Connect with us

Brasil

MP de São Paulo investiga denúncias de crimes sexuais em plataforma da Uber

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 49 Segundo


Empresa de transporte afirmou que verifica os antecedentes criminais dos motoristas, mas relatos de assédio por parte de passageiras têm aumentado nos últimos meses

pvproductions/FreepikMotorista dirige com ajuda de navegador
Promotoria busca informações sobre os locais e horários das ocorrências

O Ministério Público de São Paulo solicitou à Uber um relatório detalhado sobre as denúncias de crimes sexuais que ocorreram em sua plataforma, com foco especial em casos envolvendo crianças, adolescentes, mulheres e idosos. A Promotoria busca informações sobre os locais e horários das ocorrências, além das medidas que a empresa tomou em resposta a esses relatos. A empresa de transporte afirmou que a segurança dos usuários é uma de suas principais preocupações e que implementa diversas ferramentas para proteger as viagens, como a verificação de antecedentes criminais dos motoristas.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Contudo, a Uber não atendeu completamente às solicitações do MP, que investiga casos de assédio sexual e estupros relacionados a motoristas de aplicativos. A investigação foi iniciada após o relato de uma jovem de 17 anos que foi vítima de estupro por um motorista da 99 Táxi. A Promotoria ressaltou que os casos de crimes sexuais não são eventos isolados e que as plataformas de transporte têm a responsabilidade de garantir a segurança de seus usuários.

A Uber deverá explicar os critérios utilizados para a contratação de motoristas, quais tipos de crimes impedem o cadastro e se há gravações de áudio e vídeo das corridas disponíveis para as vítimas e para as autoridades. O promotor estabeleceu um prazo de dez dias para que a empresa forneça as informações solicitadas.

Além disso, a Uber destacou suas iniciativas voltadas para o combate à violência de gênero e suas parcerias com organizações que visam promover a segurança e aumentar a conscientização sobre esses temas. A empresa se comprometeu a colaborar com as investigações e a melhorar suas práticas de segurança, conforme a nota à imprensa.

Confira a posicionamento da empresa em nota

Segurança é uma prioridade para a Uber e inúmeras ferramentas atuam antes, durante e depois das viagens para torná-las mais tranquilas, incluindo a checagem periódica de apontamentos criminais de motoristas parceiros. Evitar que algo aconteça sempre é uma prioridade para empresa, que também investe em iniciativas de produção e distribuição de conteúdo para conscientização de motoristas parceiros, baseada no Código da Comunidade Uber, em parceria com organizações como o MeToo Brasil e o Instituto Promundo.

No entanto, a Uber entende que a violência de gênero é um problema social complexo e sistêmico que demanda ação conjunta de toda a sociedade. Por isso, a empresa possui, desde 2018, um compromisso público de enfrentamento à violência contra a mulher, que se materializa em uma série de parcerias com especialistas e autoridades no assunto para colaborar na construção de projetos e iniciativas para enfrentar essa realidade no aplicativo e na sociedade como um todo.

Como parte desse compromisso, recentemente a Uber apoiou uma pesquisa do Instituto Patrícia Galvão que mostrou que 97% das brasileiras sentem medo de sofrer violência quando se deslocam pela cidade e que 71% das mulheres já sofreram violência durante seus deslocamentos, principalmente a pé (73%) ou no ônibus (45%) Além disso, em parceria com o MeToo, a Uber criou o canal de suporte psicológico voltado para usuárias(os) e motoristas parceiras(os), que acolhe vítimas de violência de gênero e de condutas discriminatórias .

Vale destacar ainda que a Uber possui diversas parcerias de enfrentamento à violência de gênero e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica com o Ministério das Mulheres do Governo Federal, Conselho Nacional de Justiça, Instituto Maria da Penha, Ministério Público da Bahia e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, entre outras.

Ao longo dos anos, a empresa realizou iniciativas como:

Em janeiro, a Uber lançou o Uber Cast, um videocast que além de debater as iniciativas de Diversidade, Equidade e Inclusão da empresa na construção de uma plataforma mais segura para todos, convidou especialistas para trazer suas visões nos temas abordados durante a temporada: Segurança, Violência Contra a Mulher, Racismo, LGBTQIAP+fobia, Capacitismo e Acessibilidade. O segundo episódio é totalmente focado nos desafios de segurança enfrentados pelas mulheres, o compromisso da empresa com o combate à violência de gênero e o suposto “golpe do gás”.

A empresa apoia anualmente as atualizações da plataforma “Evidências sobre Violências e Alternativas para mulheres e meninas – EVA”, criada pelo Igarapé em 2019, também com o apoio da Uber, que consolida os registros dos sistemas oficiais de saúde e dos órgãos de segurança pública.

O 18º Encontro Anual do Fórum Brasileiro de Segurança Pública foi patrocinado pela Uber pelo sexto ano seguido. Além de participar na cerimônia de abertura, a empresa esteve em duas mesas de discussão: “Colaboração entre empresas e autoridades policiais por meio da tecnologia” e “O crescimento da violência de gênero no Brasil: desafios e soluções”, que contou com a participação de lideranças no tema.

Em colaboração com o Instituto Avon, no início da pandemia de Covid-19, foi criada a Ângela – assistente virtual que auxilia mulheres vítimas de violência doméstica. Trata-se de um chatbot que pode ser adicionado como um contato conhecido no WhatsApp ((11) 94494-2415) e ao qual mulheres em situação de violência podem recorrer para obter orientação e códigos promocionais para viagens gratuitas no aplicativo da Uber para delegacias da mulher e demais equipamentos da rede de apoio à mulher. Além disso, a Angela também passou a ser um recurso que orienta pessoas que querem ajudar outras mulheres que estejam passando por uma situação de violência.

Mais informações sobre o compromisso da Uber com o combate à violência contra a mulher podem ser encontradas aqui.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias





Fonte: Jovem Pan

Brasil

Passeio ciclístico deve reunir 5.000 pessoas em São Paulo neste domingo

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 33 Segundo


Combinando atividades culturais, educativas e esportivas, o Cycle City oferece palestras sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte

Reprodução/Instagram/@garagem55moocaParticipantes do Cycle City - São Paulo assistem a uma palestra sobre mobilidade
Participantes do Cycle City – São Paulo assistem a uma palestra sobre mobilidade

A capital paulista sedia o Cycle City – São Paulo, evento que combina atividades culturais, educativas e esportivas para promover a mobilidade urbana sustentável e o uso consciente da bicicleta. Organizado pela Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), com apoio da Prefeitura de São Paulo e da Secretaria Municipal de Cultura, o evento será realizado no Espaço Garagem 55, na Mooca, um local histórico que abriga um museu dedicado à bicicleta. O evento começou na quarta-feira (20) e vai até domingo (24)

A programação inclui palestras sobre sustentabilidade, mobilidade urbana e a bicicleta como meio de transporte, além de passeios ciclísticos no centro da capital. O destaque será o grande passeio ciclístico de encerramento, marcado para domingo (24), com a participação de cerca de 5.000 ciclistas. A concentração começa às 7h, e a largada será às 8h30, para um percurso de 7 km. Para esta edição, 500 bicicletas estarão disponíveis para empréstimo, ampliando a inclusão no evento. Os participantes receberão um kit gratuito contendo camiseta e squeeze, que poderá ser retirado no local das palestras.

Programação do Cycle City:

  • 22/11 (sexta-feira): A bicicleta como meio de transporte sustentável (13h às 17h)
  • 23/11 (sábado): Tendências em bicicletas elétricas (13h às 16h)
  • 24/11 (domingo): Passeio ciclístico de encerramento (8h30)

A iniciativa também conta com o apoio do ex-ciclista olímpico Marcos Mazzaron, que reforça a importância do evento para conscientizar sobre a redução da poluição e incentivar práticas sustentáveis na mobilidade urbana.

