a dia
Produtos de beleza versáteis são cada vez mais procurados por quem busca praticidade sem abrir mão de um visual impecável
A tendência das maquiagens em stick voltou com tudo, conquistando adeptos no mundo todo. Versáteis e oferecidos nas versões blush, contorno, base, entre outras, esses itens ganharam o universo das makes por suas características multifuncionais e facilidade de uso, bem como pelas opções acessíveis e de excelente qualidade disponível no mercado, amplamente compartilhadas nas redes sociais por influenciadores e amantes de beleza.
A diretora artística da rede Jacques Janine, Chloé Gaya, destaca a multifuncionalidade como um dos principais atrativos das maquiagens em stick. “É uma tendência natural que os produtos de beleza otimizem cada vez mais a nossa rotina de autocuidado. Alguns sticks são dois, três e até quatro em um, pois, além de maquiagem, têm função de skincare e podem ser aplicados em diversas áreas do rosto”, explica.
Acabamento natural e uniforme
Outro ponto forte é o acabamento natural e uniforme que proporcionam. “As bases em stick garantem um look natural, pois sua aplicação pode ser feita diretamente sobre a pele, mas também possibilita a construção de camadas para corrigir imperfeições, caso desejado. De qualquer maneira, minha dica é sempre esfumar e espalhar bem o produto sobre o rosto com as mãos, ou esponja, ou pincel”, recomenda Chloé Gaya. Essa flexibilidade é essencial para pessoas que buscam praticidade sem abrir mão de um resultado impecável.
As maquiagens em stick também oferecem uma vantagem importante em termos de economia e sustentabilidade. Ao serem aplicadas diretamente no rosto, evitam o desperdício de produto que ocorre nas versões líquidas, em pó ou cremosas. “O stick é muito mais econômico e ainda evita aquela ‘baguncinha’ na bolsa”, comenta Chloé Gaya.
Seu sucesso é tão grande que, apesar de não ser uma novidade no mercado, sua ressignificação e o investimento de diversas marcas no lançamento ou na repaginação desse item prometem mantê-lo em alta por muito tempo.
Como conta Chloé Gaya, existem hoje diversas opções acessíveis e de boa qualidade. “O Blush em Stick Melon Pop e Contorno em Stick Contour Pop, da Ruby Kisses, e o Contorno em Stick Choco Fun, da Fenzza, são alguns dos vários sticks que chegaram recentemente no mercado, com preços que cabem no bolso e que entregam um ótimo resultado”, conclui.
Por Caroline Amorim
Vídeos
5 filmes para celebrar o Dia Nacional da Alfabetização
Essas produções inspiram e destacam a importância da educação na vida das pessoas
Celebrar o Dia Nacional da Alfabetização, em 14 de novembro, com filmes é uma forma inspiradora de refletir sobre a importância da educação e da leitura na transformação de vidas. Produções destacam histórias reais e fictícias de superação, em que personagens enfrentam desafios sociais, emocionais ou físicos para alcançar o aprendizado e descobrir seu potencial.
Além disso, essas narrativas também ilustram o impacto profundo que professores dedicados e uma educação inclusiva podem ter, motivando pessoas de diferentes idades a buscarem o conhecimento como um caminho para a autoestima e a liberdade.
Abaixo, confira 5 filmes para celebrar o Dia Nacional da Alfabetização!
1. Como estrelas na Terra (2007)
O filme indiano conta a história de Ishaan (Darsheel Safary), um menino de oito anos com dislexia, que é constantemente reprovado e incompreendido tanto pelos professores quanto pelos pais. Enviado para um internato, ele conhece Ram Shankar Nikumbh (Aamir Khan), um professor de artes sensível, que reconhece o potencial artístico do garoto e o ajuda a desenvolver sua autoestima e confiança.
O filme, dirigido e estrelado por Aamir Khan, aborda a importância da inclusão na educação e o impacto positivo de um ensino compassivo e personalizado, mostrando como a criatividade pode ser tão valiosa quanto o aprendizado tradicional.
Onde assistir: YouTube
2. O Contador de histórias (2009)
O drama brasileiro é baseado na vida de Roberto Carlos Ramos (vivido pelos atores Marco Antonio, Paulo Henrique e Clayton dos Santos da Silva), um dos maiores contadores de histórias do Brasil. Aos seis anos, ele é levado para uma instituição em Belo Horizonte, onde enfrenta dificuldades e rebeldia, sendo considerado “irrecuperável”.
Sua vida muda quando conhece Margherit Duvas (Maria de Medeiros), uma pedagoga francesa que percebe seu potencial e, com paciência e carinho, o ajuda a descobrir o poder da contação de histórias como forma de transformação pessoal. O filme aborda temas como resiliência, educação compassiva e o impacto positivo de um mentor.
Onde assistir: Prime Video
3. Mãos talentosas: A história de Ben Carson (2009)
O drama biográfico é baseado na vida de Ben Carson, um neurocirurgião renomado, e conta sua infância difícil em Detroit, onde cresceu em uma família pobre com uma mãe solteira analfabeta que acreditava no poder da educação. Apesar das dificuldades acadêmicas, bullying e baixa autoestima, ele foi incentivado por ela a estudar, superando suas limitações.
O filme mostra sua trajetória até se tornar um neurocirurgião de destaque, realizando a primeira separação bem-sucedida de gêmeos siameses unidos pela cabeça. A história é uma homenagem ao poder da educação, perseverança e ao apoio familiar.
Onde assistir: Prime Video
4. Preciosa – Uma história de esperança (2009)
O filme narra a vida de Claireece Precious Jones (Gabourey Sidibe), uma adolescente de 16 anos que, após sofrer abusos físicos e emocionais do pai (Rodney Jackson) e de sua mãe (Mo’Nique), está grávida de seu segundo filho, consequência do abuso paterno. Sem saber ler nem escrever, ela é transferida para uma escola alternativa, onde conhece a professora Srta. Rain (Paula Patton).
A professora ensina Claireece a escrever e assim compartilhar sobre suas experiências, oferecendo-lhe um novo sentido de valor e esperança, além de uma oportunidade de mudar sua vida. O filme aborda a educação como uma poderosa arma para transformar realidades. O longa venceu o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2010 e garantiu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Mo’Nique.
Onde assistir: Prime Video
5. Temple Grandin (2010)
O longa narra a história real de Temple Grandin (Claire Danes). Autista, ela é inicialmente incompreendida e considerada limitada, mas sua mãe e uma professora acreditam em seu potencial e a apoiam em seu desenvolvimento. Com sua mente única, ela encontra uma maneira de entender o comportamento dos animais, tornando-se uma das mais respeitadas especialistas em comportamento animal, especialmente no manejo de gado.
O filme aborda sua experiência na universidade, onde enfrentou preconceitos, e sua contribuição inovadora para a indústria de manejo de gado, sendo reconhecida por desenvolver métodos mais humanos e eficientes. Além disso, destaca a importância da educação inclusiva e do apoio familiar, que permitiu a Temple superar barreiras e alcançar seu potencial. A produção chamou a atenção dos críticos e Claire Danes ganhou um Globo de Ouro pelo papel principal.
Onde assistir: Max
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP