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Os escritos “quase musicais” de Caetano Veloso sobre cinema

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Tempo de Leitura:6 Minuto, 45 Segundo


Se não fosse músico, muito provavelmente Caetano Veloso teria sido cineasta. Desde muito cedo, o cinema o fascinou. Aos 19, 20 anos, ele já escrevia sobre os filmes assistidos no Cine Teatro Subaé, em Santo Amaro, sua cidade natal.

Não é exagero afirmar que toda a sua produção musical está, de alguma forma, marcada pela sétima arte. Mas foi preciso o livro Cine Subaé: Escritos sobre cinema (1960-2023) para revelar o quão estreita é a relação de Caetano com o cinema.

Lançada pela Companhia das Letras e organizada por Cláudio Leal e Rodrigo Sombra, a obra reúne os escritos do cantor e compositor sobre os filmes e diretores que marcaram e influenciaram sua formação como artista.

Como cinéfilo, Caetano se formou nas sessões do Subaé – nome em homenagem ao rio que corta Santo Amaro. Mesmo com a poesia e a música como temas centrais de sua produção artística e intelectual, ao longo da vida, os filmes tiveram papel decisivo em seu estilo de compor canções e conceber visualmente seus shows, defendem Leal e Sombra.

Caetano chegou a pensar em ser crítico de cinema. Os textos da década de 1960 foram originalmente publicados em periódicos como o Archote, de Santo Amaro, e jornais e revistas de Salvador. O músico classifica esses escritos como “tateantes”.

“Mas meu entusiasmo pelo cinema me exigia correr o risco do ridículo e escrever críticas que tivessem ao menos um arremedo de desenvolvimento intelectual”, escreve o compositor, na deliciosa apresentação de Cine Subaé.

A maior parte dos textos daquela época é inédita em livro – 46 dos 64 artigos nunca saíram em coletâneas anteriores do músico.

“Em suas entrevistas, o compositor endossou a visão consensual de que o exercício da crítica de cinema ficou cristalizado em seu passado. Com efeito, depois de sua atuação concentrada entre os 18 e os 21 anos, em Salvador, ele não voltou a se reconhecer nem a ser visto como um exegeta de filmes”, escrevem os organizadores do livro. “Seu gesto de reencontro veio por outros caminhos.”

Caetano criou trilhas musicais, atuou e “viveu a si próprio” em obras de Cacá Diegues e dos espanhóis Carlos Saura e Pedro Almodóvar. Em 1986, Caetano realizou o antigo sonho de fazer seu próprio longa, o filme-ensaio O cinema falado.

“Esta antologia contesta a convicção do próprio autor de que houve um abandono da crítica em sua trajetória”, defendem os organizadores. “Se observarmos a tradição, Caetano assumiu uma posição singular na história da música brasileira e do próprio cinema depois do tropicalismo, por influenciar diretamente o desenvolvimento de ideias e linguagens de cineastas”.

Argumentos inéditos

Cine Subaé traz ainda 12 entrevistas, depoimentos e 76 fragmentos de opiniões sobre filmes e cineastas, um material que revela predileções, as reflexões e o vasto repertório cinematográfico do compositor.

É possível perceber, por exemplo, o impacto que o cinema novo teve no músico e no tropicalismo. Mas também das grandes produções americanas, do neorrealismo italiano e da nouvelle vague francesa. Caetano testemunhou todos esses movimentos — o jovem candidato a compositor simplesmente viveu o momento mais transformador do cinema.

Com 440 páginas, o livro custa R$ 129,90 (Foto: Companhia das Letras)

“Eu queria ir todas as noites ao cinema. O som de gongo que precedia o apagar das luzes era sagrado”, escreve Caetano, sobre as sessões no Cine Subaé (Reprodução do livro “Cine Subaé: Escritos sobre cinema 1960-2023”)

Em imagem dos anos 1970, Caetano filma Canô, sua mãe, com uma câmera super-8 (Reprodução do livro “Cine Subaé: Escritos sobre cinema 1960-2023”)

“Não escrevi um roteiro, escrevi textos para serem ditos, escolhi trechos de literatura, de ficção e não ficção”, conta o músico sobre o único longa que dirigiu, “O cinema falado”, de 1986 (Reprodução Instagram @companhiadasletras)

“É um dos construtores deste País. A obra dele e sua memória hão de seguir sustentando os alicerces”, afirma Caetano, sobre Nelson Pereira dos Santas, diretor de obras como “Rio, 40 graus” e “Vidas secas” (Reprodução imdb.com)

“O telegrama de Roberto Carlos a Sarney, congratulando-se com este pelo veto de ‘Je Vous Salue Marie’ (Godard) envergonha nossa classe”, resume o compositor, referindo-se ao filme do francês Jean-Luc Godard (Reprodução imdb.com)

“O peso da obra de Glauber reside no tom da luta heroica, pela implantação de uma indústria cinematográfica que servisse à reflexão e à ação sobre a realidade deste País”, escreve o músico sobre Glauber Rocha, diretor de “Deus e o diabo na terra do sol” (Reprodução imdb.com)

Sobre “A doce vida”, de 1960, do cineasta italiano Federico Fellini, Caetano diz: “Era um filme inquietante, fui vê-lo umas dez vezes quando foi lançado em Salvador. Foi o maior triunfo de Fellini” (Reprodução imdb.com)

Caetano define assim “O som ao redor”, de Kleber Mendonça: “Raramente um diretor encontra com tanta precisão o tom do filme que deve e quer fazer” (Reprodução imdb.com)

O livro traz ainda três argumentos inéditos de filmes jamais realizados por Caetano, que dirigiu, além de O cinema falado, dois videoclipes. Um deles, alegórico, juntaria Carmen Miranda, Gal Costa e o compositor baiano Assis Valente.

Em mistos de resenha e análise mais aprofundada, Caetano foca mais em seus artistas e diretores preferidos do que em correntes, sem deixar, claro, de analisar os filmes do momento. Assim, estão lá, em Cine Subaé, Anna Karina, Carmen Miranda, Giulietta Masina, Helena Ignez, Federico Fellini, Glauber Rocha, Jean-Luc Godard, Júlio Bressane, Rogério Sganzerla, Woody Allen…

O livro mostra também o interesse de Caetano pela produção do século 21 do brasileiro Kléber Mendonça Filho e de seu amigo Pedro Almodóvar, entre outros nomes marcantes do cinema atual.

Bom mesmo, porém, é vê-lo relembrar os primeiros anos. “As imagens movendo-se na tela me apaixonavam tanto quanto ou mais do que as ruas vistas da bicicleta, voando sobre paralelepípedos, beirando o rio Subaé. Eu queria ir todas as noites ao cinema. O som de gongo que precedia o apagar das luzes era sagrado”, escreve.

Ele conta da visita, em companhia de Pedro Almodóvar, ao amigo Bernardo Bertolucci, em Londres. No encontro, o diretor de La  Luna e O último tango em Paris, na companhia de Pedro Almodóvar, ouviu do cineasta que o italiano não era uma boa língua para o cinema.

“Me lembrei do senso comum brasileiro dos anos 1950 sobre o português não servir para filmes. Discordei apaixonadamente de Bernardo. Eu quase gritava que ouvir italiano fazia as imagens parecerem mais belas e mais fortes”, conta o músico.

Duda e Rodrigo

A música nunca afastou Caetano de questões estéticas e históricas do cinema, nem do diálogo continuado com diretores. “De forma intermitente, com rigor estilístico, ele desenvolveu a primeira vocação às margens de discos e shows”, afirmam Leal e Sombra.

E o imaginário de espectador, escrevem eles, aflora em canções como Alegria, alegria, Superbacana, Tropicália, Nine out of e Clever Boys Samba, construídas a partir da cultura cinematográfica ou permeadas pela transposição poética dos cortes de uma montagem na ilha de edição.

Além disso, os discos Cinema transcendental, de 1979, e Omaggio a Federico e Giulietta, de 1999, ostentam essa referência desde os títulos.

A reflexão mais concentrada viria em 1993, no álbum Tropicália 2, em parceria com Gilberto Gil. Cinema novo, cuja letra abre o livro, é uma ode às “visões das coisas grandes e pequenas/ que nos formaram e estão a nos formar”.

Caetano escolheu a música como profissão, mas a primeira paixão jamais o abandonou. Como costumam ser as lembranças do primeiro amor. E esse amor está na dedicatória de Cine Subaé: “Para Duda Machado e Rodrigo Velloso”, duas figuras centrais na formação do gosto do compositor pelo cinema.

“Duda, aos dezessete, já sabia muito sobre alta cultura e, em sua paixão pelo cinema, logo estaria lendo a Cahiers du Cinéma e tinha palpites sobre esta ou aquela posição crítica deste ou daquele articulista”, lembra Caetano.

Quanto a Rodrigo: “Devo quase tudo a meu irmão Rodrigo, que, mais velho do que eu e já empregado em Salvador, me encorajou a entrar em cine-clubes e assistir a palestras sobre cinema”.



Fonte: Neofeed

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O fiasco de Bill Ackman

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O fiasco de Bill Ackman
Tempo de Leitura:1 Minuto, 49 Segundo


Nem todo o sucesso do bilionário Bill Ackman nas redes sociais, nem um pedido inusitado de ajuda aos investidores foi capaz de levar adiante o IPO do fundo Pershing Square USA (PSUS). Pelo menos por enquanto.

Segundo comunicado divulgado na sexta-feira, 26 de julho, no site da Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), a operação, prevista para ocorrer na semana que vem, foi adiada. A nova data não foi informada, nem os motivos que levaram a esta decisão.

A notícia veio após o fechamento do mercado e depois que Ackman enviou nesta semana uma carta aos investidores de sua holding, formado por instituições financeiras e indivíduos com patrimônios elevados, para que participassem do IPO.

Segundo o jornal The Wall Street Journal, Ackman escreveu que “quanto mais cedo [participassem] melhor”, para “fortalecer” a operação.

A expectativa inicial de Ackman é que fossem levantados cerca de US$ 25 bilhões, no que seria o maior IPO desde que a Saudi Aramco, a petrolífera da Arábia Saudita, conseguiu arrecadar US$ 29,4 bilhões em janeiro de 2020, quando vendeu uma fatia de seu capital social. A gestora, fundada em 2003, conta atualmente com cerca de US$ 18 bilhões sob gestão.

No entanto, diante das dificuldades, a Pershing teve que reduzir significativamente as expectativas recentemente, para entre US$ 2,5 bilhões e US$ 4 bilhões.

O gestor ativista, conhecido pelas campanhas contundentes contra empresas como a rede de fast food Wendy’s e a fabricante de suplementos alimentares Herbalife, também apostou na sua fama no X (antigo Twitter) para alavancar a operação.

Com cerca de 1,3 milhão de seguidores na rede social, em que teceu críticas a respeito dos rumos da economia dos Estados Unidos e defendeu Israel na guerra contra o Hamas, Ackman chegou a dizer em reunião com potenciais investidores que sua presença no X deve ajudar a conseguir um valuation elevado para o IPO.

A operação contava com 30 coordenadores, entre eles Citi, UBS, Bank of America (BofA). O BTG Pactual também estava atuando como um dos bookrunners no IPO do fundo, que estava em busca de investidores institucionais, sobretudo na América Latina, conforme apurou o NeoFeed.





Fonte: Neofeed

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Gigantes europeias de luxo “pagam” um preço bilionário com nova coleção de balanços

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Gigantes europeias de luxo
Tempo de Leitura:3 Minuto, 37 Segundo


Antes comparadas às big techs por sua capacidade de entregar crescimento rápido e atravessar, sem grandes sustos, as variações econômicas, as grandes empresas de luxo da Europa parecem estar deixando esse rótulo para trás.

A mudança de cenário ocorre após o setor passar dias caóticos com companhias de referência nesse espaço entregando resultados trimestrais muito inferiores aos esperados pelo mercado. Com isso, apenas em 2024, as gigantes do segmento já perderam mais de US$ 200 bilhões em valor de mercado.

O baque começou a ser sentido no setor na segunda-feira, 15 de julho, quando a Burberry registrou uma queda de 16% em apenas um dia, após reportar um recuo de 21% nas vendas do segundo trimestre. Em 2023, a companhia já havia registrado uma queda de 40% em seu lucro.

O resultado afetou boa parte das companhias de luxo no dia, derrubando ações da Kering, dona da Gucci, Yves Saint Laurent e Bottega Veneta, e também do grupo francês LVMH. Esse foi, porém, apenas o início de uma série de resultados ruins nesse clube seleto.

Já na quarta-feira, 24 de julho, a Kering registrou queda de 11% em sua receita no trimestre em comparação ao mesmo período de 2023. No semestre, o lucro líquido da companhia teve uma retração de 51%.

Um dia antes, a LVMH, dona de marcas como Louis Vuitton, Dior, Tiffany, Moet & Chandon, Guerlain e Sephora, divulgou que seu lucro recuou 14% no trimestre, para € 7,2 bilhões. Apesar das vendas do grupo terem registrado uma leve alta no período, os papéis da companhia perderam 6,6% de seu valor no pregão após o anúncio.

Os números da LVMH foram os que efetivamente abalaram o mercado. Antes deles, havia o argumento de que a desaceleração do setor de luxo estaria relacionada aos problemas de gestão das marcas. Porém, com a gigante do setor seguindo a mesma tendência, não há como não acender um sinal de alerta.

De acordo com um levantamento divulgado pela Kinea Investimentos, braço de investimentos alternativos do Itaú, a expectativa é de que, no curto prazo, o setor passe por um processo de ajuste, com uma revisão negativa dos lucros diante da tendência de normalização no ritmo de crescimento e nas margens das companhias.

Assim, para a Kinea, o mercado deve continuar revisando para baixo as perspectivas das companhias de luxo, o que pode impactar diretamente o preço das ações.

Queda no consumo na China

O poder de compra dos consumidores chineses deixou de ser a força vital do setor e agora se transformou em uma fonte de preocupação.

Durante o período da pandemia da Covid-19, os clientes asiáticos, que costumam lotar as lojas físicas das gigantes do setor, optaram por guardar seu dinheiro, já que não havia possibilidade de comprar ou mesmo sair de casa. Porém, com o término do isolamento social, toda essa renda represada foi destinada às empresas de luxo, que experimentaram um forte aumento de demanda até o começo de 2023.

Agora, com a normalização do consumo, essas companhias estão passando por uma correção e vendo seus clientes chineses se afastarem. A LVMH registrou queda de 14% nas vendas na Ásia.

A situação é ainda mais difícil para as empresas de menor porte que tentam reverter sua sorte nesse cenário. O risco é que o mercado de luxo mais fraco deixe todos, exceto os nomes mais poderosos, expostos a uma desaceleração prolongada.

“A implementação de mudanças internas nas marcas parece ter se tornado mais complexa em um mercado de luxo cada vez mais competitivo, onde escala, talento de design e poder de marketing são importantes,” disse Thomas Chauvet, analista do Citigroup, em relatório.

Apesar do cenário negativo, algumas empresas como Brunello Cucinelli e Hermès mostram que há luz no fim do túnel. As vendas da Hermès aumentaram no trimestre e a fabricante italiana de roupas de cashmere de alto padrão também mostrou uma capacidade de suportar as condições difíceis.

Os dados não têm grande efeito no geral. “Na nossa visão, temos uma assimetria aqui: poderemos observar uma maior correção nesses valores com a desaceleração de crescimento e compressão de margens no curto prazo”, diz um trecho do relatório da Kinea. “Com isso, apesar de toda a força das empresas de luxo, temos uma visão menos construtiva para o curto prazo do setor.”



Fonte: Neofeed

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Na ruína da estatal de petróleo PDVSA, um retrato da Venezuela às vésperas da eleição

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Na ruína da estatal de petróleo PDVSA, um retrato da Venezuela às vésperas da eleição
Tempo de Leitura:5 Minuto, 12 Segundo


A eleição presidencial da Venezuela, no domingo, 28 de julho, se assemelha a um roteiro de filme com final imprevisível.

De um lado, o atual presidente, Nicolás Maduro, no poder desde 2013, busca outra reeleição. De outro, está Edmundo González – um diplomata sem experiência política, cuja candidatura surgiu como solução tapa-buraco depois que a líder da oposição, María Corina Machado, teve sua candidatura barrada pela Justiça eleitoral, controlada pelo regime chavista.

Às vésperas da votação, a possibilidade de fraude para beneficiar Maduro cresceu na mesma proporção do favoritismo de Gonzalez. As pesquisas eleitorais nunca foram confiáveis no país, mas sondagens independentes apontam de 30 até 40 pontos percentuais de vantagem para o candidato oposicionista.

Seja qual for o vencedor, a Venezuela tão cedo não deve se livrar do estigma da “maldição do petróleo”, espécie de sina que persegue os grandes produtores do chamado ouro negro.

Nesses países, a entrada fácil de petrodólares costuma alimentar um ciclo que inclui desestímulo à indústria nacional – é mais barato importar produtos estrangeiros do que produzir internamente – e falta de diversificação na economia local. Por isso, não chega a surpreender que a maioria dos países exportadores é formada por ditaduras marcadas pela corrupção.

Maduro, herdeiro político de Hugo Chávez – líder populista que governou o país de 1999 até a morte, em 2013 -, ajudou a reforçar esse estigma da maldição do petróleo, colocando a Venezuela entre os párias da comunidade internacional, alvo de sanções por violações de direitos humanos.

Mesmo com o país ostentando as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 303 bilhões de barris, à frente da Arábia Saudita, com reservas de 267 bilhões de barris), a Venezuela mantém uma exploração irrisória, cerca de 800 mil barris diários, muito abaixo dos 3 milhões de barris diários dos áureos tempos da PDVSA, a estatal de petróleo que foi sendo dilapidada pelo chavismo.