Inscrições e mais informações

Todas as atividades são gratuitas, mas é necessário se inscrever no site oficial do evento: www.cyclecity.com.br.





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Concurso Nacional Unificado (CNU) divulga novo cronograma

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 21 Segundo


‘Enem dos Concursos’ irá publicar os resultados finais no dia 11 de fevereiro de 2025

Werther Santana/EstadãoAlunos em sala prestes a fazer concurso público
Vale relembrar que inicialmente os resultados estavam programados para serem anunciados hoje

Nesta quinta-feira (21), o Ministério da Gestão e Inovação de Serviços Públicos (MGI) divulgou o novo cronograma do Concurso Nacional Unificado (CNU). Dessa forma, com o adiamento, os resultados finais estão programados para acontecer no dia 11 de fevereiro de 2025. Vale relembrar que inicialmente os resultados estavam programados para serem anunciados hoje.

No início de novembro, uma decisão da Justiça Federal do Tocantins levou ao adiamento dos resultados por conta do cancelamento das eliminações dos candidatos do “ENEM dos concursos” que não haviam preenchido todo o campo de identificação no cartão de respostas da prova.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Assim, o novo cronograma atualizado inclui várias etapas importantes.  Confira as datas e prazos:

  • 25 de novembro de 2024: Divulgação dos resultados das provas objetivas para os candidatos incluídos
  • 4 e 5 de dezembro de 2024: Envio de títulos
  • 6 de dezembro de 2024 até 10 de janeiro de 2025: Análise de títulos
  • 9 de dezembro de 2024: Divulgação das notas preliminares das provas discursivas e redações
  • 9 e 10 de dezembro de 2024: Interposição de eventuais pedidos de revisão das notas das provas discursiva e redações
  • 20 de dezembro de 2024: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas das provas discursivas e redações
  • 23 de dezembro de 2024: Convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros
  • 6 a 10 de janeiro de 2025: Perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas
  • 15 de janeiro de 2025: Resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 15 e 16 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos.
  • 17 de janeiro de 2025: Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 17 e 18 de janeiro de 2025: Prazo para interposição de eventuais recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência
  • 11 de fevereiro de 2025: Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da avaliação de títulos
  • 11 de fevereiro de 2025: Previsão de divulgação dos resultados finais

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Trovão





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Ação da Polícia Civil do RJ mira fraudes de R$ 40 milhões no Banco do Brasil

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 15 Segundo


Suspeitos teriam utilizado dispositivos de informática, modens e sistemas da instituição financeira para desviar recursos dos clientes

Reprodução/Polícia CivilPolicias civis e servidores do Ministério Público do Rio de Janeiro apreendem material durante a Operação Chave Mestra
Policias civis e servidores do Ministério Público do Rio de Janeiro apreendem material durante a Operação Chave Mestra

Na manhã desta quinta-feira (21), agentes da Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram uma operação para cumprir 16 mandados de busca e apreensão. Os alvos são funcionários e terceirizados do Banco do Brasil, suspeitos de envolvimento em um esquema de fraudes que teria causado um prejuízo de R$ 40 milhões aos clientes da instituição. A ação está sendo realizada em diversos locais, incluindo a capital, Tanguá, Niterói e cidades da Baixada Fluminense. No decorrer de oito meses, os investigados invadiram o sistema de segurança de agências do banco no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel, Centro do Rio, além de unidades nas cidades de Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Esta operação, denominada Chave Mestra, é uma continuidade de investigações anteriores que já haviam identificado fraudes de mesma magnitude. Os suspeitos teriam utilizado dispositivos de informática, modens e sistemas do Banco do Brasil para desviar recursos dos clientes. As autoridades afirmam que estão empenhadas em desmantelar o esquema criminoso e recuperar os valores desviados, buscando responsabilizar todos os envolvidos.

*Com informações de Rodrigo Viga

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular