Empreendedorismo
10 importantes direitos do consumidor para conhecer
Veja algumas das leis que garantem proteção contra práticas comerciais abusivas
Os direitos do consumidor são fundamentais para garantir que todas as relações de compra e venda ocorram de forma justa e transparente. Eles asseguram que os consumidores tenham acesso a informações claras sobre produtos e serviços, proteção contra práticas comerciais abusivas e a possibilidade de reclamar quando necessário.
De acordo com o Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), os planos de saúde lideram o ranking de reclamações, representando 29,3% do total. Em seguida, aparecem os serviços financeiros (19,4%), demais serviços (13,7%), problemas com produtos (9,5%) e telecomunicações (8,2%).
Eros Belin de Moura Cordeiro, mestre em direito com atuação nas áreas de Defesa do Consumidor e Direito Civil (contratual), diz que é fundamental que os clientes conheçam e exijam seus direitos. “O problema é que muita gente ainda desconhece as leis e, por isso, pode ser mais facilmente lesada”, avalia o professor do curso de Direito do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação.
Para o professor Sérgio Czajkowski Júnior, pesquisador e consultor nas áreas de Marketing de Serviços e de Varejo, Comportamento do Consumidor, Negociação e Vendas, as relações de consumo tornaram-se significativamente mais complexas devido à ascensão do ambiente digital, o que exige atenção redobrada dos consumidores, mesmo daqueles com experiência em compras online e outras modalidades de e-commerce.
“Por não termos mecanismos de controle realmente efetivos no ciberespaço, o número de fraudes, golpes e outras práticas lesivas aos consumidores tem crescido de forma significativa no Brasil e em outros mercados mundiais. Como ainda não dispomos de um arcabouço legal-normativo capaz de resolver todas as possíveis práticas fraudulentas, a melhor maneira de evitar prejuízos é através da informação”, explica.
Segundo o docente, sempre que o consumidor se deparar com uma oferta excessivamente atraente, deve desconfiar. “Grande parte das ações criminosas ocorre em situações nas quais os consumidores são atraídos por condições excessivamente vantajosas”, alerta.
O problema é confirmado em pesquisas da Serasa Experian e E-commerce Brasil. Em 2023, 80 mil brasileiros foram vítimas de golpe online. A situação desperta o medo de cair em “armadilhas”. Em datas comerciais, como a Black Friday, o percentual de clientes receosos gira em torno de 70%. “Além das questões envolvendo as compras online, os consumidores brasileiros têm inúmeros direitos que muitas vezes desconhecem”, comenta Eros Belin de Moura Cordeiro.
Direitos do consumidor
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) oferece respaldo em casos de abuso, garantindo que os consumidores tenham acesso a mecanismos de proteção e justiça. Entre eles, estão:
1. Devolução de produtos online
Você tem até sete dias para se arrepender de uma compra realizada pela internet e solicitar o reembolso, sem precisar justificar. O custo do frete de retorno é por conta da empresa;
2. Responsabilidade dos estacionamentos
Mesmo que haja placas indicando que o estacionamento não se responsabiliza por danos aos veículos, essa cláusula é considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor.
3. Ilegalidade da multa por perda de comanda
Restaurantes e bares não podem cobrar multa por perda de comanda. A responsabilidade pela gestão do consumo é do estabelecimento.
4. Ofertas de pacotes gratuitos nos bancos
Os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços básicos gratuitos, incluindo cartão de débito, saques, transferências e extratos.
5. Garantia estendida não é obrigatória
A garantia estendida é um serviço opcional e não é obrigatória na compra de um produto.
6. Produto com preços diferentes
Sempre que houver dois valores diferentes para uma mesma mercadoria, o menor prevalece. No entanto, na ausência de preços, o consumidor não tem o direito de levar o item de graça.
7. Comida no cinema
O cinema não pode impedir o cliente de entrar com comida tampouco exigir que a compra seja feita nas lojas da bilheteria. Isso é considerado venda casada e viola a liberdade de escolha do consumidor.
8. Serviços nas férias
Quando você viaja, não precisa pagar pelos serviços que mantêm em casa, como internet e TV a cabo. Basta solicitar à operadora a suspensão temporária dos serviços e a interrupção na cobrança de mensalidade.
9. Crianças em restaurantes
Restaurantes não podem proibir a entrada de crianças. Restringir a entrada de determinado grupo a um ambiente é uma violação à dignidade da pessoa humana, de acordo com a Constituição Federal.
10. Produto de mostruário
As peças de mostruário também têm garantia, pois a venda de produtos já expostos não exime o fornecedor de realizar possíveis reparos de defeitos que impeçam seu bom funcionamento.
Por Marlise Groth
Empreendedorismo
8 dicas para alavancar as vendas na Black Friday
Veja como algumas estratégias podem ajudar a alcançar e fidelizar mais clientes
A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, neste ano, acontecerá no dia 29. Em 2024, está prevista uma alta movimentação do varejo. 66% dos brasileiros planejam participar do evento, aproveitando, assim, as promoções, de acordo com um levantamento da Wake em parceria com o Opinion Box.
Entre as categorias mais procuradas, estão as de eletrônicos e informática, seguida por eletrodomésticos e eletroportáteis. Impulsionada prioritariamente pelo planejamento e pela busca estratégica por descontos em produtos de alto valor, a Black Friday deste ano reflete ainda mais a crescente digitalização do consumo e a preferência dos consumidores por marketplaces.
Por isso, abaixo, confira dicas essenciais para alavancar as vendas e, ainda, fidelizar novos clientes neste período. Confira!
1. Prepare o seu estoque
Para evitar problemas de falta de produtos, é imprescindível organizar o estoque com antecedência, afinal o intuito da data é vender mais e, consequentemente, ter um volume maior de saídas em relação aos demais períodos. “Faça uma análise detalhada dos itens mais vendidos e, se possível, ofereça descontos progressivos”, sugere Diogo Olher, fundador e vice-presidente de Marketing e Digital Business da Social Digital Commerce, um dos maiores players do mercado de Full Digital Commerce do Brasil.
Segundo ele, essa estratégia ajuda a minimizar frustrações dos clientes e perdas de vendas, além de aumentar o ticket médio e o faturamento. “Idealizar promoções irresistíveis e planejar estrategicamente as campanhas é fundamental para o sucesso do negócio frente à concorrência”, aponta.
2. Ofereça opções flexíveis de entrega e devolução
A flexibilidade nas opções de entrega e devolução é fundamental para atender às necessidades em constante mudança dos consumidores. Logo, as empresas devem disponibilizar diferentes métodos de entrega, como expressa ou em pontos de coleta.
“Quando nos adaptamos aos horários e preferências dos clientes, demonstramos o quanto valorizamos sua interação com a marca. Isto atrai os consumidores, além de garantir uma experiência fluida e satisfatória desde o momento em que ele navega pelo site até receber o produto”, destaca Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina.
Inclusive, segundo o especialista, simplificar o processo de devolução dos produtos com políticas claras e sem complicações ajuda a aumentar a confiança dos consumidores no negócio.
3. Entregue uma boa experiência para seus clientes
Para fidelizar clientes e reter ainda mais o número de consumidores da sua marca, investir em experiência é um dos principais pontos de destaque para essa jornada. Preocupe-se em entender e ouvir o que o seu cliente espera da sua marca. “Empresas que investem em jornadas positivas com os clientes são sempre lembradas e se sobressaem em meio aos concorrentes”, afirma Tiago Serrano, CEO da SoluCX, empresa líder em pesquisa de satisfação e NPS.
Segundo ele, é fundamental pensar em todos os pontos de contato com o cliente. “Para isso, é importante se dedicar em toda a logística, desde o momento de compra até o pós, pensando em uma experiência completa. Além disso, marcas podem e devem inserir pesquisas de satisfação, com o intuito de ouvir e saber como são percebidas pelos seus clientes, com o foco em continuar aprimorando seus serviços”, destaca.
4. Construa uma grande rede de parceiros
Colaborações entre startups, pequenas e grandes empresas podem gerar resultados relevantes e causar um maior impacto positivo para o mercado, gerando notoriedade e trazendo credibilidade para as marcas.
“A partir do momento em que empresas se conectam com parceiros que estejam alinhadas ao seu objetivo de crescimento, elas ganham a oportunidade de melhorar a sua eficiência operacional, expandir suas ofertas de produtos e proporcionar uma melhor experiência para os seus clientes”, comenta Robson Privado, cofundador e Chief Growth Officer da MadeiraMadeira, principal plataforma online de móveis e decoração da América Latina.
5. Invista em conteúdos personalizados
Quando se trata de um público específico, um dos principais desafios é converter e fidelizar novos clientes. É essencial personalizar cada campanha de acordo com os interesses e comportamentos de cada audiência.
“Para isso, é fundamental contar com plataformas que utilizam dados comportamentais e preferências de maneira inteligente e segura, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), para criar campanhas direcionadas que maximizem o impacto e a relevância para o público-alvo”, afirma Paulo Fernandes, diretor geral da Siprocal no Brasil, uma plataforma líder em growth e monetização de publicidade digital em múltiplos dispositivos.
6. Implemente programas de fidelidade
Implementar programas de fidelidade é uma ótima estratégia para manter a sua cadeia de clientes engajada e incentivá-los a continuar consumindo produtos da sua marca. “Ofereça recompensas que sejam verdadeiramente atraentes para o seu público-alvo e que possam ser customizadas de acordo com o interesse genuíno de cada cliente, como pontos de compras que podem ser trocados por itens escolhidos por ele, e não apenas por um item obrigatório”, recomenda destaca Yuri “Fly”, CEO fundador da Gamers Club, maior hub de soluções para esportes eletrônicos do Brasil.
Segundo ele, experiências exclusivas também são recompensas significativas para os consumidores. “Pensando no público gamer, o acesso antecipado a novos lançamentos de produtos ou até mesmo benefícios exclusivos em eventos pode ser um grande atrativo. Essas ações não apenas incentivam compras repetidas, como também fortalecem o senso de pertencimento, ajudando a construir um relacionamento de longo prazo com sua comunidade e criando um ciclo de engajamento positivo e duradouro”, destaca.
7. Aperfeiçoe sua ferramenta de busca
Os clientes desejam encontrar fácil e rapidamente o que procuram. Portanto, se faz necessário ter ferramentas de busca refinadas que possam entregar recomendações mais precisas e contextuais. A inteligência artificial pode auxiliar nesta tarefa.
“A IA não apenas sugere produtos específicos, mas também oferece uma variedade de opções relacionadas ao contexto fornecido. Ao adotar novas ferramentas, cria-se experiências de busca personalizadas e páginas de navegação dinâmicas, aumentando as chances de conversão”, afirma o CEO da Vinklo, Erik Santana.
8. Coloque o cliente no centro de sua estratégia
Para impulsionar as vendas, é essencial colocar o cliente no centro das estratégias, não importa o setor. “Todos temos que entender que a efetivação de uma venda acontece porque as expectativas e necessidades do cliente foram atendidas. O primeiro estágio é entender seus desafios, escutá-lo e definir como a empresa pode ajudá-lo a resolver um problema ou torná-lo mais eficiente no seu negócio. Fazendo isto, podemos desenvolver e oferecer um portfólio de produtos que tenham valor para ele”, explica Oswaldo Marques, diretor comercial da Baldan.
Contudo, conforme o especialista, é importante pensar mais além. “Estar tão perto do cliente, entender tão bem sua realidade, que sejamos capazes de antecipar alguma necessidade que ele mesmo ainda não imaginou ou externou, usando nossa expertise técnica para desenvolver um produto que irá ajudá-lo ainda mais”, sugere.
Dessa maneira, é possível fidelizar o cliente. “Se fazendo o primeiro estágio já temos uma boa chance de conquistá-lo, atingindo o segundo estágio nos tornaremos essencial para ele e o resultado disto chama-se fidelização. Precisamos ter em mente que um cliente satisfeito é aquele que enxerga em você um grande parceiro que entende o negócio dele e o ajuda a torná-lo mais sustentável e lucrativo“, explica.
Por Beatriz Magalhães
Empreendedorismo
5 profissões ligadas ao mundo infantil
Conheça carreiras que promovem o desenvolvimento, o aprendizado e o bem-estar das crianças
O universo infantil envolve uma ampla gama de profissionais que trabalham para apoiar o desenvolvimento, o bem-estar e o aprendizado das crianças. São especialistas dedicados a promover experiências enriquecedoras e seguras aos pequenos, cuidando de aspectos emocionais, cognitivos e físicos essenciais nessa fase da vida. A atuação desses trabalhadores vai além das técnicas: eles se tornam figuras de confiança e inspiração, ajudando a construir as bases para um futuro saudável e pleno.
A seguir, confira as profissões ligadas à infância:
1. Pedagogo
Responsável por orientar a educação das crianças, o pedagogo trabalha em escolas, creches e até em ambientes informais, elaborando atividades que estimulam o desenvolvimento cognitivo e social. Com atenção especial às necessidades de cada faixa etária, ele utiliza métodos de ensino variados para tornar o aprendizado acessível e lúdico, apresentando aos pequenos as etapas futuras.
2. Psicólogo infantil
Essencial para o desenvolvimento emocional, o psicólogo infantil atua em consultórios, escolas e centros de apoio, oferecendo um espaço seguro para que a criança expresse sentimentos e resolva dificuldades psicológicas. Sua atuação é especialmente importante em fases de transição e desafios, ajudando a fortalecer a saúde mental desde a infância.
3. Fonoaudiólogo infantil
Com foco em melhorar a comunicação e as habilidades linguísticas, o fonoaudiólogo infantil avalia e trata crianças com dificuldades de fala, audição ou expressão. Sua abordagem inclui técnicas de fonética e jogos interativos, proporcionando uma evolução gradual na expressão e, em alguns casos, colaborando também com a alfabetização.
4. Terapeuta ocupacional infantil
Focado em crianças com necessidades específicas de desenvolvimento, o terapeuta ocupacional ajuda a melhorar habilidades motoras e comportamentais. Em sessões que envolvem brincadeiras e atividades funcionais, ele promove a independência nas tarefas do dia a dia e ajuda os pequenos a superar limitações motoras e sensoriais.
5. Professor de educação física infantil
Voltado para o desenvolvimento motor e a socialização, esse profissional trabalha nas escolas e em centros esportivos, promovendo atividades físicas que ajudam na coordenação, força e cooperação. Adaptando exercícios para diferentes idades, ele garante que as crianças pratiquem esportes de maneira segura e divertida.
Empreendedorismo
6 dicas para fazer compras seguras na Black Friday
Veja medidas que ajudam a evitar que você caia em golpes durante esta época do ano
Com a proximidade da Black Friday, o mercado e os consumidores já estão se preparando para as promoções e descontos característicos dessa época. A expectativa é que sejam movimentados R$ 7,6 bilhões em compras, faturamento 10% maior em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa realizada pela Haus.
No entanto, apesar de algumas ofertas serem realmente boas, é preciso ter cautela. O aumento nas compras online durante esse período cria um cenário atrativo aos golpistas, o que pode transformar a economia em prejuízo. Dados recentes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelam que 3 em cada 10 consumidores foram alvos de fraudes ou tentativas de golpes durante compras virtuais em 2024.
Denis Riviello, diretor de cibersegurança da CG One (empresa de tecnologia especializada em segurança da informação, proteção de redes e gerenciamento de riscos), reforça a importância de redobrar os cuidados ao fazer compras online nesse período. “É uma data atrativa, o consumidor fica ansioso pelas promoções, mas é preciso ter cautela e não agir por impulso para não cair na ‘Black Fraude’”, alerta.
Pensando nisso, o executivo lista 6 medidas de segurança que podem minimizar os riscos de cair em golpes online e garantir que as compras da Black Friday não acabem em prejuízo. Confira!
1. Proteção de dados pessoais
Divulgar informações pessoais na internet pode ser perigoso, pois alguns hábitos digitais podem expor seus dados sem que você perceba. Denis Riviello alerta sobre evitar salvar os números do cartão de crédito em dispositivos ou navegadores, mesmo que sejam considerados seguros. “Uma boa alternativa é usar cartões de crédito temporários, criados para compras específicas ou optar por pagamentos via PIX e outros métodos que não utilizem os dados fornecidos”, recomenda.
2. Desconfie de ofertas irresistíveis
Na Black Friday, é comum encontrar anúncios com grandes promoções, mas é essencial ter cautela com ofertas que parecem boas demais para serem verdade. O especialista destaca que aquelas exageradas podem ser usadas como iscas para atrair consumidores a sites falsos ou lojas duvidosas.
“Essas ofertas podem ser uma armadilha para roubar dados pessoais e financeiros do consumidor. Essa prática, chamada de engenharia social, explora o desejo de economizar para manipular as vítimas”, explica o profissional.
3. Procure sinais de autenticidade
Mesmo que alguns sites falsos pareçam legítimos, o especialista aponta que há formas de identificar fraudes. “O primeiro passo é verificar se o endereço do site começa com ‘https://’ e se há um cadeado na barra de endereços, indicando uma conexão segura”, orienta. Além disso, ele recomenda buscar informações sobre as lojas, como uma seção de “contato” ou “sobre nós”, algo comum em sites confiáveis.
4. Verifique a reputação da loja
Os sites de reclamações são grandes aliados na hora de checar a reputação de uma empresa e garantir que uma loja ou e-commerce seja confiável, verificando as avaliações e experiências de outros consumidores.
Denis Riviello sugere consultar diferentes fontes online para verificar o histórico da empresa. “Com essas informações, o consumidor pode optar por comprar apenas em empresas que tenham uma boa reputação e sejam confiáveis”, afirma.
5. Se atente aos e-mails
Os e-mails são uma das ferramentas mais utilizadas para aplicar golpes, já que são usados frequentemente para o envio de spam e tentativas de phishing. O especialista da CG One aconselha ficar atento ao domínio do remetente, a parte que aparece após o ‘@’. “Se o domínio for diferente do site oficial ou parecer genérico, é um indicativo de possível golpe”, alerta.
6. Proteção cibernética é essencial
Para aumentar sua proteção durante as compras, utilizar ferramentas como antivírus e manter todos os softwares atualizados é indispensável. Além disso, é recomendado dar preferência aos navegadores que detectam sites perigosos. “Alguns plugins podem bloquear anúncios suspeitos, aumentando a segurança. É importante pesquisar as extensões mais recomendadas para seu navegador e instalá-las”, finaliza Denis Riviello.
Por Juliana Oliveira
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