Esportes
Tenista Thiago Wild vence de virada estreia no Grand Slam de Wimbledon
O tenista Thiago Wild, de 24 anos, foi o primeiro brasileiro a avançar à segunda rodada no Torneio de Wimblendon, em Londres, após vencer de virada o anfitrião britânico Paul Jubb. Nesta terça-feira (2), após perder os dois primeiros sets por 1/6 e 3/6, o paranaense se recuperou de forma surpreendente ganhando as três parciais seguintes – 7/6 (6), 6/4 e 7/5 –, selando o triunfo por 3 sets a 2, após quase quatro horas de embate.
Atual número 1 do Brasil e 74º no ranking mundial, Wild volta à quadra na quinta (4) para um desafio e tanto: ele terá pela frente o dinamarquês Holger Rune, número 15 do mundo.
Thiago Wild estreia com vitória em Wimbledon! 🎾
Após perder os dois primeiros sets, o brasileiro conseguiu uma virada fantástica pra cima do britânico Paul Jubb, vencendo o duelo por 3 sets a 2 com parciais de 1/6, 3/6, 7/6 (8-6), 6/4 e 7/5. 👏🏻#TimeBrasil pic.twitter.com/NpxlpeOhoQ
— Time Brasil (@timebrasil) July 2, 2024
Já classificado para a disputa de simples masculina na Olimpíada de Paris, o paranaense recebeu a confirmação da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) de inscrição no torneio de duplas masculinas de Paris 2024, em parceria com o cearense Thiago Monteiro, também com vaga olímpica assegurada na disputa individual. A delegação brasileira de tênis em Paris contará ainda com Beatriz Haddad, Laura Pigossi e Luisa Stefani.
Monteiro, número 2 do Brasil e 86º no ranking mundial, foi eliminado hoje na primeira rodada de Wimbledon, após perder por 3 sets a 1 – parciais de 6/4, 6/7 (80, 6/3 e 6/4 – para o australiano Alexei Popyrin (47º).
Tem mais brasileiro na chave de duplas dos Jogos Olímpicos de Paris!! 🇧🇷🎾
A ITF confirmou Thiago Wild e Thiago Monteiro na chave de duplas do maior evento esportivo do mundo, que acontece de 26 de julho a 11 de agosto, na capital francesa pic.twitter.com/joALStitg7
— CBT (@cbtenis) July 2, 2024
Outras estreias de brasileiros
A primeira a estrear nesta quarta (3), às 7h (horário de Brasília) será Bia Haddad, número 20 do mundo, contra a polonesa Magdalena Frech (58ª). Ao longo do dia, outros quatro brasileiros entram em quadra.
Ao lado do russo Daniil Medvedev o gaúcho Marcelo Demoliner disputa a primeira rodada das duplas masculinas às 8h, contra a parceria do cazaque Alekandrs Nedovyesov com o equatoriano Gonzalo Escobar.
A partir das 10h10, a dupla 100% brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo encara os britânicos Jacob Fearnely e Jack Pinnington Jones.
A última estreia brasileira está prevista para às 11h30: a dupla da paulista Luisa Stefani com a holandesa Demi Schuurs enfrenta a parceria da britânica Olivia Nicholls com a eslovaca Tereza Mihalikova.
Esportes
Palmeiras fatura Paulistão Feminino ao bater Corinthians nos pênaltis
O Palmeiras conquistou o tricampeonato do Paulistão Feminino de Futebol com vitória de 2 a 0 sobre o Corinthians na cobrança de pênaltis, no estádio Brinco de Ouro, em Campinas (SP), após empate em 2 a 2 no placar agregado. A colombiana Tapia, goleira das Palestrinas defendeu três cobranças do Timão e as outras duas foram na trave. Fê Palermo e Ingryd balançaram a rede para as Palestrinas e garantiram o tricampeonato (os dois primeiros foram em 2001 e 2022). A conquista do Palmeiras interrompe a hegemonia das Brabas, tetracampeãs paulistas no ano passado.
Nesta quarta-feira (20), o Palmeiras, comandadas há pouco mais de um ano pela técnica Camilla Orlando, entrou em campo com desvantagem de 1 a 0 no placar, pois perdera em casa, por 1 a 0, primeiro jogo da final na última sexta (15). Nesta tarde, logo na primeira etapa da partida, as Palestrinas abriram 2 a 0, com gols da artilheira Amanda Gutierrez (total de oito gols no torneio) e Dudinha. Na volta do intevalo, Vitória Yaya deixou o banco e descontou para o Corinthians.