Apenas durante o período de Maduro no poder, a economia do país encolheu 80%, cerca de um quarto da população emigrou e, quem ficou, luta para sobreviver, com mais de 85% dos venezuelanos na linha de pobreza. Em 2019, o país enfrentou uma hiperinflação de 65.000% anuais (hoje está em cerca de 35%).

A decadência da PDVSA acompanhou essa descida literal ao fundo do poço, mas ela teve início muito antes, em 2003. O ano, na prática, selou o destino da empresa. Foi quando Chávez fez um expurgo na estatal de petróleo, demitindo boa parte do corpo técnico e desviando bilhões de dólares em  investimentos na modernização da empresa para programas sociais e ajuda a países simpáticos à sua revolução bolivariana, como Cuba e Bolívia.

Adriano Pires, sócio-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) e especialista no setor de óleo e gás, conta que a maioria dos ex-altos funcionários da PDVSA foram para o exterior. “No Canadá há muitas empresas menores de petróleo, grande parte criada por esses venezuelanos que faziam parte dos quadros da PDVSA”, diz.

Nos bons tempos, a estatal venezuelana tinha refinarias na Alemanha e uma rede de postos de gasolina nos Estados Unidos, a Citgo. Em maio, a Citgo – mergulhada em dívidas com 18 empresas internacionais que cobram US$ 21,3 bilhões por “apropriações e calotes” – foi vendida por decisão da Justiça dos EUA.

Já sob Maduro, a crise da PDVSA foi agravada com a imposição de sanções pelos EUA ao setor de óleo e gás que duraram pouco mais de seis anos, até outubro do ano passado, por causa de perseguição à oposição. As sanções foram retomadas em abril, mas as gigantes estrangeiras de petróleo puderam permanecer explorando petróleo, o que ajudou a aumentar a produção venezuelana.

Segundo Pires, sem quadros e investimento estatal, a PDVSA não tem salvação à vista. “Não adianta o candidato que ganhar investir na PDVSA no curto prazo”, diz o especialista. “A saída é atrair petroleiras estrangeiras para aumentar a produção.”

Isolamento

O regime chavista está cada vez mais isolado, perdendo apoio até de tradicionais aliados, como o governo petista do Brasil. Em 2018, Maduro foi reeleito numa votação marcada pelas denúncias de fraude e perseguição à oposição.

Na atual campanha, o presidente venezuelano repetiu o roteiro. Impediu a candidatura de María Corina – o governo controla o Poder Judiciário, a Justiça eleitoral e o Congresso -, perseguiu opositores, censurou jornais e sites de notícias, dificultou o direito de votos dos venezuelanos que vivem no exterior e barrou a presença de observadores internacionais para fiscalizar a lisura da votação.

Com as pesquisas mostrando um amplo favoritismo de González, Maduro passou a se expor. Gravou jingles no TikTok e radicalizou o discurso, advertindo sobre um “banho de sangue” caso a oposição vença a eleição.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a ameaça e Maduro retrucou, afirmando que quem o critica – sem citar Lula – deveria tomar chá de camomila. E ainda repetiu o bordão bolsonarista de que as urnas eletrônicas do Brasil “não são auditáveis” – as urnas venezuelanas também são eletrônicas, mas os eleitores saem da cabine com um comprovante em papel que mostra em quem votou, uma forma de vigilância do regime nada auditável.

Nos comícios, Maduro assumiu compromissos irrealizáveis, como construir 3 milhões de casas e oferecer financiamento estatal para abertura de empresas, além de retomar a região de Esequibo, rica em petróleo, em disputa com a Guiana.

O rígido controle do governo torna difícil prever se o candidato opositor, caso vença, irá de fato assumir – muitos analistas acreditam que Maduro só aceitou ser desafiado nas urnas porque tem certeza que pode fraudar o resultado.

Pires, no entanto, diz que a Venezuela com Maduro continua desestimulando os investimentos no país. “Com o atual governo há muito risco regulatório e jurídico, as empresas precisam sempre negociar com integrantes do regime”, afirma o especialista, numa referência indireta às denúncias de corrupção.

O problema, diz o especialista do CBIE, é que o país corre contra o tempo. Com a transição energética, o petróleo venezuelano – mais pesado e de baixa qualidade, sendo ambientalmente mais agressivo – tende a perder relevância.

“Se não explorar logo essas reservas, o petróleo da Venezuela corre o risco de ficar ali mesmo, no subsolo”, adverte Pires. Seria, a rigor, o retrato acabado da maldição que ronda os países exportadores de petróleo.



Fonte: Neofeed

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