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Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir no Sesc em São Paulo

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Tempo de Leitura:4 Minuto, 44 Segundo


Dirigido pela própria artista, o monólogo traz uma compilação de pensamentos da filósofa francesa, baseada na obra “A Cerimônia do Adeus”, de 1981; saiba como comprar os ingressos para a apresentação no Sesc 14 Bis

Wilton Junior/EstadãoFernanda Montenegro
No ano passado, Fernanda Montenegro fez a primeira leitura do texto na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é ocupante da cadeira 17

A atriz Fernanda Montenegro, 94, escolheu um texto de Simone de Beauvoir para celebrar os 80 anos de carreira em São Paulo após enorme sucesso no Rio de Janeiro. Com dramaturgia e direção da própria Fernanda Montenegro, o monólogo traz uma compilação de pensamentos da filósofa francesa, baseada na obra “A Cerimônia do Adeus”, de 1981. A leitura dramática explora a importância do pensamento de Simone de Beauvoir para o feminismo e a relação da intelectual com Jean-Paul Sartre, com quem a escritora viveu uma história de amor. “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir” estreia no dia 20 de junho no Sesc 14 Bis, unidade na região do bairro Bela Vista aberta no ano passado, e fica em cartaz até o dia 21 de julho.

No ano passado, Fernanda Montenegro fez a primeira leitura e direção do texto na Academia Brasileira de Letras (ABL), da qual é ocupante da cadeira 17 desde 2021. “Seguiram duas apresentações no Teatro Poeira, já com aceitação total da plateia. Quando dessa leitura, trechos de outras obras dessa importante feminista e escritora já estavam incluídos nessas apresentações. Ao ler, no palco, Simone de Beauvoir, nós nos conscientizamos da liberdade que essa Mulher se impôs e propôs a todas as gerações que a sucederam”, relatou a atriz.

Fernanda contou, por meio de uma nota, ter tido seu primeiro contato com o pensamento de Beauvoir na juventude. “Minha aproximação com a obra de Simone de Beauvoir vem desde quando eu tinha 20 anos. Essa fundamental feminista é uma personalidade referencial na minha geração”, disse. “O espetáculo, baseado em uma de suas obras, proposto a mim em 2007 por Sérgio Britto, já com a saúde extremamente debilitada, não se realizou”, relatou. Britto morreu em 2011, aos 88 anos.

No entanto, a vontade de encenar a obra se fortaleceu após a morte do ator e diretor. “A ideia permaneceu em mim através de outra criação de Simone de Beauvoir – ‘A Cerimônia do Adeus’. Organizei rigorosamente essa importante obra durante dois anos. Texto pronto, Bonarcado Produções Artísticas e Carmen Mello levaram à cena essa adaptação com o título de ‘Viver Sem Tempos Mortos’. Encenação referencial de Felipe Hirsch. Direção de Arte importante de Daniela Thomas e Iluminação plena de Beto Bruel”, afirmou Fernanda.

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Segundo o diretor do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, o “Sesc celebra a oportunidade de democratizar o acesso de diversos públicos ao encontro entre uma das expoentes das artes brasileiras, e uma das principais pensadoras do século XX, sobretudo devido o potencial das manifestações culturais para estimular reflexões tocantes à experiência humana”.

Saiba mais 

“A Cerimônia do Adeus”, de 1981, conduz a apresentação no qual a atriz, sem personificar Beauvoir, conta apenas com óculos, uma mesa, uma cadeira, trilha sonora e iluminação para dramatizar o texto. Trechos de outras obras de Beauvoir também foram incluídos pela artista, que empresta sua experiência íntima para mostrar o impacto do pensamento da filósofa para gerações de mulheres.

O livro, publicado no Brasil pela editora Nova Fronteira, também é um texto importante no catálogo de Beauvoir. “A Cerimônia do Adeus” traz, no cerne, a relação da pensadora com o filósofo Jean-Paul Sartre. O casal gerou polêmicas, mas era símbolo da liberdade e do pensamento existencialista no século 20. Os dois viveram um relacionamento aberto até a morte do filósofo, em 1980.

A obra escolhida por Fernanda é um relato de Beauvoir sobre os últimos anos de vida de Sartre e é dividida em duas partes. A pensadora traz reflexões do filósofo acerca de temas sensíveis, como a velhice e a morte. Na primeira parte, a filósofa francesa mostra seu diário pessoal, além de testemunhos que colheu. Na segunda, amplia suas reflexões com uma série de entrevistas com Sartre.

Ingressos

As vendas para as sessões de “Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir” no Sesc 14 Bis começam nesta terça (11), às 17h. Os ingressos serão vendidos no aplicativo Credencial Sesc e no site da instituição. A partir de quarta (12), às 17h, será possível comprar as entradas presencialmente, em qualquer unidade do Sesc. Os valores vão de R$ 18 (credencial plena) a R$ 60 (inteira).

Serviço

Fernanda Montenegro lê Simone de Beauvoir

Quando: De 20/6 a 21/7. Quintas a sábados, 20h; domingos, 18h
Ingressos: Venda online de ingressos a partir de 11/6, às 17h, pelo aplicativo Credencial Sesc e pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br. Venda presencial a partir de 12/6, às 17h, em todas as unidades do Sesc São Paulo.
Quanto: R$ 60 (inteira); R$ 30 (meia) e R$ 18 (credencial plena)
Classificação indicativa: 12 anos | Duração: 75 minutos
Local: Sesc 14 Bis (Teatro Raul Cortez, 2º andar) – R. Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista





Fonte: Jovem Pan

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Show de Arthur Verocai no Coala Festival é cancelado após músico sofrer queda em passagem de som

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O maestro e pianista de 79 anos seria uma das atrações do festival de música neste sábado (7) em São Paulo; segundo a organização, Verocai foi socorrido e encaminhado para um hospital

Wilton Junior/Estadão ConteúdoO maestro Arthur Verocai
Arthur Verocai em sua casa em Santa Tereza, no Rio de Janeiro, em foto de 2016

Arthur Verocai, maestro e pianista de 79 anos que seria uma das atrações do Coala Festival sofreu uma queda durante a passagem de som do evento e teve seu show cancelado neste sábado (7). O fato ocorreu nos bastidores do Auditório Simon Bolívar, no Memorial da América Latina, em São Paulo, onde o evento é realizado. Segundo a organização do Coala Festival, Verocai foi imediatamente socorrido e encaminhado para um hospital. Ainda não há mais informações sobre o estado de saúde do músico.

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Leia nota do festival

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira





Fonte: Jovem Pan

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Almodóvar ganha Leão de Ouro do Festival de Veneza e ‘Ainda Estou Aqui’, com Fernanda Torres, leva melhor roteiro

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Tempo de Leitura:2 Minuto, 51 Segundo


Brady Corbet levou prêmio de melhor diretor, enquanto Nicole Kidman e Vincent Lindon ganharam como melhor atriz e ator, respectivamente; veja lista completa abaixo

ReproduçãoAinda Estou Aqui
Fernanda Torres em atuação elogiada em Veneza por ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, aplaudido por 9 minutos e 46 segundos no festival

O Festival de Veneza chegou à sua 81ª edição em 2024 e teve seus resultados divulgados na cerimônia de encerramento neste sábado (7). O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, com direção de Walter Salles, foi anunciado entre os vencedores, na categoria de melhor roteiro, assinado por Murilo Hauser e Heitor Lorega. Já o Leão de Ouro ficou para o trabalho mais recente de Pedro Almodóvar, “La Habitación de Al Lado”.

No evento de hoje são confirmados os ganhadores das principais categorias, além dos premiados na mostra Horizons. Brady Corbet levou como melhor diretor, enquanto Nicole Kidman e Vincent Lindon ganharam como melhor atriz e ator, respectivamente. Outros prêmios já foram entregues anteriormente, inclusive o GdA Director’s Award, prêmio máximo da Giornate degli Autori (Jornada dos Autores), principal mostra paralela do Festival de Veneza, que ficou com o drama brasileiro Manas, da cineasta Marianna Brennand.

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Saiba mais sobre “Ainda Estou Aqui”

“Ainda Estou Aqui” é um filme dirigido por Walter Salles, e que conta também com Fernanda Montenegro e Selton Mello. Foi aplaudido por 9 minutos e 46 segundos em sua exibição no Festival de Veneza.

O longa fala sobre o sequestro de Rubens Paiva durante ditadura militar (1964-1985), com foco também na figura de sua mulher, Eunice Paiva. A obra é baseada em livro homônimo de seu filho, Marcelo Rubens Paiva.

A dupla de roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega já havia chamado atenção quando trabalhou junto a Karim Aïnouz no roteiro de “Marinheiro das Montanhas” (2021), exibido e aplaudido no festival de Cannes há três anos.

Vencedores do Festival de Veneza de 2024:

Melhor filme (Leão de Ouro): La habitación de al lado, de Pedro Almodóvar
Grande Prêmio do Júri: Vermiglio, de Maura Delpero
Melhor diretor (Leão de Prata): Brady Corbet, por The Brutalist
Prêmio especial do júri: April, de Dea Kulumbegashvili
Melhor roteiro: Murilo Hauser e Heitor Lorega, por Ainda Estou Aqui
Melhor atriz (prêmio Coppa Volpi): Nicole Kidman, por Babygirl
Melhor ator (prêmio Coppa Volpi): Vincent Lindon, por The Quiet Son
Melhor ator jovem (prêmio Marcello Mastroianni): Paul Kirchner, por And their Children After Them

Vencedores da mostra Horizons (curta-metragem) Festival de Veneza em 2024:

Melhor filme: The New Year That Never Came, de Bogdan Muresanu
Melhor diretor: Sarah Friedland, por Familiar Touch
Prêmio do Júri: One of Those Days When Hemme Dies, de Murat Firatoglu
Melhor atriz: Kathleen Chalfant, por Familiar Touch
Melhor ator: Francesco Gheghi, por Família
Melhor roteiro: Happy Holidays, de Scandar Copti
Melhor curta-metragem: Who Loves the Sun, de Arshia Shakiba

*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Carolina Ferreira





Fonte: Jovem Pan

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Gosta de filme de terror? Saiba os detalhes do novo ‘Exorcista’

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Tempo de Leitura:1 Minuto, 18 Segundo


Segundo o diretor Mike Flanagan, o filme será único e bem sinistro

DivulgaçãoExorcista
Flanagan garantiu ser uma história nova, escrita, dirigia e produzida pelo mesmo, em parceria com a Bloomhouse

Mike Flanagan, responsável por algumas das melhores séries de terror dos últimos tempos, como “A Maldição da Residência Hill” (Netflix), está se preparando para um desafio ainda mais sinistro. Em entrevista ao The Hollywood Reporter, o diretor está trabalhando em “O Exorcista” e garantiu que será o filme mais assustador de sua carreira, além de uma versão única da história.

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“Eu fui atrás de O Exorcista porque tinha certeza que eu tinha algo a acrescentar. Essa é a chance de fazer algo único, que honra o que foi feito antes, mas que não vai se ancorar na nostalgia” disse. Os apaixonados por terror já podem comemorar, já que Flanagan garantiu ser uma história nova, escrita, dirigia e produzida pelo mesmo, em parceria com a Bloomhouse.





Fonte: Jovem Pan

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