💚 #FamíliaPalmeiras 💚 #AvantiPalestrinas | #PALxCOR pic.twitter.com/Ijh3xkPBVk
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2024
No primeiro minuto de partida, as Palestrinas quase abriram o placar com um belo chute Laís Estevan, que passou rente ao gol de Lelê. Era só o início do domínio do Verdão. Aos 12 minutos, a volante Brena cruza para Amanda Gutierrez, que invade a grande área e acerta o fundo da rede de Lelê, igualando em 1 a 1 o placar agregado da final do torneio. Com o gol marcado nesta tarde, Amanda encerrou o Paulistão Feminino na liderança isolada, com oito gols ao todo. As Palestrinas seguiram pressionando as Brabas e foram colecionando chances de gol. Aos 22 minutos, a zagueira Poliana aproveitou bola lançada na área do Corinthians para tentar ampliar de voleio, mas a goleira Lelê fez ótima defesa. Cinco minutos depois, Lelê salvou o Corinthians, ao mandar para escanteio bola venenosa chutada por Dudinha. Aos 33 foi a vez de Brena acertar um bola de fora da área, mas após revisão do VAR, o gol foi anulado por toque dde mão de Daiane Muniz, no início da jogada. De tanto insistir, o segundo gol do Verdão saiu aos 41 minutos, novamente com assistência de Brena. A camisa 7 cobrou falta na área para Amanda Guttierrez, que ajeitou para Dudinha marcar um golaço, ampliando a vantagem do Palmeiras para 2 a 1 no placar agregado.
💚 #FamíliaPalmeiras 💚 #AvantiPalestrinas | #PALxCOR pic.twitter.com/Ijh3xkPBVk
— Palmeiras Feminino (@Palmeiras_FEM) November 20, 2024
Após o intervalo, a volante Vitória Yaya deixou o banco das Brabas para entrar no lugar da camisa 10 Gabi Zanotti. E deu muito certo. Com um minuto de jogo, Yaya aproveitou o cruzamento de Yasmin e desviou de cabeça, igualando o agregado em 2 a 2, resultado que levaria a decisão do título para a cobrança de pênaltis. Após o empate, as equipes diminuíram o ritmo. Aos 24 minutos, Carol Nogueira finalizou de fora da área, mas a goleira Tápia evitou o gol. Três minutos depois, Yoreli Ricón chutou da entrada da área e a bola passou rente ao gol de Lelê. A melhor chance das Palestrinas de definirem a partida foi aos 36 minutos, com a volante Ingryd: sozinha na grande área, a camisa 5 se desequilibrou na hora de chutar e perdeu a bola para a atacante adversária Carol Nogueira. Com o fim da partida se aproximando, os times administraram o resultado até o apito final.
SE O MARCÃO FALOU, TÁ FALADO! 😇🧤#PaulistãoFemininoSicredi
📷Alexandre Battibugli/Ag. Paulistão/Centauro pic.twitter.com/OKlGG03R2x— Paulistão Feminino (@PaulistaoFem) November 20, 2024
Pênaltis
A colombiana Kate Tapia, goleira do Palmeiras, foi o grande destaque nas penalidades. Ela defendeu a primeira cobrança de Duda Sampaio para o Corinthians. Na sequência, a artilheira Amanda Gutierrez desperdiçou chutando na trave. Depois foi a vez da corintiana Eudmilla mandar na trave também. O placar seguia 0 a 0 quando Fê Palermou acertou o fundo da rede, colocando o Palmeira na frente. Depois Milene cobrou para o Corinthians e Tapia voltou a brilhar evitando o gol das Brabas. Na quarta cobrança do Palmeiras, Ingryd ampliou para as Paestrinas e, em seguida, Tapia defendeu a cobrança de Carol Santiago, selando a vitória do Verdão por 2 a 0.
Esportes
Símbolo do antirracismo, Vini Jr descobre ancestralidade em Camarões
As celebrações do dia da consciência negra, feriado nacional nesta quarta-feira (20), foram antecipadas pela CBF, na noite véspera, nas Arena Fonte Nova, palco do Brasil x Uruguai, em Salvador (BA). O atacante Vinícius Júnior, expoente da luta contra o racismo no Campeonato Espanhol, foi presenteado com um certificado de ancestralidade. O craque nascido em São Gonçalo (RJ) descobriu que seus antepassados mais longínquos eram de Camarões, no continente africano, provenientes do povo Tikar.
“Não sabia, estou vendo agora. Mas estou muito feliz. Agora é ganhar o jogo, bora pra cima”, disse Vini emocionado, ao receber o documento das mãos de Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A identificação da ancestralidade de Vini Jr foi possível a partir de um teste de DNA, feito a pedido da CBF à empresa African Ancestry, pioneira no rastreamento genético de ancestrais paternos e maternos para pessoas negras em todo o mundo. Vinícius José Paixão de Oliveira, pai de Vini Jr, era o único que sabia da cerimônia- surpresa em homenagem ao filho, mas desconhecia o resultado do teste de DNA.
“É importante para a gente saber de onde nós viemos. São coisas que os brasileiros, na verdade, não sabem: onde veio a nossa ancestralidade, a nossa antecedência. Mas fico feliz, somos de camarões também”, afirmou o pai do camisa 7 da seleção.
A homenagem à Vini Jr faz parte da campanha “Raízes de Ouro”, campanha idealizada pela CBF, que visa “inspirar todos os brasileiros afrodescendente a terem orgulho de seus ancestrais e dos países africanos”.
“Celebrar Vini Jr é celebrar a conquista de todos os brasileiros. Ao conhecer suas origens, reafirmamos nosso compromisso com uma sociedade inclusiva, reconhecendo o papel fundamental da cultura afro-brasileira em nossa identidade e no nosso sucesso no futebol mundial”, defende Ednaldo Rodrigues.
Fundadora e presidente da African Ancestry, Gina Paige disse estar honrada em poder revelar a ancestralidade africana a Vini Jr e família.
“Acreditamos que a reconexão de Vini com suas raízes africanas é um poderoso ‘ato de resistência,’ alinhado com sua defesa da justiça social dentro e fora dos campos de futebol”, pontuou Paige.
A CBF considera que o camisa 7 da seleção “segue os passos de grandes ícones afro-brasileiros como Pelé, Garricha, Didi, Barbosa e Ronaldinho Gaúcho”. Vários craques brasileiros que se destacaram no futebol mundial também foram celebrados na noite de terça (19) com um mosaico gigante na Arena Fonte Nova.
Além do certificado e da veiculação nas redes sociais de um filme sobre ancestralidade afrodescendente no país, a CBF exibirá uma foto de Vini Jr ao lado das bandeiras do Brasil e de Camarões, na fachada da sede da entidade, na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro.
Estreia no Brasil do gesto antirracista da Fifa
A Fifa, entidade que regulamenta o futebol no mundo, aproveitou o clássico sul-americano em Salvador, cidade com maior população negra fora do continente africano, para implementar pela primeira vez no Brasil o “gesto antirracista”. Em resumo, o jogador que cruzar os braços em forma de X na frente do peito durante uma partida, estará sinalizando ao árbitro que foi alvo de insulto racista. Diante do gesto, o árbitro procederá poderá proceder de três formas: interromper a partida; suspendê-la se o abuso continuar, orientando os jogadores e dirigentes a deixarem o campo de jogo; e, por fim, caso o incidente prossiga, o árbitro deixará a partida.
O gesto antirracista foi aprovado em maio no 74º Congresso da FIFA em Bangkok (Tailândia) e se tornou parte do protocolo do futebol em setembro, ao ser implementado na Copa do Mundo Feminina Sub-20 na Colômbia.
Esportes
Rádio Nacional transmite Atlético-MG e Botafogo pelo Brasileirão
A Rádio Nacional transmite o confronto válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol entre Atlético-MG e Botafogo, a partir das 21h15 desta quarta-feira (20). A partida será realizada com portões fechados no Estádio Independência, casa do América-MG, em Minas Gerais, por causa dos incidentes ocorridos na Copa do Brasil após jogo entre Flamengo e Atlético.
Na ocasião, bombas foram jogadas no gramado, e o clube mineiro teve seu estádio interditado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por isso, a partida desta quarta será disputada sem torcida, e as equipes alvinegras entrarão em campo em um clima de aquecimento para a final da Libertadores, mas sem festa nas arquibancadas.
As emoções do jogo serão narradas pelo locutor André Marques, com comentários em bancada. Haverá um pré-jogo 15 minutos antes de a bola rolar, conduzido por Rachel Motta. Além disso, diretamente do plantão esportivo, o repórter Bruno Mendes trará mais informações para a transmissão.
Campeonato Brasileiro
O Campeonato Brasileiro, o chamado Brasileirão, é a principal competição de futebol profissional entre clubes do país. Por meio da disputa, são indicados os representantes brasileiros para a Copa Libertadores da América juntamente com o campeão da Copa do Brasil.
Vinte clubes participam do torneio. No decorrer da temporada, cada time joga duas vezes contra os outros em um sistema de pontos corridos, uma vez em seu estádio e a outra no de seu adversário, em um total de 38 jogos.
As equipes recebem três pontos por vitória e um por empate. Os clubes são classificados pelo total de pontos, depois pelo saldo de gols e, em seguida, pelos gols marcados. Em caso de empate entre dois ou mais times, os critérios de desempate são: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos recebidos e menor número de cartões amarelos recebidos.
Cobertura esportiva
O futebol é um dos destaques da programação da Rádio Nacional, emissora pública referência em transmissões de partidas no país há décadas. Os jogos das principais competições e as notícias mais importantes têm espaço nas jornadas esportivas diárias.
Ao longo do ano, a Nacional apresenta, ao vivo, partidas de diversos campeonatos. Os torcedores podem ficar ligados pelo rádio, site ou streaming e acompanhar as emoções das disputas entre os maiores clubes brasileiros.
Antes e depois dos jogos, o ouvinte se informa sobre a preparação das equipes e a repercussão do placar nas ondas da Nacional. A ideia é oferecer ao público uma programação jornalística com noticiário preciso e informação relevante, comentários embasados e opinião fundamentada sobre o que acontece de mais recente no futebol do país e no exterior.
Jornalismo esportivo
O time da Rádio Nacional reúne craques do jornalismo esportivo. Experientes comentaristas e talentos das novas gerações integram a equipe de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As principais notícias são destacadas no programa No Mundo da Bola, de segunda a sexta, às 18h.
Além de informar o público, o time também está na tela da TV Brasil. Os profissionais realizam o programa Stadium, de segunda a sexta, às 12h30 e às 18h30, e a mesa-redonda dominical No Mundo da Bola, às 20h30.
Sempre ao vivo, as tradicionais produções da emissora pública trazem análises e apurações atualizadas. O esporte tem espaço destacado na programação do canal. Os telejornais diários, como o Repórter Brasil, também oferecem ampla cobertura dos principais resultados do dia.
Os profissionais que entram em campo na equipe de esporte da empresa ainda fazem a cobertura das jornadas de diversas modalidades e noticiam os principais resultados em reportagens no site da Agência Brasil. As tabelas atualizadas das competições podem ser acessadas em tempo real pelos usuários.
Serviço
Brasileirão Série A – Atlético-MG (MG) x Botafogo (RJ), quarta (20/11), a partir das 21h15, na Rádio Nacional RJ, AM, OC e AS
Rádio Nacional na internet e nas redes sociais
Site: https://radios.ebc.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/radionacionalbr
Spotify: https://open.spotify.com/user/vpj3k8ogjwf1nkv4nap3tlruv
YouTube: http://youtube.com/radionacionalbr
Facebook: https://www.facebook.com/radionacionalbr
Twitter: https://twitter.com/radionacionalbr
WhatsApp Nacional
– Rádio Nacional FM: (61) 99989-1201
– Rádio Nacional AM: (61) 99674-1536
– Rádio Nacional da Amazônia: (61) 99674-1568
– Rádio Nacional do Rio de Janeiro: (21) 97119-9966
Saiba como sintonizar a Rádio Nacional
Brasília: FM 96,1 MHz e AM 980 Khz
Rio de Janeiro: FM 87,1 MHz e AM 1130 kHz
São Paulo: FM 87,1 MHz
Recife: FM 87,1 MHz
São Luís: FM 93,7 MHz
Amazônia: 11.780KHz e 6.180KHz OC
Alto Solimões: FM 96,1 MHz
Celular – App Rádios EBC para Android e iOS
-
Entretenimento5 meses atrás
da Redação | Jovem Pan
-
Negócios4 meses atrás
O fiasco de Bill Ackman
-
Entretenimento3 meses atrás
Jovem Pan | Jovem Pan
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem back-end: veja as principais e guia completo sobre!
-
Empreendedorismo6 meses atrás
5 maneiras de garantir acolhimento às mães na empresa
-
Tecnologia6 meses atrás
Linguagem de programação Swift: como programar para IOS!
-
Entretenimento6 meses atrás
Gisele Bündchen arrecada R$ 4,5 milhões para vítimas de enchentes no RS
-
Negócios5 meses atrás
As duas vitórias da IWG, dona de Regus e Spaces, sobre o WeWork: na Justiça e em um prédio em SP