Connect with us

Brasil

Corpo de estudante morto por policial militar é velado e enterrado em São Paulo

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:2 Minuto, 10 Segundo


Cerimônia de despedida de Marco Aurélio Cárdenas Acosta foi marcada por revolta de parantes e amigos; PM suspeito do disparo foi indiciado por homicídio doloso

RAUL LUCIANO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDOFamiliares e amigos acompanham o corpo do estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, morto com um tiro disparado pela Polícia Militar
Familiares e amigos acompanham o corpo do estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas Acosta, morto com um tiro disparado por policial militar

O velório do estudante de medicina Marco Aurélio Cárdenas Acosta, morto aos 22 anos por um policial militar, ocorreu em um cemitério na região do Morumbi, onde amigos e familiares, tomados por uma profunda revolta, se despediram do jovem. O pai de Marco Aurélio, Júlio César Acosta Navarro, um médico peruano naturalizado brasileiro, estava visivelmente emocionado e foi amparado por parentes. Silvia Mônica Cárdenas Prado, mãe do estudante, expressou sua dor e indignação, afirmando que nada trará seu filho de volta. O policial envolvido no incidente, Guilherme Macedo, foi indiciado por homicídio doloso.

O fatídico incidente ocorreu na última quarta-feira (20), quando Marco Aurélio resistiu a uma abordagem policial e acabou sendo morto. Imagens de câmeras de segurança capturaram o estudante entrando em um hotel na zona sul de São Paulo acompanhado de Gabriele Elias, por volta das 2h36 da manhã. Pouco tempo depois, ele é visto saindo do quarto e se aproximando de uma viatura, batendo no retrovisor e correndo de volta para o hotel. Durante a tentativa de imobilização por parte dos policiais, o PM Bruno Carvalho do Prado tentou chutar Marco Aurélio, que estava desarmado. Na confusão que se seguiu, Macedo disparou contra o peito do universitário, que foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Os agentes envolvidos no caso foram afastados de suas funções enquanto as investigações prosseguem.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em depoimento à polícia, Gabriele Elias revelou que conheceu Marco Aurélio há dois anos, quando trabalhava como garota de programa, e que ele lhe devia R$ 20 mil. No dia do incidente, ele tinha apenas R$ 50. Ela relatou que saiu do quarto para chamar um carro de aplicativo e se escondeu na cozinha ao ouvir Marco Aurélio descer as escadas. O caso gerou uma forte reação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que lamentou profundamente a morte do jovem e destacou que essa não é a conduta esperada da polícia do Estado. Ele reforçou que a Polícia Militar, com quase 200 anos de história, está nas ruas para proteger a população e que abusos de poder não serão tolerados.

*Com informações de Alvaro Nocera

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Brasil

PF revela que plano de sequestro e assassinato de Moraes foi abortado por falta de apoio do Exército

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 26 Segundo


De acordo com as investigações, a ação contra o ministro do STF não se concretizou devido à resistência do general Freire Gomes e da maioria dos altos oficiais militares

TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDOAlexandre de Moraes
A investigação revelou que o blogueiro Paulo Figueiredo utilizou suas redes sociais para divulgar os nomes dos generais que se opunham ao golpe

A Polícia Federal (PF) revelou que o plano para sequestrar e possivelmente assassinar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), interrompido no dia 15 de dezembro de 2022, não se concretizou devido à resistência do general Freire Gomes e da maioria dos altos oficiais do Exército. A estratégia militar previa que, após a execução do ministro, o ex-presidente Jair Bolsonaro emitisse um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e, no dia seguinte, estabelecesse um Gabinete Institucional de Gestão de Crise.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Em uma reunião realizada em 28 de novembro, os participantes elaboraram um documento que se dividia em três seções: “Ideias Força”, “Estado Final Desejado” e “Centro de Gravidade”. As “Ideias Força” buscavam identificar vulnerabilidades que poderiam ser exploradas pelos militares. O “Estado Final Desejado” tinha como objetivo criar um vínculo de confiança entre Bolsonaro e o general Freire Gomes, enquanto o “Centro de Gravidade” se referia a Moraes, visto como o principal obstáculo ao plano.

Além disso, a investigação revelou que o blogueiro Paulo Figueiredo, um dos indiciados, utilizou suas redes sociais para divulgar os nomes dos generais que se opunham ao golpe, com a intenção de exercer pressão sobre eles publicamente.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Menina de 9 anos se afoga em piscina de resort de luxo em Campinas

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 15 Segundo


Criança ficou submersa por aproximadamente sete minutos antes de ser resgatada

Unsplash/ Thom Milkovicpisina
Royal Palm Plaza Resort, onde o incidente aconteceu, afirmou que as piscinas possuem ralos antissucção

Uma tragédia ocorreu em um resort de luxo em Campinas, SP, onde uma menina de apenas 9 anos se afogou em uma piscina no dia 26 de novembro de 2024. A criança ficou submersa por aproximadamente sete minutos antes de ser resgatada. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a levou ao Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, onde ela segue internada. O Royal Palm Plaza Resort, onde o incidente aconteceu, afirmou que as piscinas possuem ralos antissucção. Segundo a administração do local, o afogamento ocorreu em um “dispositivo específico” que faz o retorno da água de uma cascata. Este equipamento já foi desligado para que uma avaliação mais detalhada possa ser realizada.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

A família da criança está recebendo apoio do resort, que se comprometeu a manter contato durante este momento difícil. A administração do hotel expressou sua preocupação e solidariedade com a situação. A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo tomou providências e solicitou uma perícia no local do acidente. O caso foi registrado como lesão corporal no 2º Distrito Policial de Campinas, onde as investigações estão em andamento para apurar as circunstâncias do ocorrido.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Brasil

Rio de Janeiro e Niterói se preparam para lançar candidatura em conjunto para sediar Jogos Pan-Americanos de 2031

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:1 Minuto, 32 Segundo


Oficialização da candidatura deve ocorrer até o dia 31 de janeiro de 2025, com a entrega de cartas de intenção que envolvem o COB, a União, o governo estadual e as prefeituras

Unsplash/ Raphael NogueiraRio de Janeiro
Rio de Janeiro e Niterói vão lançar candidatura conjunto para Pan-Americano 2031

O Rio de Janeiro, em conjunto com Niterói, está se preparando para concorrer à sede dos Jogos Pan-Americanos de 2031. Recentemente, os prefeitos das duas cidades, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, se encontraram para formalizar a pré-candidatura junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). A oficialização da candidatura deve ocorrer até o dia 31 de janeiro de 2025, com a entrega de cartas de intenção que envolvem o COB, a União, o governo estadual e as prefeituras. O governador Cláudio Castro enxerga essa candidatura como uma chance valiosa para atrair turistas e aumentar a visibilidade do Rio de Janeiro. O COB programou uma assembleia para decidir qual cidade será a sede, com a votação marcada para agosto do próximo ano. Caso o Rio e Niterói sejam escolhidos, terão até 30 de abril para apresentar um dossiê que contenha detalhes sobre as competições e a nova vila olímpica.

cta_logo_jp

Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

As instalações que poderão ser utilizadas para o evento incluem importantes locais como o Parque Aquático Maria Lenk, o Estádio Nilton Santos e o icônico Maracanã. A definição das arenas que sediarão as competições deve ser concluída até abril, e há conversas em andamento sobre a possível reconstrução do Célio de Barros, que está desativado há mais de uma década. Além disso, Niterói pode ser a sede das provas náuticas, aproveitando sua tradição e infraestrutura voltada para a vela.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA





Fonte: Jovem Pan

Continue Lendo

Popular