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Empreendedorismo

5 principais mudanças do Imposto de Renda 2024

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Novas atualizações trazem benefícios para declarantes Novas atualizações trazem benefícios para declarantes Imagem: Brenda Rocha – Blossom | Shutterstock

A época do ano para declarar o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) está chegando e muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer e o que mudou de um ano para o outro. Para o ano de 2024, as mudanças na declaração, segundo a economista Gecilda Esteves e o advogado tributário Júlio Caires, trazem atualizações significativas. Como desoneração para milhões de contribuintes, atualização da faixa de isenção, introdução do desconto simplificado e muito mais.

“Prepare-se para declarar de forma mais inteligente e econômica”, diz o advogado tributário Júlio Caires. Apesar de a Receita Federal não ter divulgado muitos detalhes, o período estabelecido para a declaração é de 15 de março e 31 de maio.

“É importante lembrar dos documentos pessoais CPF, título de eleitor, RG, comprovante de residência atualizado e os documentos que comprovem a sua renda financeira”, explica a economista Gecilda Esteves.

O que mudou no Imposto de Renda de 2024

1. Atualização da faixa de isenção

Agora, rendas até R$ 2.112 estão isentas.

2. Desconto simplificado

Novo desconto de R$ 528 para quem ganha até R$ 2.640.

3. Benefícios para contribuintes

Cerca de 13,7 milhões de pessoas não precisarão pagar o IR.

Ficar informado sobre as atualizações do IRPF previne problemas Imagem: Andrey_Popov | Shutterstock

4. Nova tabela progressiva

Mais justa e adequada à realidade dos brasileiros.

5. Desconto simplificado mensal

Facilita a vida de autônomos e quem recebe aluguéis.

Atenção aos prazos

Gecilda Esteves destaca a importância de se manter atento aos prazos: “É essencial estar alerta para as categorias e entender em qual se enquadra, para evitar possíveis multas por inconsistências nos documentos ou atraso na declaração”, afirma a economista.

“E vale ressaltar que, pelo IR ser uma taxa anual cobrada pelo Governo do Estado para pessoas jurídicas e físicas, isso também afeta os MEIs (Microempreendedores Individuais), e é necessário entrar em contato com o seu contador”, finaliza Júlio Caires.

Por Ana Beatriz





Fonte: Jovem Pan

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6 profissões ligadas ao setor de eventos

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Estas carreiras são essenciais para transformar festividades e outros encontros em momentos inesquecíveis

O setor de eventos é dinâmico e oferece boas oportunidades profissionais O setor de eventos é dinâmico e oferece boas oportunidades profissionais Imagem: LightField Studios | Shutterstock

A área de eventos é um segmento dinâmico e estratégico que movimenta diversos setores da economia. Ela envolve o planejamento e a execução de experiências voltadas a diferentes públicos, com objetivos que variam de celebrações a iniciativas corporativas e culturais. Além de ser um campo que exige criatividade e organização, a atuação nesse mercado demanda atenção aos detalhes, gestão de recursos e capacidade de adaptação a diferentes contextos e desafios.

Segundo a Associação Brasileira de Promotores de Eventos (ABRAPE), a estimativa é que o setor de eventos fature R$ 75 bilhões em 2024. A seguir, confira algumas profissões ligadas a essa área tão próspera e diversificada!

1. Produtor de eventos

Responsável por planejar, organizar e supervisionar todas as etapas de um evento, garantindo que ele seja realizado conforme o objetivo definido. Desde a escolha do local até a logística, o produtor coordena equipes, administra recursos e resolve imprevistos para entregar uma experiência impecável.

2. Designer de eventos

Cuida da parte visual e estética, criando ambientações e cenários que traduzam o conceito da produção. Trabalha com iluminação, decoração e outros elementos visuais para desenvolver atmosferas únicas que engajem os participantes e reforcem o tema central da ocasião.

O especialista em marketing de eventos trabalha para maximizar a visibilidade e o alcance do evento Imagem: Zamrznuti tonovi | Shutterstock

3. Especialista em marketing de eventos

Atua na divulgação e promoção dos eventos, utilizando estratégias de comunicação para atrair público e parceiros. Este profissional trabalha com campanhas digitais, redes sociais e parcerias para maximizar a visibilidade e o alcance do evento.

4. Cerimonialista

Especialista em protocolo e etiqueta, organiza cerimônias formais e eventos sociais. Ele garante que a programação siga um roteiro definido e que todos os detalhes estejam em harmonia, proporcionando uma experiência elegante e organizada para os convidados.

5. Técnico de som e iluminação

Especialista na operação de equipamentos de áudio e iluminação, é essencial para a qualidade técnica dos eventos. Este profissional garante que palestras, shows e outras atrações tenham impacto visual e sonoro, contribuindo para uma vivência imersiva.

6. Coordenador de logística

Gerencia o fluxo de materiais, pessoas e equipamentos necessários para a produção. É responsável por garantir que tudo chegue ao local no momento certo e funcione conforme o planejado, reduzindo riscos e assegurando a eficiência das operações.





Fonte: Jovem Pan

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6 dicas para economizar na ceia de Natal

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Dicas simples ajudam a economizaria na Ceia de Natal sem perder a magia da celebração Dicas simples ajudam a economizaria na Ceia de Natal sem perder a magia da celebração Imagem: wavebreakmedia | Shutterstock

A ceia de Natal é uma tradição que vai além do ato de compartilhar uma refeição; ela simboliza união, gratidão e celebração em família. Geralmente realizada na noite de 24 de dezembro, conta com pratos típicos que variam conforme a cultura. Muitas vezes, esse momento também traz reflexões, trocas de presentes e fortalecimento de laços, criando memórias afetivas que se perpetuam ao longo dos anos.

O valor da ceia natalina está na faixa de R$ 440,00, segundo levantamento da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Com alguns cuidados e um bom planejamento, é totalmente possível organizar uma ceia de Natal incrível sem gastar além do necessário. Por isso, a seguir, confira algumas dicas!

1. Faça um planejamento detalhado

Defina o número de convidados e os pratos que serão servidos para evitar desperdícios. Liste os ingredientes necessários e pesquise preços em diferentes mercados. Planejar permite aproveitar promoções e evitar compras de última hora, que são mais caras.

2. Adote o estilo colaborativo

Transforme a ceia em um evento compartilhado, pedindo que cada convidado traga um prato ou bebida. Essa estratégia reduz significativamente os custos e possibilita uma mesa diversificada. Coordene os itens com antecedência para evitar repetições.

3. Prefira receitas econômicas e caseiras

Escolha pratos que utilizam ingredientes da safra e substitutos de produtos importados por opções nacionais mais acessíveis. Invista em preparos simples e saborosos, como assados e saladas, que também podem ser feitos previamente.

A ceia pode ficar mais economica quandos os ingredientes são comprados em mercados de atacado Imagem: Kamil Macniak | Shutterstock

4. Compre em mercados atacadistas

Para itens como carnes, bebidas e sobremesas, os mercados de atacado costumam oferecer preços mais baixos em compras de grande volume. Junte-se a familiares ou amigos para dividir pacotes maiores e economizar ainda mais.

5. Use e abuse da criatividade na decoração

Crie enfeites e centros de mesa com materiais recicláveis, como potes de vidro, pinhas e papéis coloridos. Além de econômico, o “faça você mesmo” adiciona um toque pessoal e charmoso à celebração. Reutilizar decorações de anos anteriores também é uma ótima alternativa.

6. Aproveite ao máximo as sobras

Transforme os alimentos que sobrarem da ceia em novos pratos, como sanduíches, tortas e caldos. Essa prática evita desperdício e torna as refeições práticas para o dia seguinte. Planeje o reaproveitamento ao organizar o cardápio inicial.





Fonte: Jovem Pan

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5 dicas para lidar com um ambiente de trabalho barulhento

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Adaptações reduzem os danos causados pelo barulho no trabalho e aumentam a produtividade Adaptações reduzem os danos causados pelo barulho no trabalho e aumentam a produtividade Imagem: JLco Julia Amaral | Shutterstock

Trabalhar em um ambiente barulhento pode ser um desafio para a produtividade e a saúde mental. Sons excessivos, como conversas paralelas, ruídos de máquinas ou, até mesmo, barulhos externos, podem prejudicar a concentração, aumentar os níveis de estresse e comprometer a qualidade do trabalho realizado.

Contudo, quando não é possível mudar essa realidade, é preciso uma certa adaptação, tentando, ao máximo, reduzir os danos. Por isso, confira 5 dicas para lidar com um ambiente de trabalho barulhento!

Investir em fones de ouvido com cancelamento de ruído é uma solução prática para abafar barulhos externos. Essa tecnologia cria uma barreira acústica, permitindo que você se concentre melhor em suas tarefas. Escolha modelos confortáveis, especialmente se pretende usá-los por longos períodos.

2. Crie uma playlist

Se ruídos ainda incomodarem, opte por música instrumental ou sons ambientes, como ruído branco. Essas opções podem mascarar barulhos, ajudar a relaxar e melhorar a concentração. Evite músicas com letras, pois elas podem distrair.

Organizar os horários ajuda a aproveitar o silêncio para realizar as atividades Imagem: fizkes | Shutterstock

3. Organize-se em horários estratégicos

Identifique os períodos mais tranquilos e reserve as tarefas mais complexas para esses momentos. Essa prática ajuda a aproveitar o silêncio ao máximo, aumentando a produtividade em atividades que demandam maior concentração.

4. Personalize o seu espaço

Inclua no seu local de trabalho elementos que favoreçam o foco, como plantas ou objetos que inspiram tranquilidade. Além disso, os organizadores visuais podem ajudar a manter o ambiente menos caótico, reduzindo a sensação de sobrecarga mental.

5. Estabeleça uma comunicação clara

Além dos métodos adaptativos, converse com colegas e supervisores sobre o impacto do barulho no desempenho. Sugira soluções, como designar horários para diálogos ou criar áreas silenciosas. A comunicação assertiva pode melhorar a dinâmica do espaço de trabalho.





Fonte: Jovem Pan

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