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A brasileira que tem uma das 100 melhores lojas de vinho da França

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A brasileira que tem uma das 100 melhores lojas de vinho da França
Tempo de Leitura:4 Minuto, 7 Segundo


PARIS — Tradicionais na França, as caves são pequenas lojas de vinho, frequentadas por uma clientela ávida por rótulos especiais e atendimento personalizado. Seus proprietários conhecem o gosto dos fregueses, sabem indicar a bebida ideal para cada ocasião e são incansáveis na busca por novas vinícolas, especialmente entre os pequenos produtores.

É um mercado fechado, difícil de entrar, sobretudo para as mulheres. Mas uma brasileira está fazendo história no universo das caves francesas. Pela segunda vez, a capixaba Marina Giuberti, de 46 anos, figura na lista dos 100 melhores cavistas da França, elaborada pela revista Le Point, a partir da avaliação de 6,6 mil estabelecimentos.

Junto com o marido, o economista italiano Emiliano Tenca, Marina é dona da Divvino, cave com duas lojas em Paris — uma no bairro do Charonne, e a outra, no Marais. “Di vino”, do italiano “do vinho”, com o segundo “V”, inspirado na expressão latina “in Vino Veritas”; “a verdade está no vinho”.

De início, ela não pensava em ser apenas sommelière. “Como sempre quis ter meu próprio restaurante, achava que era necessária uma formação completa: cozinha, mesa, vinhos”, conta Marina, em conversa com o NeoFeed. “Mas, no fundo, sempre tive mais o perfil do vinho.”

Antes de abrir a primeira loja, ela estagiou na cozinha de restaurantes no Brasil, na França e na Itália e só depois passou a sommelière. Nesse período trabalhou, por exemplo, no La Calandre, na cidade italiana de Rubano, casa com três estrelas Michelin, e no La Gioia, em Milão, com uma estrela. Nesses endereços, além da arte da mesa, Marina se familiarizou com um serviço de vinhos exigente.

Nascida em uma cidadezinha próxima a Colatina, a 138 quilômetros de Vitória, ela tinha o antigo sonho de um dia voltar para o Brasil e abrir um restaurante.

Mas, já casada com o economista italiano Emiliano Tenca e vivendo em Paris, desde 2006, certo dia, passeando pelo boulevard Voltaire, onde mora, viu uma placa de “vende-se”, em uma cave decadente, chamada Diable Rouge (“Diabo vermelho”). Rapidamente pensou em transformar o “diabo” em Divvino.

Cave do século 16

Graças ao sistema financeiro francês, que tem programas de ajuda e empréstimos a pequenos empreendedores com juros baixos, e um investimento de € 100 mil, a primeira loja foi aberta em 2013 e logo conquistou freguesia no 11º distrito parisiense, na margem direita do Sena, conhecido pela Ópera da Bastilha e pela vida noturna agitada.

Três anos depois, em 2016, o casal partiu para a segunda cave no Marais, bairro secular, muito turístico, famoso pelos restaurantes judaicos e pelas lojas de moda conceituais. Foi a poucos metros do Museu Picasso, que ela encontrou uma loja só de champanhe, algo ousado até mesmo para Paris, a Des Boulles sinon rien (“Bolhas ou nada”).

“O público do 11º é mais jovem e é do bairro mesmo: 85% são moradores e apenas 15% turistas. Já o Marais é um bairro mais burguês, tem mais turistas e quem nos frequenta tem na faixa de 45 anos”, explica Marina.

A Divvino, no Marais, foi inaugurada em 2016 (Foto: Instagram @divvinoparis)

As degustações na loja do Marais acontecem em uma cave do século 16 (Foto: Instagram @divvinoparis)

Marina está sempre em busca de novos produtores (Foto: Instagram @divvinoparis)

Cerca de 70% dos rótulos da Divvino são de vinhos orgânicos (Foto: Instagram @divvinoparis)

Com cerca de 70% do portifólio da Divvino composto por vinhos orgânicos (deles, mais de 60% são naturais), a sommelière promove degustações nas duas lojas. No Marais, o serviço acontece no subsolo, em uma cave do século 16. Já no boulevard Voltaire há mesas no terraço. Devido ao grande número de clientes brasileiros, em ambos os endereços, os atendentes falam português.

Na Divvino, há quatro tipos de degustações com vinhos e tábua de queijos e charcutaria: Prestige (€ 160), Terroir (€ 110), Vinhos naturais (€ 75) e Vinhos e fermentados sem álcool (€ 50), incorporada ao cardápio em junho passado.

“Começamos a fazer essa degustação para atender esportistas e pessoas que acompanham amantes do vinhos. Percebi que havia essa necessidade para que pessoas que estão num grupo pudessem também socializar”, conta Marina. “Eu fiquei grávida e amamentei por dez meses, o que significou quase dois anos sem beber e me senti excluída nesse período.”

A maître cavista tem incluído rótulos da Île-de-France, região administrativa onde está Paris, e chama atenção para sua qualidade: “A viticultura na Île-de-France tem raízes antigas, mas muitos vinhedos foram abandonados com o tempo, principalmente após a praga da filoxera, que devastou as plantações no fim do século 19”, lembra.

As vinhas têm sido retomadas basicamente por pequenos produtores e a produção é de 60% de brancos e 40% de tintos. A média de preços fica entre € 20 e € 30. Como ela diz: “Tudo é muito novo, mas são vinhos interessantes, cheios de personalidade devido ao terroir, muito atraentes pela autenticidade local e pela experiência de degustar vinhos produzidos praticamente dentro da cidade”.





Fonte: Neofeed

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KFC “salva” receita da IMC, mas não evita balanço no vermelho

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KFC “salva” receita da IMC, mas não evita balanço no vermelho
Tempo de Leitura:3 Minuto, 20 Segundo


A International Meal Company (IMC), dona das redes KFC, Pizza Hut e Frango Assado, entre outras marcas de food service, teve um terceiro trimestre dentro do esperado pelo CEO da companhia, Alexandre Santoro. Mas, isso não quer dizer que o balanço foi positivo.

Com uma receita próxima à estabilidade no período, atingindo a casa dos R$ 601,1 milhões, a empresa foi “salva” pelo crescimento de 21% do KFC, que tem se mostrado o negócio mais rentável da companhia. A operação nos Estados Unidos, onde o grupo atua com a marca Margaritaville, ofuscou, porém, o desempenho dessa bandeira.

“Crescemos 5% da receita no Brasil, enquanto a nossa operação dos Estados Unidos sofreu uma queda de 6%”, diz Santoro, ao NeoFeed. “Por aqui, nós decidimos fechar algumas operações que já não faziam sentido para o negócio, o que reduziu a receita total, enquanto nos Estados Unidos um fator não recorrente ajudou a diminuir esse valor no período, sem contar a situação econômica”.

Segundo Santoro, no terceiro trimestre de 2023, as vendas de algumas unidades em território americano sentiram uma forte valorização no seu consumo por conta da morte do antigo dono da Margaritaville, o cantor Jimmy Buffett. Por lá, as unidades também vendem lembranças e souvenirs, o que atraiu os fãs americanos.

O dado que mais chama atenção, por sua vez, é o resultado líquido da companhia, que passou de um lucro de US$ 16,4 milhões no mesmo trimestre do ano passado para um prejuízo de US$ 12,8 milhões.

A queda na lucratividade foi impulsionada por maiores despesas de depreciação e amortização de lojas no trimestre. “No terceiro trimestre do ano passado, a companhia contou com um ganho significativo decorrente da venda da operação Olive Garden, o que impulsionou substancialmente o resultado daquele período”, afirmou o CEO.

“Neste trimestre, o resultado foi impactado pelo aumento nas despesas, refletindo tanto a abertura de novas lojas quanto uma aceleração na depreciação de unidades encerradas ao longo do trimestre”, completou.

Apesar disso, o Ebtida da IMC cresceu 7% no trimestre, atingindo US$ 86,6 milhões, com uma margem Ebitda de 14,4%, que, na visão de Santoro, mostra a busca constante da companhia por eficiência operacional.

Já em relação à alavancagem, a empresa reportou um patamar de 2,3 vezes, uma leve alta em relação ao dado divulgado no ano anterior, de 1,8 vez. O índice segue, no entanto, abaixo de 3 vezes, que marca o limite máximo esperado pela companhia.

“No geral, o trimestre mostrou que a IMC segue firme em seu plano de transformação, conseguindo fazer melhorias nos resultados como um todo, apesar de ter enfrentado um período de receita estável”, afirmou Santoro.

Para 2025, a empresa espera acelerar seu plano de expansão com foco também no Frango Assado, movimentação que já estava sendo planejada pela IMC há alguns anos. “O Frango Assado é uma marca própria nossa que tem um retorno muito interessante e um potencial ainda maior. Então, esse vai ser o nosso foco de investimento no próximo ano”, diz Santoro.

Ao mesmo tempo, o KFC e Pizza Hut não serão deixados de lado. A rede focada em frango frito está abrindo a sua primeira unidade de rua ainda este ano e deve continuar seu plano de expansão em 2025. Em contrapartida, outras marcas do menu seguem em segundo plano em relação a abertura de unidades.

Em março deste ano, o CEO havia reportado ao NeoFeed que o Viena, uma das bandeiras tocadas pela empresa, começaria a ganhar mais espaço. Essa não é, porém, a perspectiva para o próximo ano. “Pensando no nosso foco, ela não é uma das marcas prioritárias para expansão nesse momento, apesar de ser um nome que nos traz bons resultados”.

As ações da IMC fecharam o pregão de hoje na B3 cotadas a R$ 1,36, queda de 1,45%. No ano, os papéis acumulam uma desvalorização de 31,3%, dando ao grupo um valor de mercado de R$ 388,2 milhões.





Fonte: Neofeed

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Viveo repete melhoria operacional pelo segundo trimestre consecutivo e decide fazer baixa contábil

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viveo centro de distribuição cajamar
Tempo de Leitura:3 Minuto, 23 Segundo


A Viveo vem sendo pressionada pelo mercado sobre a sua capacidade de gerar caixa, balancear sua dívida e gerir seu capital de giro. O balanço divulgado na noite de quarta-feira, 13 de novembro, mostra que a companhia começa a entregar uma operação redonda para os investidores.

Pelo segundo trimestre consecutivo, a companhia reporta uma geração positiva de caixa. A Viveo, que vinha tendo consumo de caixa em razão das 18 aquisições realizadas em cerca de 18 meses, gerou quase R$ 506,9 milhões de caixa livre no terceiro trimestre.

Nesse número é preciso descontar a antecipação de recebíveis feita pela Viveo entre julho e agosto. Mas, mesmo assim, a empresa fez, aproximadamente, R$ 130 milhões de caixa no período. No trimestre anterior havia sido R$ 313,8 milhões.

A dívida líquida da empresa foi reduzida em cerca de R$ 400 milhões, de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,1 bilhões no terceiro trimestre do ano. A alavancagem ficou estável em 3,1 vezes a relação dívida líquida sobre Ebitda.

A receita líquida da Viveo totalizou R$ 2,95 bilhões, um aumento de 3,8% em relação ao terceiro trimestre do ano passado. O prejuízo ajustado no trimestre foi de R$ 55,8 milhões, ante lucro líquido ajustado de R$ 70,4 milhões no mesmo período de 2023.

No balanço, a Viveo fez uma baixa contábil de R$ 218,5 milhões, que não tem efeito caixa. Desse total, R$ 108,3 milhões é referente à perda de estoques. A empresa investiu cerca de R$ 20 milhões em tecnologia para unificar os estoques em um único sistema. Com isso, os 18 CNPJs diferentes passam a ser integrados pelas mesmas métricas e tipos de estimativas.

A outra parte da baixa contábil de R$ 110,2 milhões é pela provisão pela não recuperabilidade dos ativos (PDD). Essa decisão tem impacto pontual e não significa uma tendência de desempenho operacional.

O ajuste no balanço e nas operações devem ter efeito a partir do quarto trimestre, com a normalização das margens da companhia. E é esperada uma captura total desses processos no primeiro semestre de 2025.

Essa combinação é parte do plano que o CEO Leonardo Byrro apresentou aos analistas e investidores no segundo trimestre: otimização financeira e melhoria operacional com crescimento em negócios com melhor retorno sobre o capital.

Um dos pontos que apareceram em destaque no terceiro trimestre está ligada à cadeia de suprimentos. A Viveo reduziu a ruptura e a falta de produtos nos estoques, além de ter colocado sob controle a parte de compras e abastecimento nos centros de distribuição (CD).

A empresa está concentrando seus estoques em dois centros: Cajamar, em São Paulo, que recebeu R$ 40 milhões em investimentos para movimentar quatro milhões de volumes mensais, e Brasília.

A partir de janeiro, quando o CD da capital federal estará 100% operacional, todos os sistemas de gestão de estoques serão o mesmo. Anteriormente, o nível de controle e sofisticação estava disperso entre as várias adquiridas.

Entre as especialidades, o contrato assinado com a Allergan, fabricante do botox, no fim do primeiro semestre começou a dar resultados para a Viveo no terceiro trimestre. Houve um aumento de vendas e ganho de margens na vertical de dermatologia impulsionado pela toxina botulínica.

Na projeção da Viveo, a melhoria de eficiência e custo operacional devem começar a aparecer para o investidor no quarto trimestre. A integração dos centros de distribuição no primeiro trimestre de 2025. E a unificação das operações fabris no segundo trimestre do ano que vem.

Em agosto, a Viveo unificou oito companhias de seu portfólio (Famap, Nutrifica, Proinfusion, Life, Hospharma, Sollus, Aporte e Seven) sob a marca da Insuma, o que criou a maior farmácia de manipulação de soluções injetáveis estéreis da América Latina.

A ação VVEO3 está em queda de 83,4% no ano. Porém, desde 14 de outubro o papel engatou uma alta de 24,6%. A ação está sendo negociada na B3 a R$ 2,22. O valor de mercado da Viveo é de R$ 707 milhões.



Fonte: Neofeed

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O novo normal da JBS: receita trimestral acima de R$ 100 bilhões

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O novo normal da JBS: receita trimestral acima de R$ 100 bilhões
Tempo de Leitura:3 Minuto, 19 Segundo


Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, está convivendo com um novo normal. Não, definitivamente, não estamos falando de um novo modelo de trabalho híbrido como se comentava nos anos de pandemia. O novo normal de Tomazoni e da JBS é outro: receita líquida acima de R$ 100 bilhões em cada trimestre.

Depois de atingir R$ 100,6 bilhões no segundo trimestre deste ano, a companhia acaba de alcançar R$ 110,5 bilhões neste terceiro trimestre. “É recorde e este é, sim, o nosso novo normal”, diz Tomazoni ao NeoFeed. Os números do terceiro trimestre vieram, como diz o próprio comandante da companhia, “vigorosos e surpreendentes”.

Se comparados com os resultados do terceiro trimestre de 2023, os dados saltam ainda mais aos olhos. A receita cresceu 20,9%; a margem Ebitda ajustada anotada foi de 10,8%, o dobro da apresentada no mesmo período do ano passado; e o Ebitda ajustado foi de R$ 11,9 bilhões, 120,7% superior ao do terceiro trimestre de 2023.

A geração de caixa livre alcançou R$ 5,5 bilhões e lucro líquido chegou a R$ 3,8 bilhões – um “salto triplo carpado” de 571%. O lucro líquido por ação foi de R$ 1,73. E Tomazoni avisa que o conselho de administração da companhia aprovou o pagamento de R$ 2,21 bilhões em dividendos extraordinários no próximo dia 15 de janeiro, correspondentes a R$ 1,00 por ação ordinária. “Nos últimos seis anos, trouxemos um retorno médio de 20% ao ano para os acionistas.”

Os números, de fato, chamam atenção em todas as frentes, mas Tomazoni faz uma avaliação fria do que tem feito a JBS alcançar esse feito. “É o efeito de nossa plataforma global mais um time que sabe se adaptar e operar muito bem”, diz ele.

A plataforma na qual a JBS está posicionada é diversa tanto geograficamente como em produtos. Ou seja, tem ovinos, suínos, bovinos e também peixes, além de marcas de alimentos prontos.

“Com isso, a gente conseguiu compensar. O mercado de bovino não está indo muito bem nos Estados Unidos, mas em frangos e suínos estamos indo bem”, diz Tomazoni. Aliado a isso, há uma demanda global mais forte por proteínas e o custo de grãos, fundamentais na cadeia de frangos e suínos, está no nível mais baixo dos últimos anos.

Sobre as operações que mais se destacaram, na visão de Tomazoni, estão as divisões de frango e suínos, a Pilgrim’s e a Seara, que fechou com uma margem de 21%. “E ainda estamos no meio do processo de trazer mais eficiência para a Seara”, diz ele, dando pistas que os próximos podem ser bem melhores.

É bom salientar, entretanto, que a companhia se beneficia também da cotação do dólar. Somando as operações no exterior e as exportações, as receitas geradas em dólar são predominantes. “Só 14% da nossa receita é em reais”, afirma Guilherme Cavalcanti, CFO da JBS Global.

Cavalcanti explica que, à medida em que avança na eficiência e geração de caixa, a companhia vai reduzindo a sua alavancagem.

Neste trimestre, por exemplo, ela chegou a 2,15 vezes. Se comparado com o trimestre anterior, quando estava em 2,77 vezes, foi uma grande queda. Em relação ao mesmo período de 2023, quando marcava 4,87 vezes, então, a redução é ainda mais impressionante. “E reduzimos a alavancagem só com a geração de caixa”, diz Tomazoni.

Juntamente com o balanço, a JBS divulgou ainda um fato relevante com duas atualizações em relação ao guidance anunciado em setembro para o ano de 2024. Na primeira, a empresa projeta agora uma receita líquida de R$ 411,8 bilhões (US$ 77 bilhões) no ano, contra a projeção anterior de R$ 409,4 bilhões.

A segunda revisão envolve o Ebitda ajustado. Nessa linha, a nova estimativa aponta para a faixa de R$ 37,01 bilhões a R$ 38,14 bilhões. A previsão anterior nesse indicador era de R$ 33,43 bilhões a R$ 36,23 bilhões.





Fonte: Neofeed

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