Connect with us

Vídeos

7 dicas para evitar acidentes durante a prática de atividade física

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 54 Segundo


É fundamental preparar o corpo antes de iniciar qualquer exercício físico É fundamental preparar o corpo antes de iniciar qualquer exercício físico Imagem: Bojan Milinkov | Shutterstock

Praticar atividades físicas regularmente traz inúmeros benefícios à saúde, mas o medo de se machucar pode ser uma barreira significativa para muitas pessoas. Todavia, é possível evitar lesões e acidentes durante os exercícios, garantindo uma prática segura e eficaz. Para isso, pequenos ajustes, atenção aos detalhes e algumas práticas preventivas podem fazer toda a diferença.

Quer descobrir mais sobre como proteger seu corpo e evitar acidentes? Confira as dicas a seguir!

1. Realize aquecimento antes da atividade física

O aquecimento antes de iniciar a atividade física é essencial para preparar o corpo e prevenir lesões. Este processo envolve realizar exercícios leves e gradualmente intensificar a intensidade para elevar a temperatura corporal e aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos. Isso também ajuda a aumentar a flexibilidade das articulações, melhorar a eficiência dos sistemas cardiovascular e respiratório e preparar a mente para a atividade física.

2. Utilize equipamentos e vestimentas apropriados

Equipamentos adequados fazem a diferença na prevenção de acidentes. Calçados específicos para cada modalidade, como tênis de corrida com bom amortecimento ou chuteiras para futebol, oferecem suporte e aderência adequados.

No caso do ciclismo, existem bermudas com forro almofadado para amenizar o desconforto do banco da bike e camisetas com tecidos que permitem a transpiração. “Caso não possua esses itens, o ideal é utilizar roupas confortáveis, como bermudas e camisetas de tecidos naturais, como o algodão, ou tecnológicos, como o Dry Fit”, indica o personal trainer Guilherme Santander.

Para esportes de contato ou de alto impacto, acessórios como capacetes, protetores bucais e coletes de proteção absorvem choques e protegem áreas vulneráveis. Verificar regularmente o estado dos equipamentos também previne falhas que possam causar acidentes.

3. Mantenha a hidratação adequada

A hidratação adequada vai além de beber água durante o exercício. Ingerir líquidos ao longo do dia, especialmente antes e após a prática, mantém o corpo preparado. “Beba água ao longo do dia e considere consumir uma bebida esportiva leve com eletrólitos antes do treino, especialmente se você suar muito. Esta prática, além de evitar câimbras durante o treino, também vai ajudar na regulação da temperatura corporal”, acrescenta a nutricionista Marina Delorenzo.

Uma estratégia eficaz é tomar pequenos goles a cada 20 minutos durante o exercício e aproximadamente 500 ml de água duas horas antes de iniciar a atividade. Evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de cafeína também ajuda a manter o equilíbrio hídrico.

4. Conheça e respeite seus limites

O autoconhecimento é essencial na prática de atividades físicas. Identificar e respeitar os limites pessoais evita sobrecargas que resultam em lesões. Começar com intensidades baixas e aumentar gradativamente a carga de exercícios permite adaptação muscular e articular.

Além disso, o acompanhamento de um profissional é essencial. “No início, o aluno terá, antes de qualquer atividade física, um diagnóstico, uma análise precisa de suas reais necessidades. Depois, serão prescritas atividades de acordo com a carência do aluno, que terá o acompanhamento na execução dos exercícios e no controle dos resultados”, afirma o personal trainer Givanildo Matias.

O profissional personal trainer oferece atendimento personalizado, prevenindo a prática de exercícios de forma inadequada Imagem: Ground Picture | Shutterstock

5. Consulte profissionais de educação física

Profissionais qualificados oferecem um plano de exercícios personalizado que considera a condição física, objetivos e possíveis limitações. Um personal trainer ou instrutor corrige a técnica, ajusta a carga e a intensidade dos exercícios conforme a evolução do praticante.

“Quando um professor vai elaborar um treino, leva diversos fatores em consideração: objetivo, rotina, e o descanso deve estar nessa periodização, conforme a necessidade de cada um”, explica o personal trainer José Corbini, sócio do aplicativo de saúde integrativa Personal Virtual.

Programas de treino estruturados, que incluem períodos de descanso e variações de atividades, garantem o desenvolvimento equilibrado de força, resistência e flexibilidade. Além disso, acompanhamento regular previne a prática de exercícios de forma inadequada, que podem resultar em lesões.

6. Verifique o ambiente de exercício

A segurança no ambiente de exercício é fundamental. Espaços internos, como academias, devem ter pisos antiderrapantes, equipamentos em bom estado e disposição que evite congestionamentos. Em ambientes externos, atenção ao terreno – que deve estar nivelado e livre de obstáculos – é essencial.

Condições climáticas, como calor extremo ou chuva, influenciam diretamente a segurança. Utilizar protetor solar em atividades ao ar livre e evitar horários de pico de calor também ajudam na prevenção de problemas.

“Além do calor, as atividades físicas também elevam a temperatura corporal e a produção de suor. Combinados à falta de hidratação, cuja necessidade é maior nesse período de calor, esses fatores predispõem, por exemplo, a uma maior concentração urinária, o que eleva as chances de cálculos renais, que têm uma incidência 30% maior no verão”, diz a médica nefrologista Dra. Caroline Reigada.

7. Realize check-ups médicos regulares

Check-ups médicos regulares permitem monitorar a saúde geral e identificar condições capazes de interferir na prática de atividades físicas. Exames como eletrocardiogramas, testes de função pulmonar e avaliações ortopédicas fornecem uma visão completa do estado físico.

“Conhecendo as reais condições de saúde do praticante, o instrutor físico pode indicar o melhor programa de treino para cada um, com duração, frequência e tipo de exercício adequado”, explica Ricardo Munir Nahas, especialista em Medicina do Esporte. Pessoas com condições preexistentes, como hipertensão ou diabetes, devem seguir orientações médicas para um treino seguro e eficaz.





Fonte: Edicase

Vídeos

Veja as previsões do Horóscopo Chinês para agosto de 2024

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:7 Minuto, 9 Segundo


Consultora de Astrologia Chinesa explica o que o mês do Macaco reserva para cada signo

O mês de agosto será regido pelo Macaco, que poderá trazer algumas frustrações para os nativos O mês de agosto será regido pelo Macaco, que poderá trazer algumas frustrações para os nativos Imagem: Marish | Shutterstock)

O ano de 2024 tem a energia do Dragão, mas cada mês apresenta a referência de um dos animais do Horóscopo Chinês. Agosto traz a influência do Macaco, que é exemplo de rapidez e astúcia, mas também de vaidade e arrogância.

Segundo Tery Kanakura, consultora de Feng Shui e Astrologia Chinesa, os nativos do Macaco são dependentes da aprovação alheia e, por isso, se tornam alvos fáceis de bajuladores. Além disso, “são extremamente ambiciosos, mas possuem muita dificuldade em manter as conquistas devido aos gastos exagerados e a falta de constância e disciplina nas ações”, acrescenta.

Esses nativos também supervalorizam as próprias qualidades. A especialista explica que esse comportamento pode trazer inúmeras frustrações, principalmente quando se deparam com a necessidade de se empenhar para conquistar algo na vida.

A seguir, Tery Kanakura conta quais são as tendências para os nativos em agosto!

Rato

Os nascidos no ano do Rato poderão experimentar mudanças positivas no setor profissional
Imagem: Marish | Shutterstock

O Rato, muitas vezes, apresenta um foco voltado para o setor profissional. Nesse ambiente, costuma desenvolver habilidades naturais relacionadas à competitividade e eficiência. De modo geral, é orientado para o lucro e a independência, podendo negligenciar o talento e a segurança.

Neste mês, os nascidos no ano do Rato poderão experimentar mudanças positivas no setor profissional, expandindo significativamente os resultados. Contudo, para que os nativos possam usufruir desta fase da melhor forma possível, é recomendado que aprimorem os seus conhecimentos.

Búfalo

Os nativos do Búfalo poderão experimentar curas físicas e emocionais, se libertando de antigos incômodos Imagem: Marish | Shutterstock

O Búfalo é considerado o mais estável do Horóscopo Chinês, o que o torna resistente às mudanças necessárias. No corpo físico, essa característica pode trazer problemas para as articulações. Ademais, esse animal é organizado, trabalhador, sempre se direcionando para rotinas que demandam empenho e conseguindo alcançar as próprias metas.

Em agosto, os nativos do Búfalo poderão experimentar curas físicas e emocionais, se libertando de antigos incômodos. Portanto, será preciso que tenham foco na saúde. Além disso, o equilíbrio entre o corpo e a mente se mostrará fundamental neste período.

Tigre

A tendência será que os nascidos no ano do Tigre experimentem problemas relacionados à justiça Imagem: Marish | Shutterstock

A instabilidade é uma das características mais evidentes no Tigre. Os altos e baixos marcam a sua vida, principalmente em relação às finanças. Esses desequilíbrios afetam a todos que rodeiam esse animal, pois ele apresenta dificuldades para administrar as economias e tenta compensar as suas frustrações com bens desnecessários.

No mês de agosto, a tendência será que os nascidos no ano do Tigre experimentem problemas relacionados à justiça. Além disso, desequilíbrios poderão ocorrer no setor profissional ou pessoal, demandando atenção dos nativos para restabelecer o equilíbrio. Desenvolver a paz mental irá ajudá-los a enfrentar esse ciclo.

Coelho

Os nativos do Coelho poderão sentir uma certa lentidão para concretizar as suas metas Imagem: Marish | Shutterstock

O Coelho costuma ser pacífico e cortês, o que o torna atencioso e protetor. Porém, ele é capaz de fugir de situações necessárias ao seu crescimento. Neste mês, os nativos poderão sentir uma certa lentidão para concretizar as suas metas. Logo, será necessário paciência para não perderem o foco diante dos obstáculos. Por fim, o planejamento poderá trazer mais resultados do que as ações.

Dragão

Os nascidos no ano do Dragão deverão domar o seu ímpeto de ação para que ele não se transforme em agressividade Imagem: Marish | Shutterstock

Autonomia e individualidade são qualidades essenciais do Dragão. Todavia, ele precisa tomar cuidado para não se tornar egoísta e orgulhoso. No caso, esse animal apresenta tais aspectos quando passa a se considerar mais importante que os demais.

Em agosto, os nascidos no ano do Dragão deverão domar o seu ímpeto de ação para que ele não se transforme em agressividade. Se bem controlado, esse impulso poderá trazer muitos benefícios na área financeira. Por fim, o momento será de expansão e sorte.

Serpente

Os nascidos no ano da Serpente viverão bons momentos com amigos e colegas de trabalho Imagem: Marish | Shutterstock

A Serpente, signo mais intuitivo do Horóscopo Chinês, é conhecida pela astúcia e rapidez de raciocínio. Entretanto, quando mal direcionadas, tais características podem fazer com que esse animal se torne traiçoeiro e desonesto, atraindo a desconfiança das pessoas que convivem com ele.

Neste mês, os nascidos no ano da Serpente viverão bons momentos com amigos e colegas de trabalho. Além disso, as pessoas próximas estarão dispostas a ajudá-los, o que poderá fazer com que recebam muitos benefícios. Retribuição e gratidão por parte dos nativos serão fundamentais para poderem fortalecer os laços de carinho.

Cavalo

Os nativos do Cavalo experimentarão o aumento do poder sobre algo ou alguém Imagem: Marish | Shutterstock

Popular e comunicativo, o Cavalo costuma ser imprudente em alguns momentos. Se bem direcionado, esse animal pode alcançar grandes objetivos, especialmente relacionados ao setor financeiro. Neste período, os nativos experimentarão o aumento do poder sobre algo ou alguém. Com isso, eles deverão ter muita sabedoria para não abusar da autoridade. Manter o autodomínio será fundamental para não se arrependerem futuramente.

Cabra

A tendência será que os nascidos no ano da Cabra enfrentem conflitos significativos, o que poderá acarretar prejuízos emocionais ou financeiros Imagem: Marish | Shutterstock

O excesso de sensibilidade da Cabra faz com que ela se torne mais vulnerável. Os jogos mentais desse animal também são malvistos, podendo gerar muitos impactos negativos. No mês de agosto, a tendência será que os nascidos no ano deste animal enfrentem conflitos significativos, o que poderá acarretar prejuízos emocionais ou financeiros. Além disso, a tensão e o nervosismo poderão trazer problemas de saúde. Por isso, será necessário que os nativos redobrem a atenção com o bem-estar físico.

Macaco

Os nascidos no ano do Macaco enfrentarão uma maré de pessimismo, o que abrirá as portas da desconfiança e da negatividade Imagem: Marish | Shutterstock

Autoconfiante e autocentrado, o Macaco precisa tomar cuidado para não se tornar narcisista. Isso acontece quando ele olha demais para si e desconsidera as qualidades e necessidades alheias. Neste mês, os nascidos no ano deste animal enfrentarão uma maré de pessimismo, o que abrirá as portas da desconfiança e da negatividade. Os nativos precisarão se manter realistas neste período, pois a tendência será que se associem a tudo que é danoso.

Galo

Os nascidos no ano do Galo poderão enfrentar um excesso de sensibilidade, o que acentuará os sentimentos positivos e negativos Imagem: Marish | Shutterstock

Extremamente crítico, o Galo precisa desenvolver a compreensão e a aceitação para conviver com as suas imperfeições e com as dos outros. Se não desenvolver essas habilidades, sofrerá constantemente com as críticas. Em agosto, os nascidos no ano do deste animal poderão enfrentar um excesso de sensibilidade, o que acentuará os sentimentos positivos e negativos. Nesta fase, para encontrarem mais conforto emocional, é recomendado que canalizem os excessos em atividades criativas.

Cão

Os nativos do Cão poderão enfrentar prejuízos, o que limitará as suas ações Imagem: Marish | Shutterstock

A necessidade de agradar a todos torna o Cão o animal mais dependente, carente e inseguro do Horóscopo Chinês. Esses sentimentos escondem o forte desejo de ser aceito. Nesta fase, os nativos deste animal poderão enfrentar prejuízos, o que limitará as suas ações. O aceite das próprias limitações trará para eles maior serenidade emocional. Além disso, a compreensão de que as pausas são necessárias irá ajudá-los.

Javali

OS nascidos no ano do Javali enfrentarão transformações relacionadas ao trabalho Imagem: Marish | Shutterstock

O Javali está em constante transformação, o que pode ser bom ou ruim. Por um lado, representa um aprimoramento contínuo. Por outro, traz dificuldade em finalizar o que começou. Neste mês, os nascidos no ano do deste animal enfrentarão transformações relacionadas ao trabalho. Maiores responsabilidades ou troca de emprego poderão ser esperadas. Compreender que mudanças são necessárias se mostrará fundamental para os nativos, já que eles passarão por um forte processo de amadurecimento em 2025.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

5 lançamentos do cinema em agosto

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 34 Segundo


Agosto chega com grandes lançamentos no cinema Agosto chega com grandes lançamentos no cinema Imagem: Reprodução digital | SONY PICTURES

O mês de agosto de 2024 promete uma grande variedade de lançamentos para os fãs de cinema. Entre os destaques, há a aguardada adaptação cinematográfica do sucesso literário “É Assim que Acaba”. Além disso, o cinema brasileiro também terá seu momento de destaque com a estreia de “Mais Pesado é o Céu”, um drama que promete emocionar o público.

A seguir, confira mais informações sobre esses e outros lançamentos no cinema em agosto!

1. É assim que acaba (08/08)

Em “É Assim Que Acaba”, Lily precisa tomar decisões difíceis que podem mudar o rumo de sua vida Imagem: Reprodução digital | SONY PICTURES

O filme “É Assim Que Acaba”, baseado no livro homônimo de Colleen Hoover, conta a história de Lily Bloom (Blake Lively), que se muda para Boston em busca de superar e esquecer os traumas do passado. Em sua nova cidade, ela abre uma floricultura e se apaixona perdidamente por Ryle Kincaid (Justin Baldoni), um neurocirurgião. Tudo parece ir bem até que Atlas (Brandon Sklenar), um antigo amor, reaparece em sua vida. Lily se vê, então, forçada a fazer escolhas difíceis e a confrontar os traumas do passado.

2. Mais pesado é o céu (08/08)

No longa “Mais pesado que o céu”, Antônio e Teresa enfrentam a estrada do sertão em busca de uma nova vida Imagem: Reprodução digital | Sereia Filmes

O longa, filmado no Ceará e dirigido por Petrus Cariry, narra a história de Antônio (Matheus Nachtergaele) e Teresa (Ana Luiza Rios), moradores de Jaguaribara, uma cidade que desapareceu após ser submersa pelas águas do Açude Castanhão. Durante uma jornada pelas estradas do sertão, o casal encontra uma criança abandonada e decide acolhê-la. Essa improvável família inicia uma travessia pelas paisagens áridas em busca de reconstruir suas vidas e encontrar um novo sentido para sua existência.

3. Meu filho, nosso mundo (15/08)

Em “Meu filho, nosso mundo”, Max busca um lugar feliz para criar seu filho Ezra Imagem: Reprodução digital | Diamond Films

Dirigido por Tony Goldwyn, o drama apresenta a história de Max Bernal (Bobby Cannavale), um comediante de stand-up que, após se separar, vive com seu pai, Stan (Robert De Niro). O protagonista enfrenta o desafio de criar seu filho Ezra (William A. Fitzgerald), diagnosticado com autismo aos 11 anos, enquanto lida com uma relação conturbada com sua ex-esposa Jenna (Rose Byrne). Determinado a encontrar um novo rumo para suas vidas, Max decide embarcar em uma viagem de carro com Ezra, em busca de um lugar onde possam ser felizes.

4. Princesa adormecida (15/08)

Em “Princesa adormecida”, Rosa descobre ser a princesa de um país distante e que sua vida corre perigo Imagem: Reprodução digital | PANORAMICA / WARNER BROS BRASIL / MANEQUIM FILMES

O longa brasileiro dirigido por Cláudio Boeckel, baseado na coleção “Princesas Modernas”, de Paula Pimenta, é protagonizado por Pietra Quintela no papel de Rosa, uma adolescente que sonha com liberdade e independência. Ao completar 15 anos, ela é surpreendida ao descobrir que é, na verdade, uma princesa de um país distante e que sua vida pode estar em risco. Um mistério do passado ressurge, trazendo consigo uma vilã vingativa que ameaça sua segurança.

5. O corvo (22/08)

No remake do filme de 1994, “O corvo” mostra a trajetória de vingança de Eric Imagem: Reprodução digital | IMAGEM FILMES

No remake do filme de 1994, baseado nos quadrinhos de James O’Barr e dirigido por Rupert Sanders, Eric Draven (Bill Skarsgård) e sua namorada Shelly (FKA Twigs) são brutalmente assassinados por uma gangue. Preso no limbo entre o mundo dos vivos e dos mortos, ele retorna na forma de um corvo e decide vingar seu fim trágico, buscando justiça contra os responsáveis por seus assassinatos.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Veja a importância de os homens cuidarem mais da saúde

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 40 Segundo


Consultas médicas regulares e hábitos de vida saudáveis são essenciais para ajudar na prevenção de doenças

É importante estar atento aos sintomas que podem afetar a qualidade de vida dos homens É importante estar atento aos sintomas que podem afetar a qualidade de vida dos homens Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock

Um estudo conduzido pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revela que somente 32% dos homens com mais de 40 anos se consideram muito preocupados com sua própria saúde, e que 46% deles procuram um médico apenas quando sentem algum problema. A saúde masculina é um aspecto vital do bem-estar geral que muitas vezes é negligenciado.

Pensando nisso, o uro-oncologista Dr. André Berger, especialista em cirurgia robótica para o tratamento de doenças benignas e cânceres geniturinários localizados na próstata, rim e bexiga, enfatiza a importância de um foco dedicado na saúde dos homens. Confira!

Patologias que mais afetam os homens

Segundo o especialista, os homens enfrentam uma série de desafios específicos capazes de afetar sua qualidade de vida e até mesmo sua longevidade. “O câncer de próstata é uma das principais preocupações para os homens, sendo a segunda causa mais comum de câncer em homens em muitos países”, explica o Dr. André Berger. Ainda conforme o profissional, o rastreamento regular pode ajudar a detectar a doença em estágios iniciais, quando é mais tratável.

Além disso, problemas como disfunção erétil, infertilidade e questões urinárias podem impactar significativamente a qualidade de vida dos homens e até mesmo suas relações pessoais. “É fundamental que os homens conversem abertamente com seus médicos sobre essas preocupações, pois muitas vezes há opções de tratamento disponíveis”, destaca o uro-oncologista.

É importante manter hábitos saudáveis para ajudar na prevenção de problemas de saúde Imagem: baranq | Shutterstock

Hábitos saudáveis

Para além das visitas frequentes ao médico, segundo o Dr. André Berger, um estilo de vida saudável desempenha um papel crucial na promoção da saúde masculina. “Dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar hábitos prejudiciais como fumar e consumo excessivo de álcool são componentes essenciais para uma vida longa e saudável”, acrescenta ele.

Cuidados com a saúde mental

O Dr. André Berger também aproveita para destacar a importância da saúde mental na saúde masculina. “Problemas como depressão, ansiedade e estresse podem afetar não apenas o bem-estar emocional, mas também a saúde física”, diz. Ou seja, é essencial que os homens busquem ajuda quando necessário e não hesitem em discutir suas preocupações com um profissional de saúde.

Em resumo, a saúde masculina abrange uma ampla gama de aspectos, desde exames preventivos até cuidados com o estilo de vida e saúde mental. “Nossa função é fornecer orientações, diagnósticos precisos e tratamentos eficazes para garantir que os homens possam viver suas vidas com saúde e plenitude”, finaliza. 

Por Ana Beatriz Bernardo





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular