Connect with us

Vídeos

Veja como a alimentação ajuda a controlar a pressão alta

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 44 Segundo


Alguns alimentos ajudam a evitar a hipertensão ou, até mesmo, prevenir suas complicações

O cuidado com a alimentação alta é fundamental para controlar e prevenir a pressão alta O cuidado com a alimentação alta é fundamental para controlar e prevenir a pressão alta Imagem: Katinkah | Shutterstock

As novas diretrizes da Sociedade Europeia de Cardiologia trouxeram mudanças significativas para o entendimento dos níveis saudáveis da pressão arterial. Valores entre 12 por 7 e 13 por 8 passaram a ser classificados como elevados, o que exige maior atenção para evitar complicações. Essa atualização reforça, também, a importância de cuidados contínuos para prevenir a hipertensão e seus impactos na saúde.

“A hipertensão, mais comumente chamada de pressão alta, é a condição crônica mais comum no mundo todo. É um grande fator de risco para doenças cardíacas, afeta um bilhão de pessoas e é responsável por uma em cada oito mortes a cada ano”, explica a Dra. Deborah Beranger, endocrinologista com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ).

Controlando a pressão alta

Segundo a Dra. Marcella Garcez, nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia, a primeira orientação alimentar, quando se trata de controlar a pressão alta, é reduzir a ingestão de sal e alimentos que contenham grandes concentrações de sódio.

“O sódio, presente no sal, é um micronutriente que realiza a função de controlar as funções renais, a pressão arterial e os impulsos nervosos, por exemplo. Há evidências comprovadas de que o excesso desse micronutriente pode alterar a pressão arterial sanguínea e outras funções do organismo, levando ao desenvolvimento de hipertensão, doenças cardiovasculares e até mesmo a morte”, alerta a especialista.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 5 gramas por dia, o que equivale a aproximadamente 2 gramas de sódio. “Então, retirar o saleiro da mesa e diminuir o consumo de fast-foods e produtos embutidos, enlatados e industrializados são medidas fundamentais no controle da hipertensão arterial”, acrescenta a médica.

Uma dieta saudável para o coração e para o controle da pressão arterial vai muito além da redução da ingestão de sódio. “O consumo de alimentos antioxidantes, com alto teor de fibras e ricos em compostos bioativos hipotensores, pode ajudar a reduzir os níveis pressóricos”, diz a Dra. Marcella Garcez.

Segundo ela, o potássio é um grande aliado contra a hipertensão. “O potássio ajuda a equilibrar os níveis de sódio no corpo, pois auxilia os rins a excretarem o excesso desse micronutriente pela urina. E, além disso, ainda promove o relaxamento das paredes dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo do sangue e ajudando a reduzir a pressão nas artérias”, diz a profissional.

Fontes de potássio e magnésio

Para controlar a pressão, a nutróloga recomenda a ingestão de alimentos pobres em sódio e ricos em potássio, magnésio e fibras. “Banana, abacate, laranja, batata-doce e espinafre são exemplos de alimentos ricos em potássio, então ajudam a equilibrar os efeitos do sódio”, explica a Dra. Marcella Garcez.

Além do potássio, alguns alimentos também podem favorecer a pressão arterial de outras maneiras. “O potássio também está presente em leguminosas, como feijões e ervilha, que ainda contêm fibras, assim como os cereais integrais, ajudando assim na manutenção de níveis saudáveis de pressão arterial”, lista a médica.

“Já o magnésio pode ser encontrado nas oleaginosas como nozes, amêndoas e sementes de linhaça”, destaca a Dra. Marcella Garcez, que também recomenda o consumo de peixes marinhos gordurosos, incluindo sardinha e salmão, que, por serem ricos em ômega 3, ajudam a relaxar os vasos sanguíneos. “E o alho e a cebola também possuem compostos bioativos com a funcionalidade de ajudar na dilatação dos vasos sanguíneos”, acrescenta.

Focada em alimentos naturais, a dieta DASH ajuda a reduzir a pressão arterial e prevenir doenças cardiovasculares Imagem: Larisa Klassen | Shutterstock

Benefícios da dieta DASH no controle da hipertensão

Existe, inclusive, uma dieta desenvolvida especificamente para prevenir e tratar a pressão alta: a dieta DASH, que tem foco em vegetais, frutas, grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura e proteínas magras, enquanto desencoraja o consumo de alimentos com gorduras saturadas e trans.

Pesquisas mostraram que pessoas que seguem a dieta DASH podem reduzir sua pressão arterial em alguns pontos em apenas duas semanas. “Com o tempo, a pressão arterial sistólica (o número mais alto em uma leitura de pressão arterial) pode cair de oito a 14 pontos, o que reduz significativamente o risco de doença cardiovascular. Os efeitos positivos para a saúde podem ser ainda maiores se o DASH for combinado com uma dieta com baixo teor de sódio”, explica a Dra. Deborah Beranger.

E um aspecto interessante é que os efeitos são maiores em pessoas com hipertensão ou pressão arterial mais alta na linha de base, o que é comparável a medicamentos anti-hipertensivos. “Os resultados de estudos reforçam que intervenções dietéticas podem ser úteis como medicamentos anti-hipertensivos em pessoas com maior risco de pressão arterial alta e devem ser uma opção de tratamento de primeira linha de rotina para tais indivíduos”, acrescenta.

Efeitos adicionais da dieta DASH na saúde

Evidências ainda mostraram que a dieta DASH também é altamente eficaz na redução do colesterol no sangue. “O maior consumo de fibras, provenientes de vegetais e frutas, e a redução do consumo de gordura saturada explicam os benefícios da dieta na redução do colesterol no sangue”, diz a endocrinologista.

Claro, uma dieta individualizada com acompanhamento médico e nutricional é sempre o melhor caminho. “Porém, temos fortes evidências que colocar em prática esse tipo de padrão alimentar traz benefícios para pacientes com síndrome metabólica, incluindo, além de hipertensão arterial, obesidade, resistência à insulina e níveis alterados de colesterol e triglicérides no sangue”, finaliza a Dra. Deborah Beranger. 

Por Maria Claudia Amoroso





Fonte: Edicase

Vídeos

10 dicas para utilizar o celular sem atrapalhar os estudos

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 45 Segundo


Veja como alguns hábitos podem contribuir para melhorar o seu foco e reduzir o uso do aparelho

O uso excessivo do celular pode comprometer o aprendizado O uso excessivo do celular pode comprometer o aprendizado Imagem: Wayhome Studio | Shutterstock

Atualmente, o celular é praticamente indispensável na rotina das pessoas, servindo não apenas como meio de comunicação, mas também como ferramenta de trabalho, entretenimento e organização. No entanto, a psicóloga Raquel Correa da Silva, coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera de Rio Grande, alerta que a imersão excessiva em telas pode trazer sérios riscos à saúde mental e prejudicar, no caso dos estudantes, a preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Conforme a especialista, o uso exagerado e inconsciente pode contribuir para altos níveis de ansiedade, depressão e outras patologias, além de comprometer a eficácia do aprendizado. Isso porque o estudante fica exposto a uma gama de informações de forma desenfreada, haja vista que o celular, com suas notificações, redes sociais e aplicativos, é uma fonte constante de distração.

“Cada vez que uma notificação aparece, o cérebro é estimulado a desviar a atenção, o que pode quebrar o ritmo de concentração necessário para estudar de maneira eficaz. Mesmo checar o celular por alguns segundos pode interromper o fluxo de pensamento”, explica.

Além disso, o uso excessivo do aparelho pode impactar também o bem-estar. “O aprendizado de qualidade exige períodos prolongados de concentração, e o uso frequente do celular pode impedir que o estudante alcance o nível de foco necessário para assimilar e reter o conteúdo. Além disso, o uso excessivo do celular, especialmente antes de dormir, pode prejudicar o sono, o que afeta diretamente a capacidade de aprender e a disposição no dia seguinte”, alerta a psicóloga.

Diante disso, Raquel Correa da Silva elenca 10 dicas para os estudantes equilibrarem o uso do celular e manterem um desempenho eficiente nos estudos. Confira!

1. Defina horários específicos para o uso

Crie uma rotina de estudos em blocos, com horários dedicados para focar no conteúdo, e intervalos definidos para verificar o celular.

2. Desative notificações, desligue ou silencie o celular

Notificações constantes de redes sociais, mensagens ou aplicativos podem ser grandes distrações. Colocar o celular no modo “não perturbe” ou no modo avião durante o estudo pode ajudar a evitar essas interrupções.

3. Evite usar o celular logo antes de dormir

Isso pode interferir na qualidade do sono, o que afeta a capacidade de se concentrar e reter informações. Tente criar uma rotina de desligamento do celular pelo menos 30 minutos a 1 hora antes de dormir.

4. Use o celular a seu favor

Baixe aplicativos educativos, como organizadores de tarefas, planejadores de estudos ou aplicativos que auxiliem no aprendizado. Utilize ferramentas de agenda, como o Google Calendar ou Trello, para organizar os horários de estudo e as datas das provas. Isso ajuda a manter uma rotina e não se perder em distrações no celular.

5. Mantenha o celular longe da área de estudo

Estude em um local tranquilo, sem distrações. Se possível, deixe o celular em outra sala ou fora de alcance, para evitar a tentação de usá-lo enquanto está estudando.

Utilizar o celular como forma de recompensa após os estudos cria uma relação positiva entre esforço e lazer Imagem: Jacob Lund | Shutterstock

6. Use o celular como recompensa

Após concluir uma sessão de estudo ou atingir uma meta, você pode usar o celular como forma de recompensa. Isso cria uma relação positiva entre esforço e lazer, mantendo o equilíbrio entre o foco nos estudos e os momentos de diversão.

Tentar estudar e, ao mesmo tempo, olhar o celular para redes sociais ou assistir a vídeos prejudica a absorção de conteúdo. A multitarefa faz com que o cérebro perca eficiência e concentração.

8. Pratique o autocontrole

Se sentir ansiedade por ficar longe do celular, comece reduzindo gradualmente o tempo de uso e pratique a concentração em uma única tarefa. Técnicas de mindfulness podem ajudar a aumentar o foco no presente e reduzir a dependência do celular.

9. Use o celular de forma produtiva

Assista a vídeos e conteúdos educacionais. Se precisar usar o celular, opte por ver vídeos ou conteúdos relacionados ao que você está estudando, como videoaulas, podcasts ou tutoriais que complementem seu aprendizado.

10. Acompanhe seu uso diário

Muitos celulares possuem recursos de monitoramento de tempo de tela que mostram quanto tempo você passa em cada aplicativo. Use isso para ajustar seu comportamento e reduzir o tempo em aplicativos que não estão contribuindo para o seu estudo.

Por Camila Souza Crepaldi





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Horóscopo do dia: confira a previsão de 26/10/2024 para os 12 signos

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:4 Minuto, 15 Segundo


As previsões do horóscopo indicam aprendizados valiosos e ajustes necessários para cada signo neste sábado As previsões do horóscopo indicam aprendizados valiosos e ajustes necessários para cada signo neste sábado Imagem: New Africa | Shutterstock

As energias cósmicas apontam para um dia dinâmico, marcado por oportunidades de crescimento. A flexibilidade, nesse cenário, será essencial para aproveitar as mudanças e tirar o melhor de cada experiência. Sendo assim, os nativos do zodíaco deverão encontrar formas de ajustar expectativas e descobrir novos caminhos para lidar com desafios. Diante disso, confira as previsões do horóscopo do dia 26 de outubro para os 12 signos e veja como se preparar:

Áries

Os arianos poderão encontrar satisfação nas atividades diárias Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

No decorrer do dia, o envolvimento nas atividades da rotina crescerá, e você buscará uma sensação de nutrição e produtividade. Surgirão chances de organizar as tarefas da melhor maneira possível, embora diversos imprevistos possam abalar o planejamento e comprometer a saúde. Assim, a criatividade precisará ser utilizada para enfrentar mudanças inesperadas sem comprometer o equilíbrio.

Touro

Os nativos de Touro explorarão oportunidades para colaborar mais e agirão de forma consciente em desafios Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

O dia envolverá emoções intensas e comportamentos impulsivos, principalmente diante de situações que afetem o ego. Encarar atitudes autocentradas e transformar esse padrão será fundamental. Ocorrerão, também, desafios que exigirão um olhar voltado ao coletivo, favorecendo o aprendizado sobre como agir de forma mais colaborativa.

Gêmeos

Os nativos de Gêmeos deverão equilibrar responsabilidades domésticas e manter serenidade diante de mudanças inesperadas Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

Os compromissos familiares terão maior destaque, exigindo atenção redobrada às demandas do lar. Mesmo com o desejo de desacelerar, o fluxo de acontecimentos inesperados poderá abalar suas emoções. Assim, a organização e o diálogo serão necessários para enfrentar possíveis conflitos, especialmente no ambiente doméstico.

Câncer

Os cancerianos poderão embarcar em novas aventuras que trarão satisfação e expandirão seus horizontes Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A busca por novas experiências aumentará a disposição para expandir horizontes, tanto internos quanto externos. Ainda, a empolgação exigirá controle, já que impulsos repentinos poderão gerar situações imprevisíveis. Ao viajar, a atenção precisará ser redobrada para evitar contratempos e assegurar tranquilidade.

Leão

Os leoninos cuidarão da estabilidade financeira e poderão explorar soluções criativas para lidar com imprevistos Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A administração financeira ocupará boa parte do seu dia, e será importante cuidar da forma como os recursos são utilizados. Diante de despesas inesperadas e mudanças abruptas, a tensão poderá surgir. Por sua vez, a criatividade contribuirá para encontrar alternativas e manter a estabilidade desejada.

Virgem

O cuidado com os detalhes ajudará virginianos a superar oscilações e manter suas atividades alinhadas Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

O cuidado com a própria imagem ganhará força, e o desejo de fazer tudo do seu jeito guiará as ações. Oscilações emocionais, contudo, poderão interferir na execução dos planos. Diante de imprevistos, a atenção aos detalhes será essencial para minimizar inseguranças e garantir o andamento das atividades.

Libra

Os librianos possivelmente buscarão mais introspecção, voltando-se para o cuidado com o bem-estar espiritual Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A introspecção proporcionará espaço para reflexões profundas e autocuidado espiritual. Sentimentos de insegurança e dispersão poderão emergir, exigindo paciência e autocompaixão. Sendo assim, considere investir na própria energia e resgatar o equilíbrio interno, pois isso facilitará a manutenção da clareza ao longo do dia.

Escorpião

As relações sociais dos escorpianos poderão trazer desafios, mas também oportunidades de aprendizado Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A presença em grupos sociais e a participação em projetos solidários ganharão relevância. Além disso, alimentar o espírito de fraternidade trará satisfação, embora obstáculos possam aparecer no caminho, gerando frustrações. Nesse contexto, manter o foco nas metas e agir com flexibilidade ajudará a superar dificuldades.

Sagitário

Os nativos de Sagitário precisarão reavaliar decisões impulsivas para evitar retrocessos Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A concretização de sonhos e objetivos futuros despertará entusiasmo, mas imprevistos poderão alterar o curso dos acontecimentos. Decisões impulsivas precisarão ser evitadas para não comprometerem o progresso. Nesse contexto, controlar os exageros e manter a calma facilitará a adaptação às mudanças que ocorrerem.

Capricórnio

O reconhecimento de padrões antigos trará aos capricornianos novos caminhos de crescimento Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

O contato com dores e traumas exigirá paciência, possibilitando a ressignificação de experiências passadas. Ainda, ações intensas e julgamentos precipitados poderão agravar conflitos. Refletir sobre padrões repetitivos permitirá romper ciclos nocivos e adotar atitudes mais conscientes.

Aquário

Os nativos de Aquário precisarão ajustar expectativas para manter harmonia nas conexões afetivas Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

O cuidado com relacionamentos demandará atenção, e buscar harmonia nas interações será uma prioridade. Por sua vez, mudanças inesperadas poderão testar o equilíbrio emocional e exigir paciência para evitar atritos. Nesse cenário, a compreensão das necessidades do outro contribuirá para fortalecer vínculos e superar desafios.

Peixes

O encerramento de ciclos poderá abrir novas oportunidades para os piscianos lidarem melhor com as emoções Imagem: Olga Bolbot | Shutterstock

A qualidade das relações afetivas influenciará diretamente o estado emocional, e imprevistos poderão afetar o clima entre parceiros. A tranquilidade, assim, será essencial para evitar conflitos e preservar a conexão. Também, ajustar expectativas ajudará a manter o equilíbrio diante de situações inesperadas.





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Vídeos

Veja como controlar a ansiedade antes, durante e após o Enem

Prublicadas

sobre

Tempo de Leitura:3 Minuto, 21 Segundo


Algumas técnicas podem ajudar a melhorar o desempenho na prova e reduzir o estresse

Saber gerenciar a ansiedade aumenta as chances de sucesso dos estudantes no exame Saber gerenciar a ansiedade aumenta as chances de sucesso dos estudantes no exame Imagem: Pixel-Shot | Shutterstock

A proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) costuma aumentar os níveis de ansiedade entre os estudantes. Porém, o nervosismo excessivo pode afetar o desempenho e comprometer meses de preparação. Para manter a calma e garantir o melhor resultado, especialistas dão dicas sobre como lidar com a ansiedade em cada fase da prova.

Conforme a psicóloga do Vila Olímpia Bilingual School, em Florianópolis (SC), Maria Luisa Graciosa Birro, a ansiedade é uma resposta natural do corpo que, em doses moderadas, pode ser benéfica. “A ansiedade atua como um mecanismo de proteção, nos ‘alertando’ para entrar em ação e nos preparando para enfrentar situações desafiadoras”, explica.

Segundo ela, é normal sentir ansiedade para o exame. “No caso de provas avaliativas, como o Enem, é esperado sentir certo grau de ansiedade, pois estamos diante de um momento importante e decisivo. O corpo entende que precisa se ‘preparar’ para alcançar o melhor desempenho possível”, acrescenta. O problema surge quando ela se torna excessiva e começa a causar sofrimento, sendo fundamental adotar estratégias para gerenciar esse sentimento.

Preparação emocional antes da prova

A organização é uma das principais estratégias para reduzir o nervosismo antes da prova. Controlar a ansiedade na véspera pode ser desafiador. Por isso, é importante se organizar para que esse período e o dia do exame sejam tranquilos.

“Separe com antecedência tudo o que você precisa levar, evitando contratempos no dia, e chegue cedo para localizar seu lugar com calma”, orienta a psicóloga do Colégio Positivo – Londrina, em Londrina (PR), Renata Moraes Constante.

Maria Luisa recomenda que cada aluno descubra o que funciona melhor para si na véspera do exame. “O estudante se preparou para esse momento, então, o ideal é buscar atividades que ajudem a relaxar antes da prova – pode ser um exercício físico, passar um tempo com amigos ou ler um livro. Para algumas pessoas, estudar ‘até o último minuto’ pode intensificar a ansiedade”, explica.

Exercícios de respiração ajudam a aliviar o estresse e a ansiedade Imagem: Branislav Nenin | Shutterstock

Respiração para manter a calma durante o Enem

O nervosismo durante o exame pode ser uma das principais causas de perda de foco, mas existem maneiras de controlar a ansiedade na sala de prova. A psicóloga Maria Luisa indica a prática da respiração diafragmática para manter a calma.

“Se o estudante se sentir nervoso durante a prova, a recomendação é concentrar-se em exercícios respiratórios. A respiração diafragmática, em particular, é eficaz para aliviar o estresse e a ansiedade”, explica.

Renata Moraes Constante orienta como aplicar essa técnica de respiração: “Coloque os dois pés no chão, separe os joelhos, mantenha uma postura alinhada, feche os olhos (se possível), coloque uma mão na barriga e outra no meio do peito. Inspire lentamente pelo nariz, concentrando-se em expandir a barriga, de modo que a mão sobre ela suba, enquanto a mão no peito permanece o mais imóvel possível. Em seguida, expire devagar pela boca, deixando a barriga descer naturalmente. Repita esse processo por alguns minutos, mantendo um ritmo calmo e constante, ao menos três vezes”.

Reduzindo a ansiedade após o Enem

Para muitos estudantes, a ansiedade não termina com o encerramento do exame. Por isso, as especialistas aconselham evitar conferir os gabaritos logo após a prova, pois isso pode aumentar o estresse.

“Depois da prova, é hora de relaxar. É importante entender que o estudante fez o melhor que podia e, agora, precisa descansar e se dedicar a atividades prazerosas. A tentação de verificar os resultados imediatamente pode intensificar a ansiedade”, alerta Renata Moraes Constante.

Maria Luisa acrescenta que, após o exame, é essencial adotar uma visão equilibrada do processo seletivo. “Essas provas ocorrem todos os anos, e diversos fatores influenciam o desempenho. É importante lembrar que, independentemente do resultado, sempre é possível tentar novamente ou explorar outras oportunidades”, conclui.

Por Fabiana Gonçalves





Fonte: Edicase

Continue Lendo

Popular