Brasil
Variante da febre do oropouche chega a mais Estados brasileiros
Pesquisadores do grupo Fleury e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmaram ainda a existência de duas novas mutações
Cientistas identificaram que a variante do vírus oropouche (OROV) responsável pelo surto de febre oropouche no Norte do Brasil já se espalhou para a Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina. No novo estudo, publicado na revista científica The Lancet, os pesquisadores do grupo Fleury e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) confirmaram ainda a existência de duas novas mutações, presentes nesses mesmos Estados. As alterações no genoma do vírus podem ter contribuído para sua propagação pelo país, para o aumento de casos e para as manifestações graves da doença, que causou as duas primeiras mortes do mundo em 2024.
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Neste ano, o Brasil registrou mais de 7.800 casos de febre oropouche em 22 Estados, segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde. Para comparação, em 2023, foram 831 casos da doença, todos em Estados da região Norte (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima).
Novo passo para entender o vírus
As informações do estudo complementam o que já indicava uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o genoma do vírus que iniciou o surto de febre oropouche no Norte do País, em 2022. Segundo a análise da Fiocruz, o aumento de casos foi causado por uma nova linhagem do OROV que surgiu no Amazonas entre 2010 e 2014 e se espalhou silenciosamente na última década. Agora, a nova pesquisa mostra que essa mesma variante já chegou à Bahia, Espírito Santo e Santa Catarina, o que indica o avanço do vírus pelo País.
Mutações
Os cientistas também encontraram novas mutações que datam do período entre 2023 e 2024, depois do início do surto. Isso indica que a disseminação do vírus nos últimos dois anos pode ter desencadeado alterações no seu genoma. “À medida que o vírus vai sendo transmitido, mutações vão acontecendo”, diz Daniela Zauli, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Fleury.
A pesquisa indica que o vírus passou por um rearranjo – alterações que impactam uma extensão maior de seu DNA. As evidências apontam que o OROV se rearranjou com dois outros microrganismos de sua família: o vírus Iquito e o PEDV, que circulam na Amazônia e têm potencial para infectar seres humanos
“O vírus tem três pedacinhos. O que aconteceu em um dado momento é que dois ou até três vírus diferentes contaminaram a mesma célula. Na hora de empacotar um vírus novo, em vez de pegar os três segmentos do mesmo oropouche, eles pegaram um pedacinho dos outros vírus, que são parecidos”, explica o infectologista Celso Granato, diretor clínico do Grupo Fleury não envolvido no estudo
Essa troca com outros vírus pode acontecer eventualmente, de acordo com os especialistas. “Isso faz parte da evolução natural (dos vírus). A gente tem que ficar atento ao que essa evolução traz para os seres humanos”, diz Daniela. Ela ressalta que não é possível afirmar se essas mutações estão relacionadas a casos graves de febre oropouche ou a mudanças na maneira como o vírus se propaga. Novos estudos devem investigar essas associações.
A febre oropouche é transmitida pelo inseto Culicoides paraenses, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. “Quando você tem uma mutação, isso pode gerar a capacidade de ser transmitido por outros tipos de insetos”, afirma Granato. “Falando em hipótese, se esse vírus se adapta bem ao Aedes aegypti, por exemplo, isso é muito ruim porque é um mosquito mais difundido no País”, complementa.
Os especialistas enfatizam a importância de ampliar a testagem porque as amostras oferecem material de análise e permitem aos pesquisadores entender se as alterações do OROV demandam alterações nas medidas de prevenção da doença, por exemplo. “Essa vigilância genética do vírus é importantíssima porque é através dela que vamos conhecer melhor como esse vírus está se comportando em um País como o Brasil, que é tão heterogêneo”, conclui Granato.
*Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Keller
Brasil
Chuvas deixam mais de 14 mil imóveis sem energia na Grande São Paulo
A situação preocupa principalmente estudantes que dependem de energia para se preparar para o ENEM, programado para começar às 13h30 deste domingo (3)
Mais de 14 mil imóveis, incluindo residências e estabelecimentos comerciais, estão sem energia na manhã deste domingo (3), na região metropolitana de São Paulo, conforme informações da Enel. Na capital, mais de 10 mil clientes estão enfrentando a falta de eletricidade. Ainda não se sabe se entre os imóveis afetados estão escolas que aplicarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programado para começar às 13h30. A situação é preocupante, especialmente para os estudantes que dependem da energia para se prepararem para a prova. No sábado (2), a cidade de São Paulo foi atingida por chuvas que provocaram alagamentos. Às 20h, o número de imóveis sem energia havia subido para 51,5 mil, segundo a companhia.
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O Corpo de Bombeiros recebeu 21 chamados relacionados a incidentes até as 18 horas daquele dia. Para este domingo, a previsão é de que ocorram chuvas de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios e ventos fortes. As condições climáticas devem se intensificar nos próximos dias, com temperaturas variando entre 22°C e 27°C, o que pode agravar ainda mais a situação. No mês anterior, um apagão significativo afetou 3,1 milhões de clientes e levou vários dias para ser solucionado, aumentando a pressão sobre a distribuidora de energia, que está sob investigação do governo federal. A situação atual levanta preocupações sobre a capacidade da Enel em lidar com emergências.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira
Brasil
Temporal adia treino classificatório da Fórmula 1 em Interlagos e deixa mais de 70 mil sem luz na Grande SP
A chuva se espalha pela capital paulista na tarde de sábado (2), com raios e rajadas de vento. Toda a cidade está em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura. O temporal causou transtorno no autódromo e fez o treino classificatório da Fórmula 1 ser adiado.
A volta de Lewis Hamilton com a McLaren de Ayrton Senna estava agendada para as 17h, mas também foi remarcada. Toda a programação oficial da tarde foi alterada. A região de Interlagos, zona sul, teve o maior acumulado de precipitação da capital entre 14h30 e 15h30, com 49 milímetros.
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A atividade, inicialmente prevista para às 15h, foi reagendada por sete vezes até ser definitivamente remanejada para a manhã de domingo. Ainda não há um horário confirmado para a definição do grid. “As condições não são seguras para pilotar, infelizmente essa é a situação”, lamentou Stefano Domenicali, chefão da Fórmula 1.
O piloto Lewis Hamilton, da Mercedes, brincou com a situação ao abordar Domenicali nos boxes. “Eu quero pilotar, nos dê pneus melhores”, afirmou o heptacampeão mundial. O chefão ainda afirmou que a FIA está se organizando para ver qual o melhor horário para fazer o classificatório desde que as condições estejam apropriadas. A previsão do tempo indica que o domingo será chuvoso na região do autódromo.
Apagão em SP
Na Grande São Paulo, há 70,4 mil imóveis sem luz, conforme balanço das 16 horas da Enel. No último mês, um apagão que atingiu 3,1 milhões de clientes aumentou a pressão sobre o trabalho da concessionária de energia elétrica, cujo trabalho está sob apuração do governo federal.
Entre outras áreas com maior volume de chuva nessa faixa de horário, estavam o Jardim São Luís, com 45 mm, Pirituba, com 34 mm, e Jardim Aricanduva, com 28 mm.
A subprefeitura de Santo Amaro já estava em estado de alerta às 14h30, segundo o órgão, com iminência de transbordamento do córrego Água Espraiada na Avenida Jornalista Roberto Marinho, na altura do piscinão Jabaquara.
Na região do Aeroporto de Congonhas, as rajadas de vento chegaram a 46 km/h por volta das 14h20. Outros bairros da zona sul, entre Jardim Ângela e Capela do Socorro, também registraram chuva forte, assim como na zona oeste, em Pirituba, Osasco e Lapa, e na região Leste, entre Vila Prudente, Aricanduva, São Mateus, Itaquera e Guaianases.
A Defesa Civil também destacou o estado de alerta na subprefeitura de Itaim Paulista, além do transbordamento pela rede termelétrica do Rio Verde em Itaquera, na zona leste. Além da capital, também chove forte em Embu das Artes, Itapecerica da Serra e entre Itupeva e Indaiatuba, no interior.
Brasil
Acidente com dois aviões da FAB em Pirassununga é investigado
Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas; veja o que se sabe até o momento
Dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) colidiram durante um treinamento em Pirassununga, no interior de São Paulo, na tarde de sexta-feira (1º), mas não houve vítimas. Foi o segundo acidente envolvendo aeronaves da FAB em menos de 10 dias. Em 22 de outubro, um caça caiu perto da Base Aérea de Parnamirim, na região metropolitana de Natal, no Rio Grande do Norte. Na ocasião, também não houve vítimas.
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Saiba como os pilotos conseguiram se salvar após o acidente registrado no interior de São Paulo
Uma aeronave pousou em segurança, enquanto a outra foi direcionada para uma região desabitada. O piloto conseguiu realizar os procedimentos de ejeção da aeronave e foi resgatado por uma equipe de salvamento da FAB.
Qual o modelo das aeronaves?
São duas aeronaves Embraer T-27 Tucano, modelo que substitui o Cessna T-37 da Academia da Força Aérea (AFA). O Tucano costuma ser usado em missões de instrução e demonstração aérea, além de cumprir voos administrativos, de manutenção operacional e formação de controlador de defesa aérea
Segundo a FAB, além do Brasil, diversos países utilizam o T-27 como aeronave de instrução devido à sua excepcional manobrabilidade.
O que estavam fazendo no local?
As duas aeronaves estavam sendo utilizadas no treinamento de cadetes da AFA, uma das principais instituições de formação da FAB e responsável pelo treinamento dos pilotos militares da Aeronáutica.
O que indica a investigação?
Informações iniciais apontam que o leme de uma aeronave se chocou com a hélice da outra, resultando em sérios danos a ambas. “O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investigará o acidente a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes para evitar que novas ocorrências semelhantes ocorram”, informou a FAB em nota.
Sistema de ejeção de aeronaves salva pilotos da FAB pela 2ª vez
O mecanismo que salvou o piloto na sexta-feira, na colisão em Pirassununga, é o mesmo que ajudou a preservar a vida do piloto no acidente aéreo de 22 de outubro, no Rio Grande do Norte.
“O objetivo é criar energia suficiente para o piloto se afastar cerca de 60 metros da aeronave, distância segura para que ele não seja atingido pela cauda, por exemplo”, explicou o professor Valmar Gama, diretor de programas e tecnologia da Associação Brasileira de Segurança de Voo (Abravoo), sobre o mecanismo de ejeção dos aviões.
Essa energia pode ser criada de duas formas:
No sistema explosivo, o piloto aciona um compartimento localizado embaixo do banco que explode e empurra o assento para cima – a cadeira é fixa em um trilho vertical. No sistema balístico, a cadeira é ejetada por foguetes laterais que fazem sua sustentação.
Atualmente, as aeronaves usam uma combinação dos dois sistemas – explosivo e balístico – para garantir a segurança da ejeção, afirma Gama. “A ejeção funciona, inclusive, com o avião parado e ao nível do solo.”
